quarta-feira, 21 de março de 2007

O PROCESSO (1) - SÉANCE

Numa sessão espírita - ou séance, como chamam os franceses e os norte-americanos - várias pessoas se reúnem com um médium para tentar contato com algum ente querido que já desencarnou. Para alguns escritores e roteiristas o processo de criação é muito parecido, só que no caso o autor serve de médium e psicógrafo das entidades. E tais espíritos não são de pessoas mortas e sim de criaturas fictícias que estão tentando vir a este plano.


Deixando as crenças, doutrinas, religiões e a fé de lado, é mais ou menos assim que eu crio minhas histórias. Ou elas vêm a mim ou os personagens se apresentam e me contam as suas vidas, suas intenções, seus desejos e destinos. E gradativamente vão se mostrando quem são. Como eles são seres da ficção, é claro que meu consciente (tanto quanto meu inconsciente) vão enxertando neles características minhas, de amigos, conhecidos, parentes, ídolos, figuras históricas ou personagens favoritos. E dessa forma, nas últimas semanas tenho "convivido" com três pessoas muito especiais que vêm se intrometendo na minha vida. São dois homens e uma mulher. Hoje descobri por acaso que existe mais uma mulher nessa história. Que, diga-se de passagem, e apesar de aparentar dois casais, está muito longe de ser uma história de amor.


Meus novos "amigos" são um médico colecionador de arte com uma peculiaridade sobrenatural e inexplicável, um taxidermista muito metódico, de humor variável e doentio e apreciador de facas e outras lâminas, e uma charmosa senhora muito rica e dona de uma beleza apenas comparável aos mistérios que esconde. Como a quarta personagem - a segunda mulher - só se mostrou hoje, pouco sei sobre ela. Além do que o mais saboroso desse convívio é descobri-los aos poucos, conforme a vontade que eles sentem em me contar suas histórias.


Ainda não sei se esse processo tornar-se-á um romance, um conto, um roteiro ou apenas uma história sem pé-nem-cabeça cujo destino será repousar no limbo... mas posso dizer que já está sendo um grande prazer conviver com estas quatro misteriosas entidades.


Vamos ver no que isso vai dar.


* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *


Ilustração: Pintura de René Magritte

11 comentários:

  1. Hum! Gosto de histórias que começam assim.
    :)
    Aguardo!
    :)

    ResponderExcluir
  2. Sabe quando não te deixam em paz? Você tá vendo TV, lavando louça ou pensando na morte da bezerra e de repente um dos personagens vem te contar mais uma das características dele. E a única coisa que você pode fazer é sair correndo pra anotar no computador ou num pedaço de papel pra juntar as coisas depois.

    Hoje aprendi um pouco mais sobre a segunda mulher. E já posso dizer que é alguém muito difícil de lidar! Linda, deslumbrante e tão - ou mais - misteriosa que a primeira mulher! E carregada de mistérios macabros...

    ResponderExcluir
  3. Pelo jeito vai ser de suspense.
    E já começou.
    :))

    ResponderExcluir
  4. Não necessariamente. Melhor dizendo: não exclusivamente de suspense. Um pouco de horror, uma pitada de fantasia, uma mix bem batido de História com lendas centenárias, altas doses de humor negro... e se esses quatro malucos me permitirem, um final surpreendente.

    Mas são eles que mandam. Não eu. ;-)

    ResponderExcluir
  5. Obrigadíssimo, caro Cesar!!!

    Eu e minhas criaturas agradecemos! ;-)

    ResponderExcluir
  6. Oz,
    adorei a novidade!!!
    Vou aguardar ansiosa.
    Bjs,
    Rosani

    ResponderExcluir
  7. Oz,
    essa séance tem alguma coisa a ver com Indiana-Jones and the Fate-of-Atlantis? Sophia Hapgood e Alain Trottier botam pra quebrar!

    Abraços Jaime

    ResponderExcluir
  8. Tá rolando mais como terapia do que como compromisso literário, Rosani. E eu estou me sentindo mais médium do que escritor. Mas é isso mesmo que eu tô precisando nesse momento. ;-)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Não, Jaime. Essa história não tem absolutamente NADA a ver com o Dr. Jones ou com a Sophia Hapgood.

    Felizmente eu adoro uma variedade muito grande de coisas e por isso não me bitolo numa coisa só.

    Digamos que tem pitadas de Indiana Jones, Hannibal Lecter, François Truffaut, Spirit do Will Eisner, MASH, Jean-Luc Godard, Neil Gaiman e H. P. Lovecraft. ;-)

    Abs.

    ResponderExcluir
  10. Ei, Oz, atualiza . Gostamos de ler suas impressões e expressões.
    Maria Angélica.
    Beijos, Boa Páscoa.

    ResponderExcluir