quinta-feira, 17 de agosto de 2006

AFINIDADES


"Existirá algo mais agradável do que ter alguém com quem falar de tudo, como se estivéssemos falando com nós mesmos?"


(Cícero)


(Ilustrações: Bill Watterson)

12 comentários:

  1. É verdade!
    E muito difícil de encontrar.
    Será que existe de fato alguém assim?
    Acho que não. Nem eu me compreendo, quem dirá os outros..rs
    Sempre digo que devemos ter muitos amigos porque assim podemos conversar com eles sobre tudo . Sempre tem uma coisinha aqui ou ali que não fecha.
    Mas será que não tá aí justamente a graça? ;)

    Monólogos tendem a serem chatos...rs

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Ter amigos é a melhor coisa da vida.
    Com uns você fala umas coisas, com outros outras... Nem tudo é perfeito, nem os amigos, mas é tão bom tê-los e contar com eles!

    AMO Calvin e Haroldo!
    Adorei esse gif !!!

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  3. Meninas, mais uma vez recebi essa frase da tal lista de frases da qual faço parte e parecia que Cícero estava falando diretamente COMIGO de milhares de anos atrás do seu túmulo!!!

    Sempre reclamo da solidão mas me incomodo muito mais com o fato de várias vezes me sentir "falando com as paredes", sobre assuntos que NINGUÉM conhece ou se interessa. Foi o caso de uns meses atrás quando estava procurando alguém que tivesse alguns filmes de terror dos anos 70 da Amicus Productions (que não conheci estudando cinema e sim assistindo na TV, pirralho ainda!). Fiquei pensando como a frase "nenhum homem é uma ilha" pode ser uma grande besteira e que muitas vezes (como nesse caso da Amicus) me sinto um pequena rocha solitária perdida no oceano, sem comunicação com o continente.

    E essa semana mesmo estava conversando com uma velha amiga a quem conheço há 21 anos e com quem tenho muitos assuntos diferentes em comum. Ela fez faculdade de cinema comigo e de Gláuber a Spielberg, de Walt Disney a Godard a gente "fala a mesma língua", além de outros assuntos diversos fora de cinema. E o gostoso é que não se precisa ficar explicando, se justificando, entrando em detalhes ou citando filmografias para que a gente se entenda!

    Tenho mais uns dois ou três amigos assim também, com quem converso sem precisar de nada disso, a gente se entende instintivamente, sobre quase todos os assuntos, de seriados de TV à política, de manias pessoais a cinema independente. E é TÃO BOM ter amigos assim, com quem a gente pode falar sobre assuntos tão díspares como "Capitão Aza", "Adoniran Barbosa", "Robert Bloch" ou "Anna Karina" e o outro entende NA HORA, sem que a gente precise ficar fazendo biografia ou dando explicações sobre NINGUÉM!!!! É claro que isso não basta: amizade, companheirismo, confiança, solidariedade, caráter, ética, dignidade, bom humor e mais outros predicados são fundamentais para que essas amizades se mantenham sólidas por décadas - como o são.

    Mas que é um prazer indescritível você achar pessoas que literalmente "falam a sua língua" sem que você tenha que explicar nada pra se entenderem, ah, isso é!!! E MUITO!!!! :-)))

    Beijos,
    Oz

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso...
    Acho que é o que todos buscamos!
    Bjão Oz

    ResponderExcluir
  5. Amei a ilustração, perfeita para a frase!
    Helê

    ResponderExcluir
  6. Tá bom! Tá bom!
    Não peço mais explicação viu!
    huahuahua
    Ah peço sim e pronto.

    Mas vc tem razão, isto é ótimo mesmo!
    :)

    ResponderExcluir
  7. Já expliquei, Lua. Logo aí acima.
    Acho que nem preciso entrar em mais detalhes, né? ;-)

    É bom demais achar alguém que "fale a nossa língua"!!!

    Beijos,
    Oz

    ResponderExcluir
  8. Eu me enjoaria dessa pessoa no terceiro dia, senão menos! Porque o barato de falar com outras pessoas é justamente compartilhar experiências e conhecimentos que não temos!

    beijão

    ResponderExcluir
  9. Cada um com seu cada um, Ana. Também concordo contigo, é gostoso compartilhar idéias e experiências diferentes, claro!!! Mas é FUNDAMENTAL ter perto alguém que nos entenda, que sabe direitinho o que a gente está falando, sem ter que ficar explicando ou ensinando!!!! Isso forma o nosso habitat, esses amigos ajudam a formar quem somos também! Porque eles FALAM A NOSSA LÍNGUA!!!

    Mas quando a gente não tem algo, sabe-se dar valor. Quando tem, geralmente não dá a mínima. Eu tenho pouquíssimos amigos assim, de se contar em menos dedos de uma mão do Lula, com quem falo sobre Amicus, Penderecki, Demônios da Garoa ou Julio Cortázar e a pessoa sabe exatamente o que eu quero dizer e no contexto em que estou falando. Isso me faz UMA FALTA DANADA e me sinto extremamente feliz em ter pessoas assim perto de mim!!!!!

    Detesto falar sobre a Amicus e perceber uma enxurrada de pessoas que nunca ouviu falar no assunto e/ou ignora! Na época daquele post, por exemplo, quase surtei em ver que SÓ EU cresci vendo os filmes da Amicus por aqui, que SÓ EU conhecia a produtora inglesa!!!! E quando digo "só eu" não é pra me gabar de nada não, MUITO PELO CONTRÁRIO!!!! Me senti muito mal, falando uma língua morta que ninguém mais conhece!!!! Fiquei mal MESMO!!!! Me sinto um E.T., uma ilha, um alienígena, um guardião de um conhecimento antigo que todos ignoram e se eu morrer de repente, aquele assunto se perderá para todo o sempre. ISSO me faz mal, muito mal.

    Prefiro estar perto de pessoas que falem a minha língua, do que de gente que não entenda patavinas e nem se interesse pelo que eu estou falando.

    Mas como eu disse antes, cada um com seu cada um. ;-)

    E não é à toa que Cícero entrou para a História nos primórdios da filosofia. ;-))

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Cada dia que passa essa frase se torna uma verdade suprema pra mim... parece que falo com as paredes... que só adoro coisas que a maioria despreza... que desprezo o que a maioria gosta... posto um monte de coisas cá no Multiply e sou solenemente ignorado pelos meus contatos... uma merda. Junta isso com a solidão real e palpável de passar dia sem ver vivalma nem ouvir voz humana e essa indifirença vira um caso patológico... uma merda. :-(

    ResponderExcluir
  11. Anderson, ultimamente eu tenho vontade de GRITAR a frase acima pra todo mundo ouvir!!!!!! Quando mistura solidão, depressão, conclusão de que tudo o que você AMA as pessoas à sua volta detestam ou desprezam, e tudo o que você detesta ou despreza as pessoas à sua volta amam... dá vontade de "phone home" e fugir desse planeta maldito.

    É uma merda adorar coisas que seus amigos desprezam!!!!!!!!!!

    E é uma merda desprezar o que seus amigos adoram...

    E isso acontece diariamente comigo. Vide meus últimos posts do Multiply... "Os Normais", Fernanda Torres e "Shaun of the Dead"... cheio de visitas... nenhum comentário... é uma merda...

    :-(

    ResponderExcluir