domingo, 26 de março de 2006

S.O.S.


Caros amigos... cansei. Definitivamente cansei.


Sei que essa não é a melhor forma possível de colocar o problema (até porque já me dei mal em outras ocasiões), mas não estou agüentando mais. Me exponho demais e este texto provavelmente é a forma mais escancarada de me expor, inclusive pra gente que nem conheço pessoalmente. Mas é meu último suspiro e minha última tentativa de sobrevivência.


Tenho 40 anos bem vividos, sou formado em cinema na UFF, tenho larga experiência nas áreas de jornalismo e publicidade, sou repórter e crítico do Festival do Rio uma vez por ano, roteirista com um único trabalho reconhecido internacionalmente (a série de TV "Confissões de Adolescente"), fui editor e roteirista da TV Futura e no Multishow, fiz uma série de reportagens sobre HQs na MTV, sem ganhar um tostão e sem levar crédito (e por isso já fui chamado de mentiroso por gente medíocre que trabalhava lá dentro e não sabe o trabalho que eu tive). Além disso sou fotógrafo de moda e fotojornalista. E ainda professor de História do cinema, já tendo dado cursos no RJ, no RS e na BA sobre linguagem de cinema, televisão, histórias em quadrinhos e Role-Playing Game, sempre de forma didática afim de incentivar a leitura no Brasil.


Tenho experiência em todas estas áreas e mesmo assim estou sem nenhum emprego fixo desde 1999. Parece que ninguém me aceita com o currículo que tenho. Ou então as panelinhas são fechadas demais e não aceitam alguém com esse tipo de experiência. Ou eu ameaço alguém com o meu currículo. Ou não vão com a minha cara, sei lá.


O resultado disso é que constantemente tenho que apelar para amigos e parentes para pagar as contas - luz, gás, telefone - e poder comer como qualquer ser humano. É uma situação extremamente humilhante e indigna. Tenho apartamento próprio porém estou devendo mais de 11 mil reais de condomínio e iptu. Mas consigo sobreviver. Há seis anos aprendi o que é passar fome, ficar dias sem eletricidade, sem gás pra cozinhar e sem contato com o resto do mundo por telefone ou internet. A cada dia que passa está cada vez mais difícil sobreviver. Além de tudo isso sofro de depressão crônica há 11 anos, desde que perdi pai e mãe e passei a viver sozinho. Faço análise, tomo quatro tipos diferentes de remédios por dia e tento me manter vivo e são, de alguma forma.


Por favor, peço encarecidamente que não me sugiram "arrumar qualquer emprego pra me manter até achar algo na minha área". Não aguento mais ouvir isso!!! Quero trabalhar, se possível fazendo qualquer coisa na área de comunicação que pelo menos pague as minhas contas e ponha comida dentro de casa.


Não quero dinheiro, ajuda, esmola, empréstimo, pena, piedade, nem compaixão de ninguém. SÓ QUERO PODER TRABALHAR NA MINHA ÁREA COM UM SALÁRIO NO MÍNIMO DIGNO E QUE ME PERMITA SOBREVIVER DE FORMA DIGNA, COMO QUALQUER TRABALHADOR DESSE PAÍS. Não aguento mais viver nessa situação de penúria, de mendicância, de implorar pra poder pagar as contas básicas ou até mesmo comer (coisa que não faço desde sábado). Ninguém tem obrigação alguma de me ajudar, mas mesmo assim tenho amigos e algumas almas de luz que se dispoem a me dar a mão antes que eu caia para a parte mais funda e escura do poço em que estou.


Já vendi vários móveis, ítens de coleção, e outras coisas para tentar conseguir algum dinheiro para sobreviver. Neste momento estou tentando vender uma mesa de pinho (http://ozlopesjr.multiply.com/market/item/27) e um armário para guardar LPs e CDs com design meu (http://ozlopesjr.multiply.com/market/item/28). Faço isso para poder pagar as contas básicas e por comida dentro de casa, não mais do que isso. PELO AMOR DE DEUS, SE ALGUÉM REALMENTE ESTIVER INTERESSADO NESTES MÓVEIS, ME AVISE, PASSE AQUI PRA VÊ-LOS E PRA GENTE NEGOCIAR!!! A CAUSA É MAIS DO QUE URGENTE!!!!


As pessoas em geral costumam elogiar meu currículo, mas a essa altura já acho que ele não serve nem pra forrar gaiola de passarinho ou banheiro de cachorro. De qualquer forma, é o que segue abaixo:


* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *


CURRÍCULO - OSWALDO LOPES JR.


ROTEIRISTA DE CINEMA E TELEVISÃO, JORNALISTA, FOTÓGRAFO E PROFESSOR DE HISTÓRIA DO CINEMA.


FORMAÇÃO ACADÊMICA


& MESTRADO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, UFRJ (2000, trancado) Desenvolvendo a tese "O Século XX Segundo Henry Jones Jr. - Os Limites Entre a Ficção e a Realidade Histórica no Universo de Indiana Jones";


& CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, BACHARELADO EM CINEMA 1992 UFF, com a monografia "HQTV - A Linguagem dos Vídeo-Gibis", sobre a linguagem áudio-visual híbrida das histórias em quadrinhos e da televisão.


EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL



  •  Idealizador e professor, ao lado de Cláudia Grinsztein Dottori, do curso livre (1993 / 2006)HISTÓRIA ILUSTRADA DO CINEMA, ministrado na Casa França-Brasil, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (Niterói), no Teatro Gláucio Gill, no Curso Freitas Ribeiro (Botafogo) e em grupos de estudo;
  • FESTIVAL DO RIO (Grupo Estação e Unibanco) (2002 / 2005) Repórter e crítico cinematográfico para o site do festival;
  • TV FUTURA (Fundação Roberto Marinho) (2002) Roteirista e editor do programa "Sala de Notícias" (temporário);
  • MULTISHOW (Globosat) (2001) Roteirista do programa "Multishow em Revista" (temporário);
  • Universidade Estácio de Sá (2000) Designer de cursos para internet no projeto "Diz Tudo";
  • Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch - Escola de Comunicação (1998 / 1999)Professor de História e Linguagem das Narrativas Áudio-Visuais;
  • CEL (Centro Educacional da Lagoa) (1998) Professor interativo - através de RPG - de História pela internet;
  • Professor de oficina de Cinema e RPG em CIEPS, através da Secretaria (1997 / 1998)de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro;
  • Professor de oficinas de Histórias em Quadrinhos, Televisão e Cinema, (1996 / 1997)através do Programa Nacional de Incentivo à Leitura - PROLER - da Biblioteca Nacional, organizado pela Casa da Leitura (Rio de Janeiro);
  • Autor do roteiro "O Estranho Mundo de Tia Nicinha", do seriado (1996) OI, QUERIDA!, criado por Cristina Pereira e Rafael Camargo;
  • Autor dos roteiros "Ética Cibernética" e "Fugindo de Casa", do 2º ano do seriado (1994 / 1995) CONFISSÕES DE ADOLESCENTE, além de co-argumentista de mais 7 episódios;
  • MTV - MUSIC TELEVISION (1993) Repórter especial responsável pela cobertura da 2a. BIENAL INTERNACIONAL DE QUADRINHOS DO RIO DE JANEIRO (não creditado);
  • CINECLUBE ESTAÇÃO BOTAFOGO (1992 / 1995) Tradutor e redator de press-releases de filmes lançados pelo Grupo Estação e dos catálogos da IV, V e VI MOSTRAS BANCO NACIONAL DE CINEMA;
  • JORNAL O GLOBO (1991) Repórter fotográfico dos JORNAIS DE BAIRROS;
  • EVOLUÇÃO COMUNICAÇÕES (1989 / 1990) Redator publicitário, para jornais, revistas, spots para rádio e anúncios para TV;
  • REVISTA CINEMIN (EBAL) (1986 / 1989) Crítico e redator, criador da seção CINEFANTÁSTICO, e um dos idealizadores da revista CINEMIN FANTASTIC.

CURSOS EXTRA-CURRICULARES


4 WORKSHOP PARA ROTEIRISTAS CINEMATOGRÁFICOS DO MERCOSUL (1997) com Syd Field. Motion Picture Association / MINC / Cinemateca do MAM;


4 OFICINA DE ROTEIRO PARA TV (1994) com Denise Bandeira. Grupo autônomo;


4 ROTEIRO: DA PALAVRA À TELA (1994) com Denise Bandeira, Geraldo Carneiro, Carl Erich e Pina Coco. PUC-Rio;


4 ASSISTENTE DE DIREÇÃO CINEMATOGRÁFICA (1992) com Walter Lima Jr.. Fundição Progresso;


4 EDIÇÃO: NOVOS CAMINHOS (1992) com João Paulo de Carvalho. Fundição Progresso;


4 OFICINA DE ROTEIRO PARA CINEMA (1990) com Orlando Sena. Grupo autônomo;


4 LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA: O CINEMA DOMINANTE E O FILME CLÁSSICO NARRATIVO (1987) com João Luiz Vieira. Cineclube Estação Botafogo.


FILMOGRAFIA


> HISTÓRIAS DO BRASIL (longa-metragem) (1996) Idealizador do projeto / Argumentista / Co-Roteirista. * Premiado no "I Concurso de Roteiros RioFilmes - Sundance Film Institute";


> O CORINGA (curta-metragem) (1993) Assistente de montagem / Assistente de produção / Assistente de som. Direção e Produção: David França Mendes. Com Roberto Bomtempo, Zezé Polessa e Bel Kutner;


Além da participação em 14 curtas e médias-metragens na UFF, onde se destacam:


> COLORBAR (curta-metragem) (1988) Roteirista / Still. Direção: Marcelo Mendes. Produção: UFF/ Caligari Produções. Com Eduardo Birman e Cristiana Treiger;


> ASSASSINATO NA ESCOLA DE CINEMA (curta-metragem) (1988) Assistente de direção / Still. Direção: Luiz Augusto de Castilho. Produção: UFF/ Multivídeo/ L. A. de Castilho. Com Humberto Martins, Marcelo Borghi, Paulo Teixeira e Gustavo Cascon.


IDIOMAS


* Inglês - fluente, falado e escrito (IBEU completo; Oxford, curso de tradução)


* Francês - noções básicas (Aliança Francesa, incompleto)


* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *


Bem, pessoal, a situação é essa. Essa semana, se conseguir algum trocado, vou imprimir e xerocar meu currículo e sair pela enésima vez distribuindo em produtoras e outros lugares que podem aceitar meu trabalho. O que me resta de sanidade já me escapa (a prova é este apelo desesperado aqui) e se eu não conseguir um emprego fixo, com uma renda digna que mantenha minhas contas pagas e minha geladeira cheia, não sei mais o que fazer e a quem apelar.


Como já disse, NÃO QUERO DINHEIRO, NEM COMIDA, NEM COMPRAS DE SUPERMERCADO (apesar de ter passado o fim de semana sem ver nenhuma comida na minha frente e sem ter dinheiro pra comprar sequer um pãozinho francês). Se alguém quer e pode realmente me ajudar, por favor, ESPALHE MEU CURRÍCULO, ME AJUDE A CONSEGUIR ALGUM EMPREGO DIGNO NA ÁREA DE COMUNICAÇÃO (SE POSSÍVEL TV, CINEMA, JORNAIS, SITES OU AGÊNCIAS PUBLICITÁRIAS).


Passei anos arrumando emprego pra várias pessoas (uma delas é alta assessora da Editora Objetiva e outra é sub-editopra do Caderno Ela do Jornal O Globo) e essas mesmas pessoas sempre me viraram as costas. Agora é minha vez de pedir socorro a quem puder me ajudar.


Enfim... sem forças para mais nada, agradeço a atenção e peço desculpas pelo vexame dessa mensagem.


Abraços, força, felicidade, saúde e paz a todos vocês,


Oz


 

13 comentários:

  1. Caramba, Oz, a coisa anda preta mesmo... E aquele curso de Cinema que você dava? Não tem como começar um outro como aquele? Se quiser, ajudo a divulgar... se for o caso, até participo também... Se estiver interessado em ministrar outro curso desses, me manda uma "personal message" sobre isso, ok?

    Força, cara. Uma hora essa "urucubaca" passa, tem que passar...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Oz - quem já passou [e passa] por coisas assim [como eu] pode te compreender - penso que se tens acesso à Internet podes começar indo no freela.com - e em outros sites [tem muitos] para colocar CV . Não fica zangado comigo, mas tu és gabaritado para tradução, e enquanto procuras podes conseguir fazer para ter alguma grana.
    Creio que as recomendações são melhores, mas na realidade 'gastar' sola e dinheiro de passagem para ir falar com pessoas é o que resolve. Primeiro falar com as pessoas com quem trabalhas uma vez ao ano. Inclusive aceitar trabalhos [e procurar] fóra do Rio.
    É o que penso e faria no teu lugar. Aliás, estou fazendo, por N motivos.
    Beijos e boa sorte.

    ResponderExcluir
  3. Oz,

    Vou pensar em algumas possibilidades pra você enviar teu currículo. Existem espaços aqui no Rio que estão fazendo cursos dentro da sua área, tipo a Casa de Arte Laranjeiras, Ateliê da Imagem e outras. O CCBB está com inscrições abertas para análise de projetos, porque não dar uma olhada?
    Beijos e nos falamos...

    ResponderExcluir
  4. Caro Oz,

    certifique-se através do Guia Tela Viva se existem mais produtoras aí no Rio de Janeiro que você ainda não mandou currículo.
    Também tem concurso público aberto de novo para a Ancine e agora no Ministério da Cultura. No MInc, tem muitas vagas pro Rio de Janeiro. Com tempo livre, dá pra estudar bastante.
    Não sei como é seu conhecimento de câmera digital e software de edição digital (mesmo Adobe Premiere, que seja). Mas as oficinas de vídeo, principalmente para jovens em área de risco, existem aos montes aí no Rio. Tenho contato com pessoal do Nós do Morro, eles podem se interessar ou pelo menos indicar outras oportunidades.
    E calma, muita calma.

    beijão

    Ana

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, muito obrigado pelo carinho e atenção, mas eu realmente não gostaria de voltar a dar aula. Sei que na situação em que me encontro não tenho muito o que escolher, mas se eu puder, só gostaria de escrever críticas de cinema - como fiz na Cinemin de 1986 a 1990 e nos últimos anos, no site do Festival do Rio - e escrever para TV, que é meu maior objetivo na vida. Apesar de 13 anos de experiência como professor, não gosto de dar aulas e não gostaria de continuar assim. Se é que vou continuar em alguma coisa...

    ResponderExcluir
  6. Oz,
    acho um currículo destes como o seu, invejável!
    Vou copiá-lo e se eu puder ajudar eu lhe avisarei.

    Como você já sabe, estão abertas as inscrições para a ANCINE: "Ótima oportunidade para quem deseja um emprego estável e com boa remuneração, no município do Rio de Janeiro: a Agência Nacional de Cinema (Ancine) recebe inscrições até o próximo dia 31, nas agências da Caixa Econômica Federal, e até o próximo dia 2, pela internet, para concurso destinado a preencher de imediato 34 vagas na área administrativa, mais as que surgirem durante o prazo de validade, de um ano, prorrogável por igual período.

    Todas as vagas são para a capital fluminense, 14 delas de analista administrativo (vencimentos de R$3.340,99), que exige o nível superior em qualquer área, em Ciências Contábeis ou Informática, de acordo com a área, e 20 para técnico administrativo (R$1.683), que requer o nível médio ou o técnico em Contabilidade, conforme a função..."

    E para o MinC: "A partir do próximo dia 29 os interessados em ingressar no quadro de servidores do Ministério da Cultura (MinC) e de órgãos a ele vinculados, no Rio de Janeiro e em outras cidades, poderão inscrever-se, apenas pela internet, em um concurso destinado a preencher 215 vagas em cargos dos níveis médio, técnico e superior.

    Os vencimentos são de R$1.560,98, para os dois primeiros, e de R$1.768,86, para o último. Do total, 139 vagas são para o Rio. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, e o prazo vai até 19 de abril.

    No nível superior as vagas estão distribuídas pelas áreas de Administração, Economia e Finanças (37 vagas), Gestão de Pessoas (3), Tecnologia da Informação (6), Tratamento e Conservação de Acervos Documentais (83), Cultura e Educação (55), Comunicação Social (10), Engenharia e Arquitetura (3)..."

    Grande abraço e boa sorte!
    Eug

    ResponderExcluir
  7. Marcelo, essa "urucubaca" tá a tanto tempo me rondando, desde o milênio passado, que eu acho que só vai passar com uma bala perdida... :-(

    ResponderExcluir
  8. sair mais também é bom, principalmente nos eventos cinematográficos, festivais, pré-estréias, reuniões quaisquer. Refresca a cabeça, encontra pessoas e faz contatos. Nessa área, mais que entregar currículos, arrumamos emprego através das indicações dos nossos amigos.
    Você faz parte da ARTV? Esses dias fui numa reunião administrativa aqui da ARTV-SP, e do nada, um colega me passou um contato quentíssimo pra trabalhar no National Geographic.
    Como dizem os Racionais: "quem não é visto, não é lembrado"

    beijão

    ResponderExcluir
  9. Ana, nem sei se faço parte do planeta Terra ou da espécie humana.

    Me sinto péssimo nesses eventos, nessas badalações. Me soa tudo muito hipócrita, cheio de panelinhas onde a gente é sempre barrado. Tô cansado de receber sorrisos amarelos de pessoas que eu sei que não gostam de mim ou não ligam A MÍNIMA pra se eu tô vivo ou tô morto.

    E tenho a nítida sensação de que quando eu me for, ninguém vai se lembrar de que eu um dia existi.

    ResponderExcluir
  10. mas a ARTV não é festinha nem evento!!! É uma associação séria, que reúne os maiores roteiristas em atividade do Brasil em busca de um audiovisual brasileiro mais plural, variado, democrático e de qualidade. Estamos com representação no Congresso Brasileiro de Cinema e em várias coisas interassantes que estão acontecendo. Nós aqui de São Paulo estamos organizando a versão local da Maratona-ARTV, você deve ter ouvido da versão carioca no começo do ano lá no SESC Flamengo e que foi um grande sucesso.
    Embora a ARTV não seja um sindicato e muito menos uma agência de emprego, você conhece e convive com profissionais que estão na ativa. Afinidades acabam surgindo e você pode conseguir informações, contatos, indicações, convites. O trabalho do roteirista de TV, que é o seu objetivo, é cada vez mais colaborativo, envolvendo equipes e grupos de trabalho.
    Acho que você realmente deveria se associar, só tem a ganhar.

    ResponderExcluir
  11. O que significa ARTV, Ana? Eu só conheço o sindicato de artistas e técnicos da indústria cinematográfica.

    ResponderExcluir
  12. ARTV é a associação dos roteiristas de televisão, cinema e outras mídias. Dê uma entrada no nosso site: www.artv.art.br

    ResponderExcluir
  13. Oz...
    Se mudar de idéia, tenho contato lá na CAL para dar teu currículo e falar bem de vc.
    Fora a CAL, estou fazendo aula com o Fábio Barreto, lá na CAL mesmo, que é um cara bem acessível...
    Pensa aí!
    Qualquer coisa dá um toque!
    Abração!

    ResponderExcluir