domingo, 27 de novembro de 2005

"AMARCORD" (Idem, 1973), de Federico Fellini

Rating:★★★★★
Category:Movies
Genre: Classics
Comecei estas críticas e revisões de cinema com meu filme favorito, "TUBARÃO", de Steven Spielberg e parei no início do ano em "A DOCE VIDA" de Fellini por falta de inspiração para escrever críticas e resenhas. Quero continuar a idéia central dessa coluna, que é como um jogo, um filme "puxa" outro. Alguém que está no filme do dia - pode ser um ator, uma atriz, o diretor, um técnico - puxa o filme seguinte por ter trabalhado nele. E por aí vai. Vamos continuar a viagem, agora sem o compromisso de escrever críticas...


* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Direção: Federico Fellini
Roteiro: Tonino Guerra, Federico Fellini
Produção: Franco Cristaldi / F.C. Produzioni (Roma) / P.E.C.E. (Paris)
Fotografia: Giuseppe Rotunno
Montagem: Ruggero Mastroianni
Música: Nino Rota
Direção de Arte: Giorgio Giovannini, Danilo Donati
Elenco: Bruno Zanin, Luigi Rossi, Pupella Maggio, Armando Brancia, Ciccio Ingrassia, Nandino Orfei, Giuseppe Ianigro, Magali Noël, Josiane Tanzilli, Maria Antonietta Beluzzi, Domenico Pertica, Franco Magno

* * * * * * * * * * *

"Mas veja quantas estrelas! Milhões de milhões de milhões de estrelas! Caramba! Eu me pergunto como diabos essa coisa toda se segura! Porque para nós, por assim dizer, no fundo é muito fácil. Se eu tenho que construir um prédio, são tantos e tantos tijolos, tantos e tantos quilos de cal... Mas lá em cima, Nossa Senhora, onde é que eu vou botar os alicerces, hein? Aquilo lá não é confete não!"
(Aurelio, pai de Titta, sentado num barco olhando o céu enquanto espera a passagem do transatlântico Rex)



8 comentários:

  1. É obra prima, isso nem se discute. Mas por que ele teve que repetir esse mar de celofane tantas vezes? Tá bom, em E la Nave Va não poderia ser outro, já que se tratava do mesmo transatlântico também. Mas e em "Casanova"?
    Vi tudo o que encontrei de Fellini, mas não adianta, alguns eu acho abuso...
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. esse filme me deu medo de mulheres com seios grandes

    ResponderExcluir
  3. Interessante, ele tinha predileção por mulheres grandes e conseguiu colocar essa fantasia mesclada aos temores da infância...

    ResponderExcluir
  4. Somos três! Tive uma namorada magrinha mas com seios imensos. Não durou nem duas semanas. Definitivamente não sou norte-americano... :-P

    ResponderExcluir
  5. É de longe um dos filmes que mais AMO na vida!!!!!!! "Amarcord" é daqueles filmes que emocionam e levantam o astral de qualquer um!!!!! :-D

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente, está entre os top movies que vi na minha vida.

    ResponderExcluir