sábado, 10 de fevereiro de 2007

A IMPORTÂNCIA DE AGRADECER


Adoro comida japonesa e chinesa e por isso sou freguês do Via China de Botafogo. Há anos os sushis, sashimis, carne com moyashi e carne com gengibre da cozinha de lá freqüentam a minha casa. E muito raramente falta alguma coisa no pacote que pedi ou vem alguma coisa trocada. Não penso duas vezes e ligo para reclamar. Não para obrigar um pobre motoboy a atravessar a cidade trazendo o pedido certo, apenas com a intenção de alertá-los a melhorar o serviço.


Outro dia resolvi provar uma das novas promoções de combo do Via China. A comida veio na medida certa da minha fome, bem variada e extremamente saborosa e caprichada. Pensei, da mesma forma que eu ligo para reclamar e apontar alguns erros, tenho obrigação de ligar para elogiar. E quando liguei e disse o motivo, a atendente ficou emocionada, me agradeceu muito alegremente e se disse surpresa pois nunca viu nenhum cliente fazer isso antes. Sem que eu tivesse tempo de abrir a boca, ela já tinha passado o telefone ao gerente, que mais uma vez me agradeceu bastante e se declarou feliz com a minha postura.


Na última quinta-feira precisei de um filme em DVD para um curso que darei em breve. Rodei o Centro da Cidade atrás do filme e além de uma loja "criminosa" que queria me vender o DVD nacional por aviltantes 60 reais, o encontrei na Livraria da Travessa. Melhor dizendo, não o encontrei na Livraria da Travessa pois havia apenas uma cópia na filial de Ipanema. Luiz, o atendente da loja do Centro, me disse que ele poderia pedir a cópia e caso eu não pudesse ir à loja, eles mandariam me entregar em casa. Eu nunca tinha visto um serviço em domicílio de livraria e fiquei um pouco incrédulo. Hoje de manhã um rapaz da Livraria da Travessa tocou minha campainha com o meu DVD tão procurado nas mãos.


Nós, cidadãos, estamos tão calejados, tão acuados e temerosos de tudo o que acontece na cidade que jamais esperamos gestos de gentileza, cuidado e conforto vindo dos outros, inclusive daqueles que nem conhecemos. É claro que não sou ingênuo e sei que esse tipo de serviço faz parte de um diferencial para conquistar clientes. Mas isso não anula o fato de sermos tratados com um zelo e uma atenção que muitas vezes não recebemos nem de amigos ou parentes!


O que fazer num caso desses? Deixar pra lá e levar a vida adiante? NÃO!!! Peguei o telefone e fiz questão de agradecer ao Luiz pela gentileza de me mandar o DVD em casa, da mesma forma que tinha feito questão de elogiar a comida do Via China! Se todos nós estamos tão experientes em reclamar, xingar, jogar as culpas nos políticos e autoridades e amaldiçoar quem nos trata com desleixo, por que não dar a Cesar o que é de Cesar, isto é, reconhecer a qualidade e distribuir um pouco de carinho e gratidão a quem nos faz bem, mesmo que isso faça parte do serviço deles??? A meu ver elogios, afagos e agradecimentos – quando merecidos – fazem muito bem à auto-estima de qualquer ser humano. E não é favor nenhum tomar essa iniciativa! Parafraseando um anúncio de TV, "você é egoísta? Agradeça e faça outra pessoa feliz! Faz bem à alma!"


 

14 comentários:

  1. Bom FDS, amei o texto
    Bjins migo querido!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Sônia! Parece que a maioria das pessoas esqueceu o quão importante é a gentileza... uma pena. Um exemplo é a ausência de comentários aqui que me deixa muito triste e frustrado.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. eu num esqueci....

    beijo!

    P.S. Conheces a 'Paradise' da Fig. Magalhães? BOA DEMAIS. Tem tudo que é filme. Procurar Luiz.

    ResponderExcluir
  4. Obrigadíssimo, Eliana! Minha depressão me joga lá embaixo quando vejo uma dúzia de pessoas visitando meus posts e não deixando UM COMENTÁRIO SEQUER!!!! Me entupo de remédios tarja preta e perco totalmente a fé na humanidade. O pior é que isso tem acontecido com MUITA FREQÜÊNCIA. Parece que querem mesmo que eu fale com as paredes... como se já não bastasse a solidão total e absoluta diária da minha vida. :-(

    Você redimiu isso, menina.

    Não conheço a Paradise, só de nome. Não costumo ir muito a Copa. E acho contraproducente alugar filmes longe de casa. Além do que, na verdade eu queria comprar o DVD, e não alugar. Mas mesmo assim valeu a dica.

    Um beijo e bom domingo!

    ResponderExcluir
  5. Oz,querido!
    Adorei seu texto, sua atitude e a ilustração do nosso querido Gentileza,que é uma figura inesquecível! PARABÉNS!!!
    Bjs,Rosani

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, Oz!
    A gentileza é uma dádiva e tá difícil encontrar por aí.

    Mas não é só na rua que falta gentileza, não.
    Dentro das nossas casas, de vez em quando, descobrimos que estamos com falta dela.

    Um beijo,

    ResponderExcluir
  7. Que isso Oz. Quando bater a solidão me dá um toque, a gente pode sair às 3 da manhã pra pegar um sanduíche de mortadela!

    Abração
    Jaime

    ResponderExcluir
  8. Ai ai ai! Sei que não é desculpa mas andei meio afastada. E tendo uns problemas. A deprê quase que me pega.
    Mas ja te disse uma vez: Dá um toque qdo precisar conversar....e depois me agueeeeeenta huahuahua
    (acho que te espantei depois do ultimo papo...sei que sou uma tagarela mesmo tsc tsc)

    ResponderExcluir
  9. Ei desencana com a falta de comentários. Eu por exemplo escrevo compulsivamente pra mim mesma. Não me preocupo se vão comentar. A pouco até teve um post em que uma pessoa só me provocou um monte e teve muitas visitas mas só duas pessoas me deram uma força, mas eu entendi claro pois se alguem dá o contra ta formado o barraco huahua. Fique light a vida fica muito mais leve.
    bjos

    ResponderExcluir
  10. Falando nisso, Rosani, eu tive o privilégio de fotografar e entrevistar o Profeta Gentileza poucos dias antes dele falecer. Era mesmo uma figura maravilhosa!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Renata, eu sempre fiz questão de ser agradável e gentil com qualquer pessoa que conheço. Trato os outros como gostaria de ser tratado por qualquer um.

    E quanto à falta de gentileza em casa, realmente, o meu espelho me odeia e minhas gatas odeiam meus sofás. Desse jeito não há gentileza que dê jeito. :-P

    Beijão!

    ResponderExcluir
  12. Sorte sua. Gostaria de saber como é esse "quase". Ela me pegou há 12 anos e continua fazendo estragos...

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Uma coisa que o Profeta Gentileza disse que eu nunca esqueci. Por que dizemos "obrigado" ao agradecer às pessoas? Ninguém é *obrigado* a nada. Se vc quer retribuir e demonstrar que está feliz, diga "Agradecido". O poder das palavras, podem acreditar.
    Quanto ao quase aí de cima, já aconteceu comigo e eu digo "quase" também , pq resolvi que não valia a pena esperar pela ajuda de alguém , pois não ia conseguir mesmo.
    Seja feliz; pense nisso. Tenho muito carinho por vc, sabe disso.

    ResponderExcluir
  14. PS* Depois me conta sobre essa entrevista? Queria saber o que é lenda e o que é verdade sobre ele.
    E como vc conseguiu essa façanha.

    ResponderExcluir