quarta-feira, 6 de setembro de 2006

FERNANDO "CINEMIN" ALBAGLI


Acabei de saber, com muita tristeza, da morte de Fernando Albagli, jornalista, escritor, pesquisador, editor, crítico de cinema e meu primeiro chefe, quando escrevi na revista CINEMIN, entre 1986 e 1990. Foi no último dia 14 de agosto, de câncer.


Fernando tinha duas características fundamentais: era um grande apaixonado pelo cinema e era um sujeito extremamente generoso, sempre dando espaço aos novos profissionais, aos filmes brasileiros, sempre com muita simpatia, bondade e bom humor. Como chefe, era daquelas figuras raríssimas que quando alguém discordava dele, dizia: "então me mostra que do jeito que você está querendo fica melhor", e dava total liberdade pra gente trabalhar sem censura e com total liberdade de idéias. Para dar um exemplo, além de crítico e articulista, eu não gostava muito da diagramação das minhas primeiras matérias na CINEMIN e pedi ao Fernando para fazê-las eu mesmo. Ele me apresentou ao diagramador e disse a ele que deixasse eu fazer como preferisse nas minhas matérias.


Jornalista e crítico de cinema no Jornal do Brasil nos anos 70, editor e diretor industrial da Editora Brasil-América (a EBAL) nos anos 80 e 90, membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro e do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro, autor do livro "Tudo Sobre o Oscar" (lançado em 1988 e com edição final de 2003), tradutor - ao lado do filho e também crítico Benjamin Albagli - do livro "A Linguagem Secreta do Cinema", de Jean-Claude Carrière, Fernando também escreveu três livros infantis.


Só espero que onde você esteja, caro Fernando, você possa sentir a saudade dos amigos que sentem muito a sua falta. E que daí dê pra ver e rever muitos e muitos filmes tão amados por todos nós!


* * * * * * * * * *


(Ilustração de Bira Dantas no site http://neorama2.blogspot.com/2006/09/obiturio-nossa-homenagem-fernando.html)

4 comentários:

  1. Ele faz falta mesmo. O livro dele do oscar é excelente, e também adorava as suas matérias na CINEMIN. E ainda era boa gente, pelo que você falou... coisa rara.

    ResponderExcluir
  2. É, Marcelo, o Fernando Albagli era uma figura rara mesmo, não só pela paixão desmedida pelo cinema quanto pela bondade, generosidade, apoio e incentivo às outras pessoas do meio e simpatia.

    Desde que ficou doente já estava fazendo falta. Uma grande perda pra gente que gostava de conversar e trocar idéias sobre cinema.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, triste realmente.

    Eu tenho uma relação toda especial com a CINEMIN. Um dia ainda quero "sentar" (nem que virtualmente) com o Oz e conversar sobre esta revista que, sabe-se lá como, era também distribuída na pequena cidade do interior em que cresci (Vinhedo, 100 km de Sampa, onde ainda moro).

    Eu ADORAVA a Cinemin, com seu formato grande, suas fotos preto e branco e suas ótimas matérias. Uma delas, um "A a Z" sobre Steven Spielberg literalmente mudou minha vida, me mostrando que eu realmente queria um dia ser um cineasta (ou, no mínimo, lidar com a área de audiovisual). Ainda tenho grardadas em uma pasta algumas matérias da CINEMIN, inclusive uma, creio, escrita pelo Oz sobre "Contos Assombrosos" (ou Amazing Stories).

    Ganhei o livro "Tudo sobre o Oscar" do Albagli em um Natal há muito tempo, e me lembro de ficar "viajando" por suas páginas e páginas de informação, sublinhando tudo que encontrava referente a Spielberg e seus filmes, hehehe.

    Enfim...triste.

    João Solimeo
    http://www.cameraescura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Pra quem quiser aparecer, nesse domingo, dia 10 de setembro, vai ter uma sessão de "As Férias de Monsieur Hulot" de Jacques Tati no cine Odeon BR. É uma sessão em homenagem ao Fernando Albagli, com a presença da família e dos amigos e vai ter discurso no palco do cinema sobre a carreira dele. O convite taqui: http://estacaovirtual.com/convite/fernandoalbagli.htm

    ResponderExcluir