quinta-feira, 23 de setembro de 2004

NIGHT GALLERY






Esta "galeria" apresenta mais de cem pinturas que ilustravam a abertura dos episódios do seriado de TV "Galeria do Terror" ("Night Gallery", 1970-73) de Rod Serling. Serling foi o criador, produtor, principal roteirista e apresentador da lendária série "Além da Imaginação" ("The Twilight Zone", 1959-1964), clássico que virou até expressão idiomática e que considero a melhor série televisiva de todos os tempos. "Galeria do Terror" foi uma tentativa de Serling de retomar o sucesso de "Twilight Zone", utilizando histórias que ficaram engavetadas desde 64, além de novos roteiros, com um toque de humor negro em grande parte dos episódios. Porém não teve tanto sucesso como o clássico que lhe deu prestígio. Mesmo assim "Galeria do Terror" teve momentos extraordinários, e contou com vários roteiristas, diretores e atores de primeira linha.

Em novembro de 1969 Rod Serling escreveu, produziu e apresentou um longa-metragem piloto, com três histórias: "O Cemitério", "Olhos" (dirigido pelo jovem Steven Spielberg e estrelado por Joan Crawford) e "Rota de Fuga". As telas apresentadas neste piloto foram pintadas por Jaroslav Gebr.

No ano seguinte a série estreou e todas os quadros de abertura foram pintados por Tom Wright, que hoje não pinta mais e trabalha como diretor de TV ("Arquivo X", "Millennium", entre outras séries). Wright começou a primeira temporada fazendo óleos sobre tela, até que mudou para tinta acrílica sobre papel especial, mantendo essa técnica até o fim da série, em 1973.

19 comentários:

  1. me amarrava neste programa. legal esta galeria...

    ResponderExcluir
  2. Twilight Zone era o máximo!
    Uma prova de que boa ficção pode ser feita com boas idéias, sem precisar de super efeitos especiais.
    Muita gente famosa começou fazendo alguns dos episódios.
    Já Night Gallery, eu não gostei tanto, mas reconheço que também tinha boas idéias!

    Valeu pela galeria!
    Eug

    ResponderExcluir
  3. Quero fazer um álbum de fotos do "Twilight Zone" também. Na minha opinião é a melhor série de TV de todos os tempos, disparado. É claro que era bem melhor que "Night Gallery", mas também gostava dessa e foi um achado encontrar essas pinturas!

    Tô planejando em breve fazer uns álbuns aqui no Multiply com séries nacionais e estrangeiras de que gosto muito, com texto, guia de episódios e várias fotos. Já estou preparando o primeiro! Esperem pra ver!
    :-))

    ResponderExcluir
  4. Fica o registro da minha ignorância. Nunca vi essa série, mas gostei bastante dos quadros.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Mas o "Além da Imaginação" você conhece, né, Ricardo? Pois então. O "Galeria do Terror" foi uma tentativa de continuação da série original, do mesmo criador, roteirista, produtor e apresentador Rod Serling. :-)

    Eu tenho quase toda gravada, da época que passou na TV Bandeirantes, no final dos anos 80 e início dos 90.

    Abração!

    ResponderExcluir
  6. Tá dando até pra ouvir a música tema do programa...
    Muito legal esse álbum!
    Bjkas

    ResponderExcluir
  7. Oz, eu achava que só eu e alguns tarados por Spieberg haviam visto a Galeria do Terror!!!!
    Além daquele dele, com a Joan Crawford, teve um que me impressionou muito, com o Roddy MacDowell, em que ele era neto ou sobrinho-neto de um velho rico, que morava ao lado de um cemitério. Um dia, ele empurrou o velho da escada ou pôs do lado de fora, no frio. O velho morre, o jovem cai numa vida tresloucada, acompanhado pelo mordomo com ar de reprovação. E tem um quadro na escada com o cemitério. Aí, começam a aparecer modificações no quadro, até que o rapaz morre do coração. O mordomo armara tudo e quando ele vira o rico herdeiro, o quadro começa a se modificar, indicando que o rapaz saíra do túmulo para pegar o mordomo. Lembra deste?
    Tinha um também com um ator conhecido que tinha ódio a negros e acaba num campo de concentração nazista.

    ResponderExcluir
  8. Olga, eu cresci assistindo "Galeria do Terror" e "Além da Imaginação" na TV!!! Muito me espanta o pessoal da minha geração não conhecer. E muito antes d'eu ser fã do Spielberg, eu já era fã de carteirinha do Rod Serling, criador e principal roteirista das duas séries!!! Ele é meu guru até hoje!!! :-)))

    Esse episódio com o Roddy McDowall e Ossie Davis que você citou é a primeira das três histórias do longa-metragem piloto da série, e o segundo quadro desta minha galeria, "O Cemitério". Acho um dos melhores de toda a série!!! É mesmo de gelar o sangue nas veias!!!!

    Tenho 2/3 da série toda gravada em VHS. Coleciono séries antigas (e algumas novas) e não podia deixar de ter "Night Gallery" em vídeo, né? ;-))

    Quanto à última história que você citou, a do racista que volta no tempo, não era da "Galeria do Terror", e sim do longa-metragem pro cinema do "Além da Imaginação", intitulado absurdamente no Brasil de "No Limite da Realidade" ("Twilight Zone - The Movie"). O roteiro e direção era de John Landis e o ator principal era o Vic Morrow (que fez a série "Combate") e que morreu decapitado durante as filmagens, quando um helicóptero caiu em cima dele. Morreram também o piloto e mais duas crianças. Foi o pior inquérito que Hollywood enfrentou nos anos 80!!! John Landis ("Um Lobisomem Americano em Londres", "Os Irmãos Cara-de-Pau") quase foi condenado!!!

    E obrigadíssimo pela visita e por todas essas lembranças! Bem que podíamos fazer umas sessões de "Galeria do Terror" pra matar as saudades, né? ;-))

    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. É um dos poucos temas de séries antigas que não tenho gravado em áudio, Sílvia. Mas pelo menos tenho a série quase toda gravada em vídeo pra matar as saudades de vez em, quando! :-))

    Vamos fazer umas sessões!!! ;-)

    Beijão!

    ResponderExcluir
  10. Olá, meu amigo OZ (Waldo!)
    Muito bom esse seu álbum, que é uma rartidade em termos de informações e fonte de pesquisa para quem quer relembrar!
    Abração!

    ResponderExcluir
  11. Atendendo a seu pedido, Oz:
    Ih, então eu mesclei dois filmes. Mas pelo que eu sabia, só o Vic Morrow morreu. Ele teria salvo as crianças.
    Agora eu tinha quase certeza que havia um quadro na galeria do terror com algo nazista e Klu-Klux-khan.
    O filme do Roddy MacDowell eu me lembro muito bem, porque minha mãe adorava o ator desde criança.
    Poxa, eu amaria uma sessão de Galeria do Terror. Não saiu em DVD lá fora?

    ResponderExcluir
  12. Oz, eu acho que era este o episódio ao qual eu me referia, que rolava uma Klu-KLux-Klan, um campo de concentração e uma crucificação. algo do gênero.

    ResponderExcluir
  13. Querida Olga,

    Por causa do teu conhecimento de causa e interesse pela série, somado ao fato d'eu ter encontrado todas as pinturas da "Galeria do Terror", fiquei tão empolgado novamente que resolvi reassistir aos episódios que tenho gravados!!! Ontem revi o longa que deu origem à série e hoje vi mais três episódios!!! :-)))

    Agora, te repondendo em partes:

    1- Sobre o acidente nas filmagens de "Twilight Zone - The Movie" (aqui "No Limite da Realidade (sic)), além do Vic Morrow e o piloto do helicóptero, as duas crianças morreram também. E foi justamente ISSO que mais pegou pro lado do John Landis, pois a cena foi filmada à noite e as crianças não tinham autorização pra filmar nesse horário, e mais bla-bla-blás burocráticos (como se se o acidente tivesse ocorrido de dia as mortes fossem passar impunes!). Isso tudo saiu num livro sobre o processo. Não cheguei a lê-lo todo, mas fiquei com ele um tempo e me inteirei do caso.

    2- O longa original "Night Gallery" foi exibido na TV brasileira com o nome de "Retrato de um Pesadelo", com as tais três histórias que já falei. A primeira, "O Cemitério", com o Roddy McDowall e Ossie Davis (A MELHOR DO LONGA!!!), a segunda, "Olhos", dirigida pelo Spielberg e estrelado pela Joan Crawford, e a terceira "Rota de Fuga" (ou "Campo de Concentração"), com Richard Kiley, sobre um oficial nazista que fugiu para Buenos Aires e tenta escapar dos seus perseguidores para dentro de um quadro onde um homem pesca num barco numa paisagem bucólica. Mas as coisas dão errado... com certeza é essa história que você lembrou!!! Porque a do racista nos dias atuais que vai parar num campo da KKK, num igarapé vietnamita e entre os nazistas é justamente o episódio do Vic Morrow do longa "Twilight Zone - The Movie"!

    3- Soube há pouco que "Night Gallery" foi lançado recentemente em DVD nos EUA, num box com a primeira temporada completa. Foram três. As outras duas devem ser lançadas em breve. Não sei se o longa "Retrato de um Pesadelo" faz parte desse box, espero que sim. De qualquer forma, não tenho DVD player e tenho isso em VHS, muito bem gravado e conservado! ;-))

    Mas menina, precisamos conversar mais sobre essas velhas séries!!!! SOU MALUCO E COLECIONADOR DISSO TUDO DESDE CRIANÇA!!!!! :-))))))
    Considero o "Além da Imaginação" original (1959-1964) o melhor seriado de todos os tempos!!!! Principalmente eram grandes aulas de roteiro e de produção!!! Idéias originalíssimas que abrangiam terror, ficção científica, romance, drama, comédia, guerra, faroeste... e por trás disso tudo falavam sobre o painel global daquela época de forma bastante crítica e lúcida!!! Literalmente UM SHOW!!!! :-))))

    Beijos e qualquer dúvida ou lembrança, MANDA!!! ;-))
    Oz

    ResponderExcluir
  14. Grande Nei!

    Sabia que você ia gostar desse álbum, nem tanto pela série em si, mas pela arte das pinturas. Afinal, um grande artista logo reconhece o outro, né? ;-)

    Um abração!
    Oz

    ResponderExcluir
  15. Houve uma retomada da série nos anos 90, se lembra? Passava na Globo, eu morria de medo (sou o público ideal de qualquer diretor de filme de terror: grito, escondo a cara atrás de mãos e almofadas, bato em quem está a meu lado, fico olhando por entre os dedos. Depois que acaba o filme, sou alvo de chacota, claro), mas teve alguns bons episódios, um deles sobre a pena de ser ignorado socialmente durante um período quando se demonstrasse frieza ou falta de solidariedade. Cheguei a ver alguns, como o de uma mulher que tinha um relógio que parava o tempo, de uns ´´indios que apareciam quando se usava uma máquina fotográfica. Eram interessantes e, talvez, calcados ou refilmados do original.

    ResponderExcluir
  16. Tenho essa também em VHS, Olga. Foi a versão 1985 do "Twilight Zone" - "The New Twilight Zone" - que passou aqui em 1988. Essa tenho a impressão que consegui gravar tudo o que a Globo passou (que infelizmente não foi a série completa).

    Lembro dos episódios que você citou, mas meus favoritos dessa nova versão da série foram "Rastejadores Noturnos", sobre um sujeito que materializava a guerra do Vietnã dos devaneios dele (direção de William Friedkin, o mesmo de "O Exorcista" e "Operação França 1 e 2"); "Alma Peregrina", sobre um cientista que descobre uma criança "virtual" (que vai virando uma mulher em questão de horas) dentro de um tubo onde ele fazia criações tridimensionais e descobre que ela era seu amor de uma vida passada, a quem ele continuava ligado nessa vida; "A Estrela", sobre um padre e um cientista numa missão espacial no futuro que descobrem os escombros de uma civilização alienígena devastada pela explosão de uma supernova, e que eles descobrem ter um significado fundamental na História da Terra; "Para Ver o Homem Invisível" (que você citou), sobre um homem condenado a uma "invisibilidade" social por ter sido frio com a esposa, considerado um crime emocional; e finalmente o que considero a grande obra-prima dessa nova fase: "Botão", sobre um casal ferrado que mora num conjunto de apartamentos e que recebe uma caixa de madeira apenas com um botão. Se eles apertarem o botão, duas coisas irão acontecer: uma pessoa em algum lugar do planeta irá morrer e eles receberão 200 mil dólares livres de impostos. Esse dilema misterioso ainda me faz esmagar o braço do sofá de tensão, mesmo já tendo visto dezenas de vezes!!! :-)))

    Como você vê, material pra uma maratona "Além da Imaginação" / "Galeria do Terror" / "The New Twilight Zone" é o que não me falta!!! PRECISAMOS MARCAR E CHAMAR O PESSOAL INTERESSADO!!!! :-)))))

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Lembrei-me também de um, numa sociedade futura, perfeitinha, em que o menino faz uns 8, 9 anos e os pais entram em pânico porque é o dia em que ele será submetido ao teste de inteligência. A gente é induzido a crer que o garoto é uma besta, e por isso os pais estão preocupados. Mas o menino é muito inteligente e por isso é morto.
    O do cara do Vietnã eu também me recordo e o do Botão, também.
    Eu adoraria rever estes filmes. Vamos procurar mais adeptos e marcar a sessão?

    ResponderExcluir
  18. Vamos marcar URGENTE!!!!! É só eu dar uma arrumada aqui em casa que a gente faz a sessão!!! Pode ser agora no carnaval? Eu não gosto de carnaval mesmo, não pretendo sair de casa e adivinha o que eu vou ficar fazendo??? Revendo essas coisas todas mesmo, além de ler e entrar na internet.

    O problema é arregimentar fãs... pelo visto, aqui no Multiply, só você, eu e alguns poucos amigos... :-(

    ResponderExcluir