sábado, 17 de junho de 2006

O PEDESTRE


Sempre que saio na rua às 3 da manhã, e caminho até a padaria/confeitaria que fica aberta 24 horas a duas quadras da minha casa para tomar uma média bem quente com um sanduíche de mortadela caprichado, tenho uma sensação estranha. Muito boa e bizarra ao mesmo tempo. Muito boa porque está frio, a rua está vazia, me passa uma solidão positiva (coisa que não sinto desde a adolescência).


E bizarra - e interessante - porque me sinto dentro de um conto fantástico de ficção científica de Ray Bradbury chamado "O Pedestre". A história se passa num futuro incerto e totalitário onde as pessoas não têm permissão de sair a noite, nem nos seus veículos, muito menos caminhando. E ser pego caminhando à noite é considero um crime gravíssimo. Até que o pedestre protagonista da história é descoberto pelas "forças da lei".


Eu cheguei a filmar "O Pedestre" no iniciozinho da faculdade com um amigo, onde nós dois nos revesávamos fazendo tudo: câmera, direção, montagem, cenografia, figurino; porém EU era o pedestre. Filmamos em Super-8 e isso é um material perdido que acredito que nem Indiana Jones seria capaz de achar novamente.


Bons tempos do passado passados num futuro incerto que não voltam mais.


 

7 comentários:

  1. Eu costumo ter esta mesma sensação de madrugada. Aliás, adoro essa parte da madrugada de 02:00 às 05:00... é delicioso andar na rua à essa hora... quer dizer, era, com a violência do jeito que está... se bem que à essa hora até a bandidagem já relaxou...

    Não conheço esse conto do Bradbury, vou correr atrás...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Bela imagem, caro Oz, mesmo com o final pessimista...
    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Ricardo, meu amigo! Foi mais uma impressão do que um relato. Queria registrar isso aqui já que eram 4 da madrugada e não tinha com quem falar. :-)

    Abração!
    Oz

    ResponderExcluir
  4. Oi, Marcelo!

    Apesar d'eu morar no Rio de Janeiro, com toda essa fama de "guerrilha urbana" que a gente tem, meu anjo da guarda deve ter trabalhado antes pra alguém muito sortudo, pois caminho de madrugada por vários lugares da cidade e nunca nem me aconteceu nada de ruim nem presenciei nenhuma violência urbana.

    Sobre o conto, procure sim, vale a pena! É curto, acho que você encontra em alguma boa antologia de contos de FC e também já foi adaptado para a TV, na série "Ray Bradbury Presents", que passava na TV a cabo há alguns anos atrás. Devo ter gravado aqui em algum lugar.

    Grande abraço,
    Oz

    ResponderExcluir
  5. Se não fosse pelo medo que tenho da violência sempre andaria de madrugada. Pra mim é o melhor horário. Gosto da noite, dos neons, do povo da noite...Acho que tô mais pra vampira, risos...

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Saudades de você, menina!!!!!! :-))

    Vê se aparece!!!!

    Beijos saudosos,
    Oz

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro a noite, caminhar pelas ruas(algo que não faço mais há muito tempo) é algo que me revigora.
    Pena que seu filme se perdeu, seria uma preciosidade ^_^
    Beijo

    ResponderExcluir