sexta-feira, 18 de março de 2005

A FESTA DO MONSTRO MALUCO






A FESTA DO MONSTRO MALUCO (MAD MONSTER PARTY?)
1966 - EUA - 94 min. - Cor

Direção: Jules Bass
Roteiro: Harvey Kurtzman, Len Korobkin, baseado no argumento de Arthur Rankin Jr.
Produção: Joseph E. Levine, Arthur Rankin Jr., Larry Roemer / Embassy
Fotografia e Animação: Tad Mochinaga
Música: Maury Laws, Jules Bass
Coreógrafo: "Killer Joe" Piro
Desenho dos personagens: Jack Davis
Elenco: Boris Karloff (Barão Boris von Frankenstein), Gale Garnett (Francesca), Phyllis Diller (noiva da criatura de Frankenstein), Allen Swift (Felix Flankin/ Yetch/ Drácula/ Homem Invisível/ Dr. Jekyll/ Mr. Hyde/ vozes adicionais), Ethel Ennis (vocal da canção de abertura).

* * * * * * * * * *

Longa-metragem de animação de bonecos, "A Festa do Monstro Maluco" é um dos maiores cult movies de quem passou a infância nos anos 70. Com roteiro de Harvey Kurtzman e design dos personagens criado por Jack Davis (dois "monstros sagrados" da revista MAD), o filme conta uma história simples, que mistura comédia, terror e musical, voltada especialmente ao público infanto-juvenil (apesar de várias referências ao universo adulto).

O Barão Boris von Frankenstein, líder da Organização Mundial dos Monstros, convoca uma reunião em sua ilha particular para anunciar três coisas. Ele criou uma fórmula secreta de destruição total, decidiu se aposentar e quer escolher seu sucessor. Os convidados - entre eles o Conde Drácula, o Lobisomem, Dr. Jekyll e o Sr. Hyde, a Múmia, o Homem Invisível, o Corcunda de Notre Dame, o Monstro da Lagoa Negra, a criatura de Frankenstein, e sua noiva - disputam a fórmula e o cargo, enquanto Francesca, a bela, voluptuosa e ruiva assistente do Barão, corre por fora tentando acabar com o verdadeiro herdeiro do cientista: Felix Flankin, o jovem e ingênuo sobrinho do Barão von Frankenstein.

Grande destaque da "Sessão da Tarde" na década de 1970, "A Festa do Monstro Maluco" foi filmado num sistema de stop-motion batizado de "animagic", longe de um realismo tecnológico visto no cinema atual, porém bastante eficaz e lúdico. O tema de abertura é uma referência óbvia aos temas da série James Bond, e a frase final cita diretamente o clássico "Quanto Mais Quente Melhor", de Billy Wilder. O próprio Boris Karloff, um dos atores-símbolo do cinema de terror de todos os tempos, dublou o personagem central. Outro grande ator do gênero, Peter Lorre, foi a inspiração para o personagem Yetch, o mordomo do Barão, eternamente apaixonado por Francesca. Sem dúvida alguma o cineasta Tim Burton se inspirou n"A Festa do Monstro Maluco" para fazer "O Estranho Mundo de Jack"/ "A Nightmare Before Christmas" e seus curtas de animação.

Dificílimo de se achar no Brasil por décadas, o filme foi lançado no exterior em VHS e recentemente em DVD, além de ter a trilha sonora em CD. Para quem estava com saudades de Felix, Francesca (a precursora de Jessica Rabbit), tio Boris & companhia e não revê o filme desde os tempos do drops Dulcora, do Mandiopã e do lanche Mirabel, aqui está um álbum com mais de uma centena de fotos de presente!

Não deixe de ver também algumas miniaturas do filme - Tio Boris, Yetch, a criatura de Frankenstein, Dr. Jekyll e o Sr. Hyde - no álbum MINIATURAS - CINEMA CLÁSSICO!!!

* * * * * * * * * *

Álbum montado especialmente para minha queridíssima Karla, com muito carinho! ;-)

35 comentários:

  1. Bárbaro OZ !!!!! Quero muito rever esse filme, mas não acho em locadora alguma...
    Ótima lembrança a tua...
    Bjkas

    ResponderExcluir
  2. Sílvia, "A Festa do Monstro Maluco" simplesmente não reprisa na TV BRASILEIRA HÁ MAIS DE 20 ANOS!!! E também nunca foi lançado por aqui, nem em VHS nem em DVD. Só tem lá fora mesmo.

    Eu tenho uma cópia e passei o dia vendo e revendo pra preparar este álbum. Pus a maioria das fotos em ordem cronológica. :-)

    Beijos monstruosos (ou malucos, tanto faz),
    Oz

    ResponderExcluir
  3. Que coisa!!! E com tanta gente querendo comprar! Não dá pra entender pq não lançam...
    Ahhh...Dá uma passada no meu aviso da palestra de História da Arte...

    ResponderExcluir
  4. geeeeeeeeeeente!!
    ele é LIIIIIIIINDOOOOOOOOOO!!!

    agradecidagradecidagradecida!!!
    : )))))))))))

    mas 135 fotos às 2 da manhã não vai dar, meu anjo...
    (risos)

    amanhã vejo tudo com calma, tá bem?
    beijo enooooooooorme!!
    PAZ E BEM!!

    ResponderExcluir
  5. e ela é MA - RA - VI - LHO - SA - MEN - TE - RUI - VA!!!
    que espetáculo!!!
    não é a toa que eu sempre AMEI este filme!!
    (rindo muito)

    ResponderExcluir
  6. aaaaaaaaaaaaaaaaiiiiiiiiiiiii...........!!
    KIKOISA MAIS BUNITINHAAAAAAA!!

    num é lindo isso, gente?!?!?!
    que delícia!!!
    que delíiiiiiiiicia!!!!

    e beijo tchau

    ResponderExcluir
  7. Também AMO este filme, Francesca... OpZ!... Karlinha... hehehe!

    Desculpe, ninguém é perfeito... perfeito... perfeito... perfeito... perfeito... perfeito... perfeito... perfeito... perfeito... perfeito... perfeito... :-)P

    Beijos mil e belos sonhos, ruivona!
    Oz

    ResponderExcluir
  8. Fico feliz que tenha gostado, Ana! Este filme é UMA DELÍCIA!!!!!! :-))))

    Beijos,
    Oz

    ResponderExcluir
  9. Não tem que agradecer NADA, garotinha ruiva! Preparei este álbum com o maior prazer!!! :-)))

    E eu sei que você só viu agora... espero suas "dezenas" de comentários amanhã sim, hehehe! De preferência de viva voz, que é muito melhor. ;-))

    Beijocas e sonhos bons procê!
    Oz

    ResponderExcluir
  10. Oz esse filme é uma falha no meu HD, eu simplesmente não me lembro de ter assistido !!!

    E certamente eu o vi...............

    ResponderExcluir
  11. Se o meu vídeo no fosse meio antigo, e essa fita não fosse uma raridade, eu te pedia emprestado...
    Abração, adorei a lembrança!

    ResponderExcluir
  12. não vi... em que galáxia eu estava quando passou...? uai... será que eu tinha feito malcriação e a mamãe me deixou de castigo?! tsc, stc... falha técnica assumidíssima que terá que ser reparada: ozzinho, querido, empresta a fita pr'eu?

    bjs!
    (falo com vc + tarde, tá?)

    ResponderExcluir

  13. Que legal este!!!!
    Onde vc censeguiu este bonequinho???

    ResponderExcluir
  14. Nâo consegui, Noadia. São todos os que foram usados nas filmagens. Quem me dera eu tivesse alguns deles!!! No outro álbum que fiz, MINIATURAS - CINEMA CLÁSSICO, é que você encontra alguns bonecos pra vender do filme.

    Beijos,
    Oz

    ResponderExcluir
  15. A gente marca uma sessão aqui em casa, Ricardo, com a turma toda! Só tem que trazer o Mandiopã, o Crush e o Grapette... :-)

    Abração,
    Oz

    ResponderExcluir
  16. Terra chamando Carmencita e André!...
    Terra chamando Carmencita e André!...
    Alô! Câmbio!!!

    A Festa do Monstro Maluco era um dos filmes que mais reprisavam na Sessão da Tarde da Globo!!!! Como é que vocês NUNCA assistiram??? Era o cult-movie dos cult-movies de quem foi criança nos anos 70, ó pá?!?!?!?!?!?! COMO VOCÊS CONSEGUIRAM NÃO VER????

    Beijos monstruosos, malucos e estupefatos,
    Oz

    ResponderExcluir
  17. Gostei de todos, mas o que achei mais ilário foi este.
    Decente!!! = )

    ResponderExcluir
  18. Hehehe! Pior é que esse conjunto me faz lembrar um clipe do Grateful Dead... :-)P

    Beijos,
    Oz

    ResponderExcluir
  19. caramba eu adorova este filme
    sera que existe em dvd?

    ResponderExcluir
  20. cara eu tenho uma puta saudade desse filme.... os produtores tb fizeram A Rena do Nariz Vermelho. esse ultimo passava todo natal na TVS! outro dia achei uma fita aqui em casa com ele gravado!

    :-))))))))))

    Abs

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho o filme em VHS, Roberto. Só que é no original em inglês. Mesmo assim a gente podia reunir o pessoal saudoso e fazer uma sessão. É só combinar!

    Abs,
    Oz

    ResponderExcluir
  22. Eu comprei o DVD americano. Muito boa a qualidade de imagem e som, mas saudade da infancia é dose, e não tinha legendas apenas closed caption com aquelas letras grandes, maiúsculas e feias....

    Não resisti, e aos trancos e barrancos aprendi edição de DVD: coloquei legendas em ingles (bonitinhas, amarelas, contorno preto...), portugues, descolei um audio dublado, trabalhei o som, sincronizei com o DVD. Ficou quase um DVD original :-)

    Eu tinha anuncio no mercado livre mas foi removido, nao coloquei mais pra nao ter minha conta cancelada... Nunca fiz uma venda na qual o usuario nao tivesse menos de 30 anos :-) so saudosistas :-)

    ResponderExcluir
  23. ACABOU DE SAIR "A FESTA DO MONSTRO MALUCO" EM DVD NAS BANCAS DE REVISTAS COM A DUBLAGEM ORIGINAL BRASILEIRA DOS ANOS 70!!!!!!!!!!!!! IMPERDÍVEL!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  24. O meu DVD ja está aqui... custou 19,90... vale comprar!

    :-))))))

    ResponderExcluir
  25. O mais legal é ter a dublagem brasileira original!!!!!! :-D

    ResponderExcluir
  26. Realmente um filme delicioso de se rever! Principalmente com a dublagem original! ;-)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  27. putz que maravilha de dentro da cartola do coelho adorei lembrar

    ResponderExcluir
  28. Sempre quis ser como a Francesca. E o meu bf sempre amou a Francesca... sacou? rsrsrs

    ResponderExcluir
  29. Hehehe! Sei bem como é. Namorei uma ruiva bem Francesca. :-P

    ResponderExcluir
  30. Cara, porque você não arruma um meio de disponibilizar este filme pro pessoal. Ele é muito show e pelo que vejo tem muita gente interessada.
    Aproveitando, tinha também um outro filme campeão de apresentações na Sessão da Tarde, a flauta mágica, lembra???
    [ ]s
    Johnny

    ResponderExcluir
  31. Onde vc encontrou isso??? `Me diz onde e como posso comprar. Obrigada, Paula

    ResponderExcluir
  32. Caraca só um cinéfilo mesmo...caraca tem bonequinhos ...
    Mari babando...

    ResponderExcluir
  33. Acredite!... Graças a mim, ele é um dos filmes, atualmente, favoritos da minha sobrinha Lili.
    Ela redescobriu o DVD que eu a tinha presenteado e sempre pede para vê-lo de novo e de novo... Até já decorou algumas falas e cenas!...

    ResponderExcluir