quinta-feira, 9 de junho de 2005

SONHOS SOBRE RODAS




Se o anúncio da Ipiranga que diz "todo brasileiro é apaixonado por carros" está certo, então eu sou uma exceção à regra. Nunca tive o menor entusiasmo por automóveis. Quando tinha 17 anos e meus amigos de infância ansiavam por ganhar um carro dos pais, eu sonhava em ter dois vídeo-cassetes para copiar filmes e programas. Aprendi a dirigir mas esqueci por falta total de prática. Não sei distinguir um modelo de outro, apenas pela cor. Só consigo identificar Fusca, Kombi, Jeep... e o resto é tudo igual! Sempre disse que o carro ideal pra mim é ter grana suficiente para pegar táxi a hora que eu quiser sem me preocupar com o bolso.

Porém existem alguns veículos sobre rodas que estão presentes nos meus sonhos. Como todos são antigos e/ou caros demais, vão continuar no terreno dos sonhos. Mesmo assim eu continuo os colecionando nem que seja em fotos - e assim que possível em miniaturas e maquetes.


DUESENBERG SPEEDSTER 1935 (de "Indiana Jones e o Templo da Perdição" de Steven Spielberg): O carro usado por Indy na fuga do Club Obi Wan, em Xangai, logo no início do filme, é um dos mais belos modelos já feitos. Tive a sorte de encontrar um igualzinho em São Paulo, bem próximo à casa de uma amiga onde fiquei. As fotos são minhas.

FORD MODELO T: O velho "Ford Bigode", o primeiro carro a ser produzido numa linha de montagem, me fascina desde criança. E passei a gostar mais dele depois de ver um modelo de 2 lugares num episódio da série "O Jovem Indiana Jones", uma das minhas séries favoritas. Tenho dois modelos em metal, um conversível e outro com a capota levantada.

X-WING CAR (inspirado em "Star Wars" de George Lucas): Uma versão sobre rodas da nave X-Wing de "Guerra nas Estrelas", criada e construída por um fã norte-americano da saga. Com direito a "holograma" do Obi-Wan Kenobi no cockpit e unidade R2 no motor para ajudar o piloto a cruzar a galáxia. Bem que eu gostaria de ter um desses no hangar!

HERBIE (da série "Se Meu Fusca Falasse" de Walt Disney): O nostálgico fusquinha dos filmes da Disney tem vaga garantida nos meus sonhos, desde a infância, quando brincava com um modelo de fricção. Eu teria orgulho de ter esse fusca!

BATMÓVEL (do seriado "Batman" com Adam West): Outro sonho de infância é o carro do vigilante de Gotham City, que me fazia vibrar quando saía da batcaverna à toda para mais uma missão contra algum super-vilão. Já tive uma miniatura em metal dessa réplica de Lincoln que se perdeu no limbo.

BATMÓVEL (do filme "Batman" de Tim Burton): A versão mais possante do carro do morcegão criada por Anton Furst em 1989 também é impressionante e de longe a melhor de todos os filmes.

DeLOREAN MÁQUINA DO TEMPO (da trilogia "De Volta Para o Futuro" de Robert Zemeckis): A mais veloz máquina do tempo do cinema, criada pelo hilário Doc Brown, ficaria ótimo na minha garagem, em qualquer década.

PLYMOUTH FURY 1958 (do filme "Christine" de John Carpenter, baseado no livro de Stephen King): Um carro que retribui o amor do dono é tudo o que se podia querer. Ainda mais quando é um belo modelo dos anos 50, num vermelho e branco vibrantes, nunca produzido até 1958. A proteção e o estilo que qualquer motorista de bom gosto precisa.

CAMINHÃO TANQUE PETERBILT (do filme "Encurralado"de Steven Spielberg, baseado no conto de Richard Matheson): Eu também ficaria muito feliz em ter esse sinistro e poderoso caminhão-tanque Peterbilt na porta da minha casa. Contanto que as chaves estivessem no meu bolso! Hehe! Ninguém gostaria de ter um pesadelo desse às suas costas, mas tê-lo ao seu controle não é má idéia.

12 comentários:

  1. E o mais importante, Paulo: todos com MUITA personalidade!!! :-)

    Abraços,
    Oz

    ResponderExcluir
  2. vindo de vc sempre tem personalidade. podemos até discordar mas sempre mantemos a linha.vc vai hj ?

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelas palavras, Paulo. O chato é preparar um post desses com tanto cuidado e ver um monte de gente entrar aqui e não deixar uma palavrinha sequer. Eu já devia ter me acostumado mas não me acostumo com essas coisas. Ainda mais quando tô cansado de ver posts bestas entupidos de comentários pipocando no Multiply... é dose!!!

    Mas te respondendo devo ir hoje sim.

    Abraços,
    Oz

    ResponderExcluir
  4. é assim mesmo oz. os desejos do coração do homem são um mistério. fala que agora lançaram o viagra supositório na dosagem de 500 gramas que vai encher de posts e replays
    tem uns meus que eu fico triste tb mas é da vida
    nos vemos mais tarde
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Incrivel selecao! Nao trocaria esse Duesendorf Speedster por nenhum outro mais recente. Tem outros mais?

    Marcos Neves

    ResponderExcluir
  6. Lembrei de outros mas nao tenho as fotos:
    - Mustang GT de "Bullit"
    - o ambulancia Cadillac de "Ghostbusters"
    - o Aston Martin de 007 em "Goldfinger"
    - a pick-up Jeep de "Twister"

    Marcos Neves

    ResponderExcluir
  7. Penso da mesma forma, Marcos. Sou louco pelo Duesenberg Speedster!!! Tenho uma miniatura tipo Matchbox, mas ainda hei de conseguir uma em escala 1:18.

    Não tenho mais nenhuma foto de carro não. Como disse no texto, não sou ligado em carros. A não ser nestes muito especiais! :-)

    Abraços,
    Oz

    ResponderExcluir
  8. O BatMovel é meu sonho ...

    esse sim é um carro pra dar uma bandinha no postinho ... :D

    ResponderExcluir
  9. Fico com todas as versões do Batmóvel, ninguém tasca! (Caso contrário, o caminhão tanque de Duel é meu e com ele eu amasso todos os outros, hehehe!)

    ResponderExcluir
  10. Como diria Athayde Patreze, esse telefone é "simplemente um luxo"!

    Gostei das suas fotos.

    ResponderExcluir
  11. Diria que desta lista ai os que mais me passam "personalidade" são o Batmóvel da série de TV, o sensacional Delorean de "De volta para o Futuro" e, claro, o caminhão "endemoniado" de "Encurralado". "Encurralado" está na minha memória desde bem criança, quando meu pai sempre comentava do "filme do caminhão" que vez ou outra era reprisado na TV. Engraçado que, anos depois, quando me tornei fã de Steven Spielberg, nem imaginava que o filme era dele!
    Grande lista, Oz!

    ResponderExcluir