terça-feira, 31 de janeiro de 2006

RPG "CALL OF CTHULHU"




O QUE É RPG?

A sigla RPG vem do inglês "RolePlaying Game", e significa "Jogo de Interpretação de Personagem". Basicamente, jogar RPG é isso: entrar na pele de um personagem e interpretá-lo da melhor maneira possível, agindo como ele agiria e pensando como ele pensaria. Fazendo uma analogia com um filme, os jogadores são atores interpretando personagens únicos criados por eles próprios antes do início do jogo. Há um "mestre" que, seguindo a analogia, seria o diretor do filme. O mestre escreve um pré-roteiro com o cenário e as situações que os personagens dos jogadores serão submetidos. A diferença substancial entre um filme e uma partida de RPG é que os jogadores/atores têm a liberdade de agir como acharem que seus personagens agiriam sem seguir um roteiro determinado pelo diretor. O mestre/diretor será uma espécie de mediador que controlará personagens coadjuvantes (chamados de NPCs) e colocará os jogadores em situações atípicas, criadas para dar emoção ao jogo.

Em uma partida de RPG não há vencedores e perdedores. Os jogadores não jogam contra outros jogadores nem contra o mestre da partida. É tudo pela diversão! Mesmo que seu personagem eventualmente morra, ou os desafios propostos pelo mestre sejam facilmente solucionados, o que importa é que no final da partida todos tenham se divertido e uma boa história tenha sido criada coletivamente. Se, após uma partida, TODOS tenham se divertido, o objetivo foi alcançado com sucesso!


O QUE É “CALL OF CTHULHU”?

“Call of Cthulhu” é o famoso RPG da editora Chaosium ambientado no universo mítico criado por H. P. Lovecraft. Lançado em 1981, este célebre jogo já está em sua sexta edição e já recebeu inúmeros prêmios importantes dentro da indústria dos jogos de ficção/horror.


O QUE DIFERENCIA “CALL OF CTHULHU” DOS OUTROS SISTEMAS?

A diferença de “Call of Cthulhu” é o cenário dos jogos. Ao contrário da maioria dos RPG que possuem como cenário, mundos mágicos, fantásticos e medievais, as partidas de “Call of Cthulhu” são ambientadas no universo criado por H. P. Lovecraft. Todos os seres míticos e livros profanos criados pelo escritor (e seus colaboradores) estão detalhados no livro de regras.

Em “Call of Cthulhu” os jogadores não interpretam heróis com superpoderes, nem guerreiros com espadas mágicas. Os jogadores interpretam seres humanos comuns que tiveram o azar de, em algum momento de suas vidas, se deparar com os horrores inconcebíveis criados por Lovecraft.

É aí que está toda a graça e a singularidade deste RPG! Esta diferença de forças entre os jogadores e seus antagonistas tornou “Call of Cthulhu” uma das obras-primas do terror: você não tem como lutar mas também não pode ignorar o que existe a sua volta. Os jogadores devem usar a inteligência e capacidade de investigação para serem bem-sucedidos.

Não bastando tudo isso, os personagens além de se preocupar com suas vidas, têm também, que cuidar de sua saúde mental! Cada personagem possui um "medidor de sanidade" que irá indicar o quão são (ou louco) ele é. Quanto mais se envolver com o desconhecido e o sobrenatural, mais insano ele se torna, podendo muitas vezes adquirir diversas perturbações e fobias durante os jogos.

Além disso, as partidas podem ocorrer tanto nos anos 20 (como nos contos de Lovecraft) como nos anos 1880 ou na época atual. Não interessa quando ou onde, o horror sempre estará à espreita!


O QUE EU PRECISO PARA JOGAR “CALL OF CTHULHU”?

“Call of Cthulhu” é um "RPG de mesa", ou seja, você não precisa de cartas, videogames, computadores ou tabuleiros para jogá-lo. Para jogar uma partida de “Call of Cthulhu” você só precisa de:

- UM LIVRO DE REGRAS (livro do jogador): neste livro estão contidas as regras do sistema, como criar os personagens, aventuras (cenários) prontas, estatísticas das criaturas alienígenas e sobrenaturais, etc. Nem todos que irão jogar precisam ler esse livro, mas é importante que o Mestre da partida conheça as regras nele descritas. É importante ter o livro de regras em mãos durante uma partida para servir como guia de referência, mas ele não é de essencial importância no decorrer da mesma.

- UM MESTRE: alguém que tenha lido o livro de regras ou, pelo menos, a parte que trata das regras do sistema. O mestre é fundamental pois ele criará o cenário, os NPCs e a história que os jogadores vivenciarão. Ele poderá criar o roteiro ou pegar algum pronto (no livro de regras existem 4 cenários prontos). Geralmente o mestre é quem tem o maior trabalho e as maiores responsabilidades mas é aquele que mais sai recompensado após o término de uma partida bem sucedida.

- UM OU MAIS JOGADORES: “Call of Cthulhu” não pode ser jogado sozinho. Deve haver, no mínimo, um mestre e um jogador. Mestrar para apenas um jogador, apesar de possível, não é tão satisfatório, por isso é aconselhável 2 ou mais jogadores. Eu diria que o número ideal de jogadores seria de 3 a 6 - mais que isso pode tornar a partida conturbada e é necessário um mestre experiente para controlar um número tão grande de jogadores.

- DADOS: Para jogar “Call of Cthulhu” são necessários 2 dados de dez faces, 1 dado de 8 faces, 1 dado comum de 6 faces e 1 dado de 4 faces. Esses dados são usados para testes de competência física e mental. Por exemplo, um jogador quer escalar um muro de 3 metros. Ele não vai conseguir fazer tal proeza sem um teste! É necessário saber se seu personagem é apto para fazer a ação e testá-lo. Um personagem tri-atleta terá mais facilidade de escalar o muro que um bibliotecário de 50 anos. Esses tipos de dados podem ser facilmente encontrados em qualquer loja especializada em RPG ou, até mesmo, em boas livrarias.

- PAPEL, LÁPIS E BORRACHA: São necessários para realizar anotações e principalmente para anotar os dados referentes aos personagens dos jogadores. Cada personagem vai ter seus próprios atributos, perícias, conhecimentos, etc, e isso deve ser registrado em papel (denominado ficha de personagem).


EU PRECISO TER LIDO ALGUM CONTO DE LOVECRAFT PARA JOGAR “CALL OF CTHULHU”?

Não e sim. Se você for o mestre é importante ler algum conto de Lovecraft para "entrar no clima" do universo criado por ele. É claro que, quanto mais contos você tiver lido, mais fontes de inspiração terás para criar os cenários. No próprio livro de regras há o conto mais famoso de Lovecraft, "The Call of Cthulhu" e também há dicas de quais contos são os mais importantes e que têm mais relação ao jogo.


HÁ SUPLEMENTOS PARA O JOGO?

Inúmeros. Basta entrar no site da Chaosium (www.chaosium.com) e ver a lista de suplementos. Existem livros com novos cenários, bestiários completos, mapas, hand-outs entre outras coisas. Tudo em inglês, é claro.


NÃO EXISTE UM LIVRO DE REGRAS TRADUZIDO?

Não. Até esta data ainda não existe previsão para a tradução do livro. Quem possui os direitos de tradução do jogo no Brasil é a editora Devir e como “Call of Cthulhu” não é muito difundido em nosso país, eles priorizam outros RPGs (D&D, GURPS, Storyteller, etc). É uma pena, mas é a realidade.


* * * * * * * * * * * * * *

Texto de Pedro 'Bakunin' Tavares
Do site CTHULHU RISING HOMEPAGE -
http://geocities.yahoo.com.br/ktulurising/ -, um dos melhores sites sobre H. P. Lovecraft em português.


7 comentários:

  1. Conheço muita gente que adora RPG.
    Só que eu mesmo, nunca tive paciência. Sempre gostei mesmo foi de Video Game. Mas fui muito interessante a sua explicação sobre o tema.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Dante, eu tinha ojeriza a RPG!!! Achava que era apenas um bando de aborrecentes jogando num universo de espada & feitiçaria, tipo Sr. dos Anéis, que eu não gosto. Tomei raiva. Até que em 1993 esse grupo fantástico aí da última foto me convidou pra participar da campanha deles de "Call of Cthulhu", ambientada nos anos 20 em Chicago. Bem, ADORO Lovecraft desde 1980. ADORO História do século 20, especialmente anos 10, 20 e 30. Entrei de cabeça e não larguei mais o vício!!! Pena que o grupo acabou, mas sempre que posso reúno alguns amigos pra voltar ao universo criado por Lovecraft!

    Antes de ser um jogo, RPG é um jeito de criar uma história coletivamente!!! ISSO é que faz um RPG ser legal!!! Você pode criar QUALQUER HISTÓRIA junto com seus amigos!!! :-)))

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Caramba eu não sabia que a campanha Horror in the Orient Express tinha soundtrack oficial!! Que irado!! E vejo que o acervo de fotos que você colocou tá bem atualizado tem capa de livro que saiu a no máximo dois meses atrás (ex. secrets of NY)
    Cara Call of Cthulhu é demais, é difícil você conseguir colocar as pessoas no clima de 1920 e principalmente no tipo de terror e suspense daquela época. O filme que lembra muito o Gabinete do Dr. Caligari consegue esse "feeling" muito bem. E é um jogo difícil de passar pra garotada de hoje em dia que está acostumada com tiroteio de Resident Evil, ou as espadadas de Senhor dos Anéis e afins.
    Ideal para jogar CoC é um grupo disposto a entrar nesse ambiente, uma noite escura e/ou de chuva, pouca iluminação, uma trilha sonóra sinistra e um trabalho bom do mestre em fazer os jogadores se sentire paranóicos, aterrorizados e com o dilema de saber mais!

    ResponderExcluir
  4. Era exatamente nesse clima que eu e meu grupo estávamos acostumados a jogar Call of Cthulhu, Salsa. Mas com uma boa pitada de humor negro também, que ninguém é de ferro! Hehehe! E eu sempre cuidei das trilhas sonoras para Cthulhu. Pra mim música para dar clima É FUNDAMENTAL em qualquer RPG!!! "A Profecia", "A Profecia II", "Poltergeist", "Alien", "O Iluminado", "Twilight Zone", "O Dia em que a Terra Parou"... além das músicas típicas dos anos 20, os jazz de Nova Orleans e Chicago, "O Poderoso Chefão", "Os Intocáveis", "O Jovem Indiana Jones" e muito Scott Joplin, Louis Armstrong e Duke Ellington!!! ;-D

    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Tá bom, Oz, você me convenceu. Quando marcar o próximo jogo, conte comigo. Mas avise com antecedência, se não quiser uma jogadora de 4 anos de idade!

    ResponderExcluir
  6. Vim parar no seu multiply por mero acaso, e acabei me deparando com um dos RPG que mais gosto de mestrar, embora não esteja com nenhuma mesa atualmente, ele foi uma das inspirações para meu proprio sitema que um dia ainda pretendo publicar.Eu tenho apenas um dos suplementos do jogo o "Ye book of monsters".Bem legal mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Não fosse a total incapacidade do meu computador, leia-se inexistência de uma placa de vídeo decente, eu teria o jogo gravado aqui. Eu vi as imagens do jogo para computador atráves do youtube. Muito bom!
    E, para que não entende inglês e tem o jogo no computador, aqui vai o link para a tradução em português:
    http://www.gamevicio.com.br/i/noticias/19/19592-lancada-a-traducao-do-jogo-call-of-cthulhu-dark-corners-of-the-earth/index.html

    Sobre o rpg, o jogo só é bom se temos um grupo coeso, como foi esse o teu Oz. Se acontecer de um não poder estar presente por um motivo, o outro também não, o jogo simplesmente não sai como deveria. Se você se propõe a jogar, o motivo de tua ausência tem que ser forte mesmo. Vale a pena, sim, o jogo.
    Aliás, temos hoje o jogo CoC traduzido em portugês? Livro de regras, por exemplo...
    Abraços aos amigos
    Valeu Oz! Baita informação!

    Leonardo Nunes Nunes

    ResponderExcluir