quarta-feira, 16 de agosto de 2006

QUEM NÃO FAZ LEVA


"O maior castigo para aqueles que não se interessam por política é que serão governados pelos que se interessam."


(Arnold Toynbee)

20 comentários:

  1. Perfeito.
    (Favor não confundir com prefeito...)

    ResponderExcluir
  2. Hehehehehehe!!!! Ótima, Ricardo! :-)

    Acabei de receber essa frase de uma lista de discussão que participo.

    Mas a montagem das fotos dos canalhas é minha mesmo.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Pois é... atitude blasé custa caro, no final das contas...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Mas tá difícil pra burro...

    Só de curiosidade, Oz...
    Você já escolheu seus candidatos?
    Eu não consegui ainda.
    Tento, olho, ouço, vejo os programas, leio os jornais, mas cada dia mais me convenço de que meu voto mais válido para essa eleição é o voto NULO.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Me recuso a votar nulo, Renata. Pra mim quem vota nulo se encaixa perfeitamente nessa frase acima, e não tem O MENOR DIREITO de reclamar de nada depois. É como Pilatos, que lavou as mãos e virou a cara. Já fui de defender voto nulo, mas hoje não. Pra mim é covardia, é alienação. Se todos os votos nulos contassem para mostrar a insatisfação dos eleitores, se forçassem uma repensada em toda a estrutura política vigente no país, eu seria a favor... mas não, acabam sendo ignorados mesmo. Aí não vale a pena. É o mesmo que abrir mão de ser cidadão. E isso eu não faço MESMO!!!!

    Também estou totalmente desesperançado, como a maioria pensante. Mas aos poucos vou me convencendo de alguns candidatos sim. Por exemplo Jandira Feghali, em quem já votei algumas vezes e é uma pessoa, uma cidadã e uma política correta e íntegra. Votarei nela de novo. Na última eleição votei no Stepan Nercessian (que não sei se está concorrendo nessa de novo) e como ele é o presidente do meu sindicato e fez muito pela classe, além de ser um humanista e um sujeito íntegro, me orguilho de ter votado nele. O Mink é outro que merece ser eleito.

    Pra presidente é que tá difícil. As duas únicas pessoas que estão concorrendo e que eu admiro são o Cristóvão Buarque e a Heloísa Helena. Mas do primeiro tenho cisma do PDT, não gosto mesmo do partido. E a segunda é utópica e idealista demais. Talvez por isso mesmo eu vote nela. :-)

    Beijos,
    Oz

    ResponderExcluir
  6. Caríssimo, Marcelo!!! É o mesmo que abrir mão da própria cidadania. Pra mim isso é burrice travestida de civismo bobo.

    São raros - MUITO RAROS! - os políticos íntegros, éticos e decentes nesse país, mas se a gente procurar bem com certeza acha alguns. ;-)

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Acho que eu vou votar na Heloísa Helena também, mas vai rolar com ela o que rolou com o Lula no passado: As pessoas vão ficar com medo de votar nela... até porque ela não é nem um pouco de sorrisos, e ainda tem o lance de ser mulher... será que o brasileiro vai perder parte de seu caráter machista?

    Lula de novo vai ser ruim de engolir... e olha que ele já jogou toda a simbologia do PT para escanteio... candidatura extremamente cínica essa dele.

    Ah, e uma última coisa: Não confio em candidato que não vai a debates, que foge deles. Se o cara foge disso, como vai ter capacidade de comandar o país? Acho o brasileiro muito banana nisso também. Candidato que faz isso perde o meu voto na hora.

    Abraços, Oz.

    ResponderExcluir
  8. Marcelo, pra mim em particular, o fato de ser mulher só conta A FAVOR!!!! Claro que é ingenuidade generalizar e dizer que as mulheres são melhores que os homens. Claro que tem muita mulher canalha por aí, vide Rosinha Garotinho, Roseana Sarney e Condoleesa Rice. Mas acredito que em geral o mundo estaria MUITO MELHOR se fosse governado por mais mulheres. Acredito nisso MESMO!

    Quanto ao Lula repudiar o PT nessa campanha já mostra a falta de caráter dele. Cuspindo no prato em que comeu a vida inteira, que feio! Sempre votei nele e no PT, não nego e nem me arrependo (até porque eu JAMAIS teria votado no Collor ou no Serra!), mas me decepcionei tremendamente como creio que todos os idealistas que sempre acreditaram no PT e sifu de 4 anos pra cá. :-(

    E sobre os candidatos que fogem dos debates concordo plenamente contigo!!! Essa "estratégia de campanha" de não se confrontar com os adversários começou com o Collor e só demonstra arrogância e covardia.

    Pena que Bakunin morreu faz tempo e não existe um movimento anarquista no Brasil...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Eu não tenho essa visão romântica das mulheres não... é que elas só agora chegaram ao poder também, e não temos muitos casos de corrupção feminina ainda... mas quando ficar na base 50/50, vai ser bem parelho... ser humano é ser humano, o lance é saber escolher bem os poucos representantes dos dois sexos que valham alguma coisa.

    O Lula está cuspindo, e muito, no prato que comeu (aliás, devorou) por décadas a fio. Francamente, tenho nojo dele.

    ResponderExcluir
  10. Que eleição hein!
    Dificilll!
    Cada figura! Mas até lá escolho um. Voto nulo é desperdício.
    :(

    ResponderExcluir
  11. Me interesso por política e nem por isso considero o nulo um desperdício amigo. Pior será votar por votar e depois nem lembrar o nome do infeliz que ganhar minha preferência e não fazer nada pela sociedade.
    Se não quero, já que considero o voto obrigatório um absurdo, não vou dar voto não...Nulo, anulo e sem culpa. Tenho pesquisado a fim de evitar isso, mas confesso que está muito difícil achar um em que confie minimamente.
    Por enquanto vou de Frossad e Gabeira, o resto ainda é incógnita. Eles que batalhem pela minha confiança! Sem isso não vou dar de lambuja não...

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oz, tá difícil escolher um, né??? Jandira Feghali eu não voto, ela estragou minha formatura, rssss. Depois te conto, é uma longa estória. Vou votar no Partido Verde, por enquanto tenho um canditado certo, o Mink. Os outros ainda vou decidir, mas devo votar nos indicados pelo Gabeira.
    Bjkas.

    ResponderExcluir
  13. Uma frase perfeita e sinistra.....beijos.

    ResponderExcluir
  14. Perfeito. A pior coisa que podemos fazer é nos omitir.
    Não é o que diz o velho ditado:
    "quem cala, consente?"
    Mas que tá difícil, a tá! rs

    ResponderExcluir
  15. Sílvia, como dizia o título brasileiro de um filme de Bob Rafelson com Jack Nicholson, "Cada um vive como quer". Eu so dei minha opinião, pois acredito mesmo que anular voto é dar carta branca aos políticos canalhas pra f... com a gente e com o país. É lavar as mãos, abrir mão da própria cidadania e perder o direito de reclamar, já que se virou as costas para o problema. Como falei antes, se os votos nulos realmente CONTASSEM pra mostrar a indignação do povo, eu faria campanha pro voto nulo. Mas do jeito que é, indo tudo pro ralo, acho besteira fazer isso. Mas é só minha opinião, meus dois centavos. ;-)

    Quando tinha 18 anos, da primeira vez que votei, anulei meu voto, pela primeira e última vez, escrevendo na cédula: "pelo direito de não votar! Voto obrigatório NÃO!!!". Concordo plenamente contigo sobre isso, amiga!!! E num país onde o voto de cabresto corre solto, um voto por um prato de comida, por um parde sapatos (onde o segundo pé só vai ser entregue depois da eleição) é uma violência contra os eleitores!

    Mas por tudo isso penso que o mais correto é pesquisar, estudar, escolher bem. Eu lembro de 90% dos políticos em quem votei, que ajudei a eleger (ou não) durante minha vida toda. E acredito que assim fiz e continuo fazendo a minha parte.

    Beijo grande e continuo com saudades suas, menina!!! ;-)
    Oz

    ResponderExcluir
  16. Andrea, Mink, Gabeira, Frossard e alguns poucos gatos pingados são votos dignos, que merecem consideração sim. Não devo votar em nenhum deles, mas considero pessoas e políticos dignos de receberem o voto de qualquer cidadão consciente!

    E depois me explica essa história da Jandirão! Hehehe! Mas vou continuar votando nela.

    Beijos,
    Oz

    ResponderExcluir
  17. Tire a Frossard dos votos dignos. Não digo como juíza, mas como política ela é um embuste, para a minha decepção — conheci uma das pessoas que escreveu boa parte de seus discursos e textos...

    ResponderExcluir
  18. Bem, apesar do jeito "dama de ferro", eu acreditava na sinceridade dela. Mas confio mais na sua opinião do que na dela, Ricardo.

    Abs.

    ResponderExcluir
  19. Pois é amigo...Que situação...
    O que fazer então quando queremos votar e não temos em quem? Juro que adoraria votar numa pessoa que depois tivesse orgulho em me representar. Mas as coisas estão de um jeito que a culpa por colocar algum safado no poder é maior do que votar nulo. Aliás, acho que o nulo também é uma forma de expressão da minha cidadania. Como cidadã estou dizendo: Não quero nenhum de vocês seus safados incompetentes!!! Ou algo do gênero...

    E se assistirmos ao horário eleitoral então...Huuummmm...Aí que não dá vontade votar mesmo...

    Bjs e saudades também...

    ResponderExcluir