sexta-feira, 2 de junho de 2006

AMOR AO BRASIL?


A cada quatro anos, o povo brasileiro se veste e enfeita as ruas e tudo o mais de verde e amarelo. Gritam "Brasil!", batem no peito e se "orgulham" de serem brasileiros por causa de alguns jogadores de futebol disputando um campeonato mundial. Durante esse período eles esquecem - ou tentam esquecer - dos problemas.

No resto do tempo, entre estes quatro anos, este mesmo povo desdenha do próprio país, valoriza mais as coisas que vem do estrangeiro, diz que cinema brasileiro não presta, que as pessoas daqui são mal-educadas, burras, não sabem votar, e ainda sonham em ganhar dinheiro para se mudar para outro país.

E eu me pergunto: ISSO É SER BRASILEIRO???? ISSO É AMAR SEU PAÍS??? ISSO É QUERER QUE O BRASIL SEJA MELHOR E QUE OS BRASILEIROS SEJAM MAIS FELIZES???? Por que tanta hipocrisia? Por que tanta auto-enganação? Por que tanta miopia e ingenuidade com as próprias vidas?

Este é só um dos 794736284949439272 motivos que me fazem detestar o esporte bretão. E a volubilidade dos meus irmãos brasileiros.

Desculpem-me, mas esta é a minha opinião.

12 comentários:

  1. Temos gostos muito parecidos no Cinema, Oz, mas quanto ao futebol pensamos totalmente diferente... já fui mais fissurado pelo esporte, mas em Copa do Mundo eu praticamente fecho para balanço (quem me conhece sabe disso). Eu concordo plenamente que o brasileiro é alienado, inconsequente e tudo o mais, mas não acho, como alguns acham, que o futebol "atrapalhe" nesse sentido. Bem ou mal, é uma coisa que une o país... pobres ricos, jovens, velhos... já cansei de ver milionários tendo discussões acaloradas com pé-rapados sobre futebol, por exemplo. Quando que um milionário conversaria mais a fundo (ou sequer estabeleceria contato) com uma pessoa tão abaixo de sua classe social, se não fosse pelo futebol?

    Acho que, se não existisse o futebol, o brasileiro continuaria totalmente alienado. Então, já que existe e é tão adorado, pelo menos é um fator de identificação nacional. E não vamos nos esquecer de que projeta uma imagem excelente do país no exterior... a paixão pela seleção brasileira é mundial. É por isso que jornalistas brasileiros, por exemplo, são muito bem recebidos em países como o Afeganistão, ao contrário de seus colegas ingleses, americanos, etc. Basta o cara colocar a camisa amarela que as portas (e os sorrisos) se abrem. Nós somos os maiores expoentes no esporte mais popular do mundo... eu considero isso quase um milagre, em um país tão cheio de problemas como o nosso. É um fator de orgulho, por exemplo, no meio de tanta vergonha que vemos por aí...

    O Nélson Rodrigues falava muito disso, de gente no exterior que só se sentia brasileiro quando o escrete jogava. Se não fosse pelo futebol, como que essas pessoas voltariam a se identificar pelo país? E ele ainda achava que o futebol fora importantíssimo para elevar a moral do brasileiro, principalmente a partir de 1958 (o primeiro título), quando ele dizia que finalmente perderamos o "complexo de vira-latas". Dá uma lida nas crônicas dele sobre futebol, Oz, são maravilhosas e podem fazer com que você perca um pouco desse seu ódio pelo esporte, he, he...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Isso tudo é muito bonito, Marcelo, e concordo contigo quanto à força diplomática que o futebol tem. Mas unir milionários e miseráveis só de quatro em quatro anos e apenas por causa de um esporte??? E passar o resto dos anos se desprezando mutuamente por razões mesquinhas??? Isso lá tem a ver com o amor pelo país??? Lamento ter que discordar.

    Adoro Nelson Rodrigues porém temos gostos diametralmente opostos em relação ao esporte bretão. Mas citando o próprio e uma de suas mais famosas e brilhantes frases, "toda unanimidade é burra". Prefiro ser a exceção à regra.

    E no dia que o sol congelar, a Igreja provar que a Terra é quadrada e a palavra 'corrupção' for apenas mais um verbete no dicionário, talvez eu deixe de sentir o que sinto pelo futebol, Marcelo. Nem Osama Bin-Laden e seus seguidores sentem tanto ódio, tanto desprezo, tanta raiva pela civilização ocidental judaico-cristã quanto eu sinto pelo futebol há 40 anos, pode ter certeza!!!! Talvez eu passe a gostar numa próxima encarnação, mas mesmo assim acho quase impossível... ;-)

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Respeito sua opinião, Oz, mas tenho que confessar que adoro futebol!
    Aliás, em um de seus posts antigos eu comentei isso. Que eu era uma mulher incomum, pois gosto de futebol (gosto mesmo...não é só na Copa), sou uma apaixonada por carros e não abro mão de um choppinho com os amigos nos finais de semana (quando a grana deixa).
    A solução para você, em época de Copa, é botar o DVD pra funcionar e se distrair enquanto mais de 100 milhões de pessoas roem as unhas em frente a TV.
    Cada um é cada um.
    Contanto que não se perca o foco das coisas que acontecem no país, não vejo problema em festejar a Copa.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Renata, eu prefiro uma machadada bem dada no meio da testa a ter que olhar para uma TV passando futebol por mais de 30 segundos.

    E prefiro uma lobotomia completa do que ter que aturar meio jogo de copa do mundo.

    Por isso já me cerquei de DVDs, VHSs, CDs, livros e tudo o mais e estou convocando os amigos que pensam como eu para reuniões aqui em casa a fim de curtir tudo isso, longe, beeeeeeeeeeem longe do frenesi e da hecatombe global em que o mundo já está começando a se transformar. Se você quiser e prometer não falar do esporte bretão, já está convidada, assim como o Lucas! ;-)

    Não é "engraçado"? A copa começa dia 9 de junho e termina dia 9 de julho. E 10 DE JULHO é meu aniversário!!!! Eu não podia ter um inferno astral mais típico, indubitável e completo. :-(

    Beijos rangendo os dentes,
    Oz

    ResponderExcluir
  5. E o meu é 23 de julho!
    :-)
    Meu inferno astral só se concretizará nas derrotas da seleção!
    Hahahahahahaha!!!

    Obrigada pelo convite, amigo Oz.
    Vamos fazer assim...
    Depois da Copa, ou no seu aniversário, ou no meu, ou nos nossos, vamos comer uns bolinhos de bacalhau na Adega Portugália?
    Prometo não falar de futebol! :-)))

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Meu inferno astral é a realização de uma copa do mundo!!! O inferno na Terra é a existência do futebol!!!!! Estou começando a enlouquecer!!!!! E tenho um machado na mão!!!!!................

    ResponderExcluir
  7. Renata, medo eu tenho é de sair na rua com esse clima de frenesi de copa do mundo!!!!!!!!!!! <:-0

    ResponderExcluir
  8. Faça como eu... fique em casa!!!
    ;-)

    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  9. ih... eu também não gosto de Copa nem de football
    Para mim é apenas chaaaaaaaaaatttttttttttooooooooooo!!!
    Mas não tenho nada contra quem goste, cada um com seu cada qual,não é?
    rsrsrs
    bj

    ResponderExcluir
  10. He he he.... Oz... se eu te conhecesse melhor e pudesse brincar contigo...
    Enfim...
    Vou brincar! kkkk
    Dá com esse machado na testa meu! he he he!

    Mas sério... acho que futeblo (e eu não gosto) não tem nada a ver com patriotismo! É só o gosto por uma competição. Assim como tem gente que torce para o basquete, para a canastra, para o arremesso de dardo, etc! O que difere o futebol de tudo isso é que é uma paixão nacional... a maioria gosta! E acaba virando festa! E festa é bom cara! Seja lá qual for!!!! he he he!

    Um abração!

    ResponderExcluir
  11. Oz, uma vez mais estou inclinado a concordar contigo, ainda que parcialmente.
    Eu assisto, sim, os jogos da Copa, porém também acho esdrúxula a atitude desse povo que sofre cada vez mais e, em épocas de copa ( olimpíadas ou alguma outra competição internacional), faz exatamente como você disse: bate no peito com orgulho se dizendo brasileiro, crente de que isso é um ato de patriotismo.
    Engraçado é que, meses após a Copa, o povo tem a chance de mostrar um pouco de seu "amor" à pátria nas eleições e acaba jogando essa oportunidade fora ... realmente é lamentável!
    Isso me faz lembrar uma animação, feita pelo site Laboratório de Desenhos (http://www.laboratoriodedesenhos.com.br/), republicada recentemente no Metamorfose Digital (http://www.mdig.com.br/). Para assisti-la, acesse: http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=803

    ResponderExcluir