domingo, 8 de outubro de 2006

FESTIVAL DO RIO 2006

Mais um Festival do Rio terminou. Mais de 440 de filmes de dezenas de países exibidos em duas semanas, em mais de 25 salas de exibição. Mais de 100 convidados internacionais. Mais uma vez eu trabalho no site oficial - http://www.festivaldorio.com.br - como redator, fazendo resenhas de filmes, entrevistando convidados nacionais e internacionais.


Este ano assisti apenas 14 filmes (ano passado vi 30), entrevistei as atrizes Irène Jacob ("A Dupla Vida de Veronique" e "A Fraternidade é Vermelha") e Charlotte Rampling ("Os Deuses Malditos", "O Porteiro da Noite", "Memórias", "Swimming Pool"). Bati papo com o cineasta espanhol Carlos Saura ("Cria Cuervos", "Bodas de Sangue"), com o cineasta gaúcho Otto Guerra (autor do primeiro longa-metragem de animação com personagens do Angeli) e com o cineasta pernambucano Marcelo Gomes, que acabou de ter o seu ótimo "Cinema, Aspirinas e Urubus" indicado ao Oscar; entre outros. Abaixo, a lista dos filmes que assisti no Festival:


GOSTEI MUITO DE...


"Quelques Jours en Septembre" ("Quelques Jours en Septembre", 2006, Itália/França/Portugal), de Santiago Amigorena, com Juliette Binoche, John Turturro, Nick Nolte, Sara Forestier e Tom Riley.


"O Ilusionista" ("The Illusionist", 2006, EUA), de Neil Burger, com Edward Norton, Jessica Biel, Paul Giamatti, Rufus Sewell, Eddie Marsan.


"O Labirinto do Fauno" ("El Laberinto del Fauno", 2006, Espanha/México), de Guillermo del Toro, com Ariadna Gil, Ivana Baquero, Maribel Verdú, Sergi López, Doug Jones.


"The Host" ("Gue-Mool", 2006, Coréia do Sul), de Bong Joon-Ho, com Byun Hee-Bong, Song Kang-Ho, Park Hae-Il, Bae Doo-Na, Ko A-Sung.


"Dália Negra" ("The Black Dahlia", 2006, Alemanha), de Brian De Palma, com Josh Hartnett, Scarlett Johansson, Aaron Eckhart, Hilary Swank, Gregg Henry, William Finley.


"Volver" ("Volver", 2006, Espanha), de Pedro Almodóvar, com Penélope Cruz, Carmen Maura, Lola Dueñas, Blanca Portillo, Yohana Cobo, Chus Lampreave.


GOSTEI DE...


"Crônica de uma Fuga" ("Crónica de una Fuga", 2006, Argentina), de Israel Adrián Caetano, com Rodrigo de la Serna, Pablo Echarri, Nazareno Casero, Lautaro Delgado.


"Fuga" ("Fuga", 2006, Chile), de Pablo Larraín, com Benjamín Vicuña, Gastón Pauls, María Izquierdo.


"A Fonte da Vida" ("The Fountain", 2006, EUA), de Darren Aronofsky, com Hugh Jackman, Raschel Weisz e Ellen Burstyn.


"As Torres Gêmeas" ("World Trade Center", 2006, EUA), de Oliver Stone, com Nicholas Cage, Michael Peña, Maria Bello, Maggie Gyllenhaal.


"A Educação das Fadas" ("La Educación de las Hadas", 2006, Espanha), de José Luis Cuerda, com Irène Jacob, Ricardo Darín, Bebe, Víctor Valivia.


"Desilusões" ("Dimionot", 2004, Israel), de Nimrod Koren-Etzion e Saar Lachmi, com Osnat Hakim, Ricky Blich, Itay Barnea, Dalia Shimko.


"Sangue Puro" ("Pura Sangre", 2006, Argentina/Espanha), de Leo Ricciardi, com Oscar Alegre, Maria Galiana, Fernando Peña, Norma Aleandro, Ana Fernández.


NÃO GOSTEI DE...


"La Perrera" ("La Perrera", 2006, Uruguai/Argentina/Canadá/Espanha), de Manolo Nieto, com Pablo Riera, Martin Adjemian, Sergio Gorfain, Sofia Dabarca.


 

13 comentários:

  1. eu não vi nada. a vida anda corrida como nunca !

    ResponderExcluir
  2. Já teve anos em que eu não vi nada também. Mas trabalhando no site oficial não tem como não ver filmes. Apesar de que este ano foi o ano em que trabalhei e menos filmes vi. Sempre que participei do site via mais de 20, 30 filmes por Festival. Tô ficando velho.

    ResponderExcluir
  3. Bacana Oz! As entrevistas estão no site?

    ResponderExcluir
  4. Estão sim, Sílvia!

    A entrevista com a Irène Jacob começa aqui: http://2006.festivaldorio.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?from%5Finfo%5Findex=6&sid=14 (depois é só clicar no título e ler a entrevista);

    E a entrevista com a Charlotte Rampling começa aqui: http://2006.festivaldorio.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=40

    Beijos,
    Oz

    ResponderExcluir
  5. trabalho demais !!!
    não deu tempo de ver nada

    ResponderExcluir
  6. Eu também trabalhei demais, Paulo. Só que no Festival. E foi por causa do cansaço que este ano só vi 14 filmes. Queria poder ter visto todos os filmes que gostaria e que me programei pra ver! Mas entre ver um filme depois das 21hs e ir pra casa dormir um pouco mais, eu sempre escolhia a segunda alternativa.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado, Denise!

    Senti tua falta no Festival desse ano, menina.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Que inveeeeja eu não vi quase nenhum filme!!!!

    ResponderExcluir
  9. Putz, vi outras coisas totalmente diferentes... hahahahahaha. O Festival é maravilhoso por causa disso... quanta coisa pra ver, boa ruim, média, excelente... =D Beijão, querido!

    ResponderExcluir
  10. O que você viu de bom, Paulinha? Me conta. Eu fiquei sabendo de muitos outros filmes pelos comentários dos meus colegas do site. E também teve muito filme que eu queria ter visto e não consegui.

    ResponderExcluir
  11. Filmes excelentes que eu vi: Edifício Yacoubian, Paris eu te amo, Puccini para Iniciantes, O Peixe se Apaixona, Um Lugar na Platéia. Filmes bons: Bonequinhas de Papel, O Grito das Formigas, Irmão Padre, Irmã Puta, Next.Teve ainda um que eu detestei, mas era tão ruim o filme que a minha memória me fez esquecer o título para diminuir meu sofrimento.... rs Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Ah, você viu a mostra "os bichos vão ao cinema"... "O Peixe se Apaixona" e "O Grito das Formigas", hehehe!

    Destes que você citou eu só queria MUITO ter visto o "Paris, Eu te Amo", mas os ingressos se esgotaram rapidinho. E mesmo sem ter que pagar pra ver, todo mundo do site tinha que esperar a sala lotar pra ver se sobrava algum lugar. Eu não quis arriscar e perdi. Mas acho que o filme entra em cartaz. Todo mundo falou muito bem!

    Quanto aos outros que você viu eu só ouvi comentários sobre "Irmão Padre, Irmã Puta", que alguém no site assistiu. Os outros nem ouvi falar. :-P

    Mas que bom que você gostou da maioria dos filmes que viu, Paulinha! :-)

    Beijo grande!

    ResponderExcluir