quarta-feira, 6 de abril de 2005

GARIBALDO MORREU


Publicado hoje no Globo Online, http://oglobo.globo.com/online/plantao/167547789.asp :


Morreu nesta terça-feira, em São Paulo, o ator LAERTE MORRONE, o GARIBALDO, da "Vila Sésamo". O ator, de 70 anos, teve uma longa carreira na TV e no teatro, com vários papéis marcantes, mas ficou na lembrança de toda uma geração como o pássaro gigante da série infantil dos anos 70, ao lado de Sônia Braga.

Laerte morreu em conseqüência de complicações de uma cirurgia de vesícula e, segundo sua família, sofria de problemas respiratórios.

Morrone iniciou sua carreira artística em uma figuração na ópera "Cavaleria Rusticana", no Teatro Municipal, em 1951, mas foi expulso por incendiar acidentalmente o vestido de uma outra figurante. Também foi expulso do seu segundo trabalho, na extinta TV Tupi, onde era figurante e acabou derrubando o cenário de um programa que era transmitido ao vivo. 

Entre as montagens teatrais dessa fase fez ''Yerma'', direção de Antunes Filho, ''Marat Sade'' e ''Hair'', com direção de Adhemar Guerra.

Em 1972, Laerte Morrone passou a ser também produtor, mas sem deixar de ser ator. Foi indicado como melhor ator, no musical "Capital federal", e ganhou o prêmio de melhor ator coadjuvante por "El... grande Coca-Cola", em 1973, peça que teve direção de Luis Sérgio Person.

Laerte Morrone, como todos os atores, ao mesmo tempo em que fez teatro, atuou em televisão. Na TV Tupi fez as novelas: "O Sheik de Ipanema", "Vila do arco", "O xeque mate", "O julgamento", "Salário mínimo". Na TV Globo, fez grandes sucessos, como "Plumas e paetês", "Elas por elas", "Pão, pão, beijo beijo", "Sassaricando", "Que rei sou eu" e "A gata comeu". No SBT fez "Ossos do Barão", e na TV Manchete: "Tocaia grande".


* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *


Hoje é um dia de luto para quem teve infância no início dos anos 70. E pra compensar vou fazer o que o Garibaldo mais gostava de fazer: comer abacaxi.


 

11 comentários:

  1. Poutz;
    Uma enfermeira que me atendeu no Hospital São Paulo semana passada me comentou dele quando eu disse que era ator. Ele tinha passado por lá dias antes de mim. Olha só...
    Sim, é dia de luto... eu o via todo dia de manhã ao lado de Aracy, Sonia, Armando, os donos do mercado Seu Almeida e Dona Cândida... e também Gugu (não o imbecil Liberato, claro, embora este faça de seu trabalho também uma lata de lixo), Enio, Beto e os bonecos do "mãnãmãnã... apiiiiiiripipi"... e claro, a direção maravilhosa de Adhemar Guerra.
    Que ele esteja num bom lugar!

    ResponderExcluir
  2. ele devia é ser enterrado de fantasia. nada de terno e gravata.

    ResponderExcluir
  3. aos poucos, todos os representantes da velha guarda estão indo embora

    ResponderExcluir
  4. Mais que isso... aos poucos nós estamos nos tornando a velha guarda... pelo menos eu estou.
    Os 40 estão aí, batendo à porta, Ana...
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. É, Semerjian... também tô entrando na casa dos quarenta esse ano. E parece um milagre ter chegado até aqui. E é estranho e doloroso ver meus ídolos de infância partindo... Capitão Aza, Garibaldo... cada vez mais me sinto deslocado no mundo de hoje. Um estranho numa terra estranha. Sinto que esse não é mais meu mundo, que sou mesmo um alienígena na Terra. É uma sensação muito estranha... :-(

    ResponderExcluir
  6. O Boris Karloff pediu pa ser enterrado caracterizado de criatura de Fankenstein e com uma lágrima no olho. E o Bela Lugosi se foi definitivamente pro caixão com a capa de Drácula.

    ResponderExcluir
  7. ora, vamos descobrir os novos sabores da vida... sem deixar de lembrar os antigos.
    Abração, véio...

    ResponderExcluir
  8. vira essa boca pra lá!!!
    tu tem muita coisa pra mostrar ainda
    Se eu não me engano, o Joffre Soares começou a atuar com a sua idade.

    ResponderExcluir
  9. Ué... é verdade!
    Hahahahahahaha...
    Cadê seu espírito esportivo?
    Já andei até me divertindo com isso.
    Beijos! ;o)
    ps: ah, Kazuo Ohno começou com 46...

    ResponderExcluir
  10. Aninha querida, há pouco tempo comecei a descobrir que a vida começa aos 40!!! ;-))

    Só lamento perder a maior parte do meu referencial tão cedo assim... :-P

    Beijos jovens,
    Oz

    ResponderExcluir
  11. viu nào estava tão longe assim do garibaldo.

    ResponderExcluir