domingo, 5 de dezembro de 2004

CANTINA DE MOS EISLEY




HAPPY HOUR NA CANTINA DE MOS EISLEY !

Sou fã de "Star Wars" desde o tempo em que se chamava "Guerra nas Estrelas". Assisti a toda a trilogia clássica nas suas respectivas estréias, em 1978, 1981 e 1983, e logo passei a colecionar muita coisa relativa à saga de George Lucas. Discos, livros, histórias em quadrinhos, pôsteres, revistas de cinema, miniaturas de naves, objetos e finalmente os action figures, mais conhecido entre os leigos como "bonequinhos". Eu também os chamo assim, principalmente quando não tenho grana para comprar um, coisa que não faço há mais de dois anos.

Comecei a colecioná-los em 1999 e no ano seguinte montei essa reprodução anárquica da Cantina de Mos Eisley (foto 1), um dos cenários mais famosos do filme original de 1977, onde o jovem Luke Skywalker e o velho jedi Ben Kenobi se encontram com Han Solo e Chewbacca pela primeira vez. O filme sugere que a cantina do espaçoporto de Mos Eisley (que na verdade se chama Chalmun's Cantina) é o ponto de encontro dos mais diversos tipos de alienígenas de toda a galáxia. Por isso ampliei esse conceito fazendo presença de alguns personagens famosos do cinema e da TV de ficção científica: Alien, Predador, ET, Superman, Supergirl, o marciano Marvin, Buzz Lightyear, entre outros alienígenas e viajantes do espaço sideral.

Esta primeira cantina foi feita com o cenário de papelão vendido pela Kenner/Hasbro (a empresa que fabrica as miniaturas oficiais de "Star Wars" nos EUA) e ficou exposta na estante da sala da minha casa durante um bom tempo. Hoje finalmente apresento a vocês a "fotonovela" que desde o início imaginei fazer com esta maquete, tendo como inspiração básica as sátiras de cinema da revista MAD (fotos de 2 a 11).

No início do ano passado montei a versão "oficial" da Cantina de Mos Eisley em madeira, metal, papelão e isopor – baseada na planta original usada no filme "Guerra nas Estrelas" – para a "2ª EXPO-COLEÇÕES", organizada pelo meu amigo Felipe Trotta e exposta ao público no Forte de Copacabana em julho de 2003 (fotos de 12 a 22). Hoje esta maquete de um metro quadrado se encontra aqui em casa, mas ainda incompleta. Em breve farei os acabamentos finais e ela será reaberta ao público (que vier me visitar, naturalmente) com toda a pompa e circunstância que um estabelecimento dessa importância histórico-cultural merece.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

44 comentários:

  1. Lembro até da msuiquinha que tocava na Cantina... :)

    Ao som dum clarinete 10!

    Beijões pra voce!

    ResponderExcluir
  2. Tô ouvindo as duas músicas da cena da Cantina nesse momento, Drika! Hehehe! Esse post me levou praticamente o dia todo pra fazer! :-P
    Mas certamente deu bem menos trabalho do que tive para construir a maquete da Cantina... ;-))

    Beijão, menina!

    ResponderExcluir
  3. Oz,

    ta completamente nonsense!!! Um barato! Me lembrou as charges de filmes da MAD!

    :-))))))))))))

    Abs

    ResponderExcluir
  4. O Luke se afogando no "skywalker" da garota tá tudo de bom!!!! hahahahahahah

    ResponderExcluir
  5. Esse "putz" do Superman tá demais!!!!
    hahahahaha

    Bem aquele Putz super desinteressado, tipo pra cortar o assunto...

    hahahahahaha

    ResponderExcluir
  6. A tentativa de papo sobre 2001 está perfeita e a resposta, a única possível num bar barulhento e cheio como esse. Adorei !

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Não entendo muito dessas coisas de heróis, Star Wars, HQ... fora 2001 nunca fui chegada a um science fiction. Mas papo de turma de bar é tudo igual, né?

    ResponderExcluir
  8. Oz, você não existe! Sua meninice consegue ser duzentas mil vezes maior que a minha!
    Mas pra não deixar barato -- e na linha das últimas lembranças da Carmencita --, só citando o homem do (final de) ano, Roberto C.:

    Obissessãaao,
    nãaao não,
    Obissessão...
    Essa maquete virou minha cabeça
    E o meu coração

    Abraços estupefatos!

    ResponderExcluir
  9. ótima... ( a cena do alien)
    - com todo carinho -
    beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Ficou genial Oz...
    Dei umas boas gargalhadas com os personagens e suas tiradas. Tudo de bom!
    Valeu gastar o seu dia, porque com certeza ganhou o de muita gente com essa delícia mucho loca.
    Bjkas

    Ps: posso colocar um link lá na minha página?

    ResponderExcluir
  11. ...And the winner is......

    OZ ! Pelo conjunto da obra !

    beijos hollywoodianos

    ResponderExcluir
  12. A idéia foi exatamente essa, Beto! Hehehe! Valeu!!!

    ResponderExcluir
  13. Obrigado pelas palavras, Sí­lvia! E claro que pode colocar um link sim, é uma honra pra mim! :-))

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Hehehe! Obrigadão, Graça! :-))

    Agora é fazer a reforma e reabrir essa Cantina para os amigos encherem a cara de bebidas aliení­genas. ;-))

    Beijão!

    ResponderExcluir
  15. É que eu sempre gostei de trabalhos manuais, Martha. Quando era criança eu fazia alguns dos meus próprios brinquedos. Lembro bem de um tubarão que fiz de cartolina, que virava a cauda e abria a boca para engolir meus bonequinhos. A "planta" dele tá na minha cabeça até hoje.

    Mas eu nunca tinha trabalhado com madeira antes. Fazer essa cantina foi mesmo um desafio, especialmente pelos materiais que usei. E tenho muito orgulho dela!

    Quem sabe ainda não volta para mais uma exposição? ;-))

    Beijos, menina!

    ResponderExcluir
  16. Pena que você não curte, Sônia. Filmes e livros de FC e terror psicológico sempre fizeram parte da minha vida. Adoro de paixão!!! Só lamento que exista um preconceito tão grande por parte da crí­tica em relação a esses gêneros... :-(

    Mas mudando de assunto, é mesmo como você disse: papo de turma de bar é tudo igual mesmo, hehehe!

    Beijão, Sônia!

    ResponderExcluir
  17. É como eu disse pra Martha aí­ em cima, Ricardo. Gosto muito de fazer essas coisas - maquetes, brinquedos, miniaturas... - desde criança. Só que essa maquete foi mais desafiadora por ter sido feita em madeira, material que nunca usei antes. Minha "especialidade" (se é que dá pra chamar assim) sempre foi papel, cartolina, papelão. Esse ano fiz duas pirâmides escalonadas de papelão para outra exposição de "Star Wars" no Forte de Copacabana, para servir de mostruário de action figures. Qualquer dia eu ponho as fotos aqui.

    Abração, rapaz!

    ResponderExcluir
  18. Chamei meu filho para ver a Cantina e fui tomar banho.
    Logo, logo, batidas na porta do banheiro: "Mãe, você me leva prá conhecer esse cara, ele é irado..."

    Entenda como um super-elogio, porque o é .

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Hehehehe!!!! Diz pra ele que eu só fico "IRADO" quando me sacaneiam, ou quando presencio uma injustiça. No resto do tempo até que sou bem-humorado. :-))))

    E agradece a ele o elogio! Eu consegui decodificar... hehehe! :-)P

    Beijão, Graça!

    ResponderExcluir
  20. Parabens, star show.

    Sou fã do robozinho.

    ResponderExcluir
  21. Palmas pra vc! Ficou muito legal!
    Criativo, inteligente e surreal...

    ResponderExcluir
  22. Hehehehehe dei boas risadas com os absurdos...... a do bafo no cangote é impagável

    ResponderExcluir
  23. muito bom! agora manda o segundo capítulo!

    ResponderExcluir
  24. Sei não, Luke Skywalker sexualizado? Tô levando muita fé não, esses heróis são sempre duvidáveis

    BTW, menina superpoderosas? hahahaha

    ResponderExcluir
  25. O alien jamais esquecerá a Sigourney Weaver, vai suspirar pro resto de sua existência inter galáctica...

    Pô, OZ, esse bar tá brabo, Cidra, Cinzano e Dreher? Ah, pro Dreher vc chama o Leflaneur que ele traça tudinho! 8;-P

    ResponderExcluir
  26. Péra aê, essa supergirl é muito alta, não "encaixa"? Tem que deitar, he he he!

    ResponderExcluir
  27. Essa sacanagem com o símbolo da Coca Cola é tudo!

    ResponderExcluir
  28. Salve, salve a Meg, está em apuros!

    Eu tb amo fanta light!!

    ResponderExcluir
  29. Continuando o diálogo do Superman:
    - É que a Lois gosta, sabe? Eu procuro agradar
    - Mas assim vc vai ter um trabalho enorme pra comê-la..
    - E eu lá como alguém?

    ResponderExcluir
  30. E agora tá ensaiando para viver o Dunga!

    ResponderExcluir
  31. Oi Osvaldo!!!

    Tô cum sudadis docê!!!

    Trabalhando pacas e com um monte de novidades...

    :)))

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  32. Está nota 10 a montagem! Me veio à mente a musiquinha da cena também!

    ResponderExcluir
  33. Adorei as miniaturas e tudo.
    Agora saquei o lance do diorama.
    Ei tô enganada ou estou mesmo vendo o Buzz Lightyear (bah esqueci como escreve) do Toy story ali de papo com superman e a turma?
    eu tenho ele aqui e o wood tambem
    :))

    ResponderExcluir
  34. Adorei as miniaturas e tudo.
    Agora saquei o lance do diorama.
    Ei tô enganada ou estou mesmo vendo o Buzz Lightyear (bah esqueci como escreve) do Toy story ali de papo com superman e a turma?
    eu tenho ele aqui e o wood tambem
    :))

    ResponderExcluir
  35. É o Buzz Lightyear sim, menina! Hehehe! E tem também o Superman, o Alien, o Predador, o marciano Marvin dos desenhos do Pernalonga, o ET de Spielberg, um Thunderbird daquele seriado de bonecos... a idéia é colocar todos os alienígenas e viajantes do espaço na Cantina, que afinal é o melhor pit stop da galáxia prum alienígena molhar a garganta. ;-))

    Os próximos que quero conseguir são o Stitch, o ALF e mais alguns de "Star Wars" mesmo.

    Beijos,
    Oz

    ResponderExcluir
  36. VALEU, ANJA!!!!!!! OBRIGADÃO MESMO!!!!!!
    ADOREI!!!!!!! FICOU MUUUUIIITO LEGAL!!!!!!!!
    Valeu pelo carinho e pelo reconhecimento!!!!!!
    :-))))))

    Beijão!
    Oz

    ResponderExcluir
  37. Maneiríssimo!! Onde vc arrumou as maquinas de pinball?

    ResponderExcluir