domingo, 23 de outubro de 2005

NEM SIM NEM NÃO, MUITO PELO CONTRÁRIO


 

Toda minha vida sempre dei meus votos para a esquerda. Desde os anos 80 dou meu voto para o PT, PCB, PCdoB. Desprezava quem votava nulo, pois via nesse ato uma alienação sem sentido. Sempre votei de forma convicta, porém nesse referendo as coisas mudaram.

 

De cara eu votaria SIM, a favor da proibição das armas de fogo, pois sou pacifista e abomino armas de qualquer espécie. Cheguei a me irritar com alguns argumentos da campanha do NÃO. Até que pesei as duas posições e vi que estava sendo muito ingênuo e utópico em votar SIM. As armas não vão sumir da face da Terra como se o robô Gort de "O Dia em que a Terra Parou" estivesse patrulhando por aqui com seu raio desintegrador de armas (quem dera fosse assim!).

 

Me decidi pelo NÃO, pois pensava (e ainda penso) que a proibição pode levar a uma crueldade muito maior dos marginais contra a população, e isso me assusta bastante, bem mais do que a situação em que estamos vivendo. Com uma possível vitória do SIM, eu antevia um massacre sem precedentes das ditas pessoas de bem. Além de concordar com os partidários do NÃO de que não é proibindo o comércio de armas e tirando um direito do cidadão que se resolve a questão da violência.

 

Até que ontem, depois de um papo com amigos cheguei a uma conclusão muito mais radical - no sentido de ir na raiz do problema. Nem SIM nem NÃO, MUITO PELO CONTRÁRIO. Pela primeira vez anulei meu voto, pois não concordo com esse referendo, não concordo com a forma manipuladora e capciosa que a pergunta foi formulada, percebo que o jogo de interesses que existe por trás dessa questão dos armamentos é muito mais podre e odiosa do que eu imaginava, e que os poderosos só querem usar o povo como massa de manobra.

 

Não votaria SIM por ser paranóico e temer um massacre após esse voto de ingenuidade. Agora não votaria NÃO pois acho armas de fogo abomináveis e não quero a continuidade da situação que já existe (como disse uma amiga minha, Gandhi e Martin Luther King não existiram à toa). Voto NULO pois discordo totalmente de haver um referendo sobre esse assunto, vejo tudo isso como desvio de atenção - e para o lado errado - e me recuso a ser usado como massa de manobra de uma direita reacionária e feroz ou de uma esquerda corrompida e incompetente. No dia que fizerem referendos e plebiscitos no Brasil sobre questões como EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA, REDISTRIBUIÇÃO DE RENDAS E/OU DE TERRAS podem contar com minha participação.

 

Referendo sobre armas? Desculpem, mas não quero ser bucha de canhão.

 

9 comentários:

  1. No dia que fizerem referendos e plebiscitos no Brasil sobre questões como EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA, REDISTRIBUIÇÃO DE RENDAS E/OU DE TERRAS podem contar com minha participação.

    Você tem toda razão quando diz isso!

    Sou NÃO, mas entendo a sua posição.
    É ph... mesmo!

    Tô saindo pra votar!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom..tenho como princípio não anular voto, porque afinal de contas é um direito, saio de casa para isso e tudo mais. Nunca desperdicei esse direito deixando que outros decidam sozinhos. Mas dessa vez foi difícil, eta eleição despropositada sô..mas eu continuo invicta, não anulo.

    ResponderExcluir
  3. É, Renata. Eu era NÃO até ontem de noite. E porque sempre fui SIM.

    Entendo e respeito quem vota NÃO e quem vota SIM.

    Mas agora anulei por não querer compactuar com essa cortina de fumaça escrota e hipócrita.

    ResponderExcluir
  4. Penso como você, Naza. Também nunca desperdicei um voto e penso que quem anula o voto não tem direito de reclamar dos políticos depois.

    Porém nesse caso anulei de forma pensada, não por porralouquice ou inconseqüência, mas porque agora acredito que o voto nulo é a ÚNICA SAÍDA DECENTE no caso desse referendo hipócrita.

    ResponderExcluir
  5. Tem sido a melhor opção nas eleições em geral, daí pra frente acho que vai ser mais expressivo. O problema é que teria que ser um movimento geral, para ser eficaz

    ResponderExcluir
  6. "Esqueceram" de reservar um espaço na TV e no rádio para a propaganda do voto nulo, da turma do "muito pelo contrário"... alguém que abrisse os olhos do povo, desanuviasse essa cortina de fumaça e mostrasse as verdadeiras intenções de ambas as partes por trás desse referendo.

    ResponderExcluir
  7. A mídia só tem espaço para os valores globais...

    ResponderExcluir
  8. Oz, você foi a única pessoa que encontrei que chegou à mesma conclusão que eu. Além de tudo isso que você está dizendo, ainda existe a falta de bom senso em gastar mais de 600 milhões (cheguei a ler, em algum lugar, que era quase um bi) neste referendo que, em última instância, se tivesse mesmo que ser feito, poderia ter sido adiado para o próximo amo, quando das eleições.

    Não anulei meu voto, mas não votei nem sim nem não. Votei branco, como uma forma de simbolizar um link para a paz.

    Beijos,
    Dulce.

    ResponderExcluir
  9. Vou linkar este seu texto, tá?

    Beijos.

    ResponderExcluir