segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

PALÁCIO DO JABBA - A MAQUETE




Finalmente estão aqui as fotos da maquete definitiva do Palácio do Jabba, o Hutt, construída por mim ao longo do ano de 2007 para a III EXPO-COLEÇÕES.

A exposição aconteceu no salão principal do Forte de Copacabana, no Posto 6, em Copacabana, Rio de Janeiro, entre 6 de outubro e 4 de novembro deste ano, com a visitação de cerca de 3000 pessoas, que prestigiaram o evento. Foram 18 maquetes/dioramas da saga "Guerra nas Estrelas", feitas por seis artistas plásticos, "povoadas" e representadas por action figures oficiais produzidos pela Hasbro/Kenner norte-americana. Além disso a III EXPO-COLEÇÕES contou com 300 revistas nacionais e estrangeiras, 80 reproduções de desenhos conceituais dos seis filmes, um painel de fotos dos principais personagens e cenas marcantes da saga, a história dos action figures de Star Wars contada através das cartelas de todas as coleções, a retrospectiva dos 10 anos do CJRJ - Conselho Jedi Rio de Janeiro - através de material de arquivo, e palestras todos os finais de semana.

Longe de me considerar artista plástico, apenas um maquetista curioso que faz brinquedos e cenários desde criança, eu usei como base nesta maquete a planta baixa original utilizada nas filmagens de "O Retorno de Jedi" (1983), de Richard Marquand, com produção de George Lucas, fazendo algumas modificações a fim de otimizar o espaço interno para as figuras. Como material, usei basicamente madeira e papel-couro, além de metal, papel reciclado, papel couché, cola plástica e de madeira, Super Bonder, tinta plástica e acrílica, dois grandes baldes plásticos e peças variadas catadas na Feira da Praça XV.

Sei que acabamento não é meu forte nessas maquetes (até por falta de um aprendizado técnico, faço tudo por pura intuição), porém uma boa desculpa para isso é que o Palácio do Jabba é uma construção rústica no meio do deserto do planeta Tatooine, atiçado por tempestades de areia e outras intempéries. Além disso minha preocupação e dedicação sempre foram na estrutura da maquete, para que ficasse o mais fiel possível aos cenários do filme (visual externo, entrada principal, sala do trono, masmorra e sala de reciclagem dos droids) e com isso poder fazer com que o público da exposição pudesse voltar a 1983, às memórias de "O Retorno de Jedi", "a long time ago", há mais de duas décadas.

Agradeço aos meus amigos Felipe Trotta - criador da EXPO-COLEÇÕES e patrocinador das maquetes -, Sílvia Naylor - incentivadora e autora da maioria das fotos mostradas neste álbum (http://sizanay.multiply.com) -, Marcelo Martins - talentoso maquetista da exposição e autor de outras fotos deste álbum -, e Vigor Jr. - meu amigos e vizinho que ajudou no transporte das maquetes para o Forte. A todos vocês, meu muito obrigado!

Além do Palácio do Jabba, minha maquete/diorama da Cantina de Mos Eisley (com um álbum de fotos dedicado exclusivamente a ela aqui nA VALISE DE CRONÓPIO), construída em 2003 para uma exposição anterior, também figurou entre as atrações da III EXPO-COLEÇÕES.

E como diriam os pilotos rebeldes após destruírem a segunda Estrela da Morte sobre os céus do planeta Endor, missão cumprida!!!

68 comentários:

  1. O narguilê já vem junto com o boneco, não é nenhuma vantagem, Mercedes! ;-))

    O narguilê do Palácio que eu tenho montado na estante da sala é diferente, fui eu mesmo que fiz. :-)

    ResponderExcluir
  2. Quem adivinhar quem está no calabouço do Jabba ganha um doce.

    Dicas: NÃO É personagem de Star Wars. É um personagem brasileiro.

    ResponderExcluir
  3. ah, eu não entendo desses detalhes Oz... tira foto do seu pra a gente ver?

    ResponderExcluir
  4. Taqui o seu doce, Mercedes! :-)))

    É a Cuca sim, a prima distante do mercenário reptiliano Bossk.

    Beijão, vencedora! ;-)

    ResponderExcluir
  5. Taqui na VALISE DE CRONÓPIO mesmo, Mercedes, no álbum do meu Palácio do Jabba, que tenho montado na estante. Três fotos que mostram bem o narguilê que eu fiz:

    http://ozlopesjr.multiply.com/photos/photo/51/9.jpg

    http://ozlopesjr.multiply.com/photos/photo/51/15.jpg

    http://ozlopesjr.multiply.com/photos/photo/51/29.jpg

    O da Hasbro, que já vem com o boneco do Jabba taqui:

    http://theswca.com/images-toys/figuretoys/jabba.html

    ResponderExcluir
  6. Uau!!!!

    Parabens, ficou muito maneira!!

    bjs

    ResponderExcluir
  7. qual é o tamanho da maquete?

    ficou super-legal, parabéns!!

    ResponderExcluir
  8. É, minha idéia com essas maquetes de Star Wars sempre foi reunir alienígenas e droids de todos os filmes, desenhos e seriados de TV que eu adoro. Portanto Stitch, E.T., Alien, Predador, Pequeno Príncipe, ALF, Marvin o Marciano, Superman e Supergirl são sempre bem-vindos. :-)))

    ResponderExcluir
  9. Obrigado, Luiz Carlos!

    A maquete mede 100cm x 110cm. E tem cerca de 65cm de altura.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Ficou muito legal! Pena que o alçapão não é funcional.. ou é?

    ResponderExcluir
  11. Gosto do detalhe do "ratinho" em cima dos arcos!

    ResponderExcluir
  12. Como faço para ver ao vivo esses seus dioramas?

    ResponderExcluir
  13. HAhahah! Lá está o bravo Han Solo congelado em carbonite.

    ResponderExcluir
  14. Hahahaha! Você tem até o Salacious Crumb - irritante! Hahahahaha!

    ResponderExcluir
  15. O Droopy Mccool é muito esquisitinho... hahahaha!

    ResponderExcluir
  16. Não, Guilherme, infelizmente não é funcional. Mas também nem me preocupei com isso, já que não tinha o poço do Rancor embaixo. Mas se tivesse talvez eu tivesse feito o poço funcional.

    ResponderExcluir
  17. Ele é IDÊNTICO a um vizinho que morava aqui no mesmo andar que eu, avô de uma migo meu. Hehehe!

    ResponderExcluir
  18. Ele é IDÊNTICO a um vizinho que morava aqui no mesmo andar que eu, avô de um amigo meu. Hehehe!

    Mas também, Guilherme, QUEM NÃO É ESQUISITO no universo de Star Wars?????? ;-)P

    ResponderExcluir
  19. Apesar desse "rato-caramujo" ser uma figura oficial, eu nunca o vi em "O Retorno de Jedi". Mas segundo dizem ele aparece se arrastando pelo Palácio do Jabba. Então taí. :-)

    ResponderExcluir
  20. O "Migalha Indecente" é fundamental!!! E ele vem junto com a Oola, na mesma embalagem.

    ResponderExcluir
  21. ... bem em cima do alçapão do Rancor!... :-)P

    ResponderExcluir
  22. Hahahah! Tem razão, mas acho que a mais esquisitinha da banda é a Sy Snootles... hahahaha! Ela aparece no diorama?

    ResponderExcluir
  23. E então... depois da expo para onde foi esse diorama? Não dá para ver ao vivo?

    ResponderExcluir
  24. Repetindo o que disse pra Lilian logo aí em cima, minha idéia com essas maquetes de Star Wars sempre foi reunir alienígenas e droids de todos os filmes, desenhos e seriados de TV que eu adoro. Portanto Stitch, E.T., Alien, Predador, Pequeno Príncipe, ALF, Marvin o Marciano, Superman e Supergirl são sempre bem-vindos. :-)))

    Agora estou em busca dos robos Gort (de "O Dia em que a Terra Parou") e Robby (de "Planeta Proibido"). E devo fazer eu mesmo as vagens clonadoras espaciais de "Invasion of the Body Snatchers". :-)P

    ResponderExcluir
  25. A Sy Snootles taí sim, em algum lugar. Pelo que me lembro, tá no mesmo lado do Han Solo em carbonita.

    ResponderExcluir
  26. Pra ver ao vivo a Cantina de Mos Eisley só mesmo vindo aqui em casa.

    Já esse Palácio do Jabba foi vendido no final da Expo-Coleções pra um amigo do interior de São Paulo, que depois revendeu no Mercado Livre porque ele achou grande demais pra casa dele. Uma pena.

    Mas eu tenho um Palácio do Jabba alternativo, só a sala do trono "customizada" por mim, aqui na estante da sala. ;-)

    ResponderExcluir
  27. Como já te respondi logo aí em cima, esse diorama foi vendido e pelo visto revendido na internet. Agora nem sei mais do paradeiro dele. Ficaram só as lembranças e as fotos. Pra ver agora só fazendo outro. :-P

    ResponderExcluir
  28. É exatamente ESSE Gort que eu quero!!!!!!!

    Essa loja é aqui ou lá fora? Não tenho cartão de crédito pra comprar em sites estrangeiros. Ou espero aparecer no Mercado Livre ou peço pra um amigo comprar no E-bay.

    Quanto tá custando nessa Toy Tokyo???

    ResponderExcluir
  29. Esse Jabba da Sideshow Toys é I M E N S O !!!!!!!! Nem cabe direito aqui em casa!!! E mesmo assim é um dos meus sonhos de consumo! Até porque tenho 23 figuras de Star Wars de 10", na mesma escala dele, todos enfileirados na estante da sala. ;-)

    ResponderExcluir
  30. Eu sei! Heheheh!

    Ok. Quanto custa o ingresso de visitação à sua casa? Hehehehe!

    ResponderExcluir
  31. Com bonecos e tudo? Deve ter sido uma pequena fortuna...

    ResponderExcluir
  32. CLARO QUE NÃO!!!!!!!! Hehehehe! Só a maquete mesmo! As figuras são minhas e do meu amigo que organiza as Expo-Coleções, nós dois colecionadores. JAMAIS, EM TEMPO ALGUM a gente venderia nossas coleções de action figures de Star Wars!!!!! ;-)

    ResponderExcluir
  33. Hehehe! Sem problemas, é só a gente marcar qualquer dia desses!

    Isso me lembra duas ex-namoradas e vários amigos que sempre me disseram que eu deveria MESMO cobrar ingressos pra quem quiser vir à minha casa, pela quantidade de figuras, dioramas, naves penduradas no teto, posters de filmes e todos os colecionáveis que tenho aqui! :-)P

    ResponderExcluir
  34. Bem que o ingresso aqui em casa poderia ser uma das figuras que me faltam pros dioramas da Cantina e do Palácio do Jabba, né? ;-)P

    ResponderExcluir
  35. Carinho, hein!!! No E-bay costumo encontrar por preços em torno dos 10 dólares.

    ResponderExcluir
  36. Mas no site não diz o tamanho dele. É razoavelmente fácil achar Robby the Robot de lata, que anda movido à corda ou à pilha. Porém todos são muito grandes, com mais de 20cm de altura. Não me interessam.

    O que eu procuro tem que ter NO MÁXIMO 5" de altura, tem que ser na mesma escala dos action figures de Star Wars pra ficar homogêneo no diorama da Cantina, senão não dá.

    O único Robby the Robot que eu conheço nessa escala é o que vem dentro da lata da edição especial do filme "Forbidden Planet" em DVD. R$ 250,00 no Mercado Livre, a lata fechada. Tá na minha lista, claro, esperando dias melhores.

    ResponderExcluir
  37. Vamos fazer assim. Eu compro a lata (No Amazon custa US$41) e te revendo por preço de custo (Dá uns R$72. Que tal?

    FORBIDDEN PLANET ULTIMATE COLLECTORS

    ResponderExcluir
  38. Esse do Castelo Voador de Laputa é muito legal também. Já viu esse anime?

    ResponderExcluir
  39. Sensacional!!!! Não acompanho "Futurama" mas gosto da série. E o Bender é uma figuraça!!! Também queria ele pra minha Cantina!!! :-)))

    ResponderExcluir
  40. Nunca fui fã de anime. Nessa área não conheço nada, e nem faço muita questão.

    Quando criança era fã de "Speed Racer" e "Super Dínamo", e só. Adulto sou fã de "Akira", o mangá e o filme. Perdi "A Viagem de Chihiro" no cinema e queria ver, e tenho ainda curiosidade em ver "Ghost in the Shell". Nada além disso.

    ResponderExcluir
  41. OPA!!! NEGÓCIO FECHADO!!! Já vou separando o dinheiro aqui e quando você estiver com a lata na mão me avisa!!!! :-))))))

    ResponderExcluir
  42. Minha irmã deve vir em Maio. Conforme for, eu peço para ela trazer. Se rolar mesmo, te aviso!

    ResponderExcluir
  43. A lata do "Forbidden Planet" pela Amazon? Pensei que você fosse comprar direto daqui pelo site. Mas tudo bem. Espero estar bem mais folgado em maio. E se ela puder achar um Gort mais em conta que aquele de 25 dólares também seria ótimo! E o Bender em metal também!!! :-)))

    Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  44. Que luxo!
    Vc e seus brinquedos maravilhosos e invejáveis!
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  45. Éééééé!!! Tem uma penca de alienígenas do cinema e da TV nos meus dioramas de Star Wars, menina!!! :-)))

    Beijão!

    ResponderExcluir