sexta-feira, 26 de junho de 2009

Michael Jackson's THRILLER




Em homenagem ao rei do pop, que acabou de se juntar a Elvis Presley, John Lennon, George Harrison, Janis Joplin, Jimmy Hendrix, Keith Moon, John Bonham, Brian Jones, Marvin Gaye, James Brown e Bob Marley, lembro aqui o videoclipe que revolucionou a linguagem dos videoclipes.

Produzido e lançado em 1982/83, com direção do cineasta John Landis ("Os Irmãos Cara-de-Pau", "Um Lobisomem Americano em Londres"), efeitos de maquiagem do oscarizado Rick Baker ("Um Lobisomem Americano em Londres", "Homens de Preto") e narração do monstro sagrado dos filmes de horror Vincent Price ("O Corvo", "O Abominável Dr. Phibes"), THRILLER é praticamente um minifilme de quase 14 minutos de duração.

Ele fez com que os videoclipes tivessem mais visibilidade e ganhassem mais respeito na mídia e abriu portas para muitos profissionais na área do audiovisual em todo o mundo. Sem falar que a música é o carro-chefe do álbum mais bem sucedido de Michael Jackson e do disco mais vendido do mundo em todos os tempos. Além do mais, é uma delícia de curta-metragem!

8 comentários:

  1. poxa..... eu nem lembrava mais desses detalhes todos.... Legal rever esse clipe (?). Nessa época ele ainda era neguinho.... de nariz fino....rs

    ResponderExcluir
  2. Esse videoclipe é realmente sensacional, Paulinha!!!! Me lembro bem dele, e me lembro também do "Making Michael Jackson's Thriller", em VHS, com 70 minutos de duração, com os bastidores do clipe. Assisti várias vezes em 1983 e em 1984, no VCR recém-comprado de um amigão meu na casa de campo dele em Petrópolis, com um bando de amigos e namoradas, em noites frias com todo mundo amontoado na sala com lareira e fog lá fora, hehe! Lembro bem das cenas do Rick Baker e dos assistentes maquiando o Michael Jackson de lobisomem para a cena inicial e do Rick usando uma camiseta escrito na frente "Do you wanna see something really scare?...", e atrás o logotipo do filme "Twilight Zone - The Movie", que o John Landis co-produziu e co-dirigiu com o Spielberg no mesmo ano que o clipe. :-)

    Pra mim isso é inesquecível!!!! :-)))

    ResponderExcluir
  3. O que a gente ama, não dá pra esquecer jamais!!! Nesse caso, "Twilight Zone - The Movie". ;-)

    Já procurei esse making of no Youtube mas não achei. Na Amazon tinha a fita VHS pra vender mas tá esgotada, e nunca foi lançado em DVD. Um dia eu consigo, só pra matar as saudades e rever essa cena e principalmente essa camiseta. Queria MUITO uma camiseta igual aquela!!!... :-)

    ResponderExcluir
  4. Ah tá ..eu vi o outro que vc tinha postado ! Mas é isso mesmo!Revolucionário! Eu lembro bem desse clipe . Lembro que fiquei super ansioso para ver , no Fantástico ! Quer dizer ...eu o vi pela primeira vez no Fantástico.eheheh...
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Pena que poucos lembram que ele foi o grande responsável pela nova linguagem dos videoclipes...
    Ou, não lembram porque nem sabem...

    ResponderExcluir
  6. Eu me lembro que a primeira vez que o vi esse video foi no Fantastico, que o apresentou em seu ultimo bloco. Fiquei vidrada! Adorei tudo!

    Tambem vi partes do making off, mas nao me lembro onde... pode ter sido no fantastico da semana seguinte. kkkk

    ResponderExcluir