No último dia 6 de maio aconteceu em Brasília, no Colégio La Salle, a 1a. JEDICON DF - a convenção de fãs da saga Star Wars criada por George Lucas nos anos 70. A JEDICON existe desde 1999 e já teve várias edições no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Curitiba e em Porto Alegre. Nesta primeira convenção na capital federal, fui convidado para fazer a palestra "Quando Star Wars se chamava Guerra nas Estrelas", pois assisti a todos os filmes no cinema nos seus respectivos lançamentos desde janeiro de 1978, quando o primeiro deles estreou por aqui.
A JEDICON DF foi extraordinária e funcionou de forma perfeita, em todos os seus aspectos. A organização - liderada por Hermes Barreto III - se empenhou em fazer uma convenção inesquecível para todos os fãs de Darth Vader, R2-D2, Yoda, Luke Skywalker, Princesa Leia, Han Solo, Obi-Wan Kenobi, C-3P0, Chewbacca, o imperador Palpatine, Lando Calrissian, Boba Fett, Jabba the Hutt, Mara Jade e demais criaturas daquela galáxia distante e tão amada por milhões de pessoas em todo o mundo.
Porém o evento de Brasília apresentou uma atração inédita em solo brasileiro e quase inédita na galáxia: STAR WARS, O MUSICAL. Criado desde os anos 80 e finalizado em 1999 pelos músicos norte-americanos Timothy Edward Smith e Hunter Nolen, o musical é uma versão cantada do filme "Guerra nas Estrelas" (1977) com 18 canções ao estilo dos melhores musicais da Broadway, como "Jesus Cristo Superstar", "Cats", "O Fantasma da Ópera" ou "O Rei Leão", mesclando músicas originais com trechos de temas compostos por John Williams para o cinema. Cantada por um time de profissionais, STAR WARS, O MUSICAL fez apenas uma apresentação no palco, no Florida District III Thespian Festival em dezembro de 2005, onde foi ovacionado pela platéia e conquistou vários prêmios, entre eles o de melhor canção para a belíssima "One Season More".
Pelo que me consta, a apresentação feita na JEDICON DF no último dia 6, foi a segunda montagem ao vivo em toda galáxia! Reuniu um grupo de atores no palco e uma sofisticada projeção de fundo, que servia de cenário e interagia com o elenco. Apesar de alguns problemas técnicos, a apresentação foi extraordinária e emocionante para todos os que a assistiram. Além de estar na platéia, eu tive o privilégio de fazer uma pequena participação na parte de vídeo, previamente filmada, como Wuher, o barman da Cantina de Mos Eisley, na canção "Creatures Assemble". Definitivamente um grande momento para todos os fãs da saga de George Lucas! E agora o elenco e equipe responsável pela realização de STAR WARS, O MUSICAL em Brasília deve se preparar para repetir a apresentação no Rio e em São Paulo!
Para quem não foi a Brasília nem à Flórida e está se roendo de curiosidade para saber mais e para ouvir as canções de STAR WARS, O MUSICAL, o link oficial é este:
http://www.infauxmedia.com/swmusical/control_room.htm
No site dá para baixar as músicas em mp3 e as letras de todas as canções. Divirtam-se!!!
Ah... eu quero ver!!!
ResponderExcluir:-)))
Renata, assim que eu conseguir uma cópia do musical que foi gravada na JediCon DF eu te aviso e a gente vê juntos! Mas tô tentando convencer o Hermes de fazer mais uma apresentação lá em Brasília, desta vez exclusivamente para ser filmado e passado pra DVD, sem interrupções, com a luz certa e sem interferência do público. Assim eles ficam com o musical como portfolio pra mostrar. E a gente pode ver com uma melhor qualidade de imagem! ;-)
ResponderExcluir