segunda-feira, 20 de junho de 2005

JAWSFEST '05





Há exatamente 30 anos atrás, no dia 20 de junho de 1975, nascia o blockbuster norte-americano como o conhecemos hoje. No dia 20 de junho, na abertura do verão americano, estreava "TUBARÃO" ("JAWS"), dirigido por Steven Spielberg, escrito por Carl Gottlieb e Peter Benchley, baseado no romance desse último, com produção de Richard Zanuck & David Brown para a Universal Pictures, trilha sonora de John Williams, estrelando Roy Scheider, Richard Dreyfuss, Robert Shaw, Lorraine Gary, Murray Hamilton, Jeffrey C. Kramer e o imenso "Bruce" - o tubarão mecânico de sete metros e meio (na verdade eram três tubarões mecânicos). O filme ganhou os Oscars de Melhor Trilha Sonora para John Williams, Melhor Montagem para Verna Fields e Melhor Edição de Som.

"TUBARÃO" foi o primeiro filme na História a faturar mais de 100 milhões de dólares em bilheteria. Também inaugurou o conceito do "filme de verão" em Hollywood. Além de lançar definitivamente a carreira de um dos mais brilhantes cineastas dos últimos 30 anos, Steven Spielberg.

Durante 1975 e 1976, em todo o mundo, os cinemas ficaram cheios e as praias vazias. Só no Brasil, durante mais de duas décadas, foi o filme estrangeiro mais assistido por aqui, com um público de cerca de 8 milhões de espectadores no cinema (e olha que só foi exibido entre 1975 e 1980!!!). "TUBARÃO" causou um impacto não só no mercado cinematográfico, como também no cotidiano das pessoas e no imaginário popular. Sem dúvida alguma foi o primeiro passo para a transformação do cinema comercial como o conhecemos hoje (o segundo passo se deu dois anos depois com "Guerra nas Estrelas", de George Lucas, com outras revoluções, mas isso é outra história).

No início desse mês, entre 3 e 5 de junho, aconteceu a primeira convenção oficial de fãs de "TUBARÃO" nos EUA, em Martha's Vineyard, pequena cidade de veraneio na costa leste que serviu de cenário para o filme, como a cidade de Amity. O evento chamado de JAWSFEST '05 teve a presença maciça de fãs, além de parte da equipe e elenco do filme de Spielberg. Entre os presentes, estiveram lá o escritor e roteirista Peter Benchley, o roteirista Carl Gottlieb, o desenhista de produção Joe Alves (construtor de "Bruce"), os atores Jeffrey C. Kramer (Hendricks), Susan Backlinie (Chrissie), Jay Mello (Sean Brody), Lee Fierro (Sra. Kintner), Jeffrey Voorhees (Alex Kintner), entre outros. A organização já promete uma nova comemoração no ano que vem.

Em breve a Universal lançará o DVD de 30 anos de aniversário de "TUBARÃO", com mais extras que o DVD lançado há 5 anos, além de uma considerável ampliação do making of de 50 minutos para 120 minutos de material.

Por tudo isso 2005, além do aniversário de 30 anos do blockbuster americano, é o ano de "TUBARÃO".

Aqui vai uma pequena amostra de fotos do que foi a JAWSFEST '05 em Martha's Vineyard.

Falando nisso, vamos à praia? ;-)

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
"So this is not a boat accident! It wasn`t any propeller, it wasn't coral reef, it wasn't Jack the Ripper. It was a shark."
(Matt Hooper, oceanógrafo)

22 comentários:

  1. e eu ainda nao vi esse cláassico!! deus do céu..tenho que ver!!! Aliás, e como vc está? sumiu...nunca mais deu notícias!!! espero que esteja tudo bem por aí...não suma!

    beijão :*****

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vanessa! Tudo bem comigo. Ando quieto, por aqui. Tenho visto teus posts sempre, menina. E você verá "TUBARÃO" em breve, muito mais breve do que você imagina!!! Hehehe! Espere notícias até o final da semana... ;-)

    Beijos,
    Oz,
    totalmente "finatic", como acabei de descobrir. :-)P

    ResponderExcluir
  3. Get out of the water! Get out of the water! Get out of the water!

    Haha, eu lembro de você vendo o filme na sua casa, todos os diálogos de cor, até as musiquinhas!
    Cuidado com a Marina da Glória, vai saber...

    beijão e saudade

    Ana

    ResponderExcluir
  4. Hehehe! Aliás, o filme tá rolando lá na sala, e eu aqui no computador só recitando os diálogos... "So this is not a boat accident! It wasn't any propeller, it wasn't coral reef, it wasn't Jack the Ripper. It was a shark." :-)))

    Tudo bem, menina? Tô esperando você aqui pra prova e pra festa, hein! ;-)

    Beijos!

    "But what kind? What kind of shark?"
    "Tiger shark!"
    "A whaaaaat???"

    ResponderExcluir
  5. opaaaa! notícias, pelo q sinto boas hein! esperarei! :)

    beijocas

    ResponderExcluir
  6. São os quarent'anos! Em menos de um mês o filme da minha vida comemora 30 anos e eu comemoro 40. :-)))

    ResponderExcluir
  7. Farewell and adieu to you fair Spanish ladies / Farewell and adieu you ladies of Spain. / For we received orders for to sail back to Boston / And soon never more will we see you again.

    Já tô me preparando pra prova e pra festa! E você?

    beijão

    Ana

    Oh! God help me! God! Argh! God help!

    ResponderExcluir
  8. oh sim!!! ta chegando ta chegando..dia 3 de julho!!! :)

    ResponderExcluir
  9. Só pra festa... :-P

    Show me the way to go home
    I'm tired and I wanna go to bed
    I had a little drink about an hour ago
    And it's gone right to my head...

    Wherever I may roam
    By land or sea or foam
    You will always hear me singin' this song
    Show me the way to go home...

    ResponderExcluir
  10. Não, menina... uma semana depois. ;-)

    10 de julho. Mas a festa - melhor dizendo, O EVENTO - vai ser no fim de semana seguinte.

    Esteja preparada. ;-)

    ResponderExcluir
  11. Ué, não vai fazer a festa de aniversário no dia do seu aniversário? Logo no final de semana que estarei aí? Buáááááááááááááááááááááá!

    E no final de seguinte, você sabe, é o meu, né canceriano?
    Temos exatamente dez anos e uma semana de diferença de idade!

    beijão

    Ana

    ResponderExcluir
  12. Transferi o evento de aniversário pro fim de semana seguinte justamente por causa da 'maledeta' prova no dia do meu aniversário. Quero fazer no sábado e não ia dormir de madrugada numa véspera de prova, né? Por isso tô programando a "sessão exclusiva" pro dia 16. ;-)

    Será que você não vai poder vir?...

    ResponderExcluir
  13. Buááááááááááááááááááááááááááá!

    Não faz isso comigo, homem! Nâo vou poder ir pro Rio duas vezes!
    Além do que, meu aniversário é dia 18, mas não estou nem um pouco a fim de dar festinha.
    Talvez uma sessão privê do "Trinta Anos Essa Noite" do Louis Malle... hehe, será que eu vou dar uma de Alain Leroy? Le leu follet...
    Mas eu não vou deixar teu aniversário em branco, nem que eu tenha que te arrastar depois da prova pro Amarelinho!!!

    beijão

    Ana

    ResponderExcluir
  14. Oz, fico pensando se você tivesse nascido 30 anos antes, como seria a sua descrição dos filmes -- a paixão certamente seria a mesma! --, sua relação com o cinema... Até porque já houve aquele cinema seriado, as pessoas viam os filmes em capítulos, a cada semana...
    Não sei, foi uma imagem que me passou pela cabeça. Já pensou no assunto?
    Abraço

    ResponderExcluir
  15. Ola Oswaldo

    To perdido aki na tua página rsss.

    Qdo assisti a Tubarao a primeira vez eu era novinho ainda rsss. Felizmente o filme ñ me impressionou e hj eu admiro muito estes animais. Ainda ñ mergulhei com nenhum mas alimento este sonho, quem sabe, de mergulhar com um tubarao branco. Infelizmente este filme incentivou e ainda incentiva a matanca de T Brancos e Ts em geral, aliado ao mito de q cartilagem de T é anti-cancerígeno ou afrodisíaco.

    To enviando um link com a opiniao de uma pessoa q tb ama estes animais.

    http://www.institutoaqualung.com.br/protuba_artigos_15.html

    Eu ñ seria tao radical como ele de ser contra o Festival, ao contrário, acho q o festival seria uma ótima oportunidade para ajudar na desmistificacao desta má fama.

    ResponderExcluir
  16. Ricardo, você sabe que eu tenho a certeza de que nasci no início do século 20, né? Minha atração pelas décadas de 10, 20 e 30 são IMENSAS!!! Me identifico totalmente com várias coisas daqueles tempos.

    Mas se eu tivesse nascido em 1935... certamente teria assistido "Psicose" na estréia! Hehehe! O que não ia mudar muito o fato d'eu tê-lo assistido em 1980 no cinema sem saber de nada da história...

    Creio que não ia mudar muito, pois hoje a gente tem acesso a filmes de todos os tempos, e posso curtir filmes do início do século passado sem problemas. E quem ama o cinema de verdade não se prende apenas aos filmes novos, né? Fico irritado em ver que a maioria das pessoas só gosta de filmes feitos nos últimos 10, 15 anos. Não sei se é pura ignorância aliada à arrogância ou apenas falta de oportunidade em conhecer coisas mais antigas mesmo.

    AH! E eu compartlho da visão radical do Peter Bogdanovich, quando ele diz que "todos os grandes filmes já foram feitos". Não sou tão radical assim, mas meu pensamento é nesse mesmo caminho.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  17. Hehehe! "Trinta Anos Essa Noite" é uma ótima pedida prum aniversário de trinta anos!!! Mas pelamordedeus não vá fazer besteira, viu??? :-P

    E pode deixar, o gran evento foi adiado pro fim de semana seguinte mas a gente pode ir no Amarelinho no dia 10 sim. Afinal não quero deixar a data do meu aniversário passar assim em branco. ;-)

    Beijos, menina!

    ResponderExcluir
  18. Cara, FELIZMENTE o filme me impressionou muito e eu passei a AMAR TUBARÕES!!!! Aliás, todo mundo que eu conheço que adora o filme como eu também compartilha desse mesmo amor aos belíssimos esqualiformes!!!

    Graças ao filme eu me apaixonei por tubarões brancos e decidi estudar biologia marinha. Dos 10 aos 18 anos essa foi a maior certeza da minha vida, que eu ia estudar biologia marinha e me especializar em comportamento de tubarões - de preferência carcharodon carcharias, os grandes tubarões brancos. Tudo bem que na hora H eu percebi que fiquei impressionado com um filme acima de tudo e decidi estudar cinema, mas nunca perdi minha paixão por tubarões!!!

    Meu maior sonho continua sendo mergulhar com um grande tubarão branco, seja na costa da Austrália ou da África do Sul. De preferência SEM JAULA DE PROTEÇÃO, como já vi um cara fazer num documentário!!! Você não imagina o amor que eu passei a ter por esses extraordinários animais justamente por causa do filme do Spielberg!!!!!!

    Acho esse ódio que os ecologistas puristas têm contra o filme tão imbecil quanto o que as pessoas que ignoram as peculiaridades dos tubarões tinham na época do filme. Ambos são carregados de preconceitos idiotas e de uma ignorância cegante desmedida!!! Peter Benchley já se arrependeu de ter pintado os tubarões brancos como "monstros" e hoje dedica parte do seu tempo a desfazer essa visão deturpada. E acredito que quem tem um mínimo de bom senso pode muito bem curtir de montão o clássico do Spielvberg - que é um filme extraordinário! - e ainda amar os tubarões como os mais belos e magníficos animais que já existiram nesse planeta! Como eu faço, aliás. ;-)

    Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Quando esse filme estreou no Brasil, eu era pequena e meus pais não me levaram no cinema.
    Mais ou menos nessa mesma época, meu tio comprou o primeiro video cassete da família! Nunca tinha visto um!
    Aí ele alugou, em inglês sem legendas (não haviam video locadoras como hoje) os filmes: Orca e Tubarão.
    Não precisei de legenda pra me apaixonar pelos dois filmes!
    Super bem feitos, a fotografia genial e realmente matava a gente de medo.

    Depois de algum tempo, vi as continuações no cinema e há alguns anos peguei todos pra ver no video de novo.
    São filmes atemporais e acho que para a época os efeitos são geniais!

    Parabéns pelo post! Ficou show!
    Amei as fotos!

    Beijão grande!

    ResponderExcluir
  20. Renata, "Tubarão" é o filme que mais AMO na vida. Assisti no cinema em dezembro de 1975, quando tinha 10 anos de idade. A censura era de 14 anos, mas eu vi o filme em Belém, e lá todo mundo é meio baixinho, hehehe! Tinha um primo de 14 anos que era mais baixo que eu com 10. ;-)

    Entre 1975 e 1980 assisti o filme cinco vezes no cinema.

    Desde o primeiro dia me tornei um fanático apaixonado por tubarões brancos!!! Por cinema eu já era... E por conta da paixão pelo filme e pelos tubarões, fiz curso de mergulho com aqualung, comprei roupa de neoprene, mergulhei muito nas Ilhas Cagarras e em Búzios...

    No início dos anos 80 também consegui a primeira fita VHS original americana do filme, e mesmo não tendo VCR na época, via muito num vídeo emprestado de um amigo. Acabei de conseguir o DVD comemorativo dos 30 anos do filme, com um livro de 60 páginas cheio de fotos (algumas inéditas!) e um "making of" com 2 horas de duração!!!!! Tô feliz que nem pinto no lixo!!! Hehehehe!!!

    Pena que não pude ir ao JAWSFEST '05... tive que pegar essas fotos na internet mesmo. :-(

    Em breve vou fazer um outro álbum de fotos de "Tubarão", com fotos das revistas, discos, livros e outros itens de colecionador que tenho do filme. Aguarde! ;-)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oswaldo

    Acho q pessoas assim sao excessao a regra (minha opiniao). Tb tenho este sonho de mergulhar com Brancos. O site do cara q mergulha na Africa é http://www.sharkdivingunlimited.co.za/

    O Gabriel Gamme faz exporadicamente excurssoes a Africa para mergulhar com tigre e mangona. www.divingcollege.com.br . Eu estava a fim de ir mas faltou tempo ($$$) e ñ tinha experiencia suficiente em mergulho. Tvz ano que vem rsss.

    ResponderExcluir