domingo, 22 de abril de 2007

EPISÓDIOS BRILHANTES

Desde criança sou apaixonado por seriados de TV. Além dos programas infantis como Vila Sésamo, Capitão Aza, Capitão Furacão e Banana Splits, cresci assistindo Batman com Adam West e Burt Ward, Jeannie É um Gênio, A Feiticeira, Os Astronautas, Os Monstros, O Elo PerdidoTúnel do Tempo, Viagem ao Fundo do Mar, Terra de Gigantes, Perdidos no Espaço, MASH, Guerra, Sombra e Água Fresca, Agente 86, Os Waltons, O Homem de Seis Milhões de Dólares, O Incrível Hulk, Mulher-Maravilha, As Panteras, SWAT, Casal 20, Galeria do Terror, Círculo do Medo, Quinta Dimensão e Além da Imaginação - na minha opinião a melhor série de todos os tempos -  entre outras.


Mais tarde me entreguei ao vício de outros seriados como Columbo, Suspense, Além da Imaginação (versão Anos 80), O Carona, A Gata e o Rato, Anos Incríveis, Parker Lewis, Seaquest, The Flash, Twin Peaks, Contos da Cripta, Arquivo X, Um Amor de Família, Os Simpsons, Batman Animated, Seinfeld, Hercule Poirot, O Jovem Indiana Jones (meu maior fascinio depois de The Twilight Zone), etc. Isso sem falar nas séries nacionais: Armação Ilimitada, Plantão de Polícia, Carga Pesada, Amizade Colorida, Comédia da Vida Privada, Os Normais, entre outras. Nos últimos anos tento não perder nenhum episódio de Monk, Psych, 24 Horas, Lost, Criminal MindsLaw & Order: Special Victims Unit.


Outro dia me peguei lembrando com saudade, alegria e empolgação de alguns episódios específicos dessas séries e de como alguns deles eram tão bem escritos, interpretados e dirigidos, muitas vezes melhores do que a grande maioria dos filmes que chegam às nossas salas de exibição. Talvez por ser uma mídia mais efêmera, a TV é muito mais subestimada que o cinema, apesar de algumas vezes produzir pérolas de inteligência e bom gosto, artigos por vezes escassos na tela grande. Alguns episódios de seriados são lembrados décadas depois de exibidos, por muita gente que sabe dar valor a um bom roteiro, seja ele para a telinha ou para o telão. São mini-filmes que podem ser comparados a grandes contos literários, da mesma forma que alguns filmes se aproximam dos romances. Certamente alguns desses célebres episódios de seriados deveriam ser melhor estudados, valorizados e apreciados, numa época onde o cinema hollywoodiano vive de continuações, refilmagens e adaptações de filmes europeus, orientais e latino-americanos.


Por isso listei os episódios que mais amo - e que considero pequenas obras-primas! - de alguns dos meus seriados favoritos. Não consegui fechar todas as respostas, mas proponho aqui: vocês seriam capazes de listar os episódios que vocês mais adoram das suas séries preferidas?


ALÉM DA IMAGINAÇÃO (The Twilight Zone, 1959-64):
1. "E Quando o Céu se Abriu" ("And When the Sky Was Opened..."), com Rod Taylor
2. "Imagem de Espelho" ("Mirror Image"), com Vera Miles
3. "Nick of Time", com William Shatner
4. "Pesadelo a 20 Mil Pés de Altura" ("Nightmare ate 20.000 Feet"), com William Shatner


O JOVEM INDIANA JONES (The Young Indiana Jones Chronicles):
1. Cap.10 - "O Trem Fantasma da Destruição"
2. Cap.11 - "Oganga, Aquele que Dá e Tira a Vida"
3. Cap.9 - "Verdun, Setembro de 1916"


ALÉM DA IMAGINAÇÃO (The Twilight Zone, anos 80):
1. "Botão" ("Button, Button"), com Brad Davis, Mare Winningham e Basil Hoffman.
2. "Alma Peregrina" ("Her Pilgrim Soul")
3. "A Estrela" ("The Star")
4. "Para Ver o Homem Invisível" ("To See the Invisible Man")
5. "Rastejadores Noturnos" ("Nightcrawlers")


ARQUIVO X (The X-Files):
1. "Do Espaço Sideral" ("José Chung's From Outer Space"), com Charles Nelson Reilly
2. "Adoradores do Diabo" ("Die Hand Die Verletzt")
3. "Tooms", com Doug Hutchison
4. "Squeeze", com Doug Hutchison


BATMAN ANIMATED SERIES:
1. "Os Peixes Risonhos" ("The Laughing Fish"), com o Coringa (Mark Hammill)
2. "Um Favor Para o Coringa" ("The Joker's Favor"), com o Coringa (Mark Hammill)


OS NORMAIS:
- "O Dia em que Vani Pirou", com Diogo Vilela, Selton Mello e Graziella Moretto


GALERIA DO TERROR (Night Gallery):
- "O Cemitério" ("The Cemetery"), com Roddy McDowall e Ossie Davis


COLUMBO (Columbo):
- "Suitable For Framing", com Ross Martin, Don Ameche e Kim Hunter


CONTOS DA CRIPTA (Tales From the Crypt):
- "A Morte de Alguns Caixeiros-Viajantes ("Death of Some Salesmen"), com Tim Curry, Ed Begley Jr. e Yvonne De Carlo


JOHNNY QUEST (Johnny Quest):
- "Aventura na Geleira" ("Night of the Gargoyle")


THE FLASH (The Flash):
1. "O Prestidigitador" ("The Trickster"), com Mark Hammill
2. "O Julgamento do Prestidigitador" ("The Trial of the Trickster"), com Mark Hammill


Das outras séries eu não consegui identificar um episódio favorito em particular. Fico esperando elas listas de vocês...

17 comentários:

  1. Rapaz, assim fica difícil! Sei que ultimamente ando assistindo Lost e Heroes, cansei do C.S.I. mas ainda vejo de vez em quando, e das séries antigas lembro da impressão agradável, mas nada que eu quisesse rever hoje em dia...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ricardo!

    Nunca fui muito fã de séries policiais. Adoro Columbo e Monk justamente por serem tão singulares e fugirem dos padrões do gênero (além do grande talento e carisma de seus protagonistas), e vejo Criminal Minds mais porque me faz lembrar muito o clima de "O Silêncio dos Inocentes", com seus psicopatas.

    Quanto às séries mais antigas, todos os episódios que citei eu tenho gravado em VHS e sempre revi várias vezes com muito prazer ao longo dos anos! Confesso que adoraria ter assinado qualquer um desses episódios!

    E como eu disse, existem algumas séries e mais especificamente alguns episódios delas (os citados acima) que na minha opinião dão UM BANHO DE QUALIDADE na maioria dos filmes de cinema dos últimos 20 anos!!! ;-)

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Também tenho acompanhado Lost e Heroes, apesar de estar meio entediado com as duas. A primeira achei brilhante quando começou até desandar na segunda temporada (identifiquei uma infração "grave" da lei de suspensão de descrença que me decepcionou muito com a série). Estou vendo pra ver aonde vai dar. E a segunda estou vendo mais por inércia e pra ter base para criticar, já que parece que todo mundo à minha volta está empolgadíssimo com a série. Eu estou achando "X-Men" demais pro meu gosto...

    ResponderExcluir
  4. Saudade!
    Terra de Gigantes, Comedia das Vida Privada.
    :))

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre revejo as velhas séries que mais gosto, Lua. Aliás nesse momento tô revendo Johnny Quest. Acredito que a maioria das pessoas tem uma relação emocional muito forte com todos esses seriados, principalmente os que marcaram períodos importantes das nossas vidas, como a infância e adolescência por exemplo. Isso independente da qualidade das séries.

    Mesmo assim existem séries - e mais especificamente alguns episódios - que marcaram pela qualidade mesmo, seja do texto, pela interpretação de algum ator ou pela qualidade do produto final.

    Eu sou muito suspeito pra falar, já que sou viciado em seriados desde pirralho. Hehe!

    Beijos, menina!

    ResponderExcluir
  6. Ihhhh...Quem dera ter essa memória que você tem!!! rssss...

    Beijos sem esquecmentos...

    ResponderExcluir
  7. Querida Sílvia, que bom te ver por aqui!!! :-)

    E antes que você me superestime mais, minha "memória" se chama caderninho preto com listas de seriados e episódios e fitas VHS catalogadas... hehehe! Também alguns DVDs de seriados e muita pesquisa na internet. Nada que exercite demais os neurônios não. ;-)P

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  8. Meu querido...Na atual conjuntura nem assim...rsss...Não tenho nada anotado e nem fita, teria que puxar mesmo por essa memória cada vez mais..huuummm...deixa pra lá...

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Bem, Sílvia, quem tem mais de 1150 fitas VHS, tem que ter ALGUMA COISA catalogada! Senão eu enlouqueceria aqui! :-)P

    ResponderExcluir
  10. Poxa, bem que poderia caber um Seinfeld de leve aqui hein?

    ResponderExcluir
  11. Caraca!!! Sabia que tinha um monte, pois vi também, mas não tinha idéia de quantas...Uaua!!!

    ResponderExcluir
  12. Concordo contigo, OZ!
    The Twilight Zone foi um marco. Muita gente ainda bebe nesta fonte.

    Vou tentar fazer uma lista dos meus episódios favoritos... não será fácil!
    Tentarei também fazer uma para Quinta Dimensão também.

    Abração,
    Eug

    ResponderExcluir
  13. Grande Vebis! Bom te ver por aqui, rapaz!

    Cara, pra mim Seinfeld é "só" a melhor série de humor de todos os tempos!!! Eu citei ela lá em cima no texto, mas não consigo escolher um ou alguns episódios favoritos. Gosto demais da série toda!!! Tenho mais de 2/3 dela gravada em VHS, mas como estou sem VCR há uns meses, tenho assistido as reprises de Seinfeld na Sony quando me lembro do horário. A série é primorosa e os personagens estão entre os melhores já criados para um programa de TV!!! Sou um fã ardoroso de Seinfeld!!!!!!!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  14. Legal, Eugênio! Faça sim!

    É engraçado minhas diferenças com o Quinta Dimensão, a velha série d"o monstro da semana", como a gente chamava nos anos 70. Sempre gostei muito mais de Além da Imaginação, a qual tenho quase todos os 154 episódios gravados em VHS do final dos anos 80, das TVs Record e Corcovado. Conheço muito bem a velha série do mestre Rod Serling e a amo profundamente, além de reconhecê-la como o Everest da qualidade e excelência narrativa da TV americana. Porém quase não lembro dos episódios nem do Quinta Dimensão nem dO Sexto Sentido (que passava na Tupi). Tenho duas fitas do primeiro mas nunca me dediquei muito à série.

    Abração!

    ResponderExcluir
  15. Infelizmente não tenho como falar que este ou aquele episódio deste ou daquele seriado é o melhor (ou o pior), pois infelizmente somente consigo vê-los através de emissoras de rede aberta. Monk, CSI, por exemplo, na Record; 24 Horas, Lost, na Globo (estes dois mais difícil, pois passam, quando passam, depois da meia-noite - e, sem paciência, não espero tal horário).
    Quanto ao Monk, eu gostei muito do episódio em que o próprio está no consultório e fala do momento em que vê a sua falecida esposa na frente da penteadera, virando-se para ele, sorrindo e com uma aura branca espectral em seu redor passando uma sensação de paz e harmonia, aquele episódio marcou muito (como disse: não assisti todos, pois a Record não se preocupa em passar em uma certa ordem). Já em CSI, o melhor episódio e mais gótico, falando em toscas palavras, é aquele em que uma doutora mata um sujeito e liquidifica um órgão do cara, para manter-se com a pele jovem e sedosa, pois tem um problema genético (se não me foge à lembrança) e necessita daquela proteída, ou coisa assim.
    Espero ter-me feito entender.

    Abraços
    Leonardo Nunes Nunes

    ResponderExcluir
  16. Não esqueci não, OZ!
    Ainda estou devendo a minha lista...

    Abração,
    Eug

    ResponderExcluir
  17. Não tem como eu fazer certos comentários sem entregar a minha idade.
    Mas eu me lembro com muita saudade dos "seriados" que apareciam antes dos filmes nos anos 60
    (Tarza,Flash Gordon,Jim das Selvas,etc.). Também curti alguns desses que todos citaram. Só não curto muito os sitcom.
    Agora acho muito legal Dexter (a vinheta de abertura é uma verdadeira obra de arte), Supernatural (desencanada e com um trilha sonora bandida!),Lost (se bem que já tá começando a encher o saco) e Eureka.

    ResponderExcluir