O ator Dennis Weaver, mais famoso como o motorista do carro perseguido por um sombrio caminhão-tanque em "Encurralado", o telefilme que projetou Steven Spielberg para o sucesso, morreu aos 81 anos de câncer na última sexta-feira.
Com uma longa carreira em teatro, cinema e televisão, Dennis Weaver começou na TV em 1955 num pequeno papel, na série "Gunsmoke". Nos anos seguintes trabalhou em vários telefilmes, seriados e filmes de cinema, onde se destacam um episódio da série clássica "Além da Imaginação" de Rod Serling ("Shadowplay", foto 1) e o longa-metragem "A Marca da Maldade" de Orson Welles, onde Weaver faz o histérico zelador do motel. Em 1970 foi chamado a protagonizar o seriado policial "McCloud" (foto 2), onde fazia um detetive caipira do Novo México atuando no Departamento de Polícia de Nova Iorque. A série durou até 1977 e rendeu a Dennis Weaver duas indicações ao prêmio Emmy.
Em 1971 Dennis Weaver foi chamado pelo jovem diretor Steven Spielberg para viver David Mann - um motorista comum que é implacavelmente perseguido por um imenso caminhão-tanque, que deseja matá-lo - em "Encurralado" (foto 3), o "Filme da Semana" produzido pela rede de televisão ABC, com roteiro de Richard Matheson, baseado em seu próprio conto. O filme foi um sucesso estrondoso e foi reeditado e lançado nos cinemas de todo o mundo no ano seguinte. Foi o último telefilme de Spielberg, que depois dessa vitória partiu de vez para o cinema.
Dennis Weaver continuou a trabalhar no cinema e na TV, foi presidente do Screen Actors Guild entre 1973 e 1975, e um ambientalista bastante ativo, tendo defendido causas ecológicas tanto na ONU como no Congresso americano. Weaver e sua esposa Gerry viviam no Colorado numa casa montada com material reciclado. O ator deixou dois filhos, os também atores Robby Weaver e Rick Weaver.
Descanse em paz, Dennis. Você merece. Você conseguiu vencer o maldito caminhão.
Além de Dennis Weaver morreu também nesse fim de semana o ator DARREN McGAVIN, de causas naturais aos 83 anos. McGavin estrelou o seriado "Kolchak", que inspirou o produtor e roteirista Chris Carter a criar a cultuada série "Arquivo X". Além disso ele trabalhou em diversos filmes e séries de TV como "Dr. Kildare", "Gunsmoke", "O Homem de Seis Milhões de Dólares", "O Barco do Amor", "Magnum", "Disneylândia", "Murphy Brown", "Millennium", "Arquivo X", entre outras.
ResponderExcluirQue pena!!! Eu adoro o Encurralado!!!!
ResponderExcluirBem, pode-se dizer que morreu com uma idade em que já estava mesmo aposentado, né?
ResponderExcluirEntão o que ele fez até aí, é o que ficou do bom.
Como costumamos dizer na nossa vã ignorância, foi descansar!
Eu vi o "Encurralado". Um ótimo filme eletrizante que prende a gente do começo ao fim num constante suspense e mistério!
Forte abraço!
"Encurraldo", vi adolescente, no finado Cinema 1. Até hoje temo ultrapassar caminhões na estrada.
ResponderExcluirTambém tenho essa sensação estranha, causada pelo filme tb
Excluirboa matéria; que ele possa ficar bem, em paz. beijos. El
ResponderExcluirAssim como Olga, assisti o Encurralado no Cinema 1, na Prado Júnior em Copacabana. Fiquei impressionado como uma boa idéia e um bom diretor consegue prender a atenção de todos por 90 minutos (o filme era curto porque foi concebido originalmente para TV) usando pouquíssimos atores (de um deles, o motorista do Mack, nem se vê o rosto) e nenhum efeito especial (tá bom, a explosão do caminhão). Dali em diante, sempre que lia Dennis Weaver, lembrava-me do perrengue dele naquela estrada.
ResponderExcluir