domingo, 23 de outubro de 2011

MANSÃO BATES (PSYCHO HOUSE)




Finalmente, quase dois anos depois de montar a Mansão Bates - a famosa casa de Norman Bates e sua mãe, do clássico "Psicose", de Alfred Hitchcock - em papel, através do site http://www.haunteddimensions.raykeim.com, começo a construção da colina onde fica a casa mais emblemática da História do cinema de horror. Acabei de construir a escadaria da colina - que leva à Mansão Bates - toda em papelão e papel pluma. E consultando sempre dezenas de fotos da locação original, pra fazê-la o mais fiel possível ao filme.

O mais legal de tudo é o planejamento da coisa. Passei mais de uma semana pensando em qual material fazer essa escadaria. Cogitei papel paraná, EVA, papel pluma... até encontrar uma folha imensa de um papelão grosso aqui em casa, comprado e não usado para o fim inicial. E é divertido ver que longas "tripas" de papelão de 2,5cm de largura se transformam numa escadaria, através do uso simples de estilete e cola de madeira. Fiz as laterais da escadaria com um pedaço de papel pluma que achei aqui. O trabalho braçal é grande mas o prazer de ver a peça tomando forma dá um prazer enorme!

E engraçado pensar que quem é leigo nesse trabalho deve imaginar "por que não fazer a colina primeiro e depois colar a escadaria nela?", sem entender que o mais importante é ser fiel à maquete em questão. A colina onde fica a Mansão Bates pode ter qualquer altura e forma, mas a escadaria de pedra tem um desenho e um tamanho próprios, únicos e peculiares. Portanto o mais importante é começar fazendo a escadaria do jeito que ela é, do jeito que aparece nos filmes "Psicose", "Psicose II" e "Psicose IV" (aliás esses dois últimos mostram todo o terreno de forma bem mais detalhada que o filme original de Hitchcock).

Depois de terminar a escadaria, fiz uma caixa com o que sobrou do papelão para servir de base estrutural para a colina, onde a Mansão Bates se localiza. Em seguida colarei a estrutura da escadaria ao lado da caixa, na devida posição, e farei a tradicional lambança de papier-maché com muito jornal, cola e água, dando forma à colina, em torno da caixa de papel paraná e da estrutura da escadaria. E pra terminar, pinto com Acrilex, colo serragem e imitação de vegetação rasteira em miniatura e arrumo uns gravetos imitando árvores secas em torno da mansão.

Conforme eu for prosseguindo na construção dessa maquete, vou tentar fotografar e publicarei aqui as fotos do processo.

Não sei quando vou terminar isso, mas como já dizia um filósoso, o mais importante e prazeroso não é chegar num ponto, e sim percorrer o caminho até ele.

12 comentários:

  1. Hehehe! Nem sei como é a mansão dele, menina! E das que têm pra baixar de graça pela internet de papel pra montar, só me interessa mesma essa mansão Bates. :-)

    ResponderExcluir
  2. Tô brincando...haha
    Gostei do teu trabalho!
    !Beijo(";)

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Kelly!

    Mas a Mansão Bates ainda está longe de ser finalizada! Tô só começando essa colina... ;-)

    Aqui no Multiply tem vários outros álbuns de fotos com maquetes e dioramas que eu fiz. Dá uma olhada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Apaixonante suas clássicas coleções!!!

    ResponderExcluir
  5. Coleciono muitas coisas, desde criança e adolescente. Mas minhas coleções principais - em se tratando de "temas" - são Indiana Jones, Guerra nas Estrelas, Jaws, Psicose, Muppet Show, RMS Titanic, e o dirigível Hindenburg. Sou um fotógrafo sem câmera, mas em breve uma amiga disse que vai me emprestar uma Cybershot e eu vou poder registrar cada item dessas coleções. Só de "Tubarão" (JAWS) eu tenho 35 itens, e de "Psicose" do Hitchcok, 28. :-)

    ResponderExcluir
  6. Eu vi,detalhadamente nas fotos,os seus temas.
    Amei os Banana Split
    !Eram muito engraçados!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Existem umas miniaturas tipo Bublehead / Headknocker dos Banana Splits. Eu adorava o programa e queria muito essas figuras! Porém além de serem caras e raras, me falta espaço pra tudo isso. É o que eu sempre digo, Kelly: pra ser olecionador não basta ter dinheiro pra se manter a coleção, é preciso também ter ESPAÇO FÍSICO pra se guardá-la. De preferência para exibi-la, pois guardada no armário não tem a menor graça.

    ResponderExcluir
  8. Pois é,eu não teria conhecimento dessas relíquias se você não tivesse me falado,há muito de se ver de perto!Participe de uma feira.Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Eu acabei de participar de uma exposição de figuras e dioramas, no Castelinho do Flamengo, aqui no Rio, menina. E desde 2003 faço dioramas para exposições de Guerra nas Estrelas, no Forte de Copacabana. ;-)

    ResponderExcluir
  10. Que bacana Oswaldo!
    Quem sabe um dia quando eu pintar no Rio novamente,eu queira ver uma expo tua!
    Beijo e tenha um lindo weekend!

    ResponderExcluir