segunda-feira, 5 de março de 2007

CURSO CINEMA DE HORROR


O HORROR NA SALA ESCURA


A história do medo no cinema, de 1910 a 1990


Com Oswaldo Lopes Jr. (este que vos escreve), crítico, roteirista e professor



"A emoção mais forte e mais antiga do homem é o medo, e a espécie mais forte e mais antiga de medo é o medo do desconhecido. Poucos psicólogos contestarão estes fatos, e a sua verdade admitida deve firmar para sempre a autenticidade e dignidade das narrações fantásticas de horror como forma literária."


(Howard Phillis Lovecraft, 1890-1937)


 

Duração: De 13/03 a 05/04, 8 aulas de 3 horas de duração cada (carga horária de 24 horas), duas vezes por semana (terças e quintas)

Início: 13 de março, terça-feira

Horário: Das 16hs às 19hs.


Local: Pça. Tiradentes, 56 - Curso Avance (secretaria)

Valor: R$ 250,00 com apostila e certificado.
Informações:

Telefones: (21) 2242-3238 / 2221-3325 / e-mail: ozlopesjr@yahoo.com.br 

 

EMENTA DO CURSO:


Fazer com que o aluno conheça as origens do cinema de horror e seus códigos particulares para criar o medo. Analisar as implicações do som, da música e do silêncio, do suspense, do mistério e do susto, do implícito e do explícito no cinema de horror, a oposição entre os filmes que geram medo e nojo, a importância e a adequação dos efeitos especiais, análise de filmes, subgêneros, movimentos e cineastas que se dedicaram ao gênero horror. Com exibição de filmes e trechos de filmes.


* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *


1ª aula – Origens e Expressionismo Alemão:


O Golem (1915), de Paul Wegener e Henrik Galeen, O Gabinete do Dr. Caligari (1919), de Robert Wiene, Nosferatu (1922), de Friedrich Wilhelm Murnau, O Gabinete das Figuras de Cera (1924), de Paul Leni e Leo Birinsky, M – O Vampiro de Dusseldorf (M, 1932), de Fritz Lang, etc.


2ª aula – Os Monstros da Universal (e outras):


Drácula (Dracula, 1931), de Tod Browning, Frankenstein (Frankenstein, 1931), de James Whale, A Múmia (The Mummy, 1932), de Karl Freund, O Homem Invisível (The Invisible Man, 1933), de James Whale, A Noiva de Frankenstein (The Bride of Frankenstein, 1935), de James Whale, O Lobisomem (The Wolf Man, 1941), de George Waggner, O Fantasma da Ópera (The Phantom of the Opera, 1943), de Arthur Lubin, O Monstro da Lagoa Negra (Creature From the Black Lagoon, 1954), de Jack Arnold, etc.


3ª aula – O Medo na Era de Ouro de Hollywood:


Monstros (Freaks, 1932), de Tod Browning, O Médico e o Monstro (Dr. Jekyll and Mr. Hyde, 1932), de Rouben Mamoulian, King Kong (King Kong, 1933), de Merian Cooper e Ernest Shoedsack, Na Solidão da Noite (Dead of Night, 1945), de Alberto Cavalcanti, Basil Dearden, Robert Hamer e Charles Crichton, Museu de Cera (House of Wax, 1953), de André De Toth, O Mensageiro do Diabo (Night of the Hunter, 1955), de Charles Laughton, A Mosca da Cabeça Branca (The Fly, 1958), de Kurt Neumann, A Bolha Assassina (The Blob, 1958), de Irvin S. Yeaworth Jr., etc.


4ª aula (parte 1)– Val Lewton, Produtor:


Sangue de Pantera (Cat People, 1942), de Jacques Tourneur, A Morta-Viva (I Walked With a Zombie, 1943), de Jacques Tourneur, Maldição do Sangue de Pantera (The Curse of the Cat People, 1944), de Robert Wise, O Túmulo Vazio (The Body Snatcher, 1945), de Robert Wise, etc.


4ª aula (parte 2) – William Castle, Diretor:


A Casa dos Maus Espíritos (The House of the Haunted Hill, 1959), Força Diabólica (The Tingler, 1959), Os Treze Fantasmas (Thirteen Ghosts, 1960), A Máscara do Horror (Mr. Sardonicus, 1961), etc.


5ª aula (parte 1) – Horror + FC = Guerra Fria:


O Monstro do Ártico (The Thing From Outer Space, 1951), de Christian Nyby / Howard Hawks, Veio do Espaço (It Came From Outer Space, 1953), de Jack Arnold, Invasores de Marte (Invaders From Mars, 1953), de William Cameron Menzies, O Mundo em Perigo (Them!, 1954), de Gordon Douglas, Vampiros de Almas (Invasion of the Body Snatchers, 1956), de Don Siegel, etc.


5ª aula (parte 2) – Roger Corman e o Cinema B:


A Bucket of Blood (1959), A Mulher Vespa (The Wasp Woman, 1959), O Solar Maldito (The House of Usher, 1960), A Loja dos Horrores (The Little Shop of Horrors, 1960), The Last Woman on Earth (1960), A Mansão do Terror (The Pit and the Pendulum, 1961), Muralhas do Pavor (Tales of Terror, 1962), O Corvo (The Raven, 1963), Sombras do Terror (The Terror, 1963), O Castelo Assombrado (The Haunted Palace, 1963), O Homem dos Olhos de Raio-X (The Man With the X-Ray Eyes, 1963), A Orgia da Morte (The Masque of the Red Death, 1964), O Túmulo Sinistro (The Tomb of Ligeia, 1964), etc.


6ª aula (parte 1) – O Molho Inglês – Hammer:


A Maldição de Frankenstein (The Curse of Frankenstein, 1957), de Terence Fisher, E Frankenstein Criou a Mulher (Frankenstein Created Woman, 1967), de Terence Fisher, Frankenstein Tem que Ser Destruído (Frankenstein Must Be Destroyed, 1969), de Terence Fisher, Drácula, o Vampiro da Noite (Dracula / Horror of Dracula, 1958), de Terence Fisher, Drácula, o Príncipe das Trevas (Dracula, Prince of Darkness, 1965), de Terence Fisher, O Conde Drácula (Scars of Dracula, 1970), de Roy Ward Baker, Os Ritos Satânicos de Drácula (The Satanic Rites of Dracula, 1973), de Alan Gibson, etc.


6ª aula (parte 2) – O Molho Inglês – Amicus:


As Profecias do Dr. Terror (Dr. Terror's House of Horrors, 1964), de Freddie Francis, A Casa Que Pingava Sangue (The House That Dripped Blood, 1970), de Peter Duffell, O Asilo do Terror (Asylum, 1972), de Roy Ward Baker, Contos do Além (Tales from the Crypt, 1972), de Freddie Francis, Vozes do Além (From Beyond the Grave, 1973), de Kevin Connor, etc.


7ª & 8ª aulas – Psicopatas, animais, problemas modernos... o Diabo!


Cineastas como Alfred Hitchcock, Roman Polanski, George A. Romero, Dario Argento, Brian De Palma, Peter Bogdanovich, William Friedkin, Jack Clayton, Robert Wise, Francis Ford Coppola, Robert Fuest, Douglas Hickox, John Hough, Nicholas Roeg, Tobe Hooper, Steven Spielberg, Richard Donner, David Cronenberg, Joe Dante, John Carpenter, Werner Herzog, Ridley Scott, Stanley Kubrick, Lewis Teague, Sean S. Cunningham, John Landis, Andrzej Zulawski, Sam Raimi, Wes Craven, Tom Holland, Dan O’Bannon, Joel Schumacher, Alan Parker, David Lynch, Jonathan Demme, etc.


14 comentários:


  1. Olha, que bem esquematizado. Bela ementa!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Elisa!

    Bem, pelo menos ESSE é um assunto que eu domino desde criança! Hehehe! ;-)

    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Oz, eu adoraria fazer, mas terças dou aulas de 14h as 19h...
    Impossível...
    :-(((

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Foi uma complicação arranjar um dia e horário legais, Renata. E mesmo assim eu estou perdendo um público legal que está trabalhando nesse horário. Mas estou apostando em quem estuda ou trabalha só de manhã e tem as tardes livres para se embrenhar nas trevas da razão.

    Não quer fazer só metade do curso? ;-))

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  5. Ah... metade não tem graça.
    Podemos combinar algo mais intimista depois se você arrumar mais um ou dois alunos.
    Pode ser na sua casa, na minha...
    Talvez assim você até tire uma grana melhor, sei lá.
    Me interesso em fazer por causa do meu investimento.
    Preciso saber das coisas agora!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Pode ser. Esse curso eu bolei em tempo recorde porque é um assunto que tá muito entranhado na minha mente desde criança. Nem estou lendo tanto assim para preparar as aulas. Vou mais pelo instinto de 4 décadas de vício de cinema de horror.

    Se rolar uma turma paralela te incluo sim. ;-)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Também não farei por causa da faculdade... esse e os outros 2 Workshops me pareceram ótimos. Mas infelizmente pra mim é impossível...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. É esse o problema do horário, Marcelo. Se déssemos aula de manhã teríamos o mesmo problema de alunos que estudam e trabalham.

    E dar aula de noite na Pça. Tiradentes não é pra qualquer um... :-P

    Abração!

    ResponderExcluir
  9. Ohhhh! Ambos conhecemos a mesma Elisa, que destínico:)
    E eu bem que faria o curso, o drama é sempre o mesmo: $$$$!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ana! "Destínico" mesmo, hehehe!

    E esse seu drama parece ser uma epidemia... :-/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Ainda está de pé a prosposta deste workshop - ou um curso mais breve - aqiu na minha cidade.
    Como eu gostaria !

    ResponderExcluir
  12. Já te falei, Angélica: se você conseguir um patrocício pra mim - com passagem, estadia, alimentação e remuneração - eu vou até aí com o curso sem problema algum!!!! Mas os quatro itens citados TÊM QUE ESTAR GARANTIDOS!!!!! ;-)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. É HOJE QUE COMEÇA O CURSO!!!!!!!

    Os interessados se preparem pra aula. :-)P

    ResponderExcluir
  14. "O Golem", filme?
    Caramba... eu o quero!
    Quanto ao "Nosferatu (1922)", pomba, outra obssessão, e nem tem o que falar.
    "A Casa Que Pingava Sangue (The House That Dripped Blood, 1970)". Ainda quero este filme, Oz!
    "O Asilo do Terror (Asylum, 1972)", neste, o grande Robert Bloch escreveu os episódios, e participou de um roteiro neste último (e saudoso, devo dizer).

    Abraços
    Leonardo Nunes Nunes

    ResponderExcluir