Em 1990 a então pequena editora Dark Horse Comics bateu as gigantes Marvel e DC Comics em vendagem de revistas em quadrinhos com a primeira minissérie original “Aliens vs. Predador”, de Randy Stradley e Phill Norwood. Com isso o cavalo negro conseguiu um lugar ao sol no disputadíssimo mercado das HQs. Assim em 1990 eles fizeram um acordo com a LucasFilm para lançar quadrinhos das duas maiores franquias da produtora de George Lucas: Guerra nas Estrelas e Indiana Jones.
Em março de 1991 era lançada a minissérie “Indiana Jones and the Fate of Atlantis”, escrita por William Messner-Loebs, desenhada pelo veterano Dan Barry e com capas do festejado Dave Dorman, baseada no bem-sucedido game homônimo da LucasArts. O sucesso da revista fez a máquina da Dark Horse começar a girar e várias minisséries de Indiana Jones começaram a surgir nas bancas e lojas especializadas em quadrinhos com regularidade.
Em seguida veio uma minissérie em 12 partes adaptando alguns episódios da primeira temporada do seriado “Young Indiana Jones Chronicles” (“O Jovem Indiana Jones”), com roteiro e arte de Dan Barry. O traço do velho ilustrador dos quadrinhos de Flash Gordon se ajustava perfeitamente ao espírito dos antigos seriados de aventuras dos anos 30 e 40 nos quais Indiana Jones foi inspirado, e assim ele deu continuidade às minisséries com “Indiana Jones and the Thunder in the Orient”, história em seis partes cuja qualidade não devia nada aos filmes de Spielberg, Lucas e Harrison Ford e beirava a perfeição narrativa.
Seguiram-se as minisséries “The Shrine of Sea Devil”, “The Arms of Gold”, “The Golden Fleece”, “The Iron Phoenix”, “The Spear of Destiny” e “The Sargasso Pirates”, todas com histórias originais. A qualidade dos roteiros e das artes era muito inconstante, porém a qualidade das capas era altíssima, com trabalhos de Dave Dorman, Hugh Fleming, Dan Barry, Russell Walks e Alex Ross.
Pela primeira vez nos quadrinhos as histórias de Indiana Jones seguiram a cronologia imposta pela LucasFilm e junto com os filmes, a série de TV, os livros e os games, formavam um grande mosaico biográfico do personagem de ouro da dupla Lucas-Spielberg. Apesar de nem sempre contar com bons roteiros nos quadrinhos, o professor e arqueólogo Henry Jones Jr. começava a ter sua história de vida mapeada através de todas as mídias.
Em 2008, com o lançamento do quarto filme, “Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull”, a Dark Horse Comics está relançando todas as minisséries em quadrinhos de Indiana Jones em dois volumes, batizados de “Indiana Jones Omnibus”, volumes 1 e 2.
Quem pensava que só existiam os três longas-metragem de Spielberg-Lucas-Ford, à partir do início dos anos 90 podia vislumbrar dezenas de histórias originais de Indiana Jones, em minisséries em quadrinhos, livros, um seriado de TV e games de computador.
......................................................................................................................................................................
- “Indiana Jones and the Fate of Atlantis” (em 4 partes, 1991), de William Messner-Loebs e Dan Darry
- “Young Indiana Jones Chronicles” (em 12 partes, 1992/93), de Dan Barry
- “Indiana Jones and the Thunder in the Orient” (em 6 partes, 1993/94), de Dan Barry, Dan Spiegle
- “Indiana Jones and the Shrine of Sea Devil” (em 1 parte, 1994), de Gary Gianni
- “Indiana Jones and the Arms of Gold” (em 4 partes, 1994), de Lee Marrs e Leo Duranona
- “Indiana Jones and the Golden Fleece” (em 2 partes, 1994), de Pat McGreal & Dave Rawson, Ken Hooper
- “Indiana Jones and the Iron Phoenix” (em 4 partes, 1994/95), de Lee Marrs e Leo Duranona
- “Indiana Jones and the Spear of Destiny” (em 4 partes, 1995), de Elaine Lee, Will Simpson & Dan Spiegle
- “Indiana Jones and the Sargasso Pirates” (em 4 partes, 1995/96), de Karl Kesel, Paul Guinan, Eduardo Barreto
Muito bom!!!! Mas você tem todas elas????!!!!
ResponderExcluirQue legal :-)))
ResponderExcluirSerão lançados aqui também esses dois volumes?
bjs
Tenho, Guilherme. Todas da Dark Horse e todas da Marvel. As da Dark Horse colecionadas na época dos respectivos lançamentos.
ResponderExcluirO início dos anos 90 foi a época em que me tornei fanático tanto por Indiana Jones (por causa da série "O Jovem Indiana Jones"!!!) quanto por Star Wars (por causa das minisséries originais em quadrinhos da Dark Horse, como "Dark Empire"!!!). Os gibis da Marvel consegui quase todos juntos, ainda nos anos 90.
E também tenho mais dois álbuns em quadrinhos franceses de Indiana Jones. ;-)
Abs
Mercedes, nenhuma dessas minisséries em quadrinhos foi lançada no Brasil. Apenas as HQs de Indiana Jones da Marvel foram publicadas por aqui, nos anos 80 ainda, nas revistas em quadrinhos do Hulk e do Capitão América, em formatinho, pela Editora Abril. Mas com certeza você pode achar esses dois volumes Omnibus em boas livrarias que trabalhem com livros importados ou comprando pela internet. Te garanto que vale a pena, em especial as primeiras minisséries, "Fate of Atlantis" e "Thunder in the Orient"!!! As duas são as coisas mais próximas dos filmes que já li em quadrinhos!!! ;-)
ResponderExcluirBeijos
Valeu Oz... eu adoro os quadrinhos bem feitos, são mesmo umas obras de arte pop.
ResponderExcluirbjos
Também adoro, Mercedes! Sou colecionador de quadrinhos desde os anos 80. Mas Indiana Jones e Star Wars são um caso à parte. Me dediquei inteiramente aos dois universos em revistas em quadrinhos, livros, trilhas sonoras, posters, miniaturas, cards e muitas outras coisas!!! ;-)))
ResponderExcluirSó que Indy bate muito mais forte no meu coração do que Star Wars! MUITO MAIS!!! ;-)))
Beijão!
Sou testemunha!!!
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Hehehehe! É mesmo, Renata! :-)P
ResponderExcluirAcho engraçado que muita gente pensa que Star Wars é a coisa que mais amo no cinema. Sim, sou fã e colecionador de Star Wars desde 1978, amo a saga, mas a afirmação anterior está muito longe de ser verdade!!!! Amo Indiana Jones MUITO MAIS do que Star Wars!!! E amo "Tubarão" MUITO MAIS do que Indiana Jones!!! E amo a série de TV clássica "Além da Imaginação" MUITO MAIS do que a maioria dos filmes de cinema dos últimos 30 anos!!!! E por aí vai... hehehe! ;-)P
A gente já conversou muito...
ResponderExcluirSei o que te fascina... embora tenha me enganado com o senhor dos aneis...
Adoro conversar sobre cinema entre outros com voce...
Um beijo grande!
Renata, afasta de mim esse anel!!!!! :-)P
ResponderExcluirResumindo bem o que mais me fascina e me empolga MUITO, bastam as séries "The Twilight Zone" clássica e a dos anos 80, "O Jovem Indiana Jones" e "Os Normais", e os filmes de Indiana Jones, Star Wars, vários do Hitchcock, do Kubrick, do Wim Wenders, do Fellini, do Jorge Furtado, do Woody Allen, do Monty Python... e coroando tudo, "Tubarão"!!! E só com isso já fico MUITO FELIZ!!!! :-))))
E depois tem gente que acha que eu não gosto de nada! HMPF! Sou é bastante passional com tudo o que amo!!! :-))
Beijão!!!!
Muito legal essa fotos, eu gosto demais dos filmes do Indiana Jones.... Valeu!!!!!
ResponderExcluirValeu, Chrys! E eu gosto demais dos filmes, da série de TV, dos livros, dos quadrinhos, das trilhas sonoras, dos posters, dos jogos, do RPG, das miniaturas, dos dioramas... de TUDO relativo a Indiana Jones!!!! :-))))))
ResponderExcluirBeijos!
As historias do indiana jones em quadrinhos sairam nas revistas do capitão américa e hulk.Alguem sabe os números dos citados gibis, onde sairam essas histórias, Obrigado
ResponderExcluirDanilo, não sei em que números saíram, mas tenho duas correções a fazer. As histórias em quadrinhos do Indy foram publicadas no Brasil APENAS na revista Capitão América, da Editora Abril, em formatinho, nos anos 80. A revista do Hulk publicava os quadrinhos de Star Wars.
ResponderExcluirE foram APENAS as HQs do Indy publicadas pela Marvel (que estão no outro álbum) e não as da Dark Horse. Essas nunca foram publicadas no Brasil.
Nice Indiana Jones collections you got here.
ResponderExcluirI always wanted to read this one... but I was unable to get a copy.
ResponderExcluir