sábado, 8 de abril de 2006

SEMANA R.M.S. TITANIC - 94 ANOS


Esta semana que começa marca os 94 anos de um fato que muitos historiadores consideram o verdadeiro início do século 20: a primeira e última viagem do transatlântico inglês R.M.S. Titanic, da White Star Line. Até então o maior objeto móvel já construído pelo Homem partiu do porto de Southampton no dia 10 de abril de 1912 ao meio-dia e às 23h40min do dia 14 se chocou com um iceberg no Atlântico Norte, tendo naufragado às 2h20min da madrugada do dia 15 de abril. Entre tripulantes e passageiros, mais de 2200 pessoas estavam à bordo. Pouco mais de 700 sobreviveram. A rígida divisão de classes sociais - mesmo na hora do naufrágio - e a escassez de barcos salva-vidas (apenas 16) foram alguns dos fatores críticos para que o desastre tivesse mais de 1500 mortos - até hoje a maior tragédia em tempos de paz em toda a História.


Por ser obcecado pela história do R.M.S. Titanic desde criança e por ter plena certeza de que tenho algum laço em alguma vida passada com este navio, farei a SEMANA R.M.S. TITANIC - 94 ANOS, revendo seis dos dez filmes que misturam ficção e realidade produzidos até hoje sobre a tragédia.


Segunda, dia 10: "TITANIC" ("Titanic", produção alemã de 1943), direção de Herbert Selpin e Werner Klinger, com Sybille Schmitz, Hans Nielsen, Karl Schonback, Charlotte Thiele e Otto Wernicke. O raro épico feito sob a doutrina nazista.


Terça, dia 11: "NÁUFRAGOS DO TITANIC" ("Titanic", produção norte-americana de 1953), direção de Jean Negulesco, com Clifton Webb, Barbara Stanwick, Robert Wagner, Thelma Ritter, Audrey Dalton, Richard Basehart e Brian Aherne. A primeira super-produção hollywoodiana sobre o naufrágio.


Quarta, dia 12: "S.O.S. TITANIC" ("S.O.S. Titanic", co-produção EUA / Inglaterra feita para a TV de 1979), de William Hale, com David Janssen, Cloris Leachman, Susan Saint James, David Warner, Ian Holm, Helen Mirren, Harry Andrews, Beverly Ross e Warren Clarke. A versão para TV filmada à bordo do R.M.S. Queen Mary.


Quinta, dia 13: "TITANIC" ("Titanic", co-produção EUA / Canadá feita para a TV de 1996), direção de Robert Lieberman, com George C. Scott, Peter Gallagher, Catherina Zeta-Jones, Tim Curry, Eva Marie Saint, Marilu Henner e Roger Rees. A última versão do naufrágio feita para a TV, quase simultaneamente ao filme de James Cameron.


Sexta, dia 14: "SOMENTE DEUS POR TESTEMUNHA" ("A Night to Remember", produção inglesa de 1958), de Roy Ward Baker, com Kenneth More, Honor Blackman, Michael Goodliffe, David McCallum, Ronald Allen, Tucker McGuire, John Merivale, George Rose e Laurence Naismith. Um docudrama baseado no livro de Walter Lord, considerado o filme mais fiel aos fatos históricos.


Sábado, dia 15: "TITANIC" ("Titanic", produção norte-americana de 1997), de James Cameron, com Leonardo DiCaprio, Kate Winslet, Billy Zane, Kathy Bates, Frances Fisher, Bernard Hill, David Warner, Jonathan Hyde, Danny Nucci, Victor Garber, Gloria Stuart e Bill Paxton. A super-produção que juntou a 20th Century Fox e a Paramount, custou 250 milhões de dólares, ganhou 11 Oscars e bateu vários recordes de bilheteria.


Além dos filmes, talvez passe também alguns dos vários documentários da BBC, Discovery Channel, National Geographic, People + Arts sobre a tragédia.


"Are you ready to go back to Titanic?"


Se está, junte-se a essa viagem no tempo. Todos os amigos são bem vindos à bordo!!!


Para saber mais sobre a história do R.M.S. Titanic e ver meu álbum de fotos sobre o navio, clique aqui.


 

7 comentários:

  1. Também tenho uma certa obsessão pelo Titanic... isso deve ter ajudado a que eu tenha gostado tanto do filme do James Cameron (que as pessoas, em geral, detestam de paixão)... mas pelo visto você é ainda mais aficcionado por tudo o que ocorreu com esse trágico navio do que eu... o seu álbum é excelente, quase um tratado sobre o Titanic...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. É, Marcelo, e pelo que parece somos os únicos a compartilhar dessa obsessão. Antes do filme do Cameron ninguém ligava, passou o estouro do filme, ninguém mais liga.

    Eu sou aficcionado pelo navio desde muito pirralho, quando li a história do naufrágio no livro "Grandes Desastres, Catástrofes e Aventuras que Comoveram o Mundo" da Seleções do Reader's Digest. Também tinha lá a história do dirigível Hindenburg, entre outras. Fiquei chapado com as duas histórias e há mais de 30 anos coleciono tudo relacionado ao Titanic e ao Hindenburg. Tenho vários livros, postais, fotos, documentários... e do Titanic, estes seis filmes que vou rever essa semana. Todo ano eu faço isso, rever os filmes sobre o desastre.

    Por isso e por todo o meu fascínio pela primeira metade do século 20 não tenho a menor dúvida de que vivi naquela época. Sou mais apegado àquele passado do que ao presente ou ao futuro, não tem jeito.

    Aliás, assisti ao filme do Cameron 11 vezes no cinema. E junto com "Somente Deus Por Testemunha" considero os dois melhores filmes já feitos sobre o tema.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho SOS Titanic e Titanic do Cameron em vídeo. É bom também, mas gosto mais do Titanic mais atual, do Cameron.
    Vi uma vez um especial, um making of super bacana e fiquei apaixonada pelo filme com o Di Caprio.
    Falam mal dele, mas acho que atua bem no filme.
    A menina é boa também.

    Deve ter sido horrível...
    Uma cena que não me sai da cabeça é a do barco afundando na vertical e eles junto...
    Dá um desconforto enorme pra mim...

    Aproveite bem sua semana Titanic!
    Eu iria gostar de assistir todos eles. (mas acho que não tão seguido...)

    Espero que tudo esteja bem contigo.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Renata!

    Como diria o Shaun de "Shaun of the Dead", vou sobrevivendo. :-)

    Mas uma coisa que você falou que só agora eu me toquei: vou rever o navio afundando 6 vezes seguidas em uma semana (fora os documentários!)!!! 8-P

    Vai ser brabo... mas é uma forma de exorcismo. Eu realmente me sinto como se estivesse naquela viagem há 94 anos atrás. Conheço muitos detalhes há muitas décadas pra ser apenas um simples fascínio.

    Amanhã - voltando 94 anos no tempo - o navio zarpa de Southampton ao meio-dia. E eu começo essa maratona até o dia do naufrágio, 15 de abril, de madrugada.

    Vou assistir aos filmes com um colete salva-vidas devidamente ajustado e bebendo chocolate quente, hehehe! ;-))

    Beijos!
    Oz

    ResponderExcluir
  5. Eu sobrevivi. Pelo menos nessa encarnação.
    E já voltei a 2006. Se bem que tava gostando mais de 1912. Com naufrágio e tudo. :-P

    ResponderExcluir
  6. Nunca alguém foi tantas vezes afogado em tão poucos dias, he, he, he...

    ResponderExcluir
  7. Hehehe! Haja fôlego, Marcelo!!! Foi literalmente uma IMERSÃO no RMS Titanic!!! Uma semana inteira respirando o navio!!! Mas te garanto, foi uma viagem e tanto!!! Por isso passaram-se encarnações e eu nunca a esqueci. ;-))

    Grande abraço!

    ResponderExcluir