quarta-feira, 18 de janeiro de 2006

“ESTE MUNDO É UM HOSPÍCIO” (“Arsenic and Old Lace”, 1944), de Frank Capra

Rating:★★★★
Category:Movies
Genre: Comedy
Direção: Frank Capra
Roteiro: Julius J. Epstein e Philip G. Epstein, baseado na peça teatral de Joseph Kesselring
Produção: Frank Capra, Jack L. Warner / Warner Bros.
Fotografia: Sol Polito
Montagem: Daniel Mandell
Música: Max Steiner
Direção de Arte: Max Parker
Elenco: Cary Grant, Priscilla Lane, Josephine Hull, Jean Adair, Raymond Massey, Peter Lorre, John Alexander, Jack Carson, John Ridgely, Edward McNamara, James Gleason, Grant Mitchell, Edward Everett Horton

* * * * * * * * * * *

Mortimer Brewster (sobre suas tias envenenarem cavalheiros): “Isto está se tornando um péssimo hábito! Eu não sei se consigo explicar isso a vocês... não é apenas contra a lei, é errado!”

* * * * * * * * * * *

Martha Brewster: "Um dos nossos cavalheiros conseguiu dizer 'que delícia!' antes de morrer."

* * * * * * * * * * *

Dr. Einstein (rindo): “É maravilhoso, Johnny! Fomos caçados pelo mundo inteiro, e suas tias aqui no Brooklin fizeram tão bem quanto você... você matou doze, elas mataram doze!”

* * * * * * * * * * *

Mortimer Brewster: "A insanidade corre solta pela minha família... praticamente galopa!"

* * * * * * * * * * *


Frank Capra, o cineasta símbolo do otimismo hollywoodiano, deixou claro em sua obra que acreditava na bondade intrínseca do ser humano. Mas nem só de boa fé e ingenuidade era feito o seu cinema. Capra tinha um senso de humor peculiar e “Este Mundo É Um Hospício”, baseado na popular peça de Joseph Kesselring, foi um ótimo veículo para extravasar toda a morbidez, sarcasmo e humor negro que também corriam em suas veias de bom samaritano.

Martha (Jean Adair) e Abby Brewster (Josephine Hull) são duas aparentemente doces e respeitáveis velhinhas que se dedicam a envenenar pessoas idosas. O sobrinho delas, o solteirão convicto Mortimer (Cary Grant), acaba de se casar e está em preparativos para sair a viagem de lua de mel com sua esposa Elaine Harper (Priscilla Lane). Quando acham um corpo dentro de uma arca, a princípio pensam que foi obra de Teddy (John Alexander), o irmão de Mortimer que mora com as tias e que tem problemas mentais. Porém Teddy – que pensa ser o presidente Teddy Roosevelt – é inocente e costuma ajudar as tias “abrindo novas comportas para o Canal do Panamá” no porão da casa, onde elas enterram os corpos. De surpresa chega outro membro da família, o perigoso bandido procurado Jonathan Brewster (Raymond Massey, propositalmente com cara de Boris Karloff em "Frankenstein"), com seu assecla, o Dr. Einstein (Peter Lorre), e outro cadáver para complicar a história.

Frenético, hilariante, perverso e iconoclasta, “Este Mundo É Um Hospício” foi um grande sucesso na época do lançamento e com seu humor cáustico prova que não envelheceu, sendo mais feroz que muitas comédias modernas metidas a espertinhas.


18 comentários:

  1. É mesmo um bom filme, apesar de ser um filme um tanto diferente do Capra, pelo uso do humor negro. Gosto dele mas não está entre os meus "Top Capras". Não o vejo há muito tempo. Lembro que Peter Lorre e Raymond Massey fazem uma dupla fantástica, mas a atuação do Cary Grant me incomodou um pouco. A Priscilla Lane está no auge de sua beleza. Vale a pena vê-lo com certeza. Grande roteiro.

    ResponderExcluir
  2. Amo! Amo! Aaaamo esse filme.

    Me escangalho de rir toda vez que o (re)vejo...

    O DVD já está até gastadinho.... rs

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Esse filme tem em DVD? Nem sabia...

    Não é um dos meus filmes preferidos do Capra também não, mas mesmo assim é uma delícia, uma ótima comédia. Concordo que o Cary Grant não está bem, achei ele muito teatral, muito exagerado. A Priscilla Lane realmente está belíssima, que mulher... O elenco todo, fora o Cary Grant, está ótimo. Faz tempo que não o revejo, já estou com saudades...

    ResponderExcluir
  4. maratona Capra pra começar bem o ano?

    ResponderExcluir
  5. Vou procurar o DVD.

    Este é um dos meus filmes favoritos do Kapra!
    De tempos em tempos, procuro revê-lo.
    Tenho, sim, uma fita de vídeo, gravada direto da Sessão Coruja, gasta, mas que ainda dá pro gasto...

    Eug

    ResponderExcluir
  6. Legal Oz!!!

    Quando é que vc vai achar o "Fenda no Tempo" para mim?! he he he!
    Abração!

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto do Cary Grant nesse filme. Ele faz uma atuação próxima de um desenho animado, histérica e totalmente em pânico. Acho divertido. E realmente Peter Lorre e Raymond Massey aí estão fantásticos! E também parecem dupla de vilões de desenho animado. :-)

    Cheguei a ver uma montagem da peça e vi que o filme é bem fiel ao texto original, que é sensacional!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. DVD, Paula??? "Esse Mundo É Um Hospício" já foi lançado em DVD por aqui??? E o teu já tá GASTO???? UAU!!!! Eu só tenho uma cópia em VHS. Se eu tivesse achado em DVD tava feliz da vida! :-)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Pra mim o elenco TODO está muito bem, ESPECIALMENTE o Cary Grant!!! Tem algo de Patolino histérico na interpretação dele que me agrada muito, hehehe!!!

    Eu também não revia há tempos, mas fiz questão de incluí-lo na minha série "um filme puxa outro". É um dos filmes do Capra mais marcantes pra mim! :-)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Um ótimo jeito de começar o ano, né, Ana? ;-))

    Beijão!

    ResponderExcluir
  11. A minha cópia também é gravada da TV, Eugênio. Mas legendada, com som original. Gravada em slp mas rolando bem nos cabeçotes. ;-)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. É mais fácil você procurar nas locadoras, Lucas. Eu não tenho cópia nem sou muito fã de 70% do que fizeram com Stephen King no cinema. Pouca coisa presta.

    Mas eu recomendo "Esse Mundo É Um Hospício"!!! Humor negro alucinado!!!! Hehehe!

    Abração!

    ResponderExcluir
  13. Aí pessoal, eu tenho o DVD original da gringa com legendas de portugal.
    Quem se interessar mande e-mail para gelows@gmail.com

    Abraços! Were in a happy dale, far far away...

    ResponderExcluir
  14. Caros confrades cinéfilos
    Possuo para pronta entrega o referido título "Esse mundo é um hospicio" - Original
    Para mais informações acesse minha pagina www.emersonpereira.com.br/dvds.htm
    Fiquem a vontade para esclarecer quelquer duvida pelo e-mail emersonpereira@emersonpereira.com.br

    ResponderExcluir
  15. Acho que já tenho todos os filmes do kapra. Fanzoca. Mas, apesar de tudo, não o considero otimista. Um sonhador bom burguês, mas não otimista. Mesmo com os bonzinhos ganhando no final. Sempre ganha um ar de conto de fada. Um. " ai quem dera !" Vi a peça arsenic and old lace com Martha Rosman , Maria Clara Machado, no papel das velhinhas, e a minha grande amiga Monica Serpa no papel da mocinha!!

    ResponderExcluir
  16. Que privilégio ter visto a Maria Clara Machado no teatro, Angela! A montagem que eu vi, no Teatro de Arena, naquele shopping dos antiquários em Copacabana, era com o Rui Rezende vivendo o papel que foi de Raymond Massey no cinema. Não lembro do resto do elenco.

    E realmente os filmes do Capra têm mesmo um ar de contos de fadas.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  17. Isso! lá mesmo! Era Maria Clara! Eu fiz o álbum da peça!

    ResponderExcluir