domingo, 11 de setembro de 2005

FEIRA DA PRAÇA XV, UM EXERCÍCIO DE IMAGINAÇÃO


 

Sábado de manhã é dia de malhação. Não o tipo de malhação tão popular nas academias e praças de esporte da cidade, mas de um tipo de exercício que quase nenhum adulto faz e que é lei no universo infantil. Estou falando de exercitar a mente, mais especificamente a criatividade, a imaginação. Sábado de manhã é dia de passear na Feira de Trocas da Praça XV, no Centro do Rio.

Na ativa desde meados dos anos 70, a Feira de Trocas acontece todo sábado, das 5 da madrugada até às 2 da tarde, debaixo do viaduto da Praça XV. No começo merecia esse nome, pois na maioria das negociações o vil metal não estava presente. As pessoas levavam objetos de casa que não queriam mais e trocavam com os barraqueiros, por novos objetos de desejo e outros itens curiosos. Lembro que uma vez meu pai me levou lá quando eu tinha 10 ou 11 anos para trocar um jogo de tabuleiro que já tinha cansado. A ironia do destino é que o troquei por outro jogo de tabuleiro, este chamado TROCA. Nem preciso dizer que ele virou o símbolo da feira para mim.

Redescobri a Feira de Trocas no final dos anos 90 e passei a freqüentá-la quase que religiosamente, todo sábado de manhã. Antigamente eu chegava lá depois das 11 da manhã. Mas como já tinha ouvido falar que ela começava de madrugada, e que era preciso madrugar para achar alguns pequenos tesouros, um dia resolvi conferir. Atravessei uma sexta-feira à noite sem dormir e às 4:30 parti para a Praça XV com a curiosidade aguçada. Era preciso uma lanterna para examinar as poucas barracas que já estavam começando suas ofertas, mas quando o sol resolveu aparecer, realmente ficou mais fácil descobrir algumas pérolas perdidas no tempo.

A Feira da Praça XV tem qualidades fabulosas. A primeira é que você pode arrematar vários pedaços de sonhos e peças surpreendentes por verdadeiras bagatelas. Há uns três anos uma querida amiga paulista esteve lá comigo e comprou uma jaqueta jeans encrustada de terra e poeira por 2 reais. Mais tarde ela lavou a jaqueta e viu que estava em perfeito estado, e já amaciada pelo tempo. A terra e a sujeira saíram por completo e ela pode usar uma roupa única, com um custo ínfimo. Eu mesmo costumo pagar cerca de 1 ou 2 reais por cada item quando vou lá. Ontem saí de lá com 8 objetos nos quais gastei 12 reais - entre eles uma réplica em plástico perfeita da estatueta do Oscar. E ainda vendi uma caixa de miniaturas por 30 reais e um carrinho de ferro por 10 reais. Uma vez fui à Feira com 7 reais e saí de lá com 3 itens - um postal, um chaveiro e um brinquedo - e ainda com troco no bolso.

Outra grande qualidade da Feira é exercitar a imaginação, como já disse no início do texto. Como faço maquetes e dioramas, estou sempre pensando em como incrementar e subverter meus pequenos mundos em miniatura. Minha criatividade, sempre provocada pelos badulaques da feira, transforma molas, chaveiros, brinquedos, rótulos de bebidas antigas, miniaturas e outros bricabraques em objetos funcionais e imprescindíveis dentro dos dioramas. Objetos que nunca passaram pela cabeça dos fabricantes de brinquedos, maquetes e miniaturas. Cada sábado é uma verdadeira malhação da imaginação, ao olhar cada coisa e vê-la transformada em outra pelos olhos da mente e da criatividade. É como um passeio no Jardim da Criação.

Um colega que vive de comprar e vender brinquedos já faturou pequenas fortunas comprando bonecos de coleções infantis como 'Meu Querido Pônei', 'Moranguinho' e 'GI-Joe' por trocados e os revendendo na internet para colecionadores ingleses, americanos e japoneses por milhares de dólares.

Além disso, mesmo se você não estiver interessado em gastar nada, corre o risco de encher os olhos de lágrimas se deparando com lembranças da sua infância. LPs, álbuns de figurinhas, brinquedos de lata, roupas antigas, relógios, carrinhos, plastimodelos e bonecos Mug de pano preto e quadriculado resgatam a emoção da infância e adolescência perdida de cada um. Enfim, a Feira de Trocas da Praça XV é garantia certa de diversão, nostalgia, bons negócios e ótimas surpresas.

 

20 comentários:

  1. Oi, Oz!

    Adorei essa sua matéria sobre a feira de trocas!
    Fiquei interessadíssima porque eu e minha filha resolvemos colecionar papéis de carta. Eu achei minha coleção velhinha no armário e estamos aumentando dia após dia.
    Será que encontro papéis de carta antigos por lá?
    O que você acha?

    Parabéns pelo post! Está digno de jornal de bairros!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Renata!

    Obrigado pelo elogio. Engraçado é que já trabalhei no Jornal de Bairros do Globo, mas como fotógrafo. :-)

    Não sei se você encontra papéis de carta na Feira da Pça. XV, mas é provável. Lá tem de tudo!

    Os itens mais raros e preciosos que encontrei lá, além da réplica da estatueta do Oscar, foram uma estatueta em vinil do Indiana Jones de dois palmos de altura, uma miniatura em metal da Arca da Aliança, um cachalote branco de borracha e dois barcos a remo (que logo logo vou transformar num diorama de Moby Dick), uma maquete oficial americana da Batalha de Hoth, de "O Império Contra-Ataca", um Ford T em metal com capota, um álbum de figurinhas de Superman - o Filme, algumas gravuras de Degas, alguns bons livros, uma máquina de escrever Underwood original de 1930 (e funcionando!), um mini-jornaleiro em chumbo anunciando o naufrágio do Titanic, um riquixá de 2 cm em marfim, quatro dentes fósseis de tubarão, um sarcófago egípcio em metal do British Museum, chaveiros de Fanta Limão e Crush, micro-canecas em metal e louça, garrafinhas de plástico de bebidas diversas (para a Cantina), duas miniaturas de Aliens do filme de Ridley Scott, e miniaturas perfeitas de mesas e cadeiras de botecos cariocas com tampo de mármore (aqui em acrílico leitoso) que podem ser vistas nas fotos do diorama da Cantina de Mos Eisley.

    Acho que se pode encontrar QUALQUER COISA na Feira da Pça. XV!!! ;-)

    Beijos,
    Oz

    ResponderExcluir
  3. Feira interessante.
    Pena que é longe pra mim.
    :)

    ResponderExcluir
  4. Pra mim então, que estou em São Paulo...

    Gostei do texto. Andou sumido, hein, rapaz?

    beijão
    Ana

    ResponderExcluir
  5. Essa feira é imperdível!!! Melhor que ela só mesmo a feira da Benedito Calixto, em Sampa. ;-)

    ResponderExcluir
  6. Não tenho muito o que dizer, por isso nunca mais escrevi nada por aqui no Multiply. Mas também ando meio sem saco pra internet em geral. Tem dias que nem ligo o computador. Acho isso bastante saudável até. :-)

    Você está longe da Feira da Pça. XV mas pertinho da Feira da Benedito Calixto, aí em Sampa! Ela é o máximo!!!!!! Fui uma vez só mas quero muito voltar lá!

    Grande beijo, menina!
    Oz

    ResponderExcluir
  7. A gente viu esse Mug de R$ 200 juntos, Elisa! Eu também tava lá, lembra??? :-P

    Mas eu já vi Mugs na Feira da Pça. XV sim, de vários tamanhos e preços, só que não ultimamente. Mas você encontra o Mug e várias outras coisas daquela época lá, todo santo sábado! ;-)

    Beijos,
    Oz

    ResponderExcluir
  8. Caro Senhor Pablo,

    Creio que estás a variar. Chamo-me Duquesa de Guermantes, da dinastia de Combray. Desconheço essa... Elisa? Será alguma de minhas aias?

    Mas, caso V.Sa. encontre um Mug a passear por aí, por um precinho acessível, ou base de troca plausível, ficarei muito agradecida se me informares.

    Foi um prazer conversar com o senhor. Hei apenas comentar que seu lado azul é de extrema singeleza!

    Saudações

    Duquesa de Guermantes

    8;-)))

    ResponderExcluir
  9. Preciso confessar uma fixação infantil. Houve um homem que invadia a minha casa todos os domingos. Aparecia após uma voz hedionda gritar: "Qual é a música?" Seu nome era Pablo. A cara era dividida em dois lados. Um pintado, o outro, não lembro, minha memória se esvai, foi um trauma muito doloroso....

    ResponderExcluir
  10. Duquesa, me desculpe, mas não tenho nada com seus traumas de infância. A figura no meu headshot atualmente é o ex-promotor público de Gotham City, Harvey Dent, também conhecido como o criminoso insano Duas-Caras, rival de morte do Batman. E só o estou usando para brincar com minha paralisia facial. Simples assim. Nada a ver com o senhor Abravanel. ;-P

    AH! E velharia por velharia, ainda prefiro as da Feira da Pça. XV, que por sinal é o assunto desse post. ;-)

    Beijos,
    Oz

    ResponderExcluir
  11. Ai, Oz...

    Agora eu tive que rir!
    A menina que falou do "Pablo" me lembrou as tardes de Silvio Santos na casa da minha avó!
    O tal Pablo dublava as músicas do programa "Qual é a Música".
    Era uma bicha louca que pintava uma borboleta no meio da cara, todo purpurinado! Hahahahahaha!!!
    Tinha até me esquecido que esse era o nome dele...
    Que coisa...

    Por falar em rosto, como vai indo o seu?
    Está tendo progressos com a fisioterapia?
    Espero que tudo esteja bem!

    Ainda não consegui um sábado pra ir na Feira da Praça XV.
    Estou em cólicas pra ir até lá!
    Quem sabe eu consiga na próxima semana. Esse sábado eu já sei que não vai dar.
    Quem sabe a gente não combinava de ir junto?
    Vamos ver...

    Beijão!

    ResponderExcluir
  12. Renata: "A menina que falou do "Pablo" me lembrou as tardes de Silvio Santos na casa da minha avó! O tal Pablo dublava as músicas do programa "Qual é a Música". Era uma bicha louca que pintava uma borboleta no meio da cara, todo purpurinado!"

    OZ: Eu lembro do gajo, Renata. E fico espantado com o baú de memórias da Duquesa! :-P

    Renata: "Por falar em rosto, como vai indo o seu? Está tendo progressos com a fisioterapia? Espero que tudo esteja bem!"

    OZ: Tô melhorando. Já consigo franzir a testa, fechar o olho esquerdo e sorrir normalmente sem mostrar os dentes. Mas ainda têm homenzinhos verdes monitorando os comandos centrais da metade esquerda do meu rosto. É muito estranho... e sinto uma tremenda falta do meu sorriso. :-(

    Renata: "Ainda não consegui um sábado pra ir na Feira da Praça XV.
    Estou em cólicas pra ir até lá! Quem sabe eu consiga na próxima semana. Esse sábado eu já sei que não vai dar. Quem sabe a gente não combinava de ir junto?"


    OZ: Vamos combinar sim! Eu devo ir neste sábado de qualquer maneira, apesar do Festival do Rio já estar em andamento. Mas devo ir bem cedo pois pretendo assistir ao filme de animação "Wallace & Gromit" no Odeon às 10 da matina. Mas vamos marcar um outro sábado qualquer que você possa sim, será um prazer!

    Beijos,
    Oz

    ResponderExcluir

  13. Fiquei fixada. Duas caras = Pablo. Uma coisa, não consigo me desvencilhar desta armadura psicossomática!

    Querido, não percebi nada de diferente no seu rosto naquele dia. Melhor assim, não é? Melhoras para vc.

    ResponderExcluir
  14. To cagando pra esta feira de merda! Mó parada de mindingo..fica catanu velharia pra arumá um qualqué...vai pra praia cambada de sujus!

    ResponderExcluir
  15. Hi Oswaldo,
    I am working on a travel website with Mediamatic.net in Amsterdam. We are networking and bringing to the surface many places in arts and culture throughout the world and Rio is one of the cities we are featuring. I came across your image of Praça XV while searching for images and used it to highlight the market. Please see how your image has been presented, credited and displayed.

    http://travel.mediamatic.net/page/3483/en

    Please take a look through the rest of the website - if you would like to be more active on the site, please create a profile on Mediamatic.net and promote your work, yourself and participate in any other way you like!

    Thanks and I look forward to hearing your feedback!

    Best regards,
    Ali at Mediamatic

    ResponderExcluir
  16. Tô na feira quase todo sábado, Adoro vc encontra de tudo e mais um pouco lá :-)

    ResponderExcluir
  17. Oi Oz sumiu, não foi a expo esse ano... gostei da matéria sobre a feira da praça xv...

    ResponderExcluir