terça-feira, 31 de janeiro de 2006

“ASILO DO TERROR” (“Asylum”, 1972), de Roy Ward Baker

Rating:★★★
Category:Movies
Genre: Horror
Direção: Roy Ward Baker
Roteiro: Robert Bloch
Produção: Milton Subotsky, Max Rosenberg, Gustave M. Berne / Amicus Productions
Fotografia: Denys N. Coop
Montagem: Peter Tanner
Música: Douglas Gamley, inspirado em Modest Mussorgsky
Direção de Arte: Tony Curtis
Elenco: (história de moldura) Robert Powell, Patrick Magee, Geoffrey Bayldon, Sylvia Marriott, Tony Wall (episódio “FROZEN FEAR”) Barbara Parkins, Sylvia Syms, Richard Todd (episódio “THE WEIRD TAYLOR”) Barry Morse, Peter Cushing, Anne Firbank, Daniel Jones, John Franklyn-Robbins (episódio “LUCY COMES TO STAY”) Charlotte Rampling, Britt Ekland, James Villiers, Megs Jenkins (episódio “MANNIKINS OF HORROR”) Herbert Lom


* * * * * * * * * * *

Dr. Rutheford: “Nunca dê as costas a um paciente.”

* * * * * * * * * * *

Dr. Martin: “Trabalhar com pessoas mentalmente perturbadas pode levar a um colapso nervoso.”

* * * * * * * * * * *


Robert Bloch é famoso por ter escrito o romance “Psicose”, base do maior sucesso cinematográfico de Hitchcock, porém desde os anos 40 ele escreveu contos e romances importantes no gênero fantástico, como “A Echarpe”, “O Psicopata” (romances, publicados no Brasil pela Editora Record), “Yours Truly, Jack the Ripper” e “The Skull of Marquis de Sade” (contos). Correspondente do mestre H. P. Lovecraft na juventude, Bloch sempre se notabilizou na literatura de horror, e chegou a escrever roteiros para a TV e o cinema. Por isso a Amicus o contratou para escrever alguns de seus filmes de episódios. “As Torturas do Dr. Diábolo”, “A Casa Que Pingava Sangue” e este “Asilo do Terror” estão entre os mais notáveis.

Chegando ao lúgubre sanatório Dunsmoor para uma entrevista, o Dr. Martin é informado de que o diretor, Dr. Starr, enlouqueceu. O Dr. Rutheford submete Martin a um teste para o emprego: deve visitar vários internos no andar superior do asilo e descobrir qual deles é o Dr. Starr. Martin então, guiado pelo enfermeiro-chefe Max, entrevista a jovem Bonnie, que lhe conta ter sido atacada pela esposa esquartejada do seu amante (“Frozen Fear”), o alfaiate Bruno, que afirma ter sido contratado para fazer um estranho terno para ressuscitar os mortos (“The Weird Taylor”), a viciada Barbara, que jura que sua amiga imaginária Lucy matou seu irmão (“Lucy Comes to Stay”), e o médico Dr. Byron, que faz pequenos robôs com entranhas humanas dotados de consciência (“Mannikins of Horror”).

A trilha sonora de Douglas Gamley usa trechos clássicos de “Uma Noite no Monte Calvo” e “Quadros de uma Exposição”, do músico russo Modest Mussorgsky.

Lembro que assisti ao “Asilo do Terror” por volta de 1979 num sábado à noite na Globo, e fiquei várias noites sem dormir direito por causa da primeira história, da mulher esquartejada que volta a vida. E estranhamente associei este filme à canção “Here Comes the Sun” dos Beatles, aparentemente sem nenhum motivo lógico. Só sei que até hoje quando escuto a música lembro do asilo e sinto arrepios. Anos mais tarde achei a adaptação literária em pocket book da Bantam Books num sebo no Centro da Cidade, com algumas fotos do filme. Talvez o “Asilo do Terror” seja o filme da Amicus que mais me impressionou na vida, e por causa dele passei a perseguir outros filmes da não tão famosa concorrente da Hammer.


19 comentários:

  1. passou em dezenbro no telecine cult
    não sabia q era uma produção da amicus, eu perdi o comecinho.
    e capaz deles reprisaram
    um abraço
    ps* vc viu q parce q a amicus vai resurgir da tumba... tomara

    ResponderExcluir
  2. É, eu vi que a Amicus vai voltar a produzir novos filmes depois de décadas parada. Tomara que sigam a mesma linha de antes, com filmes de terror em episórios, sempre seguindo uma linha de terror psicológico, e não "sangue & tripas"!

    A cópia que eu tenho do "Asilo do Terror" é a única em fita selada, da Globo Filmes, lançada aqui há uns 15 anos. Pena que não tenha mais a dublada que vi em 79...

    AH! E MUITO OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO AQUI, CHIMPAZE!!!!!! Já estava perdendo a fé na humanidade depois de tantas visitas dos amigos E NENHUM COMENTÁRIO!!!!! Eu escrevo aqui pra ME COMUNICAR com as pessoas e não pra ficar falando c'as parede!!!! :-(

    Valeu por ter salvo essa velha alma aqui!!!!... :-)

    ResponderExcluir
  3. Vixe!!! Vc tá pensando em fazer um festival de filmes de terror mon ami? Quem gosta do gênero deve estar se esbaldando com seus posts e dando vontade em muita gente.
    Esse parece ser bem forte mesmo...Não tem um personagem que pareça minimamente "normal".

    Essa da associação da música é que foi ótima! Imagina? Música tão lálálá e mulher esquartejada! Só você mesmo...

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Já estou fazendo, Sílvia! Um festival particular de filmes da Amicus! Mas pelo visto NINGUÉM está se esbaldando, pois pelo que parece só EU e os ingleses com mais de 40 anos conhecemos estes filmes... :-((((

    Eu não perdia quando a Globo passava e reprisava na Sessão de Gala, Corujão e Festival de Sucessos!!! Vi cada um várias vezes e tenho alguns gravados. Mas acho que tô sozinho nisso... OZ PHONE HOME!...

    Quanto à associação de "Here Comes the Sun" com a esquartejada morta-viva, acho que ouvi a canção do George Harrison quando estava vendo o anúncio do filme, ou então fui acordado no dia seguinte com essa música, depois de um pesadelo com a cabeça decapitada... algo assim. Só sei que tive muuuuiiiitos pesadelos com esse episódio... e anda tenho o livro do filme. :-P

    Se quiser ver, passa aqui! Essa semana ainda posto mais um filme da Amicus por aqui. Pelo visto o último, né? Já que meus últimos posts não deram ibope nenhum... :-(((

    ResponderExcluir
  5. Querido, esses textos são para um bom e seleto público, talvez aí esteja a raiz de tudo. E mesmo que gostem nem todos tem nossa idade e curtiram essas sessões na tv. Eu mesma nem me lembrava mais delas se não fosse pelo seu post. Podem ser poucos, mas com qualidade, não é melhor assim?

    E outra, mesmo quem gosta de cinema nem todos curtem horror. Fora que o povo tá de saco cheio de abrir o jornal e só ver desgraça, nisso me incluo. Eu mesma tenho evitado assistir coisas mais pesadas e olhe que sempre gostei. Hoje procuro por coisas que me façam rir. Acredito ser sintomático depois de tanto noticiário ruim.

    Fique bem tá?

    Beijocas sem terror...

    ResponderExcluir
  6. Valeu pela força, Sílvia! :-))

    Minha intenção nessa seção de cinema não é falar mesmo dos lançamentos e dos filmes atuais que todo mundo está comentando. Meu objetivo é remexer no fundo do baú das minhas memórias e resgatar os filmes que fizeram a minha cabeça (e fazem até hoje), geralmente esquecido por muitos. E sempre seguindo o esquema de "um filme puxa outro".

    Acho muito mais importante falar de filmes obscuros porém bacanas, bem feitos, empolgantes e divertidos que pontilharam nossas vidas do que competir com os críticos de jornais nos lançamentos da sétima arte. Até porque eu não ganho nada pra isso, e eles ganham muito bem pra (muitas vezes) escrever bobagens.

    Só lamento que tão pouca gente (ou melhor, QUASE NINGUÉM!) tenha os mesmos referenciais cinematográficos que eu. Eu quero TROCAR experiências aqui!!! Mas... fazer o que, né? ;-)

    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. E se você trocar idéias em comunidades cinematográficas? Devem ter umas bens legais pela net e com gente com a mesma vontade que você. Realmente não deve ser fácil encontrar interlocutores a altura em vista do seu grande conhecimento. Isso também pode deixar algumas pessoas sem graça. Tipo que vou falar com ele? Ele é fera!!!
    Só dou meus pitacos porque te comheço, senão....num sei não...rssss

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Gostaria muito de rever esse filme mas não encontro em lugar nenhum...O q devo fazer?
    Vc pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho em VHS, Mônica. E em breve pretendo passar pra DVD. Posso te fazer uma cópia.

    Você conhece os outros filmes da Amicus também??? Parece MILAGRE alguém por aqui conhecer a Amicus!!!! :-)))

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. rsrsr
    Olha eu amo esse filme e não vejo desde que eu tinha ums 15 anos. Já procurei em varios lugares , no e-mul, no morpheus, sheraza etc..não acho...se vc puder fazer a copia p/ mim vou amar...Vc esta em q cidade?

    ResponderExcluir
  11. Rio de Janeiro, a mesma que a sua. ;-)

    Eu não tenho o equipamento pra isso em casa, mas assim que eu conseguir copiar pra DVD na casa de amigos, faço uma cópia pra você também, ok? ;-)

    Também tenho o livro do filme. :-)

    Mas e os outros filmes de terror em episódios da Amicus que comentei aqui??? Você conhece? Gosta? Eu tenho uns 4 ou 5 em VHS, gravados da TV, e pretendo passar todos eles pra DVD. Na Inglaterra foi lançado um box em forma de caixão com 5 filmes da Amicus. :-)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. ainda não conseguiu passar o filme p/ DVD..to doida p/ ver...vc tem Orkut?

    ResponderExcluir
  13. http://www.filmographic.com/list/18/
    vc conhece?

    ResponderExcluir
  14. Oi, menina! Tenho orkut sim, mas não uso. Detesto o orkut. Só não cometi orkuticídio como alguns amigos meus porque lá é o único lugar da internet onde achei outros fãs tão fanáticos quanto eu da série OS NORMAIS, que adoro de paixão. Se não fosse isso já teria saído de lá há tempos!

    E ainda não copiei "O Asilo do Terror" pra DVD porque não depende de mim. Não tenho gravador de DVD e tenho que pedir pra amigos. Mas assim que der, eu copio e te aviso, ok?

    ResponderExcluir
  15. kkkk
    Eu te achei lá e já te add.
    Tem como a gente fazer uma copia de VHS??? Dai eu tento atraves dela fazer uma copi / DVD, pois eu tenho o gravador de DVD. Eu não sei passar de VHS p/m DVD mas qdo eu quero alguma coisa.....corro atras rsrsr
    beijinhos
    P.S. Adorei o menina...somos quase da mesma idade rsrs

    ResponderExcluir
  16. Não se preocupe, tenho um amigo que copia de VHS pra DVD. Inclusive ele conseguiu copiar pra mim o filme "As Profecias do Dr. Terror" ("Dr. Terror's House of Horrors") da Amicus, que eu achei em VHS na locadora do Cineclube Estação Botafogo. Agora tô com ele em DVD.

    Pretendo passar todos os filmes que tenho da Amicus pra DVD também: "O Asilo do Terror", "A Casa Que Pingava Sangue" e "Contos do Além". Só vai ficar faltando o "Vozes do Além" ("From Beyond the Grave"), com Peter Cushing, David Warner e Donald Pleasence, que eu adoro e tenho o press-release e os lobby cards da época do lançamento no Brasil. PRECISO ACHAR ESSE FILME!!!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oz, a história que mais me assustou foi a do alfaiate e o terno que rssucitava os mortos.Tem até um livro de magia, oque me lembra Lovecraft. Todas as histórias são bem macabras.
    Bjs
    Vera

    ResponderExcluir
  18. Vera, o livro desse episódio era o próprio Necronomicon, das histórias de Lovecraft!!!

    Esse episódio é realmente excelente e assustador! E tem o grande Peter Cushing no comando! Mas o meu favorito é o da bruxa esquartejada, cujos membros decepados caminham sozinhos. Tive pesadelos terríveis por anos a fio depois que vi isso na TV com meus 14 anos!!!

    ResponderExcluir
  19. Oz, será que este episódio da bruxa não é baseado em Clark Ashton Smith. Tem um conto dele que li quando tinha uns 13 anos , onde um feiticeiro matou outro e o desmembrou, Aí os pedaços continuavam caminhando. Era bem apavorante. Eu sei que ainda tenho o livropois nele tb li Ratos nas paredes do Lovecraft e fiquei completamente fã, seguidora, etc, etc, como vc já sabe.
    E que legal que o livro era mesmo o Necronomicon!!! Eu vi o filme a milhares de anos e só lembro do que me causou mais medo. Queria ver de novo para saber do episódio da bruxa.

    ResponderExcluir