Foto que inspirou Stanley Kubrick na criação das gêmeas fantasmas do Hotel Overlook no filme "O Iluminado" (1980), com Jack Nicholson, Shelley Duvall e Danny Lloyd, baseado no romance homônimo de Stephen King.
Nascida no dia 14 de março de 1923 em Nova Iorque, Diane Arbus é um dos nomes mais importantes da fotografia do século 20. Ela trabalhou como foto-jornalista e fotógrafa de moda, porém o que realmente a fascinava eram as pessoas comuns que passavam nas ruas e seu jeito "estranho" de ser. Arbus pedia-lhes então que posassem para sua câmera. Assim construiu uma imensa galeria de "freaks". Em geral usando um formato quadrado de imagem, sempre em preto & branco, e às vezes usando flash, Diane Arbus tinha a rara habilidade de capturar momentos em que seus modelos "baixavam a guarda" e transpunham as fronteiras da normalidade.
Entre as pessoas que ela fotografou figuram muitos tipos estranhos como uma engolidora de espadas albina, um gigante judeu, hermafroditas, travestis, famílias nuas, trigêmeos, entre outros. Suas fotos consideradas mais "normais" foram de uma colônia de nudismo. Diane Arbus tentava mostrar ao mundo a América que a América tentava esconder. "Fotografo coisas que ninguém consegue enxergar a não ser que eu as capture com minha câmera", dizia ela. Com sua obra singular, Arbus realizou o retrato de uma humanidade esgotada, fracassada e solitária, antítese da América triunfante e orgulhosa.
Em julho de 1971 Diane Arbus suicidou-se ingerindo uma grande quantidade de barbitúricos e cortando os pulsos na banheira.
Seu trabalho influenciou e até hoje influencia outros grandes artistas, como Stanley Kubrick (que se baseou nas gêmeas de Diane Arbus para criar as sinistras irmãs de seu filme "O Iluminado"), David Lynch e diversos artistas plásticos e gráficos.
Para saber mais sobre a história de Diane Arbus, clique aqui (em inglês).
Quase uma Margie Simpson! Risos...
ResponderExcluiresta éa real cara da america, que fez ela andar pra frente que mudou costumes , moda, música e inteligência.
ResponderExcluira onda geroge bush é apenas uma ressaca depois de uma grande festa na casa dos freak brothers. logo logo acordamos e preparamos outra festa de arrasar quarteirão (e sem bombas inteligentes)
Gosto muito desse tipo de fotografia e personagens. O certinho é meio chato, prefiro os que estão à margem do que consideram "normal" em têrmos estéticos e comportamentais.
ResponderExcluirPior é que é mesmo! Hehehehe!
ResponderExcluirTomara então que essa ressaca passe logo... pois a dor-de-cabeça que está dando no planeta não é mole não!
ResponderExcluirAbraço,
Oz
ADORO as três primeiras fotos que coloquei no álbum!!! As gêmeas, o garoto com a granada de brinquedo no Central Park e o casal de "semi-anões" que parecem terem saído de um filme de David Lynch. Adoraria ter as três fotos emolduradas na parede aqui em casa!!! :-)))
ResponderExcluirBeijos,
Oz
Adorei estas fotos. Obrigado por compartilhar.
ResponderExcluirSua amiga
Vera Lucia