O cara comprou a caçarola que há meses estava procurando, de teflon, e a primeira coisa que fez foi cheirá-la. Tinha acabado de chegar da esbórnia, o longínquo país da farra e da bebedeira. Quase tropeçou nos gatos, se enroscando em suas pernas. Largou a bagagem na porta, pos um CD do Creedence pra tocar e se jogou no sofá, com a cabeça girando. Viu a panelinha em cima da mesa e resolveu descobrir que aroma ela tinha. Coisa nova sempre tem cheiro bom, pensou ele. O metal banhado em teflon ligou algumas chaves inusitadas na mente do cara. A panela tinha cheiro de viagens, corredores de hotéis, arrumações de malas, ruas molhadas de chuva, sentimento de saudades, solidão e deslumbramento em conhecer lugares novos. Surpreso, o cara cheirou a caçarola outra vez, fechou os olhos e se sentiu num quarto de hotel em Passo Fundo, caminhando pelo asfalto molhado do centro de São Paulo e no pier cultural de Belém do Pará ao por-do-sol. Estranhíssimo. Nunca poderia imaginar que uma panela seria capaz daquilo. Um dos gatos miou e o cara disse "é, eu também achei".
Enquanto nas caixas de som John Fogerty pedia que o midnight special brilhasse sobre ele, o cara olhava a caçarola em suas mãos e sorria, satisfeito em ver que tinha comprado um teletransporte olfativo por uma pechincha. E adormeceu no sofá, feliz com um gato sentado em seu peito, uma panela na mão e o gosto de Jack Daniels na boca.
O outro gato não resistiu e também foi cheirar a caçarola. Encontrou saudades do leite da mãe, das estripulias do pai e das brincadeiras com bolas de barbante e guizos coloridos, na casa onde nascera.
Realmente tem aromas que nos transportam.
ResponderExcluirO perfume que eu usava aos 15 e nao lembro o nome. Volta e meia o pressinto, caminhando pelas ruas, na mesma hora volto no tempo.
:))
Muito bom!
Que o cara continue viajando.
bjos
Tudo bem, Anja, mas cheirar uma panela virgem?!?!?! É coisa de maluco mesmo. :-)P
ResponderExcluirE o cara viaja sem parar...
Beijão!
ahahaha
ResponderExcluirMaluco beleza! Gente fina!
:))
Eu adoro cheiro de livro novo... rsrs
ResponderExcluirE de panela nova, Mercedes? ;-)
ResponderExcluirTambém adoro cheiro de livro novo! E adorava cheiro de disco novo, quando ainda não existiam os CDs.
Beijo!
Os cd nao tem cheiro né.
ResponderExcluirLivro novo é tudo!
:))
É mesmo, Anja. E cheiro de disco de vinil novinho dentro da capa de papelão era tudo de bom!!! Que nem livro novo, como lembrou a Mercedes! Pena que acabou... :-(
ResponderExcluirBeijo!
Realmente o olfato tem esse poder de disparar partes da nossa memória.Mas "hai que tener cuidao". Fui cheirar umpote decravo e a única lembrança que tive foi da minha consulta no dentista na quarta-feira.
ResponderExcluirHehehe! Paulo, você me deu uma ótima idéia: bem que podiam vender pacotinhos, envelopes, seja lá em que suporte fossem, de memórias olfativas. As pessoas cheirariam e o aroma as remeteria a lugares, datas e situações específicas e agradáveis. Que tal? ;-)
ResponderExcluirMuito melhor do que ficar cheirando porcarias ilícitas em pó. Ou panelas. :-P
Abração!
Achei o máximo!
ResponderExcluirTambém amo cheiro de livro, de material escolar novo, de mochila nova, de coisas de plástico...
Cheiros nos remetem a várias viagens!!!
Beijos!
Oi, Renata!
ResponderExcluirJá vi uma pesquisa científica que dizia que a memória olfativa é a mais poderosa que nós temos. Logo seguida da memória do paladar. Deve ser mesmo. E isso é muito bom! Até hoje, de vez em quando, eu sinto o perfume de algumas das minhas ex-namoradas... :-)
Beijão!
Adoro cheiro de carro novo...Pena que sai logo ... :(
ResponderExcluirOutro cheiro delicioso, Luciene. Também gosto muito. Mas é bem mais fácil comprar livros novos do que carros novos, para curtir o aroma de novo, né? ;-)
ResponderExcluirBeijo
"....pos um CD do Creedence pra tocar e se jogou no sofá, com a cabeça girando."
ResponderExcluir"Enquanto nas caixas de som John Fogerty pedia que o midnight special brilhasse sobre ele"
O CARA CURTE CREEDENCE?????????????
O CARA EH "O CARA" A PARTIR DE AGORA OZ!!!!!!!
Abracao rapaz!!!!
O cara adora Creedence, Anderson! E Pink Floyd, The Who, Beatles, Stones, Led Zeppelin, Black Sabbath, Jethro Tull, e mais uma penca de bandas de rock dos anos 60 e 70!
ResponderExcluirAbração!
Haha. Viajo nisso até demais. N'outro dia alguém cozinhava bofe (sim, bofe, pelo saco de Cristo) e o cheiro entrou no meu sonho, que virou pesadelo (eu morria de fome e tava num restaurante enorme, amplo, claro, mas todos os pratos continham... adivinha o quê!).
ResponderExcluirFico queimando essência de alecrim e, ó, outro teletransporte. Mas delicioso....
bjuuuuuuuuuu
Caramba, bofe ninguém merece!!!
ResponderExcluirNesse caso eu até prefiro a escolha do cara, de cheirar panela vazia mesmo. Bem melhor!!! :-P
Beijão!
Genial, cara ! Curto e grosso, mas com finesse...
ResponderExcluirPô !!!! Esqueceu dos Ramones e do Neil Young ?!!!!