domingo, 23 de outubro de 2005

NEM SIM NEM NÃO, MUITO PELO CONTRÁRIO


 

Toda minha vida sempre dei meus votos para a esquerda. Desde os anos 80 dou meu voto para o PT, PCB, PCdoB. Desprezava quem votava nulo, pois via nesse ato uma alienação sem sentido. Sempre votei de forma convicta, porém nesse referendo as coisas mudaram.

 

De cara eu votaria SIM, a favor da proibição das armas de fogo, pois sou pacifista e abomino armas de qualquer espécie. Cheguei a me irritar com alguns argumentos da campanha do NÃO. Até que pesei as duas posições e vi que estava sendo muito ingênuo e utópico em votar SIM. As armas não vão sumir da face da Terra como se o robô Gort de "O Dia em que a Terra Parou" estivesse patrulhando por aqui com seu raio desintegrador de armas (quem dera fosse assim!).

 

Me decidi pelo NÃO, pois pensava (e ainda penso) que a proibição pode levar a uma crueldade muito maior dos marginais contra a população, e isso me assusta bastante, bem mais do que a situação em que estamos vivendo. Com uma possível vitória do SIM, eu antevia um massacre sem precedentes das ditas pessoas de bem. Além de concordar com os partidários do NÃO de que não é proibindo o comércio de armas e tirando um direito do cidadão que se resolve a questão da violência.

 

Até que ontem, depois de um papo com amigos cheguei a uma conclusão muito mais radical - no sentido de ir na raiz do problema. Nem SIM nem NÃO, MUITO PELO CONTRÁRIO. Pela primeira vez anulei meu voto, pois não concordo com esse referendo, não concordo com a forma manipuladora e capciosa que a pergunta foi formulada, percebo que o jogo de interesses que existe por trás dessa questão dos armamentos é muito mais podre e odiosa do que eu imaginava, e que os poderosos só querem usar o povo como massa de manobra.

 

Não votaria SIM por ser paranóico e temer um massacre após esse voto de ingenuidade. Agora não votaria NÃO pois acho armas de fogo abomináveis e não quero a continuidade da situação que já existe (como disse uma amiga minha, Gandhi e Martin Luther King não existiram à toa). Voto NULO pois discordo totalmente de haver um referendo sobre esse assunto, vejo tudo isso como desvio de atenção - e para o lado errado - e me recuso a ser usado como massa de manobra de uma direita reacionária e feroz ou de uma esquerda corrompida e incompetente. No dia que fizerem referendos e plebiscitos no Brasil sobre questões como EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA, REDISTRIBUIÇÃO DE RENDAS E/OU DE TERRAS podem contar com minha participação.

 

Referendo sobre armas? Desculpem, mas não quero ser bucha de canhão.

 

segunda-feira, 17 de outubro de 2005

CARANGUEJOS NO TETO


Nasci com macaquinhos no sótão


Já tive borboletas no estômago


Agora tenho caranguejos no teto


Andando, barulhentos, sempre de noite, quando deito no sofá para relaxar


Não há maré que dê jeito, não há prozac que resolva


Nem clonazepan que os afaste


Não, não é imaginação nem loucura


Tenho mesmo caranguejos no teto


E eles são invisíveis, acreditem ou não


E me tiram do sério a cada noite


Será que se eu colocar estrelas do mar no teto eles me deixam em paz?


 

PARA NÃO SE ESQUECER JAMAIS!


 

Vocês se lembram do estudante Edson Tsung Chi Hsueh, o calouro de medicina que foi encontrado morto na piscina da USP em 1999? Ele foi afogado mecanicamente (isto significa que, mesmo não sabendo nadar, foi jogado várias vezes na piscina, até que não resistisse mais), num trote realizado na USP. Então, vocês têm que saber que, até hoje, NINGUÉM foi responsabilizado pela morte do rapaz. E os acusados estão livres, leves, soltos, exercendo suas profissões e gozando a vida. Tomem nota do nome dos acusados, principalmente aqueles que moram em São Paulo, capital:

 

1) Dr. FREDERICO CARLOS JANA NETO, não mais chamado pelos amigos de "Ceará", para que ninguém se lembre dele pelo apelido, que ficou associado à tragédia de 1999. Formado pela USP, tem 28 anos e atende no Hospital das Clínicas de SP;

 

2) Dr. ARY DE AZEVEDO MARQUES NETO, tem 25 anos e na época, era aluno do 3° ano e presidente da associação atlética, e foi dele o grito de guerra para que os calouros fossem jogados na piscina (que possui de 2 a 4 metros de profundidade);

 

3) Dr. GUILHERME NOVITA GARCIA, especializado em ginecologia (cuidado mulheres!), também cursa cirurgia.Tem 29 anos e é apelidado de "Campanha". Admitiu ter feito brincadeiras para assustar os calouros e admite ainda ter jogado uma estudante na piscina naquele dia;

 

4) Dr. LUIS EDUARDO PASSARELLI TIRICO, titular do time de basquete da faculdade e considerado o "mauricinho" da turma. Tem 24 anos e, junto com FREDERICO E GUILHERME, foi denunciado.

 

Não podemos esquecer também do Sr. Dr. MÁRCIO THOMAZ BASTOS que virou - pasmem! - MINISTRO DA JUSTIÇA do governo Lula, e que, 24 horas depois de assumir o cargo, pediu a SUSTAÇÃO DO PROCESSO. Isso porque ele era um dos advogados de defesa do Dr.LUIS EDUARDO PASSARELLI TIRICO.

 

Diz o Ministro da Justiça de Lula que inexiste relação entre sua nomeação e o pedido de sustação do processo mas, segundo a promotora responsável pelo caso, "é, no mínimo, uma coincidência muito estranha o fato de a ação ser interrompida um dia depois da nomeação de MÁRCIO THOMAZ BASTOS, sabendo-se que ele defendia um dos acusados". Vê-se, portanto, que sem o prosseguimento da ação, até hoje o único culpado (???) foi a própria vítima, EDISON TSUNG CHI HSUEH, que pagou com a própria vida pelo esforço que fez para entrar no curso da USP.

 

Só pra refrescar mais um pouco a memória. O nosso Ministro da Justiça (infelizmente), MÁRCIO THOMAZ BASTOS, foi também advogado dos cinco delinqüentes que atearam fogo ao ÍNDIO PATAXÓ GALDINO DOS SANTOS, a quem, igualmente, NADA aconteceu. Sem esquecer da "excelentíssima" juíza SANDRA DE MELLO, presidente do tribunal do júri de Brasília, que alegou que os assassinos confessos do índio Galdino NÃO TIVERAM A INTENÇÃO DE MATÁ-LO!

 

Enquanto figuras funestas como essas, especialmente o Ministro MÁRCIO THOMAZ BASTOS, defensor-mor dos direitos humanos só para os bandidos e privilegiados de classe alta, atuarem em altos cargos de responsabilidade em nosso país, todos nós estamos ferrados.

 

NÃO DEIXEM QUE ESSES FATOS SE PERCAM NA MEMÓRIA, COMO MUITAS OUTRAS INJUSTIÇAS COMETIDAS NO BRASIL!!!

 

+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +

 

Fotos: O estudante de medicina Edison Tsung Chi Hsueh, afogado por veteranos da USP num trote fatal; o Ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, advogado dos assassinos de Edison Hsueh e dos assassinos do índio pataxó Galdino; o índio pataxó Galdino Jesus dos Santos, queimado até a morte "de brincadeira" por cinco jovens de classe média-alta de Brasília.

quarta-feira, 12 de outubro de 2005

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!


Hoje é um dia especial para todos nós, crianças de todas as idades! Vamos curtir, brincar, criar, voltar no tempo e fazer tudo o que nossa imaginação e vontade quiserem! Hoje é dia de subir em árvores, montar forte-apaches, brincar de autorama ou ferrorama, brincar de pique, queimado, esconde-esconde, comer mandiopã com Crush, lanche Mirabel com Grapette, jogar io-iô ou bilboquê, andar de balanço, gangorra ou escorregador, nadar com bóia ou prancha de isopor, brincar de mocinho e bandido, construir cidades de Futuro Engenheiro, Polly e Lego, enfim, TUDO o que a vontade e a imaginação permitirem!!!!


O legal é que depois que eu fiz 40 anos descobri que tinha 7! :-))


A melda é que com 7 anos num corpo de 40 descobri na prática o que meu amigo Roger Murtaugh costuma dizer..."I'm too old for this shit!"... :-(


Mesmo assim, FELIZ DIA DAS CRIANÇAS PRA TODOS VOCÊS!!!


 

segunda-feira, 10 de outubro de 2005

CONSIDERAÇÕES SOBRE O REFERENDO


Levando-se em consideração as pesquisas sobre armas de fogo divulgadas na campanha do SIM, é relevante e extremamente importante conhecer estas estatísticas sobre a nocividade do pão.


.........................................................


Pesquisas Sobre O PÃO Indicam Que:

1. 100% dos consumidores de pão acabam MORTOS.

2. 98,3% dos presidiários que cumprem pena por crimes violentos são usuários de pão.

3. 85,2% de todos os alunos do ensino médio que obtém resultados insatisfatórios nas provas consomem pão diariamente.

4. No século XVIII, quando todo o pão era preparado nas próprias residências, a expectativa de vida média era de menos de 50 anos. As taxas de mortalidade infantil eram absurdamente elevadas, muitas mulheres morreram no parto e doenças tais como as febres tifóide, a febre amarela e surtos de gripe dizimaram cidades inteiras.

5. 92,7% dos crimes violentos são cometidos dentro de 24 horas depois da ingestão de pão.

6. O pão é feito basicamente de farinha de trigo. Está provado que menos de 500 gramas  de  farinha  de  trigo são suficientes para sufocar um rato. O indivíduo médio, que consome em média dois pães de cinqüenta gramas por dia, terá ingerido no final do mês farinha suficiente para ter matado seis ratos.

7. Sociedades tribais primitivas que não fazem uso do pão apresentam baixa incidência de câncer, do Mal de Alzheimer, de Parkinson e da osteoporose.

8. Está provado estatística e cientificamente que o uso do pão causa dependência física e mental. Pesquisa feita em voluntários revelou que 99,8% daqueles que foram submetidos a uma dieta forçada somente à base de água imploraram por pão, em três dias ou menos.

9. O pão é um alimento freqüentemente utilizado em conjunto com outros alimentos pesados e prejudiciais à saúde, tais como manteiga, queijo, geléia e embutidos ricos em gorduras e colesterol.

10. Testes científicos comprovaram que o pão absorve a água. Partindo do princípio que mais de 90% do corpo humano é água, todo aquele que ingere pão corre o risco de sofrer desidratação grave.

11. O pão é assado em fornos cujas temperaturas são mantidas acima de 200º Celsius. Essa temperatura pode matar um indivíduo adulto em menos de um minuto.

12. 58% dos indivíduos que consomem pão são totalmente incapazes de distinguir entre fatos científicos comprovadamente significativos e baboseiras estatísticas sem sentido e manipuladas como essa.


...........................................................................


Após tomar conhecimento destas questões tão sérias para a sociedade, creio ser crucial para o bem estar de todos que após proibirem a comercialização de armas se faça um amplo referendo popular para a proibição da comercialização do pão em nosso país!


(recebido por e-mail do amigo Jorge Aguilar)

terça-feira, 4 de outubro de 2005

FESTIVAL DO RIO 2005: ÚLTIMA CHANCE



ODEON BR - de 7 a 14 /10
ingresso: R$10,00
Sexta 7/10

13h   24 OLHOS (154'/35mm)
15h45 LA SIERRA, MEDELLIN (95'/DVC)
17h30 A VIDA E O JAZZ DE ABDULLAH IBRAHIM (58'/Rain)
18h45 CORTESÃS À BEIRA DA ESTRADA (71'/DVC)
20h15 INCAUTOS (110'/35mm)


Maratona Odeon BR Especial Festival do Rio 2005

23h  2046
2h   ESCOLA DO RISO
4h   20 CENTIMETROS

Preço: R$15,00 e R$18,00 após a meia-noite

*********

Sábado 8/10

13h   UMA CLASSE ESPECIAL (128'/35mm)
15h30 ALÉM DO AZUL (81'/35mm)
17h30 DARSHAN (90'/35mm)
19h30 O MUNDO (133'/35mm)
22h   UM DIA NA EUROPA (100'/35mm)

***********

Domingo 9/10

14h   SEM DESTINO (140'/35mm)
17h   VIVA CUBA (80'/35mm) Dublado ao Vivo
19h   UMA MULHER CONTRA HITLER (117'/35mm)
21h30 REIS E RAINHA (150'/35mm)

***********

Segunda 10/10

13h15 O GOSTO DE ARROZ NO CHÁ VERDE (115'/35mm)
15h30 DO OUTRO LADO (80'/35mm)
17h30 O BIGODE (86'/35mm)
19h30 A ÚLTIMA TRANSA DO PRESIDENTE (102'/35mm)
21h30 UMA MULHER COREANA (104'/35mm)

************

Terça 11/10

13h   FLOR DO EQUINÓCIO (118'/35mm)
15h15 A MULHER DE GILLES (108'/35mm)
17h30 UM TEMPO MUITO DISTANTE (109'/35mm)
19h30 AS PESSOAS MAIS FELIZES DO MUNDO (95'/Rain)
21h30 SOY CUBA (141'/35mm)

***********

Quarta 12/10

16h30 UMA NOITE (90'/Rain)
18h30 CAFÉ LUMIERE (109'/35mm)
20h30 ERA UMA VEZ EM TÓQUIO 136'/35mm)

************

Quinta 13/10

13h   ELE É UM PAI (94'/35mm)
15h   ESPELHO MÁGICO (137'/35mm)
17h45 BELEZA FRANCESA (68'/Rain)
19h15 O GOSTO DO CHÁ (143'/35mm)
22h   GREEN CHAIR (98'/35mm)

***********

Odeon BR

Praça Floriano, 7


***********


Site do Festival com todas as resenhas dos filmes (além dos meus textos): http://www.festivaldorio.com.br


(foto de Dominique Valansi)