segunda-feira, 14 de março de 2005

MINIATURAS - CINE - 1903-1974




"(This is) the stuff that dreams are made of"

(Humphrey Bogart - na pele do detetive Sam Spade - na cena final de "O Falcão Maltês"/"Relíquia Macabra", 1941, de John Huston)


* * * * * * * * * *


Este é o segundo álbum com miniaturas de personagens famosos. Aqui estão personagens de filmes clássicos, desde a época do cinema mudo até meados da década de 1970.

Definir um clássico é uma tarefa muito difícil. Alguns filmes contemporâneos, com menos de 20 ou mesmo 10 anos de existência, podem ser considerados clássicos modernos. Entretanto escolhi o critério de prestígio e antiguidade - até meados dos anos 70 - para montar esse álbum. E logicamente, fiquei atento às figuras mais curiosas e interessantes que consegui encontrar pelos quatro cantos da internet.

Aqui vocês verão criaturas e cenas de filmes realmente clássicos, em geral de horror, ficção científica, aventura, faroeste, comédia e fantasia. Filmes e personagens que o público leigo jamais imaginaria que um dia iriam se transformar em miniaturas e dioramas, objetos de culto de colecionadores. Aproveitem e deliciem-se com essa galeria de criaturas fantásticas!


P.S.: Este álbum pode aumentar a qualquer momento ou em edição extraordinária!

45 comentários:

  1. eu quero!!!
    dá prá fantástica fábrica vir junto com muuuuuuuuuuuuito chocolate?
    ;-P

    ResponderExcluir
  2. Eu também !
    Juro, Carmencita, que, quando escolhi esse, não havia ainda visto o seu reply.
    Par ou impar ??? ;o)

    ResponderExcluir
  3. Eu também quero, Carmencita! Aliás, quero quase todo esse álbum, de verdade!!!! :-)))

    Beijão,
    Oz

    ResponderExcluir
  4. Pode pegar a foto do Willy Wonka, Graça. O boneco é que não vai dar, pois deve ser mais caro que todos os chocolates de uma loja Kopenhagen!!! :-)P

    Beijos,
    Oz

    P.S.: E são 103 BONECOS E DIORAMAS!!!! Não precisa escolher um só! ;-)

    ResponderExcluir
  5. lindo esse... acho que marcou muita gente....

    ResponderExcluir
  6. Mas que intimidade!
    "Tio" Boris!
    hahahahaha

    ResponderExcluir
  7. Mas é o Tio Boris MESMO!!! Você não lembra desse clássico da nossa infância, Drika??? Passava na Sessão da Tarde e eu não perdia nenhuma das vezes que passava!!! A Festa do Monstro Maluco era uma deliciosa animação de bonecos, todos criados à partir de desenhos de Jack Davis, da revista MAD, que tinha Boris Karloff dublando o personagem original (lógico que aqui no Brasil nós perdemos essa, mas eu tenho o filme em VHS original pra me deliciar até hoje!)!!! Esse é um dos maiores "cult-movies" da minha infância, senão o maior de todos!!!! :-)))

    Beijão, Drika!
    Oz

    ResponderExcluir
  8. E o boneco ficou IDÊNTICO ao desenho do livro, né, Clarissa? O filme também é bem legal! Direção do Stanley Donen, o mesmo que fez "Cantando na Chuva". E com Gene Wilder, Bob Fosse, Joss Ackland e Richard Kiley.

    Beijos,
    Oz

    ResponderExcluir
  9. Também acho, Ana! Adoraria ter a maioria dessa coleção nas minhas estantes!!! E HAJA ESTANTE!!!! Hehehehe! Até porque as minhas já estão ocupadas com muitos livros e outras miniaturas... :-))

    Beijão!
    Oz

    P.S.: E quando a gente se encontra, menina?

    ResponderExcluir
  10. Nesse filme nem o Rio de Janeiro escapou !!

    ResponderExcluir
  11. Bem lembrado, André! Explodiram o Cristo Redentor! Ou como diria alguém... o Cristo arrebentou. :-)P

    Abração, seu sumido!
    Oz

    ResponderExcluir
  12. e haja dinheiro!

    vamos sair esse fim de semana? trabalharei no sábado e não volto pra São Paulo

    ResponderExcluir
  13. Opa! Marcadíssimo! Me liga e a gente combina! :-)

    E além de muito dinheiro pra comprar essa memorabilia toda, tem que ter bastante espaço físico pra colocar as coisas, já que eu já tenho uma coleção de coleções de miniaturas de filmes aqui em casa também... hehehe! Ítens de Guerra nas Estrelas, Indiana Jones e Tubarão simplesmente DOMINAM a minha casa!!! :-)P

    Beijos,
    Oz

    ResponderExcluir
  14. ADOREI ISSO!!
    eu teria um poster enooooooooorme na minha parede do ateliê com esta imagem! (risos)
    por que será que gostei tanto??

    ResponderExcluir
  15. aaaaaaahhhhhhhhh...
    tem seu charme, vai......
    ; )
    estes fortões grandões são sempre uns docinhos de candura, cuidado e sensibilidade...

    NÃO!
    eu NÃO teria esse poster!
    mas tranquilamente ilustraria um "Maria Chica"...
    me aguarde...
    (risos)

    ResponderExcluir
  16. MEU DEUS !!
    é a Lô Kashpirada!!!
    esta figura é uma das muitas que existe em mim!!

    sen - sa - cio - nal !!
    (muitos risos)

    ResponderExcluir

  17. aaaaaaahhhhhhhhhhh...
    que docinho......
    simpático, ele....... né??

    gosto não...
    : /

    ResponderExcluir
  18. caramba...

    eu sempre tive ENORME simpatia por esta personagem...
    no fundo, no fundo, Maria Chica tem MUITO desta corcunda e desta feiúra e deste desengonçamento...
    sem contar que váaaaaaaarias Vidas da autora foram vividas na velha Paris nesta mesma época em que Quasímodo, tadinho, o solitário sineiro de Notre Dame, se escondia na torre da igreja e engolia seu amor... época de grandes barbaridades, aquela, em nome de Deus e em nome do Amor... aliás, como até hoje!

    xiiiiii...
    SAI ENCOSTO!!

    mas pensa bem, Oz...
    quem não tem um Quasímodo, ainda hoje, dentro de si?


    ( * vou te mandar por e-mail 3 gravuras do Corcunda... meu outlook deu pau - aliás, como várias coisas na minha Vida deram pau (risos) - mas vou tentar te mandar pela web... tomara que vc goste... são em PB, que eu amo... )

    ResponderExcluir
  19. aaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhh!!!!
    kiliiiiiiiiindoooooooooo!!!!
    aaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhh!!
    que surpresa assim de repente...

    emocionei!!
    ( sniff )

    ResponderExcluir
  20. ARGHH

    implicância de morte com esses 3...!!
    credo...

    ResponderExcluir

  21. (morreeeeeeeendo de rir)

    menino!!
    é a Lilia Cabral!!!

    (mais risos)

    ResponderExcluir
  22. não é assim, homem...

    é :
    "Cristo Arrebentô, tia Karla!"

    (risos)

    beiju André!

    ResponderExcluir
  23. aaaaaaaahhhhhhhh pooorra!!!
    tinha que ser loira esta beldade?!?!?

    nunguênto isso!!!

    ResponderExcluir
  24. não me diz que este filme é aquele em que na cena final o casal de mocinhos está num barquinho, e que depois do beijo o menino dá defeito e começa a repetir:
    - "afinal neste mundo ninguém é perfeito... perfeito... perfeito... perfeito... perfeito..."

    NÃO ME DIZ!!!
    porque se for EU QUEROOOO!!!

    este filme de bonecos e Calamity (ardida como pimenta) com a Doris Day, da mesma época das nossas sessões da tarde, são 2 que eu quero MUITO rever...
    eu faltava ao IBEU e tomava palmadas homéricas da minha mãe por causa desses dois filmes!! (risos)

    NÃO ME DIZ QUE VC OS TEM!
    NÃO ME DIZ!!
    EU NÃO QUERO SABER!!

    ResponderExcluir
  25. úya!!
    AMEI!

    esta beldade não é loira, é quase ruiva, e vamos combinar que este gato é um tigre, né não?
    (risos)

    ResponderExcluir
  26. DIGO!!!! é esse mesmo!!!
    Ninguém é perfeito... perfeito... perfeito... perfeito... perfeito... :-)))

    Eu tenho, no original em inglês, sem legendas. Mas tebnho como conseguir uma cópia dublada em português com a dublagem original brasileira da época em que vimos o filme na infância!!!!!! ;-)))

    Vai querer??? ;-)))P

    ResponderExcluir
  27. ai, Deussssssssss...

    tb não vi 2001...
    e eu ia ficar de boca fechada porque já passou o momento e já passaram os respectivos posts, mas eu não consigo...
    porque além de Casablanca e de 2001........
    ............
    ..........
    .......
    ....
    ..

    EU TB NÃO VI 20.000 LÉGUAS SUBMARINAS...!!
    : /

    eu sei, eu sei, eu sei, eu sei, eu sei, eu sei, eu sei, eu sei, eu sei, eu sei, eu sei,
    eeeeeeeeeu seeeeeeeeei !!!

    mas não me abandone, professor!!
    vc é minha última esperança!!
    podemos fazer um intensivo de clássicos!!
    (desde que vc cozinhe, lóooooooooogicamente......)


    ( e ainda bem que não teve post de Laranja Mecânica ou de Tommy... porque eu tb não vi...)


    ( socorro )

    ResponderExcluir
  28. PUUUUUUUUTAKIÔÔÔÔPARÍÍU!!

    ô língua maldita!!!
    pronto...

    fôdeu!
    : (

    (só falta ser Tommy o próximo post...)

    ResponderExcluir
  29. A frase não é bem assim, garotinha ruiva... o certo é:

    "Help me, Obi-Wan Kenobi! You're my only hope!"...

    :-)P

    Tem duas figuras do Alex, de "Laranja Mecânica" sim senhora, láááá quase no final, logo depois de "2001"...

    E pra você eu faço intensivão de clássicos sim... e preparo o jantar também... pra você eu faço tudo!... ;-))

    Beijos E ME LIGA LOGO, P#RR@!!!!!!! :-P
    Oz

    ResponderExcluir
  30. aaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhh...
    que simpááááááááático...

    sempre que eu vejo o Gene eu lembro muita mais dele cantando
    " i'm Hans Christian Andersen..."
    do que dele escondido no parapeito (da janela) da Mulher de Vermelho...

    a verdade verdadeira é que eu sempre tive tanta gana, mas tanta gana daquela menina mimada da Fábrica de Chocolate que, por mais que eu tentasse, eu nunca consegui gostar do filme... aquilo ali do Espírito só tinha o porco!! credo!!

    ResponderExcluir
  31. E eu lembro do Gene Wilder direeeeeto gritando: "It's alive! IT'S ALIVE!!! IT'S ALIIIIIIIIIIIVEEEEE!!!!!!!!", enquanto a criatura grunhe e olha pra ele com cara de "Ih? Qualé, mané? Surtou?"... em "O Jovem Frankenstein". :-)P

    Mas também ADORO "A Fantástica Fábrica de Chocolates"!!!! :-)))

    ResponderExcluir
  32. fechou com chave de ouro...!
    :õ )

    a figura desse loirinho cacheadinho é simplesmente maravilhosa e povoou meus sonhos durante muuuuuuuuito tempo na infância...
    aliás, o meu sonho e o sonho de todas as misses daquela época!!
    (muitos risos)
    eu via os concursos com a minha avó (aliás! parava tudo pra ver aqueles concursos!) e não falhava uma!
    - " livro preferido? "
    - " O PEQUENO PRÍNCIPE! "


    hoje eu discordo de alguns poucos conceitos ali...
    tem algo arraigado de uma culpa intrínseca na história daquela rosa féladaputa que me irrita um tanto...
    mas a simplicidade e a doçura desta figurinha chegando a cadeira pra frente em seu planetinha pra ver um pôr-do-sol atrás do outro enquanto a sua tristeza permitisse é de uma maravilha que eu só entendi muito tempo depois, já balzaca...
    o que, aliás, dá vontade de reler e rever este grande príncipe...
    com certeza vou entender outras coisas que, na época, passaram batidas...

    lindo, Oz...
    só vc, bicho!!

    aliás, só vc MESMO!!
    sabe há quanto tempo eu estou aqui escrevendo??
    karáka, meu!!
    tu num tem mais o que fazer, não?

    beijo tchau!
    eu heim!

    ResponderExcluir


  33. KÊ KÊ ISSOOOOOOWWWW!!!!
    KÊ KI A GALERA VAI PENSAR!!!!
    seguraêeeeeeee mêrmão!!!!
    (rolando de rir)

    ResponderExcluir
  34. pois consiga a cópia!
    JÁ!

    e Calamity?
    rola?
    (risos)

    e o macarrão com salsichas?
    rola?
    (mais risos)

    ResponderExcluir
  35. (gargalhadas)

    e eu lembro de vc gritando quando eu tirei a macarranha do forno no Carnaval, e enquanto ela borbulhava de tão quente vc olhava faminto pra ela em cima da pia e berrava:
    - " It's alive! IT'S ALIVE!!! IT'S ALIIIIIIIIIIIVEEEEE!!!!!!!! "

    (mais risos)

    ResponderExcluir
  36. Muito bom. Fico me lembrando do Lugosi que Martin Landau recriou em "Ed Wood", fantástico.

    ResponderExcluir
  37. Hmmmm....não me lembro deste "monstro" no Guerra dos Mundos de 53. Não eram só aqueles "discos"?

    ResponderExcluir
  38. Repararam como no design do HAL é como se ele fosse o "olho" do monolito?

    ResponderExcluir
  39. QUANTO CUSTA ESSSA DO BRUCE LEE? EU QUERO, COMO FAÇO?

    ÓTIMA, MUITO FIEL AO ATOR.

    ResponderExcluir