quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

O FUTEBOL E A AUTO-AFIRMAÇÃO

O futebol e a auto-afirmação

By rudyrafael

http://rudyrafael.wordpress.com/

No último domingo o time mais querido do Brasil e com a maior torcida do mundo sagrou-se hexacampeão nacional de futebol, o esporte mais popular do mundo. Toda esta festa, consagração e movimentação fazem com que algumas coisas comecem vir à tona.

Qual o verdadeiro motivo que leva uma pessoa a torcer para um time? Paixão? Amor? O gosto pelo esporte? O futebol virou apenas mais um meio de auto-afirmação.

A pessoa transfere para o time que torce a responsabilidade de assumir uma determinada postura: a de vitória. No time pelo qual torce a pessoa se vê. Ela precisa que o time seja vencedor, para que suas derrotas pessoais sejam superficialmente esquecidas, tanto por ela como pelos outros e quando isso não ocorre, vem a frustração, violência, raiva, ira e tudo o mais que represente a insatisfação. A transferência do dever ser faz com que o torcedor personalize um clube de futebol como sua própria extensão de identidade. O time é ele, se o time é vencedor, ele é vencedor, se o time perde, ele se sente perdedor. Nas vitórias do time é que o torcedor se impõe sobre o outro e nas derrotas o outro se impõe sobre ele. O torcedor do time que perdeu se sente perdedor e o medo de não ter algo positivo a mostrar gera a ira, raiva e angústia e, como grandes torcidas formam grandes egrégoras, acaba que o coletivo acaba formando uma grande bomba vibracional, que uma hora pode explodir e descambar em atos negativos.

Da mesma forma, quando o time vence, o torcedor se sente mais feliz, vitorioso, como se o mundo estivesse em suas mãos e como se fosse realmente um deus criador dos céus e da Terra; até esquece que isto não impedirá que as contas venham fim do mês.

Na realidade, tudo isso é pura ilusão, a realidade é o que é, cada um é o que é. Uma pessoa não é a roupa que veste e também não é o time que torce. Se o time vencer e for campeão, isto não torna a pessoa vencedora, da mesma forma que se o time perder, isto não a tornará perdedora. Transferir o interno ao externo é um grande erro.

*  *  *  *  *

Pra mim que jamais consegui entender de forma alguma o que é torcer para um time de futebol, comecei a entrever tal sentimento com esse texto esclarecedor. Concordo plenamente com o autor.

3 comentários:

  1. Plenamente de acordo!

    Sou Fluminense, mas apenas quando me divirto com isso. E não pode ser de outra forma!

    Não consigo entender torcedores como os do Coritiba e os do "Framengo"... os primeiros quebraram tudo por lá porque foram rebaixados, os daqui quebraram tudo no Baixo Leblon porque foram campeões... No fundo são todos um bando de babacas... No-Future Generation... lamentavelmente.

    Fico extremamente constrangido e envergonhado com isso.

    ResponderExcluir
  2. É verdade , isso acontece com uma parcela de nossa população.
    Agora , é preciso entender que esse é um sentimento do ser humano. Assim como no futebol, tem gente que se sente poderoso e melhor que os outros apenas por ser rico , por ter um carro conversível, uma mulher bonita e gostosa, uma arma ou uma farda, um emprego de status e por aí vai !
    Adoro futebol e consigo estabelecer uma relação saudável com todas essas questões.Infelizmente existem pessoas que fazem essa transferencia de sentimentos , de fato , não são poucas.
    Ahh...e meu time é Hexa campeão brasileiro ! rsrs

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos comentários, Eugênio e Maurício!

    Esqueci de dizer: detesto, execro, abomino futebol desde que me entendo por gente. Sinto um ódio profundo pelo esporte bretão e por tudo relacionado a ele - em particular pela mídia esportiva - especialmente pelo fato dele ser tão onipresente no cotidiano brasileiro, se infiltrando no nosso dia-a-dia em todos os lugares, em todos os momentos, de todas as formas, quer queiramos ou não. Além da aberração que é a lavagem cerebral que muita gente sofre de pensar que quem não torce pra time nenhum, quem não gosta de futebol, quem não assiste copa do mundo "não é brasileiro" ou bizarrices do tipo associadas ao fanatismo pelo futebol. Isso é insuportável e totalmente inadmissível!!!!!!!!! Pra quem pensa dessa forma eu digo apenas: vão estudar e aprender a valorizar a cultura, gentalha!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir