sexta-feira, 24 de dezembro de 2004

MEUS FILMES DE NATAL


Existem dezenas de filmes feitos especialmente para essa época do ano, e que têm as festividades natalinas como pano de fundo. "Natal Branco", "Conto de Natal", "Adorável Avarento", "O Milagre na Rua 34", o recente "Expresso Polar" e até mesmo os dois primeiros filmes da série "Duro de Matar", entre muitos outros, antigos e atuais. Porém há muitos anos eu elegi meus dois filmes preferidos de Natal, que sempre que posso revejo todo dezembro: "A Felicidade Não Se Compra" (1946), de Frank Capra, e "Gremlins" (1984), de Joe Dante.

Ambos se passam em cidadezinhas fictícias do interior dos Estados Unidos (Bedford Falls e Kingston Falls, respectivamente), ambos têm personagens e lugares que nos remetem diretamente às ilustrações de Norman Rockwell, os dois tratam de situações fantásticas e além da imaginação.

O primeiro virou símbolo de Natal para muitas pessoas, com o honesto George Bailey (James Stewart), determinado a cometer suicídio na véspera de Natal, sendo levado por um anjo a um mundo paralelo onde ele nunca existiu, para aprender a importância da vida e da amizade. Sem dúvida um dos mais belos filmes de Frank Capra – o cineasta do otimismo e da bondade, onde um cidadão de valor é capaz de derrotar o mundo podre que o cerca – e uma das mais emocionates obras já feitas sobre o valor do ser humano e da amizade, imitada e citada no mundo todo ao longo de décadas.

Mas o segundo, apesar de se passar também na véspera de Natal, nunca é lembrado como filme típico dessa data. A meu ver o diretor Joe Dante e o produtor Steven Spielberg conseguiram realizar a mais cínica, cruel, bem-humorada e peculiar fábula de Natal dos anos 80. O humor negro e o perfeito equilíbrio entre a comédia, o terror e a aventura se fazem presentes neste filme inesquecível.

Duas pérolas natalinas, para quem adora, ignora ou detesta o Natal. Dois filmes que merecem ser vistos e revistos em qualquer época do ano. Mas especialmente hoje, antes de Papai Noel chegar. Só tenha cuidado para que o anjo não o esqueça em outra dimensão e para que sua ceia de Natal seja destruída por monstrinhos famintos...


* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

"A FELICIDADE NÃO SE COMPRA"
1946 - EUA - P&B - 125 minutos
Direção: Frank Capra
Roteiro: Frances Goodrich, Albert Hackett, Frank Capra e Jo Swerling
Produção: Frank Capra / Liberty Films, RKO Pictures
Fotografia: Joseph Walker, Joseph Biroc
Montagem: William W. Hornbeck
Música: Dimitri Tiomkin
Direção de Arte: Jack Okey
Elenco: James Stewart, Donna Reed, Lionel Barrymore, Thomas Mitchell, Henry Travers, Beulah Bondi, Carol Coomes, Ward Bond, Gloria Grahame

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

"GREMLINS"
1984 - EUA - Colorido - 120 minutos
Direção: Joe Dante
Roteiro: Chris Columbus
Produção: Steven Spielberg, Frank Marshall, Kathleen Kennedy, Michael Finnell / Amblin Entertainment, Warner Bros.
Fotografia: John Hora
Montagem: Tina Hirsch
Música: Jerry Goldsmith
Direção de Arte: William Matthews
Efeitos Especiais: Chris Walas
Elenco: Zach Galligan, Hoyt Axton, Frances Lee McCain, Phoebe Cates, Polly Holliday, Scott Brady, Glynn E. Turman, Corey Feldman, Keye Luke, Judge Reinhold, Dick Miller, Jackie Joseph, Jonathan Banks, Kenny Davis, Belinda Balaski, Harry Carey Jr., Chuck Jones, Steven Spielberg

9 comentários:

  1. "Esqueceram de mim" pode? - muito moderno demais? mas é uma belezinha, nao acha?

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de "Esqueceram de Mim" também, Luci! Um ótimo filme de Natal, sem dúvida! :-)

    Feliz Natal pra você!

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não vi o primeiro filme, Oz, mas vi o segundo algumas vezes...sendo que na primeira vez, com 5 anos, sai da sala com medo dos Gremlins! Eu tinha ido com a turma do colégio e minha professora teve q sair comigo (acho q foi a unica vez q sai de uma sala de cinema)!

    E eu tb gosto de Milagre na rua 34. Não vi o original, mas sim a refilmagem...mas eu acho o filme muito fofo!

    Ah, e por falar em Gremlins...o Rafael não pode participar da Ceia aqui em casa, ja que os pais deles não puderam vir e vão fazer a própria Ceia na casa deles, então ele já me deu meu presente de Natal: o próprio Gizmo! :D

    Bom, queria lhe desejar um Feliz Natal e um Ano Novo melhor do que o que passou! :)

    Bjos,
    Debora

    ResponderExcluir
  4. Gremlins é ótimo, um Natal negro..hahahahahahahaha. as vezes é bom, Natal é muito certinho

    ResponderExcluir
  5. nunca vi nenhum desses dois! hehehe aopesar de Gremlins ter passado dezenas de vezes na sessão da tarde. ah..recebeu meu cartoazinho de natal? bom, de qq forma, desejo a vc um excelente natal! :*****

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito de Gremlins - é um filme que não canso de ver e não é ostensivamente natalino. Outro filme não ostensivamente natalino do que eu gosto é "Enquanto Você Dormia" - não somente por causa de Sandra Bullock!!

    Um abraço natalino, Oz.

    ResponderExcluir
  7. Está rolando filme de Natal um com o Billy Bob Thornton que estou louca pra ver ! é do Terry Zwigoff , que fez Crumb e Ghost World , dois filmes que amo !

    ResponderExcluir
  8. E acabei de rever meu filme de natal: GREMLINS!!!! :-D

    ResponderExcluir
  9. Acabei de ganhar a edição especial de GREMLINS em DVD!!!! Tem 10 minutos de cenas inéditas, além de alguns extras bem legais!!! :-)))

    ResponderExcluir