domingo, 23 de janeiro de 2005

"A COMILANÇA" ("Le Grande Bouffe", 1973), de Marco Ferreri

Rating:★★★
Category:Movies
Genre: Cult


Direção: Marco Ferreri
Roteiro: Marco Ferreri, Rafael Azcone, Francis Blanche
Produção: Capitolina Productions / Franco London Films / Mara Films / NPF
Fotografia: Pasquale Rachini, Mario Vulpiani
Montagem: Claudine Merlin
Música: Philippe Sarde
Direção de Arte: Michel de Broin
Elenco: Ugo Tognazzi, Marcello Mastroianni, Philippe Noiret, Michel Piccoli, Andréa Ferréol, Monique Chaumette, Florence Giorgetti

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Philippe Noiret - um dos maiores atores franceses em atividade, mais conhecido do público atual como o projecionista de "Cinema Paradiso" - me remete a este estranho e fascinante filme de Marco Ferreri. Ferreri é um diretor italiano, dono de um senso de humor peculiar e autor de filmes singulares e difíceis para a maioria das platéias. "Ciao Maschio" (1978), com Gérard Depardieu e Marcello Mastroianni, "Crônica de um Amor Louco" (1981), com Ben Gazzara e Ornella Muti e "A História de Piera" (1983), com Isabelle Huppert e Hanna Schygulla, de destacam em sua filmografia.

Durante muito tempo "A Comilança" foi um filme difícil de se ver no Brasil, mas recentemente foi relançado nos cinemas pelo Grupo Estação com cópias novas. Ficou um pouco datado nos figurinos e maneirismos dos personagens. Porém sua força dramática, o inusitado da situação e o humor nigérrimo e escatológico brilham acima dos calendários.

A situação é simples. Quatro amigos - o piloto Marcello (Marcello Mastroianni), o chefe de cozinha Ugo (Ugo Tognazzi), o diretor de TV Michel (Michel Piccoli) e o juiz de direito Philippe (Philippe Noiret) - decidem se reunir numa velha mansão no interior e acabar com suas próprias vidas numa grande orgia sexual e gastronômica. Para isso contratam três prostitutas e enchem a despensa e o frigorífico com um suprimento gigantesco de comida. Na última hora, meio que por acaso, convidam uma professora primária, Andréa (Andréa Ferreol) para o festim. A intenção deles é morrer no auge do prazer e com "estilo", sempre mantendo sua condição de burgueses convictos.

"A Comilança" pode ser visto de várias formas. É um ensaio sobre a decadência da burguesia, o vazio da sociedade de consumo, a supervalorização do sexo e da comida no mundo moderno... é uma comédia de humor negro, onde os personagens mantém os mesmos nomes de seus intérpretes e buscam a morte através do que a maioria das pessoas considera os grandes prazeres da vida... é um festival de escatologia gratuita, com algumas cenas grotescas, asquerosas e patéticas... é uma comédia deliciosa, com cenas de sexo implícito, comilança (em todos os sentidos) e uma inesquecível e hilária cena onde Ugo brinca de ser Marlon Brando em "O Poderoso Chefão" - com inusitada perfeição.

Enfim, de qualquer ângulo que você veja "A Comilança", este será sempre um filme brilhante e perturbador. Mesmo que você saia enjoado da sala de projeção (ou do fim da sessão de vídeo ou DVD), tenha uma certeza: jamais se esquecerá dele. Porém eu recomendo assisti-lo de estômago vazio...

9 comentários:

  1. De fato é um grande filme, Oz, como muitos dos que o Ferreri fez e vc citou. Sobre ele, fico com os seus comentários, que exprimem com total eloqüência o que ele é.
    Pena que o Ferreri tenha perdido a mão -- assim como o Romário, que perdeu o pé... --, o último que vi dele é uma bomba (A Carne). Gosto de todos os que vc citou, mas com um quê a mais para Crônica de um Amor Louco, que juntou Bukowski e a maravilhosa -- à época -- Ornella Muti!

    ResponderExcluir
  2. É impressão minha ou tem a ver com nosso papo? Taí uma boa sugestão...
    Bjkas

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo OZ (Waldo!)
    Eu gosto muito de filmes europeus. Acho uma coisa assim meio fantástica e imginária mesmo, como deve ser, mas de uma forma de narrativabem diferente à que estamos acostumados, com os enlatados (entalados!) americanos!
    Tem um filme que eu assisti sobre um pintor que usava a modelo com poses estranhas numa espécie de contorcionismo, mas ele nunca deixava que ninguém visse suas obras que eram imensas telas. Nem mesmo a modelo. E no final ele acaba emparedando todos os seus trabalhos. Muito louco, né?
    Infelizmente não tenho os dados de atores e nem de direção!
    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Grande Nei!

    Não conheço esse filme que vocvê citou, rapaz. Procure saber mais dados pra gente descobrir.

    Eu gosto tamnto do cinema europeu quanto do cinema americano, brasileiro, japonês... não tenho preferências nesse sentido. Mas acho que a maioria das pessoas é tão "colonizada" pelo cinema de Hollywood que acaba fechando os olhos para outras cinematografias. Minha intenção aqui é justamente mostrar que há filmes excelentes e curiosos independente da nacionalidade e da época. Pretendo ir nessa associação de filmes e pessoas, passando por todo o mundo e por todos os tempos! O importante é conhecer cada vez mais e abrir horizontes para que todos também possam conhecer. Pelo menos sinto que esse é meu trabalho como crítico, roteirista, professor de História do cinema e apaixonado pela sétima arte.

    Grande abraço, Nei! Apareça sempre!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sílvia! Hehehe! Não, não tem nada a ver a escolha de "A Comilança" com nosso papo cinematográfico-gastronômico não. Esse filme já tava na lista pra entrar nessa associação de idéias - de um filme "puxar" outro - através do Philippe Noiret. Já tinha colocado o filme do Ferreri na fila desde o meu fotolog de cinema, o KINO-OZ. Aliás, até os dois próximos filmes eu já tenho escolhidos. Depois, vamos ver aonde esse "pula-pula" vai nos levar. ;-))

    Beijos, menina! (E eu fiquei te esperando ligar hoje... que puxa...)

    ResponderExcluir
  6. E aí, Ricardo! :-)

    O Ferreri não perdeu só a mão... ele morreu mesmo. :-P

    Mas antes de morrer ele já tinha perdido um pouco a mão, como você diz. Não vi "A Carne" mas ouvi comentários bastante negativos. "A História de Piera" eu não vi, mas "Ciao Maschio" e "Crônica de um Amor Louco" eu ADORO!!!

    E não acho que a Ornella Muti tenha sido maravilhosa só naquela época não! Outro dia passou um filme brasileiro recente com ela na Globo que mostrou que o tempo pouco agiu sobre aquele mulherão!!! :-))

    Abração, rapaz!

    ResponderExcluir
  7. Furona...Risos...Olha lá no PVT o motivo...

    ResponderExcluir
  8. A Bela Intrigante (La Belle Noiseuse), de Jacques Rivette (1991), com a belíssima Emmanuelle Béart...

    ResponderExcluir
  9. Valeu pelo esclarecimento, Ricardo!!! :-)))

    ResponderExcluir