sexta-feira, 18 de novembro de 2005

21 ANOS DE FESTRIO E "PARIS, TEXAS"


Hoje faz exatamente 21 anos que começou o 1o. FESTRIO - o primeiro festival internacional de cinema, TV e vídeo da cidade do Rio de Janeiro - no saudoso Hotel Nacional, no bairro de São Conrado. Além de ter sido meu primeiro emprego na área de cinema, foi meu primeiro contato com cineastas, atrizes, atores e outros profissionais brasileiros e estrangeiros da sétima arte. Conheci pessoalmente Harry Dean Stanton, Valerie Kaprisky, Elia Kazan, Sônia Braga, Michael Radford, Fanny Ardant, Dennis Hopper, Norma Bengell, Ugo Tognazzi e Wim Wenders, entre outros.


Além disso, há exatos 21 anos, o filme que abriu a noite do 1o. FESTRIO foi "Paris, Texas", de Wim Wenders, com Harry Dean Stanton e Nastassja Kinski, premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes. Cine Veneza, sala super-lotada, Wim Wenders no palco apresenta o filme, após a sessão o público aplaude de pé por vários minutos. "Paris, Texas" se tornou um dos filmes da minha vida, um pedaço da minha alma, uma das obras de arte mais importantes e amadas do mundo para mim.


E tudo isso há 21 anos atrás... 21 anos esta noite. Para mim parece que foi ontem.


Quanta saudade!


Mais fotos e texto sobre o 1o. FESTRIO aqui: http://ozlopesjr.multiply.com/photos/album/17


 

4 comentários:

  1. Grande Oz, eis uma experiência de fato memorável! A lista das pessoas que conheceu é fantástica, e "Paris, Texas" também não sairá da minha memória jamais!
    Abração

    ResponderExcluir
  2. "Paris, Texas" é um filmão mesmo... o clima, a ambientação desse filme, os atores... tudo de primeiríssima categoria... esse filme é quase que um estado de espírito.

    Deve ter sido um tremendo privilégio participar desse primeiro festival, conhecer tanta gente boa e ainda assistir o filme com apresentação do Wim Wenders. Putz! Um lance único.

    ResponderExcluir
  3. Que emoção, Oz, assistir Paris, Texas assim...
    =)
    bjs

    ResponderExcluir