terça-feira, 15 de março de 2005

AS TIME GOES BY


Description:

Música e letra de Herman Hupfeld, cantada por Dooley Wilson.

"As Time Goes By" foi lançada em 1931, cantada por Frances Williams no espetáculo da Broadway "Everybody's Welcome", inspirado na peça nunca montada "Everybody Comes to Rick's" de Murray Burnett. Na época a canção não fez muito sucesso.

A peça de Burnett também inspirou a Warner Brothers a produzir o filme "Casablanca", dirigido por Michael Curtiz em 1942. "As Time Goes By" foi escolhida como a canção-tema e fez um imenso sucesso, da mesma forma que o filme de Curtiz, cultuado até hoje por muitos como um dos melhores e mais inesquecíveis da História do cinema. Eu particularmente o considero o filme com alguns dos melhores diálogos de todos os tempos.

Além de "As Time Goes By", a trilha sonora contou com um completo score de Max Steiner, e canções como "It Had to Be You", "Knock on Wood", "Love For Sale", entre outras - inclusive o hino da Alemanha, Die Wacht Am Rhein", e o hino da França, "La Marseillaise", com arranjos de Steiner.

No elenco de "Casablanca", Humphrey Bogart (Rick Blaine), Ingrid Bergman (Ilsa Lund), Paul Henreid (Victor Laszlo), Claude Rains (Capitão Renault), Dooley Wilson (Sam), Conrad Veidt (Major Strasser), Sidney Greenstreet (Señor Ferrari), Peter Lorre (Ugarte), S. Z. "Cuddles" Sakall (Carl).


Ingredients:

You must remember this
A kiss is just a kiss
A sigh is just a sigh
The fundamental things apply
As time goes by

And when two lovers woo
They still say: "i love you"
On that you can rely
No matter what the future brings
As time goes by

Moonlight and love songs - never out of date
Hearts full of passion - jealousy and hate
Woman needs man - and man must have his mate
That no one can deny

It's still the same old story
A fight for love and glory
A case of do or die
The world will always welcome lovers
As time goes by

Moonlight and love songs - never out of date
Hearts full of passion - jealousy and hate
Woman needs man - and man must have his mate
That no one can deny

It's still the same old story
A fight for love and glory
A case of do or die
The world will always welcome lovers
As time goes by


Directions:
Para um dama muito especial com quem falei ontem ao telefone e que infelizmente nunca assistiu "Casablanca"...

8 comentários:

  1. Tenho um cd, "Divas do Jazz", com uma gravação espetacular da Carly Simon, cantora que a-do-ro. Essa música é divina.
    Beijinhos da Gabi Robaine*****

    ResponderExcluir
  2. lindo Mister Oz, Magic...quer que coloque esta musica? tenho aqui com mp3. Quer?

    ResponderExcluir
  3. Se for a versão original do "Casablanca" com o Dooley Wilson cantando eu quero sim, Luci, e te agradeço. Pena que eu não vou poder ouvir... meu computador é mudinho, mudinho... que nem o Harpo Marx. <:-(

    Mas tô ouvindo aqui a trilha de "Casablanca" no CD player. ;-))

    Beijos,
    Oz

    ResponderExcluir
  4. Ouço essa canção e imediatemente me lembro que " there will always be Paris". E aí me lembro que Paris me espera...

    Bjs
    Ri

    ( essa moça que nunca viu Casablanca tem uma falha cultural que precisa ser corrigida. Mande o filme de presente pra ela. Esse é presente que a gente não esquece, Oswaldo).

    ResponderExcluir
  5. Essa moça que nunca viu "Casablanca" é uma mulher muito especial, muito culta, muito sensível e muito adorável e respeitável. Já aprendi muitas coisas com ela que não se aprende com qualquer um. E, além do mais, eu prefiro rever o filme com ela, Ri. ;-)

    Já vi que ela passou por aqui e já viu esse post hoje. Tomara que a gente consiga ter a "nossa Paris" muito em breve!... ;-))

    Beijos,
    Oz

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito da Carly Simon também, Gabi, mas não conheço a versão dela de "As Time Goes By". A música da Carly que mais gosto já foi tema de James Bond, "Nobody Does It Better". O filme é um dos piores da série 007, mas a música é deliciosa! E já foi apresentada num MTV Movie Awards em homenagem ao Chewbacca, co-piloto da nave Millennium Falcon, da trilogia clássica de "Guerra nas Estrelas", hehehe!

    E você tem toda razão, "As Time Goes By" é mesmo extraordinária! Aliás, tô ouvindo aqui no repeat desde que comecei a fazer esse post até agora, hora de dormir... :-)))

    Beijos,
    Oz

    ResponderExcluir
  7. Estou na torcida por vocês. Esse é filme pra assistir junto mesmo.
    Beijo bom
    Ri

    ResponderExcluir
  8. (risos)
    ai ai........
    nem vou falar nada........

    e tal qual a sua musa, eu tb não vi Casablanca, Oz, e concordo com a Ri...
    é, sim, uma falha cultural gravíssima, além de muitas outras que eu também possuo, e conto isso com a vergonha da verdade exposta e sob pena de vc nunca mais me ler...
    : (
    (suspiro)

    a sorte é que convivendo um pouquinho com vc, mesmo que por aqui, a quantidade de informações por segundo é tamanha que vai fechando aos poucos este nervo exposto...
    : )

    eu só escrevo...
    ( e provavelmente estou incorporada quando isso acontece pois não sei de onde vem aquilo tudo daquele jeito! - é possivelmente um quadro grave de animismo! )
    fico imaginando se eu tivesse 1/3 da sua cultura, como não seriam meus textos...
    mas eu chego lá...
    ; )

    beijo enorme
    PAZ E BEM

    ResponderExcluir