segunda-feira, 6 de setembro de 2004

OS 20 MELHORES FILMES DA HISTÓRIA DO CINEMA (na minha opinião, naturalmente!)

Rating:★★★★★
Category:Movies
Genre: Other


Como sou professor de História do cinema, roteirista profissional e formado em cinema na UFF, nada mais natural do que recomendar filmes imprescindíveis para quem gosta e/ou quer conhecer melhor a sétima arte. É claro que essa é uma questão muito subjetiva, mas como também já fui crítico de cinema (da revista Cinemin, entre outros veículos), tento ser o mais objetivo e imparcial possível. Para mim um crítico tem a obrigação de deixar o gosto pessoal de lado ao julgar um filme. Meu critério principal foi selecionar os melhores cineastas de todos os tempos e a obra mais forte e significativa de cada um deles.

Aqui vai minha lista, em ordem cronológica:

1. O GABINETE DO DR. CALIGARI (Das Kabinett des Doctor Caligari, 1920), de Robert Wiene
2. O ENCOURAÇADO POTEMKIN (Bronenosets Potyomkin, 1925), de Sergei Eisenstein
3. TEMPOS MODERNOS (Modern Times, 1936), de Charles Chaplin
4. CIDADÃO KANE (Citizen Kane, 1941), de Orson Welles
5. A FELICIDADE NÃO SE COMPRA (It's a Wondeful Life, 1946), de Frank Capra
6. CREPÚSCULO DOS DEUSES (Sunset Boulevard, 1950), de Billy Wilder
7. RASTROS DE ÓDIO (The Searchers, 1956), de John Ford
8. MOBY DICK (Moby Dick, 1956), de John Huston
9. TRONO MANCHADO DE SANGUE (Kumonosu Jo, 1957), de Akira Kurosawa
10. PSICOSE (Psycho, 1960), de Alfred Hitchcock
11. O ANJO EXTERMINADOR (El Ángel Exterminador, 1962), de Luis Buñuel
12. WEEKEND À FRANCESA (Week End, 1967), de Jean-Luc Godard
13. MACUNAÍMA (1969), de Joaquim Pedro de Andrade
14. LARANJA MECÂNICA (A Clockwork Orange, 1971), de Stanley Kubrick
15. AMARCORD (Amarcord, 1973), de Federico Fellini
16. A NOITE AMERICANA (La Nuit Américaine, 1973), de François Truffaut
17. TUDO BEM (1978), de Arnaldo Jabor
18. OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA (Raiders of the Lost Ark, 1981), de Steven Spielberg
19. ZELIG (Zelig, 1983), de Woody Allen
20. ASAS DO DESEJO (Der Himmel Über Berlin, 1987), de Wim Wenders

42 comentários:

  1. . . O ENCOURA�ADO POTEMKIN (Bronenosets Potyomkin, 1925), de Sergei Eisenstein
    . TEMPOS MODERNOS (Modern Times, 1936), de Charles Chaplin
    . CIDAD�O KANE (Citizen Kane, 1941), de Orson Welles
    . A FELICIDADE N�O SE COMPRA (It?s a Wondeful Life, 1946), de Capra
    RASTROS DE �DIO (The Searchers, 1956), de John Ford
    O ANJO EXTERMINADOR (El �ngel Exterminador, 1962), de Luis
    . MACUNA�MA (1969), de Joaquim Pedro de Andrade
    AMARCORD (Amarcord, 1973),
    La Dolca VIta de Federico Fellini
    OS CA�ADORES DA ARCA PERDIDA 1981), de Steven Spielberg
    Anne Hall,
    Purple Rose of Cairo de Woody Allen
    ASAS DO DESEJO (Der Himmel �ber Berlin, 1987), de Wim Wenders
    Fale com ela
    Sete samurais
    Sete homens e um destino
    VIiver ( IKIRU ) de Kurosawa
    Baisers vol�es de Truffaut
    BEN-HUR
    UMA NOITE NA �PERA

    ResponderExcluir
  2. Sabe o que eu gosto destas listas que vcs fazem? Copio tudo para o meu palm. Consulto nas liquida��es de DVD das Lojas Americanas e quando vou � locadora. E estou ficando boa nisso. Da sua lista eu s� n�o vi tr�s. Um dia acabo entendendo desse neg�cio! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Listinha caprichada!

    J� vi muitos dela, por obriga��o e por divers�o!

    :-)))

    Abs
    Roberto

    ResponderExcluir
  4. Em verdade, a minha lista de 20 melhores filmes deveria ter uns 50!

    ResponderExcluir
  5. Eu tentei fazer uma lista dos 10 mais, mas ficou impossível! Não dá pra deixar metade desses cineastas de fora! Um dia eu me animo e faço a lista dos 100 melhores.

    Porém a listagem dos meus 20 favoritos não necessariamente bate com essa que fiz. A dos favoritos é encabeçada por "Tubarão", tem os três Indiana Jones, a trilogia clássica de "Guerra nas Estrelas", "O Iluminado" do Kubrick, "Paris,Texas", "Ao Passar do Tempo", "Alice nas Cidades" e "O Amigo Americano" do Wenders, "Manhattan", "A Rosa Púrpura do Cairo", "Broadway Danny Rose" e "Memórias" do Woody Allen, "Titanic" do Cameron, "O Dirigível Hindenburg" do Robert Wise, "A Casa da Noite Eterna", "Assassinato Por Morte", "A Garota do Adeus", e 'mutcho más cositas'...

    ResponderExcluir
  6. CACETA! Eu pensei que s� eu tivesse assistido e gostado do "Assassinato por Morte" (Murder by Death com David Niven entre outros). Este � um daqueles filmes que faz a gente ficar de p� no meio da sala nos minutos finais e continuar pensando nele por mais 2h23min depois que termina.

    ResponderExcluir
  7. �tima lista, segundo os crit�rios apresentados... ainda tenho q ver um ou dois que me escaparam dela. Engra�ado como a aprecia��o intelectual tem algo em comum mas n�o coincide com o que se gosta mais, com o afetivo! Minha lista pessoal incluiria Cinema Paradiso (com o meta-cinema nostalgico e triunfal do final), e O Toque da Maldade do Orson pq foi como ver o Spirit dos quadrinhos que sempre amei em movimento!

    ResponderExcluir
  8. Vou ficar devendo a minha lista, é muito difícil escolher os 20 melhores!! :-)
    Nos meus favoritos, incluiria "Manhattan" e "um Homem, uma Mulher".

    ResponderExcluir
  9. Alguém se lembrou de Tudo Bem. Eu pensava que só eu tinha gostado, ninguém fala nesse filme...

    ResponderExcluir
  10. ÊEEEEEE!!! Dessa listinah já vi 5 filmes:
    Psicose, Encouraçado Potenkim, laranja mecânica, tempos modernos e cidadão Kane! ;) até que enfim estou me atualizando!

    ResponderExcluir
  11. É um dos filmes que mais AMO na vida, Eliane. Falem o que quiser, mas já fiz uma longa defesa sobre ele em duas listas de discussão (eu devia era ter guardado isso...). Considero um filme primoroso, uma obra-prima, em todos os sentidos.

    Mas eu sou suspeito pra falar... ou eu fui um dos irlandeses que construiu o navio ou fui um dos que morreu nas águas congeladas do Atlântico Norte depois da colisão com o iceberg. Não tenho a mais remota dúvida disso! ;-)

    Beijos,
    Oz

    P.S.: Aliás, revi essa semana... hehehe! :-)P

    ResponderExcluir
  12. É um desafio e tanto, caro amigo. Listar 20 é quase impossível. Em meu site lancei um desafio mais mortal. Listar 10. Sabe quantas listas recebi? 5. Ninguém se arrisca a fazer tais listas tão resumidas, tal é a paixão pelo cinema. Quando você desafia alguém para isso, os cinéfilos produzem listas de 50 ou mais melhores filmes. Depois na hora de depurar para 20 ou 10 não conseguem descatar este ou aquele.
    É isso que encanta na sétima arte. Não há como selecionar o que é melhor. Mas é muito facil descartar o que é pior.

    ResponderExcluir
  13. Faltam muitos...
    Gosto quando vc coloca sua foto no rédixóti, já que a gente não se encontra muito, pelo menos aviva a memória...rs

    ResponderExcluir
  14. A melhor pedida pra esse Natal é assistir O FILME DE NATAL por excelência, "A FELICIDADE NÃO SE COMPRA" ("It's a Wondeful Life", 1946), de Frank Capra!!! ;-)

    E esse no headshot sou eu com 27, 28 anos. Como disse em outro post, é a cara que sempre quis manter como minha marca registrada. ;-)

    Mas o tempo não para... não PÁRA!... não, não para!... :-P

    Abração!

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho uma foto assim, que gostaria que fosse a atual...tão diferente...hoje o espelho nem me reconhece...
    Adoro sabe qual? Old lace and Arsenic. Gostaria de ter em casa.

    Chaaaarge

    ResponderExcluir
  16. Sei bem como é isso, Marcelo... minha cara atual taqui, http://ozlopesjr.multiply.com/photos/album/90/JEKYLL_HYDE , ao lado dessa foto do heatshot. E eu detesto espelhos. :-P

    "Arsenic and Old Lace" é uma delícia de filme!!!!!! Tenho só em VHS, não foi lançado por aqui ainda em DVD. Adoro Capra e dele gosto de várias outras coisas também, em especial "A Mulher Faz o Homem" e "Do Mundo Nada se Leva", ambos com meu "amigo" (http://ozlopesjr.multiply.com/photos/photo/26/49.jpg) James Stewart. :-))

    Chaaaaaaarge!!!! :-)P

    ResponderExcluir
  17. Na minha opinião os 2 melhores filmes são...

    20- ''Em busca de um milagre''- Genero- Drama com Tom Hanks
    19- ''Jogo de Amor em Las Vegas''- Genero- Comedia com Cameron Dias
    18- ''A Procura da Felicidade''-Genero- Drama com Will Smith
    17- ''Rambo I ''-Genero - Aventura com Silvester Stallone
    16- ''Uma Linda Mulher''- Genero- Romance com Julia Robert e Richard Gee
    15- ''Gangster''- Genero- Policial com Denzel Washington
    14- ''Indiana Jones 3'' -Genero- Aventura com Pat Roach
    13- ''Tempestade do seculo"-Genero-Terror
    12- "Hancock"- Genero- Aventura com Will Smith
    11- "Caçador de Pipas"-Genero- Ação
    10- "Forrest Gump"-Genero- Comedia com Tom Hanks
    9- "Codigo da Vinci"-Genero- Policial com Tom Hanks
    8- "Ta todo mundo Louco"- Genero-Comedia com Breckin Meyer e Mr Beam
    7- "Cop Land" Genero- Suspense com Silvester Stallone
    6- "Os Homens de Honra"- Genero- Drama com Cuba Gooding Jr.
    5- "Todo mundo em panico(todos)"- Genero- Comedia
    4- "Os Intocaveis"- Genero- Policial com Robert De Niro
    3- " Sete Vidas"- Genero- Drama com Will Smith
    2- " Cidade Sol (Li este livro e tera no cinema)"- Genero- Drama
    1- " Os Imperdoaveis"- Genero - Faroeste, com Morgan Freeman

    ResponderExcluir
  18. 1º The Lord of the rings (O senhor dos aneis) Melhor filme da humanidade *

    ResponderExcluir
  19. QUEÍSSO!!!!!!!!!!!!!
    Não o colocaria nem entre os 2 mil melhores!!!!!!!! :-P

    Pensar assim é pra quem não viu quase nada de mais de 110 anos de cinema!!!

    ResponderExcluir
  20. QUEÍSSO!!!!!!!!!!!!!
    Não o colocaria nem entre os 2 mil melhores!!!!!!!! :-P

    Desculpe dizer, mas pensar assim é pra quem não viu quase nada de mais de 110 anos de cinema!!!

    ResponderExcluir
  21. Fiquei esperando a citação de Bergman e Tarkovski. Eu gosto de ambos, e creio que na arte de cinema, são obrigatórios, Bergman pela introspecção e psicologia, Tarkovski, principalmente pelas aulas de movimentos cinematográficos. Gostei da lista, assisti a maioria,só não gostei do Indiana Jones.

    ResponderExcluir
  22. Janaina, respeito muito Bergman e gosto de 5 filmes dele - "O Sétimo Selo", "Morangos Silvestres", "Fanny & Alexander", "O Ovo da Serpente" e "A Hora do Lobo" (não vi "Persona" nem "Gritos e Sussurros", dois filmes que imagino que eu iria gostar) - mas acho Bergman insuportavelmente CHATO!!! E gosto muito das poucas coisas que vi de Tarkovski - especialmente "Solaris" e "Stalker". CLARO que ambos são cineastas fundamentais para a História do cinema, isso é indiscutível! Mas numa lista de 20 melhores, preferi escolher os cineastas e filmes que incluí.

    E "Caçadores da Arca Perdida" é (também) indiscutivelmente O MELHOR filme de aventura da História do cinema. E cinema de aventuras é tão importante quanto filmes introspectivos e psicológicos, nem mais nem menos. ;-)

    ResponderExcluir
  23. 1 titanic
    2 jogos mortais 1
    3 jogos mortais 3
    4 Os normais 2 - A noite mais maluca da historia
    5 A cidade de Deus
    6 Codigo da vinci
    7 Anjos e Demônio
    8 fahrenheit 11 de setembro
    9 Tiros em Columbine
    10 Hotel de Ruanda
    11 A Paixão de Cristo
    12 Menina de Ouro
    13 Minority Report - A Nova Lei
    14 American pie - Caindo em Tentação
    15 Tropa de Elite
    16 Ghandi
    17 O Gladiador
    18 O homem que Desafiou o Diabo
    19 Embarque Imediato
    20 O amor pede Passagem

    POr ai nessa lista só tem filme velho então resolvi inumerar filmes da atualidade e pra mim sãoos melhores concerteza
    1 Titanic não tem outro com uma historia que tentou retratar vidas perdidas amores perfeitos e não com um final perfeito merecidamente mereceu ganhar 11 oscar
    2 Jogos Mortais revolucionou a historia filmes de terror sendo um "Serial killer" una pessoal normal como eu usando apenas sua sabedoria não um monstro pessoas que usem a força onde jimsaw ele da uma segunda chance e quer que vc der valor a vida e a cenas de terror são as melhores que já vi onde ele joga com a vida das pessoas e com um de apenas 1 milhão de dolares
    3 Jogos Mortais 3 onde eles conseguirão chegar bem perto do terror que teve no primeiro (por que o segundo só foi pra continuar a historia) impressionante com o final supreendente vale a pena assistir
    4 Depois um belo seriado na tv e com um bom filme feito no primeiro o segundo Os normais é tão engraçado que literalmente eu chorei de rir ao sair do cinema uma atuação quase perfeita de Luis fernando guiramães e Fernanda Torres (Rui e Vani) Eu digo é muito bom mesmo
    5 Cidade de Deus Injusto, Injusto não ganhar nenhum prêmio no oscar mas não importa essa premiação séria apenas um detalhe filme bem dirigido por Fernando Meirelles e com um roteiro otimo alias tudo nele gostei bastante
    6 Baseado no best seller de Don Brown apesar de mudar bastante do livro conseguio passar sua mensagem com o professor Langdon foi um filme extremamente emocionante, intenso belas fugas onde vc aprende mais sobre historia mais eu recomendo primeiro ler o filme depois assistir mas é muito bom
    7 Uma continuação que tem mais a ver com livro com belos efeitos especiais ( alias que qualquer filme de Hollywood sabe fazer) Anjos e Demônio merece ser assistido varias vezes e com um final suprendente merece ser assistido
    8 fahrenheit 11 de setembro Michael Moore sabe fazer um bom documentário mesmo com Humor, emoção e argumentos conclusivos ele ataca diretamente ao ex presidente dos EUA Goorge W. H. Bush e suas ligações com familia de Bin Laden onde ele pergunte aos deputados se ele mandaria seu filho a guerra do Iraque sabe tem um pouco de senssacionalismo mas eu garanto você concordando com ele ou não com métodos deles merece ser assistido!!!!!!!!!!!!!!!
    9 Tiros em comlubine ele ataca a cultura americana de ter armas e por causa disso aconteceu a tragédia em comlubine eu asisti 4 vezes e não me canso de assistir é engraçado e com um texto irreverente vcs tem assistir
    e por ultimo por preguiça mesmo
    10 Hotel de Ruanda filme belo emocionate e totalmente real fiel a sua historia de um homem e não pensou em si proprio onde ele pensou que todo mundo igual e não discriminou ninguem por sua étnia e o descaso das autoridades por Ruanda merece ser assistido agora coloque um lenço ao seu lado pra não chorar!!!!!!!!!!!!
    comente ai ozlopesjr

    ResponderExcluir
  24. Sinceramente, comentar O QUÊ???

    Pra começo de conversa, alguém que considera obras-primas fundamentais da História do cinema como "filme velho" não merece atenção. Não existe filme velho nem filme novo, existe filme bom e filme ruim.

    Até dá pra entender e considerar filmes como "Titanic", "Cidade de Deus", "Hotel Ruanda", "Menina de Ouro", "Ghandi", "Tropa de Elite" ou "Gladiador" numa lista de melhores, por questões subjetivas, naturalmente, pois realmente são grandes filmes que merecem atenção e destaque. Mas à partir do momento que você lista coisas como "Jogos Mortais 1 e 3", "American pie - Caindo em Tentação" e "O Homem Que Desafiou o Diabo", considerando a possibilidade de estarem entre os melhores filmes de todos os tempos (!!!???!!!???)... perdeu completamente a credibilidade e qualquer possibilidade de discussão.

    E eu repito: comentar O QUÊ???

    ResponderExcluir
  25. é me desculpe eu sei que fui muito rude e preconceituoso na forma que falei mas os criticos pegão um pouco pesado nas suas escolhas assiste a maioria e ve que são bons mas na verdade eu quis numerar os melhores da minha época eu só tenho 16 anos e queria daminha época é que eu quero seguir essa área mas sem como mas foi isso que fazer e também sou adoloescente e amaioria dos meus filmes são premiados pela o oscar e com diretores premiados e tambem temos que dar a valor ao cinema brasileiro que vem crescencendo depois do back que teve na década de 90 é tamem tenho que concordar Amereican pie e o homem que desafiou o diabo foi mas um gosto pessoal do que crítico agora jogos mortais achei um filme revolucionador dos outros filmes de terror que já assastir não aquele matador com alguma coisa cortante ou serial killers sem noção (a não ser hannibal em o silêncio dos inocentes) que mata por matar ou algum monstro tem uma menssagem legal no filme desse tenho que discodar de vc apesar disso me indica umas filmes pra quem quer começar uma carreira nesse tipo de area

    ResponderExcluir
  26. pelo menos nenhum dos meus filmes foi escolhido para o framboesa de ouro tenho que me orgulhar disso

    ResponderExcluir
  27. minha lista é:

    Platoon
    A vida é bela
    O Pianista
    O paciente Ingles
    A lista de Shindler
    Romeu e julieta
    Scarface
    Chá com Mussolini
    Apocalipse Now
    Casablanca
    E o vento levou

    ResponderExcluir
  28. Gostei da lista mais acho q estão faltando alguns como Platoon, Casablanca, E o vento levou...

    ResponderExcluir
  29. Aghata, "Platoon" eu jamais colocaria nessa lista, pois nunca gostei do filme. E em se tratando de filmes sobre o mesmo tema - a guerra do Vietnã - os meus favoritos são "Apocalipse Now" do Coppola e "Full Metal Jacket" do Kubrick, que também considero filmes excepcionais.

    Concordo contigo sobre "Casablanca" e "... E o Vento Levou". São dois filmes magníficos mesmo. O primeiro inclusive é o filme com os melhores diálogos de toda a História do cinema, na minha opinião. Mas ainda os coloco depois dos 20 que listei, por tudo o que eles representam como contribuição para a arte cinematográfica.

    Sua lista é bacana, porém sinto que você foi apenas pelo caminho da preferência pessoal em detrimento de um julgamento analítico dos méritos de cada um dos filmes. Eu sempre gosto de deixar claro: filmes favoritos é uma coisa, melhores filmes é outra BEM DIFERENTE!!! ;-)

    ResponderExcluir
  30. Ok ...porem acho q aii vc tbm foi para um gosto pessoal, VC, ñ gostou de Platoon.

    Tenho outra listinha


    Veludo Azul
    Chinatown
    Pulp Fiction - Tempo de Violência
    Julgamento em Nuremberg
    Os bons companheiros
    A Felicidade Não Se Compra
    Laura
    A vida dos outros
    Viridiana
    Tristana, uma paixão mórbida.

    Pode ñ ser os melhores filmes da HISTÓRIA do cinema...mais eu gosto muito.

    ResponderExcluir
  31. Todos os que você listou são realmente filmes excelentes!!! Sem tirar nem por!!!

    E não apenas "não gosto" de "Platoon", mas também não o considero um filme digno de figurar numa lista de 500 melhores filmes da História do cinema. Falo isso como crítico e como estudioso de cinema há mais de 20 anos.

    ResponderExcluir
  32. Jesus Cristo... quanta lista furada !
    Tem até Arnaldo Jabor... que lastima !
    Listas cheias de CULTs do cinema. Porém a verdade é que ninguém bate Hollywood por mais CINEART que seja. Qualquer filme nessas listas não chega aos pés de "E O VENTO LEVOU". Já assisti todos esses das listas para saber que E O VENTO LEVOU por mais "pop" que seja foi o maior de todos. Não em minutos ou só pelo dinheiro investido. Jamais conseguiram repetir a qualidade de um filme que jamais vai envelhecer em termos de qualidade de entretenimento. A lista do 0 ao 20 pode ser preenchida com o grande E O VENTO LEVOU !!!! E tenho dito !

    ResponderExcluir
  33. 01- E O VENTO LEVOU (1939)
    02- BEN HUR (1961)
    03- UM CORPO QUE CAI (1959)
    04- JANELA INDISCRETA (1954)
    05- CASABLANCA (1940)
    06- TITANIC (2006)
    07- EM ALGUM LUGAR DO PASSADO (1980)
    08- FARRAPO HUMANO (1945)
    09- COMO ERA VERDE MEU VALE (1940)
    10- LENDAS DA PAIXÃO (1994)
    11- MÁGICO DE OZ (1939)
    12- 2001 - UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO (1969)
    13- DANÇA COM LOBOS (1990)
    14- SUPERMAN - O FILME (1978)
    15- DE VOLTA PARA O FUTURO (1985)
    16- FOREST GUMP (1993)
    17- ENCONTRO MARCADO (1998)
    18- UMA MENTE BRILHANTE (2001)
    19- TEMPOS MODERNOS (1936)
    20- TOP GUN (1987)

    Mais escondido deixo "A noviça rebelde" que é mico falar... mas vamos falar a verdade. Por mais que achemos um filme melado... ninguém resiste ! Não entrou na lista por vergonha... mas é um dos TOP da história do cinema ! risos

    ResponderExcluir
  34. Realmente é impossível fazer uma lista de 20 apenas... depois que enviei comecei a ser POVOADO por aparições de mais filmes que cometi o sacrilégio de não incluir.... mas fazer o que ?

    enviar uma pequena resalva para não passar a noite em claro se culpando...

    Não me recordo de ter visto ALFRED HITCHCOCK nas listas anteriores o que é um sacrilégio monstruoso.

    Esqueci de PSICOSE (para dizer o mínimo)

    Sou louco por DISQUE M PARA MATAR onde Ray Milland destroi ! ... só destroi menos que em FARRAPO HUMANO um dos OSCAR de melhor ator mais merecidos de toda história do cinema.


    Acho bacana colocarem A FELICIDADE NÃO SE COMPRA... mas confesso que esse filme não era tudo que eu esperava quando assisti. Troco facilmente o James Stewart em "A LOJA DA ESQUINA". Muito mais interessante.

    Não vou continuar listando.. são muitos e não adianta ficar remoendo.. a lista principal já foi postada !

    Abraço

    ResponderExcluir
  35. "Psicose" está lá na minha lista, olhe novamente. Para mim Hitchcock é o maior contador de histórias do século 20 e "Psicose" o melhor filme da História do cinema. Porém jamais ordeno os filmes por preferência pessoal. Tento fugir o máximo do subjetivo e ser o máximo objetivo quando analiso filmes. Creio ser essa a verdadeira função de um crítico e estudioso de cinema, coisa que sou desde os anos 80.

    ResponderExcluir