domingo, 2 de novembro de 2008

100 FILMES QUE AMO




OS 100 FILMES QUE MAIS AMO NA VIDA

Cem filmes que fizeram minha cabeça e meu coração ao longo dos anos e que independente de suas qualidades artísticas (ou da falta delas) AMO PROFUNDAMENTE e incondicionalmente até hoje! A ordem é mais ou menos de preferência nestes últimos tempos.

Bem lembrado que esta NÃO É a minha lista dos “melhores filmes de todos os tempos” (que você encontra aqui), e sim a lista dos meus filmes FAVORITOS, dos quais alguns diálogos sei de cor, dos quais coleciono outras coisas além dos próprios filmes (trilhas sonoras, posters, camisetas, miniaturas, lobby cards, fotos, revistas, livros, etc.).

Enfim, estes são os 100 filmes que mais me fazem FELIZ toda vez que os vejo e revejo.


1. Tubarão, de Steven Spielberg
2. O Amigo Americano, de Wim Wenders
3. Asas do Desejo, de Wim Wenders
4. Paris, Texas, de Wim Wenders
5. Ao Passar do Tempo, de Wim Wenders
6. Alice nas Cidades, de Wim Wenders
7. O Estado das Coisas, de Wim Wenders
8. Assassinato Por Morte, de Robert Moore
9. A Garota do Adeus, de Herbert Ross
10. O Grande Lebowski, de Joel & Ethan Coen
11. O Fantasma do Paraíso, de Brian De Palma
12. Amarcord, de Federico Fellini
13. E La Nave Va, de Federico Fellini
14. A Felicidade Não Se Compra, de Frank Capra
15. O Reencontro, de Lawrence Kasdan
16. O Baile, de Ettore Scola
17. A Noite Americana, de François Truffaut
18. Tempos Modernos, de Charles Chaplin
19. Monty Python e o Cálice Sagrado, de Terry Jones & Terry Gilliam
20. Monty Python e o Sentido da Vida, de Terry Jones & Terry Gilliam
21. Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick
22. O Iluminado, de Stanley Kubrick
23. Pink Floyd – The Wall, de Alan Parker
24. Cantando na Chuva, de Stanley Donen & Gene Kelly
25. Titanic, de James Cameron
26. O Dirigível Hindenburg, de Robert Wise
27. Jurassic Park, de Steven Spielberg
28. Gremlins, de Joe Dante
29. As Sete Máscaras da Morte, de Douglas Hickox
30. Shaun of the Dead, de Edgar Wright
31. A Pequena Loja dos Horrores, de Frank Oz
32. Rocky Horror Show, de Jim Sharman
33. Jovem Frankenstein, de Mel Brooks
34. Alta Ansiedade, de Mel Brooks
35. Psicose, de Alfred Hitchcock
36. Os Pássaros, de Alfred Hitchcock
37. Um Corpo Que Cai, de Alfred Hitchcock
38. Intriga Internacional, de Alfred Hitchcock
39. Janela Indiscreta, de Alfred Hitchcock
40. Pacto Sinistro, de Alfred Hitchcock
41. A Casa da Noite Eterna, de John Hough
42. Desafio ao Além, de Robert Wise
43. O Gabinete do Dr. Caligari, de Robert Wiene
44. Grito de Horror, de Joe Dante
45. Um Lobisomem Americano em Londres, de John Landis
46. Um Passe de Mágica, de Richard Attenborough
47. A Profecia, de Richard Donner
48. O Exorcista, de William Friedkin
49. Alien – o 8º Passageiro, de Ridley Scott
50. O Enigma de Outro Mundo, de John Carpenter
51. À Beira da Loucura, de John Carpenter
52. Do Inferno, dos irmãos Hughes
53. Manhattan, de Woody Allen
54. Sonhos de um Sedutor, de Herbert Ross
55. As Férias de Monsieur Hulot, de Jacques Tati
56. Meu Tio, de Jacques Tati
57. Stranger Than Paradise, de Jim Jarmusch
58. Down By Law, de Jim Jarmusch
59. Cortina de Fumaça, de Wayne Wang
60. Tudo Bem, de Arnaldo Jabor
61. Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade
62. Terra Estrangeira, de Walter Salles Jr. & Daniela Thomas
63. Bar Esperança – O Último que Fecha, de Hugo Carvana
64. Os Normais – O Filme, de José Alvarenga
65. Casa de Areia, de Andrucha Waddington
66. 1984, de Michael Radford
67. Indiana Jones e a Última Cruzada, de Steven Spielberg
68. Os Caçadores da Arca Perdida, de Steven Spielberg
69. Indiana Jones e o Templo da Perdição, de Steven Spielberg
70. Moby Dick, de John Huston
71. Casablanca, de Michael Curtiz
72. O Homem Que Queria Ser Rei, de John Huston
73. After Hours, de Martin Scorsese
74. O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola
75. O Poderoso Chefão, Parte II, de Francis Ford Coppola
76. Brazil, de Terry Gilliam
77. O Silêncio dos Inocentes, de Jonathan Demme
78. Os Suspeitos, de Brian Synger
79. Pulp Fiction, de Quentin Tarantino
80. Batman – A Máscara do Fantasma, de Bruce Timm
81. Batman, de Tim Burton
82. Contatos Imediatos do 3º Grau, de Steven Spielberg
83. Guerra nas Estrelas, de George Lucas
84. O Império Contra-Ataca, de Irvin Kershner
85. O Retorno de Jedi, de Richard Marquand
86. Twilight Zone – The Movie, de John Landis, Steven Spielberg, Joe Dante & George Miller
87. Inferno na Torre, de Irwin Allen & John Guillermin
88. O Destino do Poseidon, de Ronald Neame
89. The Deep, de Peter Yates
90. Assassinato no Orient Express, de Sidney Lumet
91. Blade Runner, de Ridley Scott
92. Encurralado, de Steven Spielberg
93. A Dança dos Vampiros, de Roman Polanski
94. Esse Mundo É Um Hospício, de Frank Capra
95. Os Intocáveis, de Brian De Palma
96. O Pagamento Final, de Brian De Palma
97. Sonhos, de Akira Kurosawa
98. Toy Story, de John Lasseter
99. Toy Story 2, de John Lasseter
100. Monstros S.A., de

56 comentários:

  1. Que paciência!!! Eu nunca consigo lembrar de todos, quando quero! =D
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Ghis, não é uma questão de paciência. Quando falo que eu RESPIRO CINEMA é bem por aí mesmo. Além de objeto de amor e paixão, o cinema é meu objeto de estudo e pesquisa também. Além de coleção. E os filmes que mais amo são também os que mais revejo. E revejo pelo mesmo motivo que a gente gosta de rever os amigos, a família, as pessoas que amamos. Sinto saudades, sinto falta deles em várias ocasiões. E revejo sempre que possível, senão o filme inteiro, ao menos uma ou duas cenas de cada um. Isso quase todos os dias, certamente. Como estou SEMPRE em contato com todos esses filmes, ficou relativamente fácil identificar os filmes que mais AMO, que mais me dão prazer.

    É claro que minha lista de "melhores amigos" da 7a. Arte ultrapassa os 100 filmes! Nesse ponto ficou complicado cortar as arestas, tirar uns e colocar outros pra fechar uma centena. Mas consegui fechar numa centena satisfatória e totalmente representativa dos filmes que mais AMO, dos filmes que mais são a minha cara, dos filmes que melhor representam a minha pessoa, a minha personalidade e as minhas preferências. ;-)

    ResponderExcluir
  3. Pena que quase ninguém comente. Uma das minhas intenções com essas listas é (seria) justamente comentar, trocar "figurinhas", experiências, histórias com todos os amigos do Multiply. Mas parece que hoje em dia ninguém mais comenta nada nos posts alheios... :-(((

    ResponderExcluir
  4. Ótimas escolhas!
    Acho que eu não saberia nomear 100 filmes tão facilmente!...

    Permita-me acrescentar mais dois dos meus favoritos à sua lista:



    ResponderExcluir
  5. Puxa, Eugênio!!!! Que coisa mais oposta uma à outra!!! Concordo contigo quanto à "Fome de Viver" ser um grande filme (preciso muito rever, não vejo há décadas!). Mas "Zardoz" está certamente na minha lista DOS PIORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS!!! Nem Sean Connery nem minha linda Charlote Rampling (que tive o prazer de entrevistar no último Festival do Rio em que trabalhei) conseguem salvar isso!!! Aliás o John Boorman é famoso por intercalar ótimos filmes com filmes muito ruins, e esse está na segunda lista... uma pena.

    Mas gosto não se discute! ;-)))

    Abração!

    ResponderExcluir
  6. Que coisa!...
    Gosto muito de Zardoz... considero a estória uma boa ficção científica. Mas, como você sabiamente disse, gosto não se discute!

    Existe uma semelhança entre estes dois filmes... em ambos as pessoas eram condenadas à decrepitude eterna.

    ResponderExcluir
  7. Também preciso rever "Fome de Viver"... Neste final de semana estava dando uma arrumada nas minhas fitas VHS e descobri que não tenho mais o filme... emprestei, faz anos, juntamente com "Limite" (que também poderia entrar na sua lista) e não me devolveram.

    ResponderExcluir
  8. É mesmo!!! Eu nunca tinha parado pra pensar nisso, Eugênio! Você tem toda razão!

    É curioso pensar nas semelhanças entre filmes que aparentemente são díspares e diferentes entre si. Tô revendo "O Pagamento Final" do Brian De Palma com o Al Pacino (que está na minha lista acima) e pela primeira vez me toquei que ele me faz lembrar de "Crepúsculo dos Deuses", de Billy Wilder com William Holden e Gloria Swanson (que não está na lista acima mas está na minha lista dos 20 melhores filmes de todos os tempos). Um fala de um gângster latino que tenta se livrar da vida de crimes e se regenerar, enquanto o outro fala de um roteirista desempregado que se vende pra uma velha diva maluca pra tentar sobreviver. Aparentemente os dois filmes NADA tem a ver um com o outro, mas estrutralmente são primos sim. No próprio making of de "Carlito's Way", eles citam "Sunset Boulevard" como referência.

    É legal descobrir essas coisas entre os filmes! :-)))

    Abração!

    ResponderExcluir
  9. Eu também sempre tive esse problema, Eugênio. Já perdi vários VHSs, livros, CDs emprestando pra amigos que nunca mais devolveram. O pior é que de alguns eu cobro e eles ainda se fazem de sonsos. Emprestei um livro importado que comprei a duras penas pra um amigo e quando fui cobrar de volta, após uns 3 anos de "empréstimo" e ele veio dizer que o livro é DELE!!!! Briguei, discuti, mas não adiantou. E agora pra comprar outro tá difícil... gente folgada, né?

    ResponderExcluir
  10. Adoro e tenho os quatro!!!
    :-)))

    Me lembro até hoje de um aniversário meu em que fomos pra casa do Lucas e ficamos horas conversando sobre ele!

    ResponderExcluir
  11. Esse filme sem dúvida é perfeito!!!
    Não vi a continuação e nem tenho vontade de ver...

    Agora... o maior terror desse filme é a cara horrenda da atriz que interpreta a mulher do Jack Nicholson e a vozinha dela... Deus que me perdoe! kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Esse também!!! :-))))

    Saudade, meu amigo!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  13. Por numeração, que assisti e realmente gostei:1,20,22 (amoamoamo),24,28,30 ( "Ed: matamos zumbis,salvamos seus pais, salvamos sua namorada e depois vamos tomar cerveja ".... acho que era assim ) ,67,68,74,75,77,79,83,84,85,97,100.
    Tem alguns filmes que eu ainda não vi ,e quero muito ver...Sabe um filme que anda chiclete na minha cabeça é "O profissional" acho que o título em inglês é Leon ,e acho a Mathilda tuuudaaa.

    ResponderExcluir
  14. Vou acrescentar algumas dicas suas à minha lista de downloads...

    ResponderExcluir
  15. Se tivesse que aumentar a tua lista, com a contribuição dos amigos, eu entraria nela com o filme:

    "O Horror de Dunwich". Aquele com Sandra Dee, Dean Stockwell, Ed Begley.

    "From Beyond". Filme de 1986.

    E a série de telecontos "Racconti Neri". Interpretação de Giancarlo Giannini.

    Abraços
    Leonardo N. Nunes

    ResponderExcluir
  16. O Amigo Americano
    o livro da Patrícia Highsmith é excelente, mas o filme também é bom.

    ResponderExcluir
  17. Adorei o primeiro.
    Principalmente o início.

    ResponderExcluir
  18. Um dos meus filmes preferidos.
    A Natasha está linda naquela cena em que ela veste um sueter felpudo rosa com as costas nuas e se vira.
    A estória toda é muito comovente.

    ResponderExcluir
  19. Me lembro, que delícia de filme, aquela moça nem não moça mais com uma filha que vivia sendo dispensada pelos namorados até que encontra um cara lega.
    Gostaria de rever.

    ResponderExcluir
  20. Adorei,
    vários estilos de dança num mesmo salão de baile.

    ResponderExcluir
  21. Me lembro da atriz que queria porque queria comer manteiga, ou algo que o valha, e criou a maior confusão por isso.

    ResponderExcluir
  22. Excelente!
    Aliás qualquer coisa que o Jack Nicholson tenha feita feito virou obra prima e com Stephen King então.

    ResponderExcluir
  23. Tive que levar minha filha para ver tantas e tantas vezes até comprar o DVD que acabei enjoando, mas acho que se o filme não tivesse sido tão idolatrado eu teria gostado mais...se tornou enjoativo.

    ResponderExcluir
  24. Ótimo!
    Quero rever.
    Adoro a cara de psicopata do Anthony Perkins.

    ResponderExcluir
  25. Outro belo filme baseado em livro excelente de Patricia Highsmith.

    ResponderExcluir
  26. ...a música é linda...
    e a estória é muito boa também.

    ResponderExcluir
  27. "Tubarão" é o filme da minha vida. O filme que mais amo de todos. E ponto final. Assisti no cinema no lançamento com 10 anos de idade, e o filme era proibido para menores de 14 anos. Lembro de cada detalhe da sessão, em dezembro de 1975. :-)

    Mas das continuações, só gosto mesmo de "Tubarão 2". O 3 e o 4 eu faço questão de NÃO TER! :-)

    ResponderExcluir
  28. Renata, não existe continuação alguma de "O Iluminado"!!! Você deve estar confundindo com a versão que foi lançada em 1997, feita para a TV como uma minissérie e lançada em VHS por aqui, com direção de Mick Garris e produção do próprio Stephen King, autor do livro e que detesta o filme do Kubrick. No qual eu discordo dele enfaticamente!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  29. Eu lembro, claro!!! :-)))

    Saudades de ti também!

    ResponderExcluir
  30. Faça isso, Ju! :-)

    Mas um dos meus grandes orgulhos dessa lista é ter visto a grande maioria desses filmes NO CINEMA, muitos em seus respectivos lançamentos por aqui. ;-)

    ResponderExcluir
  31. Nunca consegui assistir "O Horror de Dunwich" inteiro, Leo. Gostaria muito! A trilha sonora está na minha lista de desejos de CDs.

    "From Beyond" eu acho um lixo!!! Não entraria nem numa lista de 10 mil filmes preferidos minha!!!

    Esse último eu não conheço.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  32. Eu inverteria essa frase, Denise. Adoro Patricia Highmith e também li o livro. Mas pra mim "O Amigo Americano" é EXCELENTE, mas o livro também é bom. ;-)

    ResponderExcluir
  33. Vi "Ruas de Fogo" no cinema, quando foi lançado por aqui. Gosto do filme, é ótimo! Mas não entraria nem numa lista dos 500 que mais amo, com certeza não.

    ResponderExcluir
  34. Esse livro dela eu não li. Mas gostaria muito! Que eu saiba foi o primeiro livro dela, né?

    ResponderExcluir
  35. NÃÃÃÃÃO GOSTOU????????????????????? É um dos 5 filmes da minha vida!!! Assisti 29 VEZES NO CINEMA!!!!!!!!!!!!!!! :-)))))))

    ResponderExcluir
  36. Bem, já disse aqui. E digo sempre. "Tubarão" é o filme que mais amo na vida. :-)

    Mas a parte que mais adoro é a segunda metade do filme, a caçada do tubarão!!!

    ResponderExcluir
  37. Chorei todas as vezes que vi no cinema. E algumas das vezes que vi em VHS e em DVD. :-)

    Alguns filmes do Wenders são pedaços da minha alma.

    ResponderExcluir
  38. Tenho "A Garota do Adeus" em VHS, com som original e na versão dublada, onde o saudoso Francisco Milani fazia a voz do Richard Dreyfuss! De vez em quando revejo. Pena que nunca saiu em DVD no Brasil.

    ResponderExcluir
  39. Esse filme é belíssimo! E fantástico pelo fato de ninguém pronunciar nenhuma palavra o filme inteiro! Apenas música! :-)

    ResponderExcluir
  40. Hehehe! É isso mesmo, Denise. E era porque ela estava grávida e não sabia.

    A frase que mais me marcou de "A Noite Americana" é de Jean-Pierre Léaud, questionando todos: "Você acha que as mulheres são mágicas?"

    ResponderExcluir
  41. Jack Nicholson em "O Iluminado" e em "Um Estranho no Ninho" marcaram pra sempre! Na época ele virou o louco oficial de Hollywood! :-)

    ResponderExcluir
  42. É, a massificação pela mídia - tanto da canção com a Celine Dion quanto a superexposição do Leonardo DiCaprio - se tornaram insuportáveis mesmo. Mas "Titanic" é um dos filmes que mais amo na vida também! Assisti 11 VEZES NO CINEMA! E tenho o VHS duplo americano e a versão de luxo em DVD, com 4 discos. ;-)

    Também, sou obcecado por esse navio desde criança!!!

    ResponderExcluir
  43. Também adoro, Denise! Assisti na pré-estréia e modéstia à parte eu mesmo disse a melhor frase que já ouvi sobre o filme: "Não vi efeitos especiais em 'Jurassic Park'. Só vi dinossauros." ;-)

    ResponderExcluir
  44. Um filme extraordinário e poderoso até hoje!

    ResponderExcluir
  45. E o incrível é que a trilha sonora nunca tenha sido lançada em lugar nenhum do mundo! Só existe um disco com a versão do tema principal feita pelo rei das discotecas, Meco Monardo. Queria MUITO a trilha original do Elmer Berstein! Por enquanto fico apenas ouvindo "Blue Moon" nas duas versões mostradas no filme e "Bad Moon Rising" do Creedence Clearwater Revival.

    ResponderExcluir
  46. Conheci a cara de psicopata do Anthony Perkins ao vivo, em 1983, numa entrevista coletiva aqui no Rio. Tenho foto ao lado dele. Tá no meu álbum HITCH COCK & EU. ;-)

    ResponderExcluir
  47. Quando criança vi umas 6 vezes na TV, nas noites da Globo. Mas em 1980, quando o Hitchcock morreu, fui ver no cinema, no Lido 2, na praia do Flamengo. E quando saí tomei um susto com os pombos da área! Mesmo já tendo visto o filme tantas vezes ele me assustou mais ainda quando vi na tela grande!!!

    ResponderExcluir
  48. Quando criança vi umas 6 vezes na TV, nas noites da Globo. Mas em 1980, quando o Hitchcock morreu, fui ver no cinema, no Lido 2, na praia do Flamengo. E quando saí tomei um susto com os pombos da área! Mesmo já tendo visto o filme tantas vezes ele me assustou mais ainda quando vi na tela grande!!!

    ResponderExcluir
  49. Vi em janeiro de 1985 no saudoso Cine Veneza, na avenida Pasteur!!! Com minha primeira grande musa pessoal. Lembro bem da sessão... :-)

    ResponderExcluir