sábado, 4 de março de 2006

LIVRO LIVRE - PARTICIPE!


 

Recebi essa mensagem por e-mail de alguns amigos e ADOREI A IDÉIA! Participem, repassem, divulguem! É HOJE, DOMINGO, DIA 5 DE MARÇO!

 

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

 

Amigos,


Gostaria de convidá-los a participar do movimento LIVRO LIVRE.


O movimento é organizado por pessoas comuns que acreditam que a leitura, a troca de idéias, a generosidade e o desapego podem ser estimulados e exercitados através de uma idéia simples, mas poderosa: a liberação de livros em espaços públicos.


O LIVRO LIVRE propõe uma ação individual que gera um resultado coletivo. Se cada pessoa que conhecer o movimento aderir simplesmente liberando um livro seu na rua, podemos transformar nossa cidade em uma biblioteca a céu aberto.


Para que esse movimento tenha impacto, a primeira liberação massiva de livros foi marcada para o próximo domingo, 5 de março. Nesse dia, libere um livro e amplie o movimento!



Basta escolher um livro a ser liberado. Sugerimos que escrevam na primeira página e/ou contra capa: "LIVRO LIVRE - Leia, Libere, Encontre! www.livrolivre.com", identificando o livro como um LIVRO LIVRE.


Você pode ainda escrever uma mensagem pessoal sobre o livro ou sobre o movimento. Um exemplo simpático:


"Eu sou um LIVRO LIVRE, que está aqui para quem me encontrar. Leve-me para sua casa e desfrute das histórias que levo comigo. Só peço que você me libere assim que terminar a leitura, para que outras pessoas possam também vivenciar a experiência que lhe proporcionei."


Depois, é só deixar o livro no metrô, mesa de bar, banco de praça ou qualquer outro lugar público.


No site www.livrolivre.com existem idéias para liberação, informações sobre o movimento e as ações já realizadas. Nosso email é livrolivrebrasil@gmail.com.


Se gostaram da idéia, por favor repassem o email e divulguem o movimento entre seus contatos.


Um abraço,


Ana Cecília Pacheco
------------
Livro Livre
www.livrolivre.com


 

13 comentários:

  1. Que idéia legal! Eu adoraria encontrar um.
    :)

    ResponderExcluir
  2. Já eu tô pensando em participar ativamente, Anja. Tô escolhendo aqui alguns livros pra entrar nesse movimento e pra serem "deixados" pelos cantos da cidade. ;-)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. aiiii mas com que dor me separaria de meus livrinhos?
    Sou capaz de deixar so os mais chatinhos tipo memorias de um computador que tenho ali e nao me animo a abrir.
    :0

    ResponderExcluir
  4. Pois eu acabei de selecionar seis livros pra entrarem nessa roda viva. ;-))

    ResponderExcluir
  5. Também achei essa idéia demais!
    É um incentivo para as pessoas que não ligam muito pra leitura se iniciarem nesta prática.
    Vou divulgar agora mesmo!
    Abração, meu amigo OZ(waldo!).

    ResponderExcluir
  6. Isso aí, Nei! Passe a idéia adiante e selecione um (ou uns) livro(s) pra "esquecer por aí" amanhã. ;-))

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Vou ser o chato que bota água no chope... mas me parece a típica iniciativa bem intencionada que vai acabar beneficiando esses vendedores ambulantes de rua (que vão pegar 90% desses livros jogados por aí e tentar vendê-los depois) e prejudicando os donos de sebos, que vão ver seus negócios despencarem se essa moda pegar. Bom, tomara que eu esteja errado, mas acho que seria melhor se fazer uma "troca direta entre amigos" do que "deixar o livro por aí".

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Oz - creio ser a 2ª ou 3ª vez [já participei] - foi uma iniciativa que [por ter dado 'filhote'] deve ter dado certo. Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Talvez até você tenha razão, Marcelo. Afinal viver em cidade grande é viver desconfiado e um pouco de paranóia faz até bem à saúde. Porém vou apostar na generosidade e na socialização. Acho importantíssimo passar informação e cultura adiante - sem nenhum envolvimento de dinheiro. Se alguém pegar os livros e resolver vender, que seja. Só vai fazer isso quem estiver extremamente necessitado, e é uma outra forma de ajudar também, sei lá. Mas espero que as pessoas se sensibilizem com essa atitude em massa e realmente transformem esses livros em fonte de informação e cultura gratuita e em movimento, sempre!

    E é importante quem for participar não esquecer de escrever LIVRO LIVRE - Leia! Libere! Encontre! www.livrolivre.com na contracapa do livro!!!

    Depois de ler tua mensagem tb pensei e vou colocar só quatro livros no LIVRO LIVRE. Os outros dois que separei vou presentear amigos e incentivá-los a passar adiante assim que terminarem, mas sem essa obrigação.

    Também pensei em outras alternativas, como escolher alguém na rua, um desconhecido, puxar conversa, e se perceber que a pessoa gosta de ler, dar um livro pra ela.

    De qualquer forma vou "esquecer" quatro livros pela cidade, na minha santa ingenuidade e na minha boa fé, com o firme pensamento de que eles irão de alguma forma ajudar a transformar a vida de alguém para melhor. Tomara que sim!!! Afinal de que vale ter informação e cultura se a gente não passa adiante, né? ;-)

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Eu ameeeeeeeeeei!!! Já repassei, viu? Amanhã mesmo já libertarei alguns... Detesto esse papo de ficar acumulando livro em casa. Adoro ler e sempre utilizai bibliotecas públicas. Quando compro livros, normalmente em sebos, acabo os doando à biblioteca. Acho uma inutilidade o pobrezinho do livro ficar parado na estante, servindo de depósito de poeira. Tá certo, é até bonito uma estante cheia de livros, mas será que isso não é só para impressionar as visitas? Sejamos bonzinhos e libertemos os livros!

    Beijinhos
    Gabi Robaine*****

    ResponderExcluir
  11. Engraçado... já fiz isso Oz! Acho genial!
    Vc deveria ler sobre um cara chamado Hakim Bey e seu Terrorismo Poético. Foi daí que tirei a idéia certa vez!

    Abração!

    Quando eu voltar ao Rio largarei um livrinho no metrô como fiz no ano passado!

    ResponderExcluir
  12. Já rolou esta idéia antes, um tempinho atrás........ Uma grande idéia, mas ainda sou partidária de deixar nas mãos certas do que deixar assim num lugar público. Sei lá acho que doar a uma biblioteca ou circular entre amigos surte mais efeito.

    bjks!
    Déa

    ResponderExcluir