sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

COISAS QUE NUNCA CONSEGUI ENTENDER

  • Glutonices de Natal e Ano Novo – por que se entupir de comida e bebida nas datas festivas até não agüentar mais ou até se sentir mal? PRA QUÊ?
  • Bebedeiras – por que beber duas, três, dez, vinte garrafas de cerveja ou várias doses de cachaça ou destilados até perder os sentidos? E mesmo depois disso ainda teimar com os outros de que não é alcoólatra...
  • Por que as pessoas começam a fumar – por que experimentar um pequeno cilindro com mais de 2700 variedades de venenos diferentes, que entope o organismo de fumaça poluente, compromete seriamente a própria saúde e a das pessoas em volta e que ainda consome grande parte do orçamento financeiro do cidadão... PRA QUÊ?
  • Por que as pessoas consomem drogas ilícitas – cocaína, heroína, crack, ectasy, etc. – para sentirem uma "felicidade" momentânea e extremamente efêmera e que destruirá seus organismos e as escravizará para sempre? É apenas uma curiosidade burra, medo de ser taxado de "careta" e de não ser aceita pelos falsos amigos ou simples instinto de auto-destruição?
  • Por que beber e dirigir e ainda se achar no direito de ficar indignado com as leis que proíbem esse hábito nefasto, como se assumir a direção de um carro com os reflexos comprometidos pelo álcool, correndo um risco imenso de matar alguém ou de se matar fosse a coisa mais natural e sensata do mundo?

É por essas e outras que eu – que curto um bom charuto baiano, cubano ou dominicano por bimestre e no máximo três doses de uísque, dois ou três copos de vinho ou uma caipirinha com cachaça artesanal, e que acho cerveja e chope algo simplesmente intragável e com gosto odioso – sempre me espanto com as notícias que vejo na TV, especialmente em épocas festivas como o Natal e o Ano Novo. Eu também me divirto imensamente, saio da realidade e deixo minha mente vagar por lugares estranhos e fantásticos, mas sem uso de nenhuma dessas drogas citadas acima, apenas com música e cinema. ISSO SIM é capaz de me transportar para fora do corpo, de delirar, de alucinar, de ampliar meus horizontes, de aguçar meus sentidos e fazer explodir minha criatividade e minha imaginação de uma forma que não tem volta.

Por isso sempre que vejo notícias de gente drogada - seja por cigarro, álcool ou drogas ilícitas - ou de exageros na ceia de natal pela TV, fico espantadíssimo e me sentindo cada dia mais um alienígena na Terra. Para mim é como se alertassem para não comer os próprios sapatos ou para não comer cocô, para resistir à tentação de fazer essas coisas. Por que diabos os seres humanos são assim? Será que EU é que sou defeituoso de não pensar como a gigantesca maioria que se empanturra até vomitar nas festas, que bebe todas, que fuma um maço atrás do outro, que cheira, que se pica, que engole ecstasy como se fossem balas e como se isso fosse o máximo? Se for assim, eu prefiro voltar pro meu planeta e deixar essas sandices inconseqüentes para a espécie humana. E viva os animais "ditos irracionais"!!!

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

DESTAQUE & BRINQUE, NATAL DE 1980




Três anúncios de revistas Destaque e Brinque de Natal, da Editora Abril, publicados no Almanaque de Natal da Mônica no. 7, de novembro de 1980.

Um pouco do Natal nas bancas de revistas há 28 anos atrás.

FELIZ NATAL E UM BELO ANO NOVO A TODOS VOCÊS!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

FILMES DE NATAL




Este ano selecionei vários filmes de Natal, além dos meus dois de estimação – “Gremlins” e “A Felicidade Não se Compra”, que revejo todos os anos. Preparei uma verdadeira maratona de Natal onde entra de tudo: comédia, drama, romance, musical, ação, terror, guerra, animação, feitos para o cinema e para a televisão.

Apenas uma observação sobre “Cortina de Fumaça”, de Wayne Wang. O filme não se passa no Natal, porém termina com uma história natalina muito original, diferente e emocionante. E para quem acha que algumas das minhas outras sugestões são estranhas, “Brazil – O Filme”, “Morto ao Chegar”, “Batman – O Retorno” e os dois “Duros de Matar” são ambientados durante o Natal e de alguma forma a data festiva faz parte de suas tramas.

São 16 filmes feitos para o cinema e 6 programas ou episódios para televisão (“O Natal dos Muppets” é um longa feito para a TV, além de episódios do “Além da Imaginação” original dos anos 60, da versão dos anos 80, de “Contos da Cripta”, de “Os Normais” e de “A Grande Família”). Dá quase um filme ou episódio por dia até o Natal. Uma data festiva que eu nunca valorizei quando meus pais eram vivos, quando eu tinha uma família de verdade. Mas que agora que estou “home alone”, dou toda a importância afetiva do mundo.

Escolham seus filmes entre as minhas sugestões e divirtam-se neste Natal!!!


1. “A FELICIDADE NÃO SE COMPRA” (“It’s a Wonderful Life”, 1946), de Frank Capra, com James Stewart, Donna Reed, Lionel Barrymore e Henry Travers.

2. “MILAGRE NA RUA 34” (“Miracle on 34th Street”, 1947), de George Seaton, com Maureen O’Hara, John Payne, Edmund Gween, Natalie Wood e Gene Lockhart.

3. “ADORÁVEL AVARENTO” (“Scrooge”, 1970), de Ronald Neame, com Albert Finney, Alec Guiness, Edith Evans e Kenneth More.

4. “Contos do Além” (“Tales From the Crypt”, 1972), de Freddie Francis. Episódio “ALL THROUGH THE HOUSE”, com Joan Collins, Oliver MacGreevy, Chloe Franks e Martin Boddey.

5. “GREMLINS” (“Gremlins”, 1984), de Joe Dante, com Zach Galligan, Phoebe Cates, Hoyt Axton, Polly Holliday e Dick Miller.

6. “BRAZIL – O FILME” (“Brazil”, 1985), de Terry Gilliam, com Jonathan Pryce, Kim Greist, Robert De Niro, Katherine Helmond, Bob Hoskins, Ian Holm, Peter Vaughan, Ian Richardson, Jim Broadbent, Charles McKeown, Jack Purvis e Michael Palin.

7. “MORTO AO CHEGAR” (“Dead on Arrival”, 1988), de Rocky Morton & Annabel Jankel, com Dennis Quaid, Meg Ryan, Daniel Stern e Charlotte Rampling.

8. “DURO DE MATAR” (“Die Hard”, 1988), de John McTiernan, com Bruce Willis, Alan Rickman, Bonnie Bedelia, Alexander Godunov e William Atherton.

9. “Um Amor de Família” (“Married With Children”, 1989), episódio “O CÂNTICO DE NATAL DOS BUNDY” (“It’s a Bundyful Life”), de Gerry Cohen, com Ed O’Neill, Katey Sagal, Christina Applegate, David Faustino, Amanda Bearse, David Garrison, Ted McGinley e Sam Kinison.

10. “DURO DE MATAR 2” (“Die Hard 2”, 1990), de Renny Harlin, com Bruce Willis, Bonnie Bedelia, William Sadler, John Amos, Dennis Franz, William Atherton e Franco Nero.

11. “ESQUECERAM DE MIM” (“Home Alone”, 1990), de Chris Columbus (história e roteiro de John Hughes), com Macaulay Culkin, Joe Pesci, Daniel Stern, John Heard, Catherine O’Hara, Roberts Blossom e John Candy.

12. “ESQUECERAM DE MIM 2” (“Home Alone 2”, 1992), de Chris Columbus (história e roteiro de John Hughes), com Macaulay Culkin, Joe Pesci, Daniel Stern, John Heard, Catherine O’Hara, Tim Curry, Rob Schneider, Dana Ivey e Brenda Fricker.

13. “O CONTO DE NATAL DOS MUPPETS” (“The Muppet Christmas Carol”, 1992), de Brian Henson, com Michael Caine, Dave Goelz, Donald Austen, Jessica Fox, William Todd Jones, Karen Prell e Robert Tygner.

14. “BATMAN – O RETORNO” (“Batman Returns”, 1992), de Tim Burton, com Michael Keaton, Danny DeVito, Michelle Pfeiffer e Christopher Walken.

15. “O ESTRANHO MUNDO DE JACK” (“The Nightmare Before Christmas”, 1993), de Henry Selick (história e roteiro de Tim Burton), com as vozes de Chris Sarandon, Danny Elfman, Catherine O’Hara, Glenn Shadix, William Hickey, Paul Reubens, Ken Page e Edward Ivory.

16. “CORTINA DE FUMAÇA” (“Smoke”, 1995), de Wayne Wang (roteiro de Paul Auster), com Harvey Keitel, William Hurt, Forest Whitaker, Stockard Channing, Harold Perrineau Jr. e Ashley Judd.

17. “O NATAL DOS MUPPETS” (“It’s a Very Merry Muppet Christmas Movie”, 2002), de Kirk R. Thatcher, com Steve Whitmire, Dave Goelz, Bill Barretta, Eric Jacobson, David Arquette, Joan Cusack, William H. Macy e Whoopi Goldberg.

18. “SIMPLESMENTE AMOR” (“Love Actually”, 2003), de Richard Curtis, com Hugh Grant, Keira Knightley, Bill Nighy, Emma Thompson, Alan Rickman, Laura Linney, Liam Neeson, Colin Firth, Martine McCutcheon, Lúcia Moniz, Rodrigo Santoro e Rowan Atkinson.

19. “FELIZ NATAL” (“Joyeux Noël”, 2005), de Christian Carion, com Diane Krüger, Guillaume Canet, Benno Fürmann, Dany Boon, Gary Lewis e Daniel Brühl.

20. “Além da Imaginação” (“The Twilight Zone”, 1960), episódio “NIGHT OF THE MEEK”, de Jack Smight (roteiro de Rod Serling), com Art Carney, John Fiedler, Robert P. Lieb, Val Avery e Meg Wyllie

21. “Além da Imaginação” (“The Twilight Zone - 80’s”, 1985), episódio “A ESTRELA” ("The Star"), de Gerd Oswald (história de Arthur C. Clarke), com Fritz Weaver, Donald Moffat e Elizabeth Huddle.

22. “Contos da Cripta” (“Tales From the Crypt”, 1989), episódio “AND ALL THROUGH THE HOUSE”, de Robert Zemeckis, com Mary Ellen Trainor, Larry Drake, Marshall Bell e Lindsey Whiyney Barry.

23. “Os Normais” (2000), de José Alvarenga, episódio “SEGUIR A TRADIÇÃO É NORMAL”, com Fernanda Torres, Luiz Fernando Guimarães, Arlete Salles, Fúlvio Stefanini e Miriam Pires.

24. “A GRANDE FAMÍLIA – NATAL” (6 episódios de 2001-2006), de Luis Felipe Sá e Maurício Farias (roteiros de Oduvaldo Viana Filho, Armando Costa e Cláudio Paiva), com Marco Nanini, Marieta Severo, Pedro Cardoso, Andréa Beltrão, Guta Stresser, Lúcio Mauro Filho, Rogério Cardoso, Marcos Oliveira, Tonico Pereira e Evandro Mesquita.