domingo, 30 de janeiro de 2005

O FASCÍNIO DE DALI


SALVADOR DALI: "A TENTAÇÃO DE SANTO ANTÔNIO" (1946)

No início da minha adolescência descobri os quadros de Salvador Dali e Hyeronimus Bosch, e descobri também que eu não era o único que delirava sem precisar usar drogas. Essa pintura de Dali em particular me fascinou, quando fui na casa de uma tia do meu padrinho em BH e vi o poster na sala. Pedi licença, fotografei, e de volta ao Rio mandei ampliar até quase um metro de largura. Emoldurei e pus na parede do meu cubículo, ao lado de posters de filmes como "Um Passe de Mágica", "Jovem Frankenstein" e "Psicose 2". O cavalo e o elefante de pernas frágeis e longuíssimas são um paradoxo. Mas creio que foi o azul dominante da tela, a expressão do cavalo e a estátua da mulher nua o que mais me fascinava.

Quando passei dos 20 anos desencantei da arte de Salvador Dali e passei a preferir Miró, Van Gogh, Munch, Picasso, Kandinsky e Magritte, esse meu favorito até hoje. Porém Dali continua intrigante.

11 comentários:

  1. Também não sou muito chegada em Dalí, não.
    Claro que reconheço sua obra, mas não me emociona. E é isso o que importa, né ?

    ResponderExcluir
  2. Umas poucas telas de Dali me emocionam, mas a maioria me parece feita para chocar apenas.

    ResponderExcluir
  3. Tive o previlégio de ver parte desta série pessoalmente no museu dele...tudo é incrível! Mas o que mais me emocionou foi o Van Gogh...tive que me conter para não cair em prantos de tanta emoção, mas umas lágriminhas não deram para controlar...tipo, se eu morrer podem dizer que fui com um grande sonho reailzado pois consegui ver pessoalmente a arte de todos estes gênios. Tenho passado por uma fase complicada em termos de criação pois nada me vem. Estou com uma tela em branco me olhando todos os dias e nada, mas lá no museu do Miró descobri que ele também ficou uma boa parte sem inspiração, e quando voltou veio com uma evolução gritante! Tudo muito diferente...eu nem imaginava...mas de certa forma( sem querer me comparar, claro) me senti confortada e com esperança de um dia voltar com toda para a minha pintura que tanto amo.

    ResponderExcluir
  4. Que nada, ele tem trabalhos super singelos usando passagens da bíblia e até mesmo estorinhas como a Alice no pais das maravilhas que são maravilhosas...mas algumas realmente são de chocar...rs.

    ResponderExcluir
  5. Com certeza, Graça! O Dali me emocionava quando eu era criança, adolescente. Depois disso voltei meus olhos pros outros que citei. Hoje meu pintor do coração nem é um dos mais comentados, mas é o que mais me faz viajar: René Magritte! Ele é outro que viaja sem precisar de drogas... hehehe!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito do Magritte, mas quem me emociona mesmo é o Hopper e o Chagall. Além do Van Gogh, hors-concours.

    ResponderExcluir
  7. Van Gogh é algo de supra-real, Eliane!!! Desconfio que assim como Beethoven, Bach e Mozart na música, na pintura Van Gogh e Picasso não eram humanos!!! Miró e Magritte são outros que devem ter vindo de outros mundos... ;-)

    Beijos, menina!

    ResponderExcluir
  8. Parece que é bem por aí mesmo, Sônia. O "Avida Dollars" tava mais interessado em chocar e em se auto-promover do que em qualquer outra coisa.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Dos americanos eu ADORO Norman Rockwell e Edward Hopper, Graça!!! Nessa ordem! ;-)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Sei lá...é muita genialidade. Sobre humano realmente...e desses tem também o Matisse que é outro artista que emociona.


    Beijinho e boa noite querido Oz!!!

    ResponderExcluir
  11. Concordo com vocês. Pouca coisa me emociona na obra do Dali. O que admiro é o seu extraordinário desenho, perspectiva precisa, luz e sombras muito bem aplicadas. Norman Rockwell é dos grandes OZ, meu favorito também, mas não posso esquecer de De Chirico, Edward Hopper, Caravaggio, Alma-Tadema, Maxfield Parrish e tantos outros. Abraço

    ResponderExcluir