quarta-feira, 17 de agosto de 2005

CHOWBASO JABBA'S PALACE!




(tradução do huttese: BEM-VINDO AO PALÁCIO DO JABBA!)


Como já disse no álbum de fotos da Cantina de Mos Eisley, sou fã de "Star Wars" desde o tempo em que se chamava "Guerra nas Estrelas", mais precisamente desde janeiro de 1978, quando o filme estreou no Brasil. E sempre gostei de montar dioramas, cenários, maquetes, desde criança. Juntar esses dois prazeres foi fácil, depois que comecei a colecionar os "action figures" da saga (mais conhecido como "bonequinhos" pelos leigos).

No início de 1999 a Kenner/Hasbro (a empresa que fabrica as miniaturas oficiais de "Star Wars" nos EUA) lançou dioramas em papelão para os colecionadores montarem dois dos cenários favoritos da trilogia clássica com suas miniaturas: a Cantina de Mos Eisley e este Palácio do Jabba the hutt (fotos 1 e 2). Ter apenas os bonecos enfileirados numa estante sempre me pareceu uma coisa meio boba. O que me interessava era montar cenas dos filmes, reproduzir na minha casa alguns dos momentos mais empolgantes dos filmes que mais amo - e anarquizá-las. Com a ajuda da Hasbro, montei meu primeiro diorama de "Guerra nas Estrelas" (foto 3), meio pobrinho ainda, com poucas figuras e bem fiel ao filme onde ele aparece, "O Retorno de Jedi". Ficou exposto na estante da sala da minha casa durante um bom tempo, ao lado do diorama de papelão da Cantina de Mos Eisley. Com o tempo fui reorganizando a estante, aumentando o cenário, acrescentando mais personagens e - principalmente! - botando a imaginação para funcionar, muito além dos filmes.

Finalmente agora consegui uma grande prateleira exclusiva para o diorama do Palácio e pude deixar a anarquia e a irreverência rolar solta num dos lugares mais temidos do planeta Tatooine. Com o mesmo espírito infame e bem-humorado que mantenho no diorama da Cantina, acrescentei outros personagens ao cenário: Alien como o novo "bicho de estimação" do tratador Malakili (depois da morte do Rancor); o Predador se confraternizando com seus colegas caçadores de recompensas (ou bounty hunters); o sapo dançarino dos desenhos da Warner numa participação especial do show da Max Rebo Band e Sy Snoottles; Obelix curtindo o show; o pobre javali Pumba de "O Rei Leão" com a cabeça empalhada como prêmio de caça, ao lado do Han Solo congelado em carbonita; um cartaz de "procura-se" de George Lucas "por ter traído à saga com a nova trilogia"; um jawa matando a sede num bebedouro, já que o calor de Tatooine é de lascar... etc.

Meus objetivos na montagem desses dioramas são os seguintes: primeiro, reproduzir o mais fielmente possível os cenários, as cenas e as posições dos personagens nos filmes; segundo, anexar e adaptar outros personagens e elementos que não tenham a ver com a saga de George Lucas mas que tenham lógica e coerência em estar presentes nas maquetes; terceiro, criar cenas e situações bem-humoradas, como se fossem pequenos cartuns, sátiras exclusivas em 3-D, inclusive com objetos que produzam uma sensação de nonsense em quem observa.

E sétimo: voltar a ter 6 anos de idade. :-))

DIVIRTAM-SE! E não deixem de (re)visitar o álbum da Cantina de Mos Eisley, com novas fotos, novos personagens, cenas e elementos humorísticos!

Fotos tiradas with a little help from my friend Nei Lima! Valeu pela Força, Nei!

TWOOS PA REETA BAH FLOOTAH!
("Que seus fluidos se mantenham sempre frescos", tradicional saudação hutt) :-P

18 comentários:

  1. Fantasticooo!
    vc fez um otimo trabalho.
    Tá lindo!
    Biel adorou tambem.e ja ta com idéias de dioramas
    hihihi

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, menina!

    Também tem 12 novas fotos da Cantina de Mos Eisley no velho álbum da Cantina (linkado acima)... depois passa lá pra ver! Tá bem maior e mais incrementado! ;-)

    Beijos,
    Oz

    ResponderExcluir
  3. Acho que vi um poster de Wanted lá no ladinho...risos...

    ResponderExcluir
  4. Essa tá ótima! E o detalhe do boneco se servindo de água tá muito engraçado...

    ResponderExcluir
  5. Esse ficou jóia!!! Parabéns, estão super legais Oz!!

    ResponderExcluir
  6. O detalhe do bebedouro está mesmo o máximo!
    E esse Alien no meio da bagunça??? Fantástico, Oz!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Esse bicho com maria-chiquinhas amarelas é um barato!
    Qual o nome dele, Oz?
    Os bonecos são perfeitos mesmo!

    As fotos ficaram ótimas!
    Deve ter dado o maior trabalhão!
    Parabéns!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. É o George Lucas, Sílvia. Procurado por trair a sagrada trilogia clássica. Mas você já viu isso ao vivo e à cores. ;-)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Esse bebedouro é um ímã de geladeira. Dei sorte de existirem vários ímãs de geladeira "funcionais" na escala dos action figures: além do bebedouro tem dois fliperamas, uma jukebox e uma máquina de café expresso na Cantina. ;-)

    ResponderExcluir
  10. Bem, finalmente eu dei a chance para esse sapo cantor da warner se apresentar, né? Ele merecia ter um acompanhamento para o seu famoso "Hello, my baby! Hello, my darling..." ;-)P

    ResponderExcluir
  11. O Alien é fundamental, Renata!!!!! Depois que o Malakili (o tratador de feras do Palácio do Jabba) perdeu seu Rancor, morto por Luke Skywalker, ele logo arrumou um Alien Warrior (saído da barriga não se sabe de quem) para ser seu "bichinho de estimação"... :-)P

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Renata, esse "bicho com maria-chiquinhas amarelas" (que na verdade são verdes) como você chama é a Oola, uma dançarina Twi'lek, e isso que você acha que são "maria-chiquinhas" não são cabelo, são de carne (ou coisa que o valha). Fazem parte do corpo dela, são extensões duplas da cabeça dela, natural a todos os Twi'leks. O Bib Fortuna, conselheiro do Jabba, que vive atrás dele sussurrando-lhe no ouvido, e que recebe Luke Skywalker no Palácio, também é um Twi'lek.

    Os bonecos são perfeitos HOJE EM DIA. Eu coleciono várias coisas de "Star Wars" desde o tempo que se chamava "Guerra nas Estrelas" (hehehe!) mas nunca gostei dos action figures antigos. Eram muito feios e mal-feitos! Só passei a comprá-los a partir de 1999, quando do lançamento do "Episódio 1", quando a Hasbro/Kenner tomou vergonha e começou a caprichar nas figuras.

    E realmente deu um trabalho danado montar tudo isso - o Palácio do Jabba e a Cantina de Mos Eisley - mas é o tipo de trabalho que eu adoraria ter pelo resto da vida! E ganhar por isso, naturalmente... ;-))

    Dá mais prazer, paz de espírito e entusiasmo do que qualquer trabalho! ;-D

    Beijos!
    Oz

    ResponderExcluir
  13. muito show esta cantina!!!! Ela vai aparecer na expo coleções??? Adorei o sapinho cantor!!!!!!! BJKAS!

    ResponderExcluir
  14. Ô, Andrea! Até parece que nem é fã de Star Wars!!! Esse é o Palácio do Jabba, menina!!!! A Cantina taqui: http://ozlopesjr.multiply.com/photos/album/52 !!! :-)P

    A Cantina e o Palácio do Jabba estarão na Expo-Coleções de junho no Forte de Copacabana, mas não esse Palácio do Jabba e sim o que estou construíndo em madeira, baseado na planta original usada em "O Retorno de Jedi". Vai ficar imenso!!!! Esse daí foi feito especialmente pra ficar na estante da sala mesmo. ;-)

    E o sapo da Warner vai ficar de fora, infelizmente... o "Felipatine" não libera NADA que não tenha aparecido nos filmes e as minhas piadas visuais são sempre banidas das exposições... uma pena. :-P

    Beijão!
    Oz

    ResponderExcluir
  15. de mais, parabéns!!!!!!!!!!!!
    abs

    Landim

    ResponderExcluir