domingo, 24 de dezembro de 2006

NATAL NORMAL

Dezembro. Vani debulhando-se em lágrimas e Rui consolando.


Vani: Eu odeio Natal!


Rui: Não odeia não.


Vani: Odeio sim!


Rui: Ninguém odeia Natal.


Vani: Eu odeio!


Rui: Você pensa que odeia mas não odeia.


Vani: Como é que você sabe?


Rui: Porque eu também penso que odeio mas não odeio.


Vani para de chorar subitamente e procura ao seu redor.


Vani: Cadê o telefone?


Rui: Calma, Vani.


Vani acha o telefone e disca rapidamente um número.


Rui: Pra quem você tá ligando?


Vani: Chega dessa opressão natalina, Rui! Vou dar o nosso grito de liberdade!


Rui: Calma, Vani!


Vani: Alô? Dona Silvana?


Rui entra em pânico.


Vani: É a Vani, sua nora, tudo bem?


Rui se ajoelha e implora piedade.


Vani: Olha, não vai dar pra passar hoje aí na sua casa.


Rui abaixa a cabeça, esperando o pior.


Vani: Não tem problema?... É mesmo?... Numa boa?...


Rui levanta a cabeça. Vani tampa o fone e sussurra pra ele:


Vani: Impressionante! Ela disse que tudo bem. Acho até que ficou aliviada.


Rui não entende nada. Vani volta a falar ao telefone.


Vani: Que bom que a senhora não ficou chateada, o Rui tava todo preocupado, se remoendo... (pausa) Hã?... (pausa) Não, a senhora não entendeu. Não sou só eu que não vou. O Rui também não vai.


 

14 comentários:

  1. Natal é uma data complicada para alguns...
    Eu mesma já gostei mais. Hoje curto somente ver meus filhos com os olhinhos brilhando por causa dos presentes e do Papai Noel.
    Também gosto de algumas coisas do Natal, tipo comer um quilo de nozes sozinha, panetone, alguns eventos (como o do Piraquê que foi show)...
    Gosto do clima, mas não gosto da confusão...

    Quero te desejar um lindo Natal.
    Espero que fique bem!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. É complicado mesmo, Renata. Assim como a mocinha de "Gremlins", eu não curto o Natal. E é exatamente como ela diz, "enquanto uns abrem os presentes, outros abrem os pulsos". É uma data essencialmente familiar, e eu não sei mais o que é família há muitos anos. Sou sozinho, não tenho mais família, portanto não tenho motivo algum pra comemorar o Natal. O máximo que faço é comer panetone e ficar em casa revendo os meus filmes e episódios de seriados favoritos sobre o Natal. Nada além disso.

    Prefiro me concentrar no Ano Novo, que depois do meu aniversário, é a data que mais gosto no ano. Se bem que também já gostei mais de Ano Novo. Principalmente quando eu não estava tão sozinho e costumava viajar. Isso é passado distante...

    Mas a gente vai levando. E além do mais 2007 vai ser o melhor ano das últimas décadas pra mim! ;-)

    Beijo grande, Renata!

    ResponderExcluir
  3. Entendo a sua posição, mas já que você passa o Natal sozinho... quem sabe não aproveita a data que é tão linda (não sei qual é a sua religião) e reflita sobre sua vida, o que pode ou não melhorar...

    Eu tb já fui mais animada, antigamente passava com a família toda, primos, tios... hoje passo só com os meus pais, irmão e namorado... mas te garanto, a harmonia e o amor são mais intensos... estar junto mais não estar presente, não entender que o Natal é um momento de harmonia, reflexão, agradecimento, não adianta, né...

    Beijos e tudo de bom... ah! e concordo com você: 2007 vai ser o melhor ano das últimas décadas, para você e para mim!!! :)

    ResponderExcluir
  4. Estou na maior torcida para que isso aconteça meu amigo...
    Isso mesmo! Seja positivo. Sempre.
    Também prefiro o Ano Novo. Natal é bacana, reune família e coisa e tal, mas virou uma festa consumista demais. Perdemos o significado real da data e hoje em dia Papai Noel é mais festejado e lembrado que Jesus, verdadeiro motivo da data. Sei lá...Acho meio deprimente esse materialismo louco...

    De qualquer maneira um bom Natal pra você meu querido!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. bom Natal, Oz e que seus desejos se realizem em 2007.
    abs,
    cesar

    ResponderExcluir
  6. Sílvia, deprimente é passar o dia inteiro de Natal - e a noite também, claro - absolutamente sozinho, comendo pão com manteiga e refrigerante e imaginando as famílias reunidas em volta das mesas fartas de ceias e presentes na maioria dos lares do planeta. ISSO SIM É DEPRIMENTE!!!!!

    Mas tudo passa... até a uva passa. :-P

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Bia, não tenho pais, nem irmãos, nem namorada. Se tivesse, certamente passaria com eles. Mas ao contrário passo só comigo mesmo. E o silêncio. E a falta de ceia e de qualquer cara de Natal.

    Quanto a refletir sobre a vida, faço isso há sete anos, desde que a tempestade se alojou sobre minha cabeça e a bonança foi levar felicidade para outras freguesias.

    Mas como já disse, agora a tempestade acabou, a bonança voltou e 2007 vai ser um ano porreta!!!! :-)))

    Só lamento não ter família, não ter Natal, não ter ceia e continuar com esse maldito gosto de solidão na boca... :-(

    Beijos,
    Oz

    ResponderExcluir
  8. Bom, Cesar, Natal não existe na minha vida há muitos anos. Mas 2007 será um ano sensacional com toda certeza!!!! Aliás, já está sendo!!! ;-)))

    Abração e tudo de bom pra você também!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Oz.

    Entendo... mas vamos mudar isto, né!!!
    2007 vai ser como você disse 'porreta', e a sua solidão vai embora, e a bonança vai trazer junto a ela muitas felicidades. É só acreditar!!!!

    Abs,

    Bia.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado, Graça! Pra você também! Tudo de bom!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Aí Oz, sabe se existe algum episódio do Young Indiana Jones (ou melhor CHRISTMAS JONES) de Natal? Abração, 2007 porreta!

    ResponderExcluir
  12. De Natal não, Jaime, mas de Dia de Ação de Graças sim. O da China, dele criança ainda. Uma pena, já que é uma data apenas norte-americana, ao contrário de Natal, que é universal. Mas pra mim pessoalmente faz pouca diferença, já que curto a série de qualquer jeito mesmo.

    E outras séries que eu amo, como "Os Normais", por exemplo, têm episódios de Natal, que me fazem companhia nessa melancólica época do ano.

    ResponderExcluir
  13. É, mas eu já ficaria muito feliz com uma fatia de peito de peru com arroz e farofa, e umas duas rabanadas bem quentinhas. E um forte abraço e a atenção dos amigos. Fazer uma criatura duplamente carente e deixá-la duplamente solitária é o cúmulo da covardia!!!!! :-(

    ResponderExcluir