domingo, 1 de janeiro de 2006

FILMES DE REVEILLON


Pra começar bem 2006 com MUITO CINEMA, uma lista com alguns filmes cuja ação se passa na virada do ano para o dia 1o. de janeiro:

- "O DESTINO DO POSEIDON" ("The Poseidon Adventure", 1972), de Ronald Neame e Irwin Allen, baseado no livro de Paul Gallico, com Gene Hackman, Shelley Winters, Ernest Borgnine, Roddy McDowall, Red Buttons, Jack Albertson, Stella Stevens, Carol Lynley, Pamela Sue Martin, Robin Shelby, Leslie Nielsen.


O transatlântico S.S. Poseidon é virado de cabeça para baixo por uma onda gigantesca decorrente de um terremoto submarino no Mar Mediterrâneo durante uma noite de reveillon. Alguns sobreviventes lutam para alcançar o casco do navio antes que este naufrague de vez.


- "O PRIMEIRO DIA" (1999), de Daniela Thomas e Walter Salles, com Fernanda Torres, Luís Carlos Vasconcelos, Matheus Nachtergaele, Nelson Sargento, Tonico Pereira, Nelson Dantas, Carlos Vereza, José Dumont.


No dia 31 de dezembro de 1999 João sai do presídio para cometer uma queima de arquivo, enquanto Maria, abandonada pelo amante, fica transtornada e planeja se matar na hora do reveillon. O destino faz com que eles cruzem seus caminhos.


- "O PODEROSO CHEFÃO, PARTE II" ("The Godfather, Part II", 1974), de Francis Ford Coppola, com Al Pacino, Robert Duvall, Diane Keaton, Robert De Niro, John Cazale, Talia Shire, Lee Strasberg, Michael V. Gazzo.


Continuação da saga da família ítalo-americana Corleone. Nos anos 50 Michael Corleone tenta consolidar seu poder eliminando inimigos e falsos aliados. Nos anos 20 o patriarca Vito luta pela sobrevivência em Nova Iorque com sua esposa e filhos. Parte da história se passa no reveillon de 1959, às vésperas da tomada de poder por Fidel Castro.

- "ESTRANHOS PRAZERES" ("Strange Days", 1995), de Kathryn Bigelow, roteiro de James Cameron, com Ralph Fiennes, Angela Bassett, Juliette Lewis, Tom Sizemore, Vincent D'Onofrio.


Às vésperas do ano 2000, um ex-policial trafica a nova droga do momento: chips de memória que dão aos seus clientes sensações e emoções de outras pessoas. Ele é envolvido numa trama de assassinatos misteriosos quando ele insiste em reconquistar sua namorada que o trocou por um empresário de rock.


- "A ARMADILHA" ("Entrapment", 1999), de Jon Amiel, com Sean Connery, Catherine Zeta-Jones, Ving Rhames, Will Patton.


O maior ladrão de obras de arte do mundo e uma investigadora de seguros se vêem envolvidos num roubo bilionário na Malásia na virada do milênio.


...


Alguém conhece outros?

UM ÓTIMO 2006 E TUDO DE BOM PRA TODO MUNDO AQUI!!!

10 comentários:

  1. Oi, Oz,

    Não, eu não lembro de nenhum outro. Senti falta, no seu post, de uma pequena sinopse sobre cada um dos filmes.

    Para você também desejo um 2006 descomplicado, leve e cheio de surpresas agradáveis.

    Beijos,
    Dulce.

    ResponderExcluir
  2. Pronto, Dulce. Já corrigi a ausência de sinopses escrevendo algumas linhas sobre a trama de cada filme. Espero que ajude a seduzir novos adeptos... ;-D

    Beijos,
    Oz

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Oz. Gosto muito deste tipo de post, que informa sobre arte. Sugiro que você faça uma coisa semelhante com os 10 filmes que você gostou mais em 2005. No site KINEMAIL encontrei a relação abaixo. Assisti apenas ao 1, ao 2 e ao 7. Todos muito bons. Os demais vou dar um jeito de pegar nas locadoras.

    1. Menina de Ouro
    2. Antes do Pôr-do-sol
    3. O Pântano
    4. A menina Santa
    5. Sideways - Entre umas e outras
    6. Oldboy
    7. Perto demais
    8. Herói
    9. O abraço partido
    10. Agente da estação

    Um abraço apertado,
    Dulce.

    ResponderExcluir
  4. Que listagem estranha, Dulce... excluiu O MELHOR FILME DO ANO: "A Queda"!!!!! E outros dois melhores: "Casa de Areia" e "Cinemas, Aspirinas e Urubus"!!!!!! Discordo veementemente da lista que você pescou, Dulce!!! Só por estas honrosas exceções.

    ResponderExcluir
  5. Oz, estive na página KINEMAIL agora para ver se existia alguma explicação para esta falha sobre a qual você fala. Pareceu-me que ela foi atualizada lá pelo dia 20 de dezembro e tenho a impressão que "Cinemas, Aspirinas e Urubus" não passou aqui no circuito comercial, com excessão do pequeno cinema da Fundação Joaquim Nabuco, e depois da data a qual me referi.

    Com relação a lista dos melhores que ele apresenta, ele coloca "até aqui...". Imagino, então, que essa lista ainda vai sofrer alterações.

    Mas agora me diga: Quais você excluiria da lista dele para colocar os três que você cita?

    A propósito, ontem tive a péssima idéia de assistir a Os Filhos de Francisco. Eu havia criado uma grande expectativa e o resultado foi uma grande decepção. Trata-se apenas de mais um filmezinho para a Sessão da Tarde.

    ResponderExcluir
  6. Eu n㯠excluiria nenhum, Dulce. Apenas n㯠concordo em nada com essa lista. Os melhores filmes que assisti em 2005 foram exatamente esses tr곺 "A Queda - Os ڬtimos Dias de Hitler", "Casa de Areia" e "Cinema, Aspirinas e Urubus". Mais nenhum outro se encaixaria nessa lista.

    E eu seria incapaz de fazer uma lista dos 10 melhores do ano. At頰orque dessa lista eu s󠶩 "Menina de Ouro" (󴩭o, mas n㯠entre os melhores do ano), "Menina Santa" (um bom filme) e "Abra篠Partido" (detestei).

    Beijos,
    Oz

    ResponderExcluir
  7. Oi, Oz!

    Como foi de Ano Novo?
    Nós fomos pra Praia do Flamengo e eu adorei!
    Lá não tem a muvuca de Copa e os fogos duraram 5 min a mais!!!
    Só vimos os fogos e voltamos pra casa do Lucas pra ficar com meu pai e um casal de amigos comemorando, conversando muito (inclusive sobre cinema).

    Lembrei de um filme que não se passa no Ano Novo, mas que a cena final é em uma festa de Reveillon em Nova York.
    Harry & Sally - Feitos um para o outro.
    Aliás, é a minha comédia romântica preferida, com Billy Cristal e Meg Ryan.
    As músicas são maravilhosas e o filme uma delícia!

    Beijos e um excelente 2006 pra você!

    ResponderExcluir
  8. Harry & Sally!!!! Muito bem lembrado, Renata!!!! Adoro esse filme!!! :-D

    Vai já pra lista acima. ;-)

    Beijos e um grande 2006 procê!

    ResponderExcluir
  9. está muito bem acompanhado!
    Feliz ano novo!

    ResponderExcluir