quarta-feira, 28 de dezembro de 2005

TRINTA ANOS ESTA NOITE


Ontem fiz a sessão particular tão aguardada (por mim mesmo, hehe!) de 30 anos do meu filme preferido, "Tubarão", de Steven Spielberg.


Não sei ao certo em que dia, mas entre 25 e 27 de dezembro de 1975 eu tinha 10 anos e meio de idade e estava em Belém do Pará passando o Natal com a família quando, no dia de voltar pro Rio, eu resolvi arriscar e fui ao cinema Palácio (que infelizmente virou Igreja Universal), perto da Pça. da República, assistir ao grande fenômeno cinematográfico da época, "Tubarão". O filme era proibido para menores de 14 anos e eu com apenas 10 morria de medo de ser barrado na porta. Só que como em Belém a maioria das pessoas é baixinha, e eu tinha um primo de 14 anos que era mais baixo que eu com 10, fui determinado a entrar.


Acompanhado de duas primas mais velhas (aquelas primas com quem a gente passa a adolescência tendo sonhos eróticos), eu cruzei a roleta sem problemas, comprei uma Fanta Limão e experimentei pela primeira vez (pelo que me lembro) uma barra de Chokito no saguão do Cine Palácio. E no final da tarde assistimos ao filme que fez o mundo inteiro evitar as praias do planeta por dois verões seguidos.


Depois de esbugalhar os olhos a cada 10 minutos e de esconder minha cabeça na gola da camisa quando Quint (Robert Shaw) foi devorado pelo tubarão branco, saí do cinema completamente fascinado pelo filme e apaixonado pelos Carcharodon carcharias, com a convicção que iria me tornar um ictiólogo para estudar o comportamento desses magníficos peixes.


Na mesma noite voltei pro Rio de ônibus (três dias e meio de viagem) lendo o livro de Peter Benchley no qual o filme se baseou, em versão pocket, e a última edição da Seleções de Reader's Digest, especial sobre o filme, comprados na rodoviária de Belém.


Nunca um filme me marcou tanto na vida quanto "Tubarão". E ontem voltei 30 anos no tempo. Que bom ter 10 anos de idade novamente!


 

6 comentários:

  1. Gosto muito desse filme também... é engraçado como em alguns casos nos lembramos de todo o ritual para assistir um filme... me lembro bem de quando assisti "ET" e "De volta para o futuro" nos cinemas... duas experiências inesquecíveis.

    Você assistiu o DVD duplo? Eu o comprei, mas ainda não tive tempo de assistir (vergonha, vergonha...).
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Logo que saiu o DVD duplo, ganhei de presente de um amigo que tamb�m � fan�tico pelo filme, Marcelo. Naturalmente o DVD americano, que vem com um livreto cheio de fotos exclusivas (algumas que eu nunca tinha visto antes!) e com o making of com 2 horas de dura��o (no DVD nacional o making of tem apenas uma hora e meia). Em rela��o a "Tubar�o" n�o fa�o por menos!!! Fa�o quest�o de ter o m�ximo poss�vel!!!

    Abra�os.

    ResponderExcluir
  3. Oswaldo, eu não tenho nem 1/10 de sua memória, mas posso arriscar dizendo que vi este filme pela primeira vez na TV. Uma coisa é certa, gostei desde então e toda (I mean everytime) que este filme passa, seja numa TNT ou numa globo da vida, eu paro para assistir um pedaço que seja, mesmo tendo ele em DVD.

    Sempre gostei, apesar de muitos criticos de plantão criticá-lo. Pra mim funciona muito bem, mesmo com o tubarão, mecânico ao extremo... ótimo filme.

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Engra�ado � que quando eu era mais novo, era bem mais cr�tico com "Tubar�o". N�o admitia que ele era um �timo filme - em se tratando de qualidade - apesar de am�-lo profundamente.

    Hoje sei que � um grande filme de aventura e mesmo de terror e suspense. Acima de tudo � uma hist�ria muito bem contada, uma narrativa impec�vel e muito bem trabalhada, tanto no roteiro como na dire��o e na edi��o. Mesmo assim ainda n�o o colocaria entre os 50 melhores filmes da Hist�ria do cinema. Talvez entre os 100 mais, mas n�o entre os 50 mais.

    E olha que � o filme que eu mais amo na vida!!!!! :-D

    Abra�os.

    ResponderExcluir
  5. Bom, pergunta de fã do filme: Qual a sequência que você mais gosta, Oswaldo? A que eu prefiro é a final mesmo, do barco afundando e o Roy Scheider, quase na água, dizendo: "Smile, you son of a bitch!"...

    ResponderExcluir
  6. Minha seq��ncia favorita, sem d�vida, � o primeiro confronto entre Brody, Quint e Hooper e o tubar�o branco. Come�ando com um plano de cima do mastro, com Quint dando ordens a Brody de continuar jogando tripas na �gua, passando pela c�lebre "we're gonna need a bigger boat...", at� a ca�ada a la Moby Dick, Hooper grita "bring another barrel! I'm coming around again!", o primeiro barril afunda, Quint se recosta na grade da plataforma da proa, Brody pergunta se eles n�o v�o voltar para pegar um barco maior e a noite cai. Ritmo perfeito e empolga��o garantida do in�cio ao fim!!! :-D

    Logo seguida da minha segunda seq��ncia preferida: The Indianapolis story.

    Abra�os.

    ResponderExcluir