domingo, 6 de novembro de 2005


Do sofá da sala eu mergulho na Fossa das Marianas


Em plena cozinha caminho pelas planícies antárticas


Pelo espelho do banheiro afundo no redemoinho do Maëlstrom


Deitado na cama estou à deriva no meio do Pacífico


Sentado ao computador vislumbro o espaço sideral


 


Ao cair da noite apenas a luz fria da TV e do monitor me iluminam


 


Quando ouso abrir a porta e sair ao corredor me vejo numa cidade fantasma


 



Como num coma


Num sonho


No limbo


No sono eterno


 


Absolutamente só.


 


(6/11/2005)


 

14 comentários:

  1. eita situação...se correr o bicho pega, se ficar o bicho come! (eu sei bem o que vc quer dizer)

    ResponderExcluir
  2. Olá, meu amigo OZ (waldo!)
    Se esta foto é atual, me parece que o "Duas Caras" se foi e isso é ótimo!
    Sei que eu deveria lhe telefonar para saber de você, mas eu sou um cara que não pega no telefone pra ligar pra ninguém, a não ser por alguma razão de emergência (GRANA!). Rererê...
    Espero que você esteja bem, apesar desse poema. Ele também serve pra mim e pra outras muitas pessoas que passam noites (e dias!) solitárias.
    Um grande abraço e bastante $UCEXO!

    ResponderExcluir
  3. As vezes estar só é uma escolha.
    Espero que estejas bem!

    Bjs.

    Lucia

    ResponderExcluir
  4. Olá, amigo,
    Inexplicavelmente a solidão traz qualidade. Fique só mais vezes para escever outros poemas como este. Só não fique só por muito tempo porque solidão em excesso termina em tristeza.
    Abraços,
    Dulce.

    ResponderExcluir
  5. Não, Nei. Essa foto é beeeeeeem antiga. É de 1987, quando eu ainda estava magro.

    E o "Duas-Caras" não se foi. Melhorou bastante mas não se foi.

    Abs,
    Oz

    ResponderExcluir
  6. Não tive intenção de fazer poesia, Dulce. Foi só um desabafo. E infelizmente a solidão não é opção.

    Bjs,
    Oz

    ResponderExcluir
  7. Se não é uma escolha
    Está na hora de mudar!

    bjs,

    LU

    ResponderExcluir
  8. Penso, então, em como serão as suas poesias quando você tiver a intenção de fazê-las.

    Quanto a solidão, infelizmente ela existe na vida de todos nós, em maior ou menor intensidade, e quando se está só, ou acompanhado.

    Um beijo,
    Dulce.

    ResponderExcluir
  9. Querido,

    Não tenho entrado muito no Multiply e nem em lugar nenhum.
    Estou cheia de problemas e isso me afastou de tudo e todos.
    Sei o que está sentindo e sua poesia (ou texto) me fez lembrar os dias de solidão que já passei.
    Fiquei triste por você estar assim.
    Gostaria imensamente de poder ajudar.
    Se eu puder fazer algo, me avise! Passe um pvt!
    Eu nem tenho o seu telefone...

    Beijos e espero que fique bem.

    ResponderExcluir
  10. Oz, discordo! Tudo na vida é uma questão de escolhas. Ninguém está absolutamente preso a absolutamente nada. Se a pessoa não sai de uma situação, mesmo as piores, é porque ela realmente não quer. E não quer por medo, por não querer correr o risco de perder o pouco que tem, por uma questão moral, por uma barreira interna, por várias coisas.
    Gosto muito da frase do Sartre: "Nunca fomos tão livres como durante a Ocupação alemã." Por mais contraditória que pareça, é a pura verdade. Nenhum francês era obrigado a viver sob o domínio nazista; havia a opção de enfrentá-lo, mas isso certamente lhe custaria a vida. Mas era uma opção.
    Ou seja, a prisão não existe por definição. O que as pessoas chamam de prisão na verdade é uma impossíbilidade de tomar soluções extremas e radicais.

    ResponderExcluir
  11. Ana, Ana... sempre discordando de mim... hehehe!

    Filosofar á muito fácil e bonito. Enfrentar solidão e depressão na própria pele é que são elas! Como diria um personagem de "Agosto", aí é que está o buzilis!... :-/

    Beijo,
    Oz

    ResponderExcluir
  12. Os caranguejos continuam, Elisa. Os caranguejos invisíveis no teto, as gatas e os gremlins. Mas falta companhia humana, entende? Eu até converso muito com as gatas e com a TV, mas não é a mesma coisa. ;-P

    Beijo,
    Oz

    ResponderExcluir