sexta-feira, 25 de fevereiro de 2005

A MEUS PAIS


Meus P e M, como diria Alexander De Large.

Meus heróis, como digo eu.

Meu pai nasceu numa mansão palafita, toda em madeira, cheia de quartos, na beira do rio Tocantins, no Pará. Seu playground era o rio e a Floresta Amazônica. Até os 18 anos não convivia com carro, televisão, cinema, nenhum dos confortos que o século 20 nos proporcionou. Se alistou na Marinha e esteve na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas na região do Atlântico central. Veio para o Rio de Janeiro, foi campeão de natação, trabalhou como alfaiate, mais tarde como escriturário, conheceu minha mãe, se casaram e eu nasci.

Minha mãe nasceu numa casinha pobre no interior de Pernambuco. Perdeu a mãe com um ano e foi criada pela tia, criatura adorável e dona de uma força, uma luz e uma alegria extraordinárias. Veio pro Rio de Janeiro com a madrinha e as primas. Aqui trabalhou como empacotadora de drogaria, balconista e secretária, no mesmo ministério que meu pai. Os dois se casaram e eu nasci. Mais tarde, quando eu já estava na faculdade, ela retomou os estudos (parados no primário) e se formou até o segundo grau, sempre com notas máximas e o apoio incondicional e entusiasmado do meu pai.

Hoje ambos já se foram para outro plano, mas como Luke Skywalker podia contar com Obi-Wan Kenobi mesmo após a morte dele, eu também posso contar com meus pais. Tenho muito orgulho de ser filho deles, de tudo o que fizeram, passaram e de sempre terem sido pessoas íntegras, dignas, especiais. Além disso, me orgulho muito de ser 50% nortista, 50% nordestino e 100% carioca. O Brasil é feito assim, com essa mistura de sangues, e sou feliz de ser 100% brasileiro. E filho dessas duas belas criaturas de luz, que foram sempre felizes juntas.

18 comentários:

  1. Oswaldo, que linda sua história e a de seus pais tbm.
    Sinta orgulho sim, pois o que eles puderam lhe dar de melhor foi a educação e o amor. Coisa que graças a Deus, pelo visto, vc soube absorver mt bem.
    Bjs fraternos em seu coração

    ResponderExcluir
  2. Uma linda história Oz , como voce parece com seu pai ! sua mãe ainda era bonita quando a conheci .
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pelas palavras e pelo carinho, Cleide! :-))

    Beijo e tudo de bom pra ti,
    Oz

    ResponderExcluir
  4. É, Ana, minha vida toda eu sempre ouvi que sou a cara do meu pai. E comparando o meu atual headshot com essa foto dele de marinheiro, a semelhança chega a ser assustadora! Hehehehe!

    E sobre a minha mãe diziam que ela era muito parecida com a Jackie Kennedy Onassis quando se casou com meu pai. Taí as fotos pra mostrar. :-)

    Grande beijo e obrigado pelo carinho, querida amiga!

    ResponderExcluir
  5. Oz,
    sua mãe é realmente muito bonita.
    me parece que Chico compos Paratodos em sua homenagem. Na verdade todo brasileiro é meio assim, sou neto de paraense com paulista e mineiro com mineira,filho de carioca com mineira nascido em Pernambuco.
    abs,
    cesar

    ResponderExcluir
  6. Já era chegada a hora de conhecer aqueles de que tanto li nas entrelinhas de tantos posts teus!
    Abraços carinhosos, em uníssono com o seu post

    ResponderExcluir
  7. Uma bela história e uma linda homenagem, caro amigo. Forte abraço. Sergio

    ResponderExcluir
  8. Rapaz, que beleza teu relato, cheio de amor! Gostei demais!
    Abração!

    ResponderExcluir
  9. Meu nobre amigo OZ (waldo!),
    Seus pais são lindos mesmo, rapaz!
    Que parecida com a Jackie, nada. Sua mãe era muito mais bonita que ela. Nem tem comparação!
    Realmente o Brasil é uma mistura só, né? ainda tem gente que se acha puro sangue. Eh,eh,eh...
    Também sou filho de uma mistura de estados: pai carioca com mãe baiana. Pena que meu pai morreu ainda muito jovem e não tive tempo de curtí-lo como poderia...
    Mas fui bem-criado e não posso me queixar, apesar de ser de uma família pobre.
    Abração!

    ResponderExcluir

  10. E eles lá do alto, tem certeza, que geraram um grande Guerreiro, um cara que tem A FORÇA.

    Beijos, querido.
    To emocioanda, viu?

    ResponderExcluir
  11. olhos nos olhos durante 25 anos?
    que delícia, oz!
    que coisa boa se saber filho de um amor desses!

    bjs, moço!

    ResponderExcluir
  12. Que bela e comovente homenagem meu amigo...
    No plano em eles estiverem estarão orgulhosos do filho de alma tão boa que eles tem.
    Um grande beijo...

    ResponderExcluir
  13. Bacana, Oz. Super bacana. Obrigado por dividir isso com a gente. Abração

    ResponderExcluir
  14. Homenagem merecida , Oz.
    beijinhos longínquos

    ResponderExcluir
  15. A vida é muito e muito simples, nós que complicamos. Obrigada nos mostrar assim - simples, delicada e lindamente homenageano seus pais.
    Um beijo e ainda LuciLovesMisterOz, Magic

    ResponderExcluir
  16. Bela Homenagem!
    Bonita a historia de teus pais.
    Sabe? Eu tb nao conheci nada disso (carro, televisão, cinema, nenhum dos confortos que o século 20 nos proporcionou.) até os 17 anos marromeno qdo fui trabajar e ajudar meus pais como meus irmão.
    Aff! Lembrei deles! Já se foram tambem.
    Falo um pouco deles AQUI
    Vc me deu a ideia...vou contar a historia deles tambem.
    :))

    ResponderExcluir
  17. é muito bonita a história deles,de vida e amor.Com certeza sentiam(e sentem)muito orgulho de vc,com todo esse carinho e dedicação!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Lindo relato! A forma como você conta a história dos dois separadamente, sempre juntando-os ao final de cada parágrafo e resultando na sua vinda ao mundo é muito bonita!

    ResponderExcluir